daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools
Old March 6th, 2007, 06:26 AM   #41
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 29

Olha, que belíssimo thread!

Eu, na segunda vez em que saí de casa pra morar sozinho, fui morar nos Campos Elíseos, na Praça Júlio de Mesquita, esquina da Alameda Barão de Limeira com a Rua Aurora. Nem preciso falar a respeito da frequência do lugar, mas NUNCA fui assaltado na rua, mesmo chegando todos os dias em casa lá pelas onze e meia da noite.

Eu fazia tudo a pé, nunca precisei de carro morando ali, tinha uma rotina de bairro, conhecia os comerciantes, meus vizinhos, os mendigos, todo mundo! Eu ía trabalhar a pé, trabalhava na Avenida Ipiranga (duas quadras) e depois passei para a Praça do Patriarca, pro Edifício Barão de Iguape, isso pra mim era qualidade de vida.

Morava em um prédio "estilo Buenos Aires", que pertence até hoje à uma família que o trata muito bem, o prédio tem cerca de 80 anos.

Como foi dito aqui, os Campos Elíseos, nessa parte mostrada, tem um excelente potencial, a coisa complica ali na Rua Guaianazes, e na Barão de Piracicaba, e trechos da Alameda Glete e Nothmann, nas proximidades do Largo Coração de Jesus, infelizmente, mas confio no Andrea Matarazzo, e muito!

Só senti falta aqui do "point" dos Campos Elíseos, a Chácara do Carvalho, um parque lindo, que fica na Rua Chácara do Carvalho, que é travessa da Barão de Limeira, na esquina de um dos prédios mostrados aqui pelo @JoseRodolfo.

Ali também tem a Doceria Holandesa, espetacular, e a Folha de São Paulo fica na Alameda Barão de Limeira, quase na esquina com a Avenida Duque de Caxias, dão movimento ao bairro 24hs por dia.

há outras coisas também por ali, boas para se falar em um encontro dos foristas aqui de São Paulo.

Obrigado pelas fotos! Excelentes recordações, apesar de Ipiranguista, os Campos Elíseos são o bairro do meu coração.

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 6th, 2007, 06:43 AM   #42
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Legal ter "upado" esse tópico , está excelente tb.

Vou aproveita-lo pra enviar algumas fotos minhas do bairro:

Altar da Igreja do Sagrado Coração:

Pário interno da igreja , onde funciona o colégio de mesmo nome

Casarão ao lado do palacete Santos Dumont

Uma vista da Av. Rio Branco

O prédio da Porto Seguro

Um casarão do bairro

Alguma coisa do governo:
[/URL]

Pra terminar um bonito residencial:

Last edited by RRC; March 6th, 2007 at 08:11 AM.
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old March 8th, 2007, 02:40 PM   #43
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Likes (Received): 2325

Pôxa Gabriel

Você não sabe o que é um lugar detonado!! Pelo que vi nessas fotos o lugar não tem nada de fim-de-mundo como você diz. Logicamente que você deve ter garimpado as melhores imagens, mas deveria ter colocado algumas mostrando a decadência do lugar. Pelo que vi aí, deu vontade de morar no bairro...

Um abraço!
Mascate no está en línea   Reply With Quote
Old March 8th, 2007, 02:53 PM   #44
FelixMadero
Libertarian

FelixMadero's Avatar

Likes (Received): 1110

Show! Muito Lindo!
FelixMadero no está en línea   Reply With Quote
Old March 8th, 2007, 05:01 PM   #45
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Likes (Received): 3

Quote:
Originally Posted by Alfenim View Post
Você não sabe o que é um lugar detonado!! Pelo que vi nessas fotos o lugar não tem nada de fim-de-mundo como você diz. Logicamente que você deve ter garimpado as melhores imagens, mas deveria ter colocado algumas mostrando a decadência do lugar. Pelo que vi aí, deu vontade de morar no bairro...

Um abraço!
Pq ao invés de ficar subindo threads antigos vc não comenta os novos????
O forum circula. Outros threads entram.
Nossa o thread é de 2005
Old March 8th, 2007, 06:09 PM   #46
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Likes (Received): 2325

Quote:
Originally Posted by tlag View Post
Pq ao invés de ficar subindo threads antigos vc não comenta os novos????
O forum circula. Outros threads entram.
Nossa o thread é de 2005
Antes de ser indelicado com um novato, você deveria observar quem foi que ressuscitou o thread. Direcione seu quote para outra pessoa, não fui eu quem puxou esse, beleza?? E se foi resuscitado é porque é bom e merecia comentários tsc tsc

Last edited by Mascate; March 8th, 2007 at 08:01 PM.
Mascate no está en línea   Reply With Quote
Old March 8th, 2007, 08:30 PM   #47
Evandro
Vada a bordo, cazzo!

Evandro's Avatar

Likes (Received): 417

Um dos melhores threads da região central de SP que já vi até agora!!!

Esses palácios são lindíssimos... conheço muito bem a região por causa da estação final da Linha B (Júlio Prestes) e também porque de vez em quando passo na Sta. Ifigênia (ali perto) para comprar artigos de informática.

Eu queria muito que a sede do governo estadual voltasse à ser no Palácio dos Campos Elíseos... aquele local é lindíssimo. Poderiam fazer do Palácio dos Bandeirantes um museu ao estilo Ipiranga. Se o governador voltasse à ocupar aquela região, a revitalização do bairro seria inevitável e de enorme valia para a capital paulista.

Campanha Eu digo SIM à motocicleta
Evandro no está en línea   Reply With Quote
Old April 15th, 2007, 11:30 PM   #48
ANTIEMO
Registered User

ANTIEMO's Avatar

Likes (Received): 16

lindas !

parabens !
ANTIEMO no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2007, 07:07 AM   #49
tin_larriera
Pro SP Fiant Eximia

tin_larriera's Avatar

Likes (Received): 0

Falto as fotos da Chacara do Carvalho, do Colégio Boni Consilii.
Acho que a unica parte boa do Campos Eliseos é o finalzinho da Barão de Limeira só, pq o resto é osso.

Quote:
Originally Posted by GRGM View Post
E cite UM colégio tradicional no Campos Elíseos, por favor... onde você matricularia seu filho!
Pra mim essas coisas que você disse se encaixam muito mais à região da Luz do que do Campos Elíseos...
Colégio Boni Consilii, na Chacara do Carvalho.
tin_larriera no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2007, 01:01 PM   #50
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 894

Gostei dessa região da Br. de Limeira e do casario antigo do Bairro.
É uma pena que bairros assim só tenham se conservado por causa do desprezo do mercado, pois de outro modo, a fúria especulativa do mercado imobiliário já teria feito muitos estragos nessa instigante região.
Old February 14th, 2008, 04:14 AM   #51
Gutovsky
Registered User

Gutovsky's Avatar

Likes (Received): 2838

Pessoal, sei que o thread é velho, mas vou ressuscitá-lo para dar uma notícia triste e outra nem tanto:
1. O colégio Liceu Coração de Jesus, de mais de 115 anos de idade, fecha as portas ano que vem por FALTA de alunos. Aparentemente, os coreanos já possuem escolas próprias. Isso para mim é particularmente triste porque estudei 4 anos lá, e meu pai estudou 8, bem como grande parte da elite paulistana que hoje está na faixa dos 50 a 70 anos de idade. No local funcionará apenas alguns cursos da Universidade Salesiana, já instalada no local, mas que também não está lá muito bem das pernas. Meu tio, que além de ex-aluno era professor no LCJ, foi mandado embora ano passado, juntamente com a maioria dos professores do antigo ginásio e colegial.
2. Haverá uma mega-unidade do SESC entre o LCJ e a Estação Julio Prestes, e embora a obra esteja um pouco lenta, já há uma estrutura montada. É enorme!

Seria muito bom se a Porto Seguro, que já investe uma fortuna na região, oferecesse vagas para os filhos no LCJ, garantindo ao menos um fluxo a mais de alunos. Na minha época, o colégio era lotado, todos conheciam a fama de lá. As instalações incluem um teatro (já teve fosso para orquestra, mas foi removido), mais de 50 salas de aula, incluindo diversas com arquibancadas (como nos cinemarks), uma área central enorme, com duas quadras e jardins, arcadas, lanchonete com mesas cobertas...
Snif.
Old February 14th, 2008, 04:57 PM   #52
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito

Menino de Sampa's Avatar

Likes (Received): 2

Notícia ruim? Isso é uma desgraça!
Menino de Sampa no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2008, 08:20 PM   #53
Pedro Paulo Carreira
Registered User

Likes (Received): 18

Nesse bairro viviam os barões do café, ou seja, as famílias quatrocentonas paulistas descendentes dos colonizadores portugueses. Mais tarde se deslocaram para o Higienópolis. Os barões do café nunca residiram na Paulista. Lá era reduto os imigrantes enriquecidos (Matarazzo, Crespi, etc).

Antes dos Campos Elísios a elite paulista vivia nos casarões do centro velho de São Paulo (século XIX).
Pedro Paulo Carreira no está en línea   Reply With Quote
Old February 15th, 2008, 11:02 AM   #54
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 25

Pois é...

Lindo thread hein!?

Lamentável esse bairro que já foi o mais elegante de São Paulo no início do século passado sofrer uma degradação absurda.

O bairro Campos Elíseos surgiu em 1870 com a inauguração da estrada de ferro Santo-Junidaí (o Bairro está próximo a Estação da Luz). Foi o primeiro bairro projetado de São Paulo. Os fazendeiros de café ocuparam loteamentos vendidos pelo Visconde de Mauá, pois alí era uma chácara dele.

Os arquitetos Frederico Glette e Victor Nothmann que projetaram o bairro. Há duas alamedas com o nome deles. Alameda Glette e Alameda Nothmann.

Após aprovarem o projeto, começaram a construir casas inspiradas na arquitetura francesa do século 16. Daí vem a inspiração do nome do bairro, já que Paris tem a famosa avenida Champs Elysées (Campos Elíseos), onde fica o Arco do Triunfo.

A deterioração do bairro começou a partir das décadas de 1950 e 1960. A instalação da Estação Rodoviária, em 1961, selou o destino do bairro.

Imaginem milhares de pessoas que abandonavam a pobreza do interior das regiões norte e nordeste e chegavam a São Paulo através da rodoviária instalada do bairro, na maioria das vezes pessoas sem destino que perambulavam pelas ruas a procura de hotel, emprego e comida?

Muitos hotéis baratos, pensões e prostíbulos foram multiplicando-se no bairro e seus moradores mais antigos, deixaram o local e foram morar em outras regiões da cidade.

Para acabar de detonar o bairro de vez, durante o período militar foi instalado no bairro o Dops (Departamento de Ordem Política e Social), local de tortura de presos políticos.

A rodoviária foi desinstalada no início da década de 90 e o local foi transformado num shopping popular (O Fashion Center Luz). As lojas foram compradas em sua maioria pela comunidade coreana, que está instalada no bairro vizinho do Bom Retiro.

Vale lembrar também que toda esta região ainda é bastante deteriorada. É nela que encontra-se a cracolândia ( já em processo de extinção com a derrubada dos prédios e hotéis baratos para o projeto de revitalização da área).

Nela também está a comunidade nigeriana, que abriga muitos traficantes de drogas.

É comum ver pessoas pedindo esmolas e usando crack ainda em plena luz do dia!!!!

E ainda hoje, aos finais de semana, é possível observar na Avenida Rio Branco,avenida que corta o bairro, que mesmo sem a rodoviária e com o processo de migração drásticamente contido, dezenas de ônibus irregulares vindos do nordeste param alí e deixam pessoas com malas.

Obviamente o bairro ainda mantém uma comunidade nordestina muito expressiva. Á noite há vários bares e botecos (bailões) tocando forró e axé, mesinhas na calçada e hoje muitos parentes das primeiras famílias migrantes nordestinas, chegam ao local, agora visívelmente numa situação melhor.

Last edited by tchelllo; February 15th, 2008 at 11:03 AM. Reason: correção do texto
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old February 15th, 2008, 04:00 PM   #55
danieldefranca
Registered User

Likes (Received): 40

perfeito campos elisio é show
danieldefranca no está en línea   Reply With Quote
Old February 21st, 2008, 11:33 PM   #56
Willian_Franca
Registered User

Willian_Franca's Avatar

demais campos eliseos!
Old February 22nd, 2008, 08:29 PM   #57
renatojmc
Pindatown

renatojmc's Avatar

Likes (Received): 25

Parabéns pelo thread.. tem coisas em São Paulo de valor inestimável!

Alguém sabe daquele lançamento imobiliário na Al. Nothmann?

Que continue sendo assim...
renatojmc no está en línea   Reply With Quote
Old February 25th, 2008, 02:15 AM   #58
aagos
Internauta viajante

aagos's Avatar

Thumbs up

Quote:
Originally Posted by GRGM View Post
Bom, o Campos Elíseos é um bairro que fica pros lados da Luz, da Barra Funda e do Minhocão... na minha opinião é o bairro com mais palacetes antigos na cidade, e os mais luxuosos, sem querer dar uma de Borini e fazer uma exaltação à própria cidade, hehehe, mas ainda faltaram vários palacetes pra eu colocar aqui... o problema é que hoje o bairro é o fim do mundo, é uma das piores partes da área central de São Paulo, mais abandonadas, lamentável mesmo... fico pensando no que poderia ser esse bairro, porque o potencial é absurdo! Espero aos poucos ir completando o threads, depois postando aqui mesmo fotos de coisas que eu ainda não fotografei... e pra variar, agradecimentos mais especiais do que nunca do Farrapo, que além de hospedar as fotos, ainda teve que aguentar a minha incrível lerdeza pra criar esse thread, hehehehe!
GRGM, legais esses palacetes de Campos Elíseos! Estão bem preservados.
Old March 2nd, 2008, 06:08 PM   #59
Gutovsky
Registered User

Gutovsky's Avatar

Likes (Received): 2838

Quote:
Originally Posted by aagos View Post
GRGM, legais esses palacetes de Campos Elíseos! Estão bem preservados.
Na verdade, eles foram restaurados... Alguns, como a casa da família do Santos-Dummont, estavam num estado lastimável, pois se transformaram em cortiços. Mas felizmente alguém acordou de bom humor e achou que valia a pena investir no restauro e conservação! A maioria dos casarões restaurados abrigam alguma instituição, ou escola, museu etc. Os que ainda não foram restaurados ainda são moradias precárias. Todas as nossas cidades possuem imóveis em tais condições.
Old March 4th, 2008, 03:31 AM   #60
ADL-BR
Registered User

ADL-BR's Avatar

nossa são paulo sempre me surpreende
eu sabia desses casarões mas pensava que estavam em ruínas ou algo igualmente lamentavel

elas foram tombadas por algum orgão?

se não foram temos de lutar para que não virem pó antes que o local comesse a se valorizar
se não vai acontecer o que aconteceu na paulista nos anos 80\90
ADL-BR no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules