daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old June 20th, 2005, 08:54 PM   #1
Mahler
Expansão São Paulo
 
Mahler's Avatar
 
Join Date: Oct 2004
Location: São Paulo - SP
Posts: 585
Likes (Received): 5

SP - Metrô conclui concretagem da laje do mezanino da estação Chácara Klabin

O Metrô acaba de concluir mais uma etapa do cronograma de obras da estação Chácara Klabin, no trecho de 3,4 quilômetros de expansão da linha 2-Verde, entre Ana Rosa, na Vila Mariana, e Ipiranga, que em 2006 ganhará três novas estações, Chácara Klabin, Imigrantes e Ipiranga.



A laje do futuro mezanino da estação já se encontra totalmente concretada.



Localizada no primeiro nível, a laje do mezanino da estação Chácara Klabin foi a segunda a ter sua concretagem finalizada pelo Metrô. Para executar o serviço foram necessários 1164 metros cúbicos de concreto e 167 caminhões-betoneira. Em abril, o Metrô já havia feito a concretagem da laje de cobertura da estação, uma área de 2.400 metros quadrados, que consumiu 2415 metros cúbicos de concreto e precisou do apoio de 345 caminhões-betoneira.



Agora, os operários estão escavando a terra do segundo nível desta estação, logo abaixo da laje do mezanino. Até o momento, 40% dos 17 mil m³ de terra deste pavimento já foram retirados. Quando as escavações deste piso forem concluídas o fundo do local receberá a laje do piso intermediário, a terceira da estação, que dará acesso as plataformas de embarque da Linha 2 -Verde.



Abaixo desta terceira laje, posteriormente será escavado o terceiro nível da estação Chácara Klabin. Nele, posteriormente, uma quarta laje concretada receberá os trilhos, por onde circularão os trens da Linha 2-Verde, que passará a operar de Vila Madalena até o Ipiranga.



Para a construção destes dois pavimentos, a previsão do Metrô é de que seja necessária a retirada de 28.400m³ de terra, o equivalente a 2.460 caminhões-basculantes. Já onde serão instaladas as salas técnicas da estação, local que abrigará importantes equipamentos elétricos e eletrônicos, 90% das escavações já foram realizadas e deverão ser concluídas ainda nesta semana.



Método invertido minimiza impactos da obra

Para minimizar os impactos que inevitavelmente são provocados por uma obra deste porte, o Metrô buscou soluções criativas de engenharia civil para a construção da estação Chácara Klabin. Por ser uma área de grande densidade demográfica e tráfego intenso (sob o viário da rua Vergueiro), uma das medidas adotadas pela Companhia foi a escolha do "método de construção invertido".



Graças à escolha deste método, que permite a execução da obra de cima para baixo, a interferência no viário local foi menor e as áreas interditadas poderão ser liberadas mais rapidamente. Nele, primeiro são erguidas as paredes da estação, responsáveis por toda a estrutura. No caso da estação Chácara Klabin, a mais profunda do trecho em expansão, que em alguns pontos está a 32 metros da superfície, a profundidade dessas paredes-diafragma vai de 35 a 47 metros, as maiores já executadas no País.



Para erguê-las foram utilizados 11.213 metros cúbicos de concreto, o correspondente a 1500 caminhões-betoneira, e 1,1 tonelada de aço. Os oito pilares centrais desta estação estão dimensionados para suportar uma carga aproximada de quatro mil toneladas.



Depois de pronta, a estação Chácara Klabin terá 6.376m² de área construída. Ela contará com dois acessos, um de cada lado da rua Vergueiro, uma bilheteria (com dois guichês), oito bloqueios (catracas), sete escadas fixas, seis escadas rolantes e três elevadores e estará capacitada para atender até 27.833 usuários, sendo 17.716 embarques e 10.117 desembarques por hora-pico.



As estações Chácara Klabin e Imigrantes, da Linha 2-Verde, deverão entrar em operação em março de 2006. Já a estação Ipiranga será inaugurada no segundo semestre do ano que vem.
__________________
"A estupidez é infinitamente mais fascinante que a inteligência; a inteligência tem seus limites, a estupidez não!" (Claude Chabrol)

"A imaginação é mais importante que o conhecimento". (Albert Einstein)
Mahler no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 10:20 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu