SkyscraperCity Forum banner

Fotos de Pesqueira - Aêêêêêê!!!

16K views 45 replies 21 participants last post by  Kaique 
#1 ·
Fala galera... a pedidos, fotos da magnífica cidade de PESQUEIRA!!!
World Ass!!
Heuaheuaheauheaea.... brincadeiras à parte, a cidade não tem prédios altos, nem construções modernas. Parece uma cidade que parou no tempo, quando suas fábricas (Peixe, Rosa, Tigre, Cicre, etc...) fecharam.

Pesqueira foi um grande produtor de doces e derivados de tomate. A fábrica Peixe ainda existe até hoje, mas não mas aqui na cidade. Foi comprada pela Círio/Bom Bril.

No seu apogeu industrial, nos anos 40/50/60, Pesqueira era a cidade mais desenvolvida da região, sendo mais ainda que Caruaru (hoje com + de 270.000 habitantes). Mais ou menos nessa época ganhou um Aeroporto de rota nacional, funcionando também como Aeroclube (um dos poucos do NE na época). Hoje, não passa de aviário, ou seja, tem a pista, mas não se usa.

Hoje Pesqueira tem em torno de 60.000 habitantes. Como vocês vão perceber, a cidade é bem simples, mas muito aconchegante!

Bom, chega de lero-lero e vamos às fotos.


Casarão da Peixe
Esse era o casarão na qual morava a família dona da Fábrica Peixe (que fica em frente da casa). Já foi restaurante, loja, museu e hoje é casa normal.




Idem




Seminário
Esse é o Seminário, onde se formam padres!! Dããããã...
Por dentro tá muito bonito, parecendo um hotel de luxo.




Açougue Público
Não tem mt o que falar...




Casarão Escola Santa Bárbara
Esse é um dos diversos casarões que existem na cidade. Hoje funciona uma escola.




Catedral Santa Águeda




Idem




Convento dos Franciscanos
Bom, não sei direito a diferença entre Convento e Seminário, mas enfim, nossa cidade é tão religiosa que tem os 2.




Idem




Palácio Episcopal
Aqui é a casa do Bispo. Sim! Pesqueira tem Diocese!!!




Skyline da cidade (cof, cof...)
Me engasguei...




Praça Dom José Lopes
A praça mais animada da cidade. Fica em frente à Catedral. Geralmente nas festas de rua, os palcos são montados aqui.




Como chegar
Bom, sei que você não vai querer vir aqui, mas enfim, se tiver de passagem, dê um pulim na cidade, ok? Agora foi inaugurado um hotel 4 estrelas bonitão, o maior da região. E brevemente, será inaugurado um mirante no alto da Serra da qual foi tirada a foto do Skyline (cof, cof...). Quando for inaugurado, eu tiro umas fotos lá.


Bom, é isso.

Abraços!
 
See less See more
13
#2 ·
A cidade é simpática e aconchegante, como vc disse:)

Mas o que eu mais gostei foram dos textos:D

Me senti guiado por aqueles guias turísticos que ficam comentando tudo. Contando a história da cidade, das construções... :)
Teve até efeito sonoro...(cof cof)!!! :eek: :D

Bom, se um dia eu passar por ali, dou uma parada em sua homenagem:D
 
#4 ·
Meu conterrâneo. :) Ainda ontem estava vendo umas fotos de Pesqueira para mostrar aqui, ia scanear algumas...mas vc me poupou esse trabalho, hehe.
Estive aí no São João e fui no cruzeiro, tava um dia super nublado e a neblina cobria a serra da torre(Ororubá). Tirei umas fotos. Vc não tem fotos do santuário no cruzeiro?
Pesqueira é conhecida tb como "Cidade da Graça" por causa da aparição de Nossa Senhora.
Valeu...matei a saudade.
 
#5 ·
Hahahahahah mto bom Sir Costa
Realmente, gostei mto do seu texto tbm...
Bom, sobre o convento, seminário...acho que o primeiro é para "formar" freiras, né? bom seilá, o que importa é que sua cidade é BEM religiosa :D me pareceu aqueles típicas cidades do interior nordestino... E me parece que tem uma certa infra-estrutura pro turismo, já que mta coisa tá recuperada assim...me corrija se tiver errado...

Gostei da cidade...assim que passar por lá, darei uma esticadinha em Pesqueira :D :eek:kay:
 
#6 ·
Paulo said:
A cidade é simpática e aconchegante, como vc disse:)

Mas o que eu mais gostei foram dos textos:D

Me senti guiado por aqueles guias turísticos que ficam comentando tudo. Contando a história da cidade, das construções... :)
Teve até efeito sonoro...(cof cof)!!! :eek: :D

Bom, se um dia eu passar por ali, dou uma parada em sua homenagem:D
Ahh, valeu! Realmente, me concentrei muito pra escrever sobre Pesqueira.
Quando vier, é só avisar que pelo menos BAR tem aki, viu? :cheers1:

samba_man said:
Taí uma cidade que acho que nunca foi postada aqui....mto pitoresca, e passa uma boa impressão de tranquilidade ....!!!
Cara, sem noção! Eu saio de festa, 2h, 3h da madrugada, vou de pé de um extremo ao outro da cidade! Muito tranquila.

Ap_Recife said:
Meu conterrâneo. Ainda ontem estava vendo umas fotos de Pesqueira para mostrar aqui, ia scanear algumas...mas vc me poupou esse trabalho, hehe.
Estive aí no São João e fui no cruzeiro, tava um dia super nublado e a neblina cobria a serra da torre(Ororubá). Tirei umas fotos. Vc não tem fotos do santuário no cruzeiro?
Pesqueira é conhecida tb como "Cidade da Graça" por causa da aparição de Nossa Senhora.
Valeu...matei a saudade.
Você nasceu em Pesqueira? De que família? Quem são teus pais?
Bom... eu nasci em Recife, mas tudo bem =D

Marllon said:
o que importa é que sua cidade é BEM religiosa me pareceu aqueles típicas cidades do interior nordestino... E me parece que tem uma certa infra-estrutura pro turismo, já que mta coisa tá recuperada assim...me corrija se tiver errado...

Gostei da cidade...assim que passar por lá, darei uma esticadinha em Pesqueira
É isso mesmo. Pesqueira hoje tá totalmente voltada pro turismo. Tem a história da aparição de Nossa Senhora, né..
A cidade realmente é muito religiosa.



E não é que gostaram de Pesqueira?
 
#8 ·
Gostei de Pesqueira Sir. Parece ser bem tranquila e agradável. As construções históricas (igrejas e casarões) são bonitas e estão bem-preservadas. Aquilo despontando no skyline :D da cidade é uma chaminé da fábrica peixe?

Achei interessante como o fechamento da fábrica abalou a cidade. Isso é uma coisa que acontece muito no Brasil, (e no mundo, acho). Algo parecido ocorreu aqui em Belém e na Amazônia com a crise da borracha. Tudo parou no tempo...
 
#9 ·
Pesqueira realmente deu uma parada no tempo com o fechamnto da Peixe...mas acho q depois de anos desses longos e tenebrosos dias uma luz no fim do túnel está se acendendo. É em Pesqueira q vai ser construída a fábrica de biodisel (extraído da mamona). O turismo religioso a cada ano aumenta e tem tb o Circuito do Frio q ajuda a movimentar a cidade, q tem temperaturas bem amenas no inverno. A construção do mirante no cruzeiro tb vai ficar legal.
 
#10 ·
paroara said:
Gostei de Pesqueira Sir. Parece ser bem tranquila e agradável. As construções históricas (igrejas e casarões) são bonitas e estão bem-preservadas. Aquilo despontando no skyline :D da cidade é uma chaminé da fábrica peixe?

Achei interessante como o fechamento da fábrica abalou a cidade. Isso é uma coisa que acontece muito no Brasil, (e no mundo, acho). Algo parecido ocorreu aqui em Belém e na Amazônia com a crise da borracha. Tudo parou no tempo...
É sim paroara. É a chaminé da fábrica Peixe. Por sinal, o prédio é enorme, ocupa um lado e o outro de uma avenida, e é muito grande pra dentro. Na foto do skyline, à direita (não aparece na foto), tem mais chaminés. Das fábricas Rosa (que hoje virou um pequeno centro de compras com um museu da indústria), Tigre e mais outras.

É como você falou. Abalou e abalou muito. Até o aeroporto fechou!
Mas em breve, tomara, Pesqueira se reerguerá economicamente. Será implantada aqui a primeira usina de processamento do óleo de mamona, o famoso bio-combustível, do Brasil. Isso, ligado à recuperação de toda malha ferroviária do Nordeste (que passa por aqui no trecho Recife-Salgueiro), com certeza trará bons dividendos para a cidade. Quando a Transnordestina tiver pronta, com a usina, espero que melhore as coisas por aqui.
 
#12 ·
Ap_Recife:
Cara, vou ver se consigo uma câmera pra tirar mais fotos da cidade. A minha é mt fraquinha (menos de 1 MP).

Mas vc não me respondeu. Quem são teus pais? Vc é de qual família?
 
#14 ·
diogoap said:
é uma cidade bem pequena e tranqüila, agora eu não entendi por que a cidade se chama Pesqueira e tem uma fábrica que se chama Peixe... e ainda nem fica no litoral, tem muitas lagoas aí? :D
Hehehe, imaginava q essa pergunta surgiria. A cidade teve início em uma fazenda q tinha um poço pesqueiro, era parada para quem ia ou vinha de Recife para outras cidades. De fazenda pesqueira restou só Pesqueira.
Pesqueira fica longe do litoral, está a 216 kms do Recife na região do agreste.
 
#16 ·
Gostei da cidade. Era totalmente desconhecida para mim.
Os edifícios mostrados aqui são bem interessantes também.
Na foto do Casarão do Peixe, no jardim aparece uma pequena cobertura pontuda, aparentemente um gazebo ou coisa similar. Você tem foto desse detalhe?
Quero ver mais fotos! Se der coloca ai!!
 
#19 ·
JoseRodolfo said:
Muito legal!!! Surpreendente!!! Legal saber onde nasceu a Peixe, hj os produtos da marca estão em todo o Brasil!!!

Valeu cara!:eek:kay:
Pois é, tá vendo só, que surpreendente? =D

Não sei aí em São Paulo tem, mas em Recife com certeza. As Casas José Araújo, uma longe que vende tecidos, confecções, tradicionalíssima aqui em PE, surgiu adivinha aonde? Onde foi a primeira loja? Onde???

Hoje no bonito prédio da Casas José Araújo funciona a "Arthur Consórcios", tipo uma Casas Bahia.
 
#21 ·
Novas Fotos!!!

Quer dizer.. nem tão novas, mas sugestivas!
Vejam só o que eu encontrei no site da Prefeitura:
Ap_Recife, especial pra você...

Estação Ferroviária



Construção da Ferrovia



Primeira Locomotiva a chegar em Pesqueira



Ferrovia



Estação Ferroviária



Inauguração do Aeroclube!!!!



Avião da Fábrica Peixe!!!!



Primeiro avião a pousar em Pesqueira



Carro da Fábrica Peixe



Fábrica Peixe
Como eu falei lá em cima, a Fábrica ocupa um lado e o outro da avenida, é enorme!!!



Idem



Abraços!
 
#23 ·
Non, mas qnd a Transnordestina tiver pronta vai passar sim.
 
#25 ·
Zé... pelo que eu sei, já tem verba aprovada, só falta se não me engano fazer o edital de licitação para definir a construtora. Agora o prazo, não faço a mínima idéia...

Mas vai do Porto de Suape (Cabo-PE, próximo a Recife), passa por Recife, por Pesqueira, e vai até Salgueiro. (No mapa da página anterior vc pode ver melhor). Aí partindo de Salgueiro, tem uma linha pra Araripina, lá perto do Piauí, por causa do pólo gesseiro que se desenvolveu lá; e outra linha que vai até o porto de Pecém, em Fortaleza, passando por todo interior do Ceará.

Agora o desenho mesmo, eu não tenho, se alguém poder colocar aqui...
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top