daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools Display Modes
Old March 13th, 2006, 04:24 AM   #61
Alexpira
Registered User

Likes (Received): 0

Ao colega DMA,

Estou em SP há seis anos...neste, acho que os invernos mais frios foram em 1999 e 2003, quando a minima no centro de SP chegou perto de 4 graus e em pontos isolados da RM, proximo a 0º C. (Itapecerica da Serra e trechos da Cantareira). Ano passado (2005) quase não houve inverno propriamente dito (registrei minima absoluta de 6º C em minha casa, que fica na RM, e nao em SP)
Os invernos paulistanos estão cada vez mais quentes e secos...até 20 anos atrás SP raramente registrava secas maiores que 01 mes e a cidade tinha garoa entre Março a Novembro, com maximas absolutas do verão raramente superiores a 30 graus...
Hoje, a seca leva de dois a três meses, a temperatura raramente é menor que 5 a 8 graus e a garoa praticamente sumiu...
Alexpira no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 13th, 2006, 05:28 AM   #62
DMA Brasil
BANNED

Valeu pela confirmação Alex!!!!
DMA Brasil no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2006, 05:34 AM   #63
samba_man
Jelly Filled Donuts

samba_man's Avatar

Likes (Received): 1204

É sempre interessante ver fotos de neve no nosso país
Old April 1st, 2006, 04:28 PM   #64
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

Likes (Received): 365

THREAD TRANSFERIDO DO INTERNACIONAL:

Quote:
Originally Posted by shosho
Gerson, se formos comparar a média das temperaturas no INVERNO, acho que a Florida é mais fria que o RS, apesar de não ter certeza alguma. Porque há cidades na Florida que são mais frias que quaisquer outras do RS, mesmo não tendo a altitude das cidades gaúchas mais frias, mas também há aquelas que nem vêem inverno, como Key West....................

......................Mas mesmo se você for comparar Pensacola com Bom Jesus (a cidade mais fria do RS), Pensacola ganha, mesmo estando ao nível do mar, contra Bom Jesus que está 1km pra cima. O RS pode mesmo ter uma média geral menor, não discordo. Mas ainda sim, a Florida tem cidades mais frias que quaisquer outras do RS.

Shosho.......Bom, depois de horas frustrantes na internet sem conseguir um mapa da Florida com media de temperaturas para Janeiro........resolvi, eu mesmo, criar meu mapa baseado nos dados meteorologicos do site que voce postou (www.weatherbase.com).
Pesquisei varias cidades em diversos pontos do estado e aqui esta o resultado para acabar com todas as duvidas(ESPERO!!):

50% da Florida tem media do mes mais frio superior a 15C, (o RS tem 0%) sendo que a temperatura media atinge de 19-21C em boa parte desta area.
Somente a area mais ao norte do estado (cerca de 30%) possui temperaturas inferiores a 13C.........que corresponde a uma area menor que no RS.
A Temperatura media mais baixa na FL eh em torno de 10.5- 11.0 C em areas restritas perto da fronteira com o Alabama e Georgia(veja cidades dos outros estados adjacentes)....sendo que o ponto culminante possui apenas 105 metros(vide mapa).

Quanto ao RS, possui uma area do Planalto com altitudes entre 900-1400 metros aonde as medias do mes mais frio sao inferiores a 10C.
***( As temperatura descem em 0.6C a cada 100 metros ou 6C=1000 metros)***
..........ou seja Bom Jesus/Cambara do Sul estao a +- 1000-1050 metros e S.Jose dos Ausentes (esta sim a cidade mais fria do RS) a 1.170 m...todas em torno de 29oS, conclui-se entao, devido a altitude e proximidades de latitude com (P.Alegre eh 14.5C que esta a 30oS) , que essa cidades tem medias no inverno entre 9-10C.
Inferiores entao a qq cidade do estado americano.

PS: Nao estou aqui tentando brigar, discutir mas sim esclarecer duvidas que eu mesmo possuia!!

PS2: Quanto ao www.abaixodezero.com acho que esqueceram de mim. Ja criei um novo profile e ate agora nem me responderam!!?!?!?

XXX
GersonLDN no está en línea   Reply With Quote
Old April 1st, 2006, 05:08 PM   #65
Edmundo
Saudades de São Paulo

Edmundo's Avatar

Likes (Received): 8

Essa cena é interessante porque aqui fica claro que a neve acumulou bastante:

Fora essa imagem, uma de São Joaquim e aquela de Soledade não tem nenhuma que mostre uma boa acumulação.
Old April 1st, 2006, 05:10 PM   #66
tkr
Registered User

tkr's Avatar

Likes (Received): 18

Quote:
Originally Posted by gersonibias
50% da Florida tem media do mes mais frio superior a 15C, (o RS tem 0%) sendo que a temperatura media atinge de 19-21C em boa parte desta area.
Somente a area mais ao norte do estado (cerca de 30%) possui temperaturas inferiores a 13C.........que corresponde a uma area menor que no RS.
A Temperatura media mais baixa na FL eh em torno de 10.5- 11.0 C em areas restritas perto da fronteira com o Alabama e Georgia(veja cidades dos outros estados adjacentes)....sendo que o ponto culminante possui apenas 105 metros(vide mapa).

Quanto ao RS, possui uma area do Planalto com altitudes entre 900-1400 metros aonde as medias do mes mais frio sao inferiores a 10C.
***( As temperatura descem em 0.6C a cada 100 metros ou 6C=1000 metros)*** .......... ou seja Bom Jesus/Cambara do Sul estao a +- 1000-1050 metros e S.Jose dos Ausentes (esta sim a cidade mais fria do RS) a 1.170 m...todas em torno de 29oS, conclui-se entao, devido a altitude e proximidades de latitude com (P.Alegre eh 14.5C que esta a 30oS) , que essa cidades tem medias no inverno entre 9-10C.
Inferiores entao a qq cidade do estado americano.
Não duvido que o RS possa ter uma média inferior à da Florida; como tinha dito: 'não tenho certeza'.

A média de Bom Jesus, segundo o Inmet, é de 11°C no inverno (máx. de 16°C, mín. de 6°C). Eu sei de São José dos Ausentes, mas não dá pra falar dela porque não há registro algum na internet sobre essa cidade. Nem o Inmet tem alguma estação por lá. (Bom Jesus tem, por exemplo) E mesmo assim, ela não deve ser muito mais fria que Bom Jesus, porque está apenas 100m acima.

Pensacola nem é a cidade mais fria da Florida. Há várias outras, como por exemplo:

Cottondale: http://www.weatherbase.com/weather/w...=&units=metric
Monticello: http://www.weatherbase.com/weather/w...=&units=metric
Glen Saint Mary: http://www.weatherbase.com/weather/w...=&units=metric
Fountain: http://www.weatherbase.com/weather/w...=&units=metric

Duvido que alguma cidade do RS tenha alguma MÉDIA de temp. mínima de 2°C no inverno como essas cidades acima.
tkr no está en línea   Reply With Quote
Old April 1st, 2006, 06:34 PM   #67
Tamarindo Cobra
Inconsciente Coletivo

Tamarindo Cobra's Avatar

Likes (Received): 42

Brasil não tem clima frio!
Tamarindo Cobra no está en línea   Reply With Quote
Old April 1st, 2006, 09:52 PM   #68
jr-roberto
Registered User

Likes (Received): 3

Quote:
Originally Posted by gersonibias

PS2: Quanto ao www.abaixodezero.com acho que esqueceram de mim. Ja criei um novo profile e ate agora nem me responderam!!?!?!?

XXX
O Luiz que é o administrador do fórum precisa liberar o acesso.
jr-roberto no está en línea   Reply With Quote
Old April 1st, 2006, 10:03 PM   #69
roberta
Registered User

gente, que tópico interessante, ameiiii ao ver essas fotos!!! São surpreendentes. Ótima idéia, viu!! Obrigada.
roberta no está en línea   Reply With Quote
Old April 1st, 2006, 11:03 PM   #70
Hed
Bronzil il il

Hed's Avatar

Quote:
Duvido que alguma cidade do RS tenha alguma MÉDIA de temp. mínima de 2°C no inverno como essas cidades acima.
Acho que você quis dizer média de baixa temperatura ou média de temperatura baixa, não?
Porque média de temperatura mínima fica estranho...

Agora, respondendo a dúvida, acho que nenhuma cidade do RS mantenha uma média tão baixa (2ºC) durante um mês. Talvez 5ºC ou 6ºC...
Old April 1st, 2006, 11:50 PM   #71
Tamarindo Cobra
Inconsciente Coletivo

Tamarindo Cobra's Avatar

Likes (Received): 42

Doque ceis tão falando das médias dos meses mais frios??? 5 ou 6??? Têm certeza disso???

Acho que nem no alto Itatiaia é tão baixa assim, a média dos meses mais frios!
Tamarindo Cobra no está en línea   Reply With Quote
Old April 2nd, 2006, 12:38 AM   #72
Hed
Bronzil il il

Hed's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tarcísio Tamarozi
Doque ceis tão falando das médias dos meses mais frios??? 5 ou 6??? Têm certeza disso???

Acho que nem no alto Itatiaia é tão baixa assim, a média dos meses mais frios!
Depende da cidade, claro.
Em NH, por exemplo, no mês de junho do ano passado a média das temperaturas mínimas (mais baixas) ficou em 15,1ºC.
Link: http://www.defesacivil.rs.gov.br/met...0050630-225904
Old April 2nd, 2006, 12:40 AM   #73
tkr
Registered User

tkr's Avatar

Quote:
Originally Posted by (Hed)Sprung
Acho que você quis dizer média de baixa temperatura ou média de temperatura baixa, não?
Porque média de temperatura mínima fica estranho...

Agora, respondendo a dúvida, acho que nenhuma cidade do RS mantenha uma média tão baixa (2ºC) durante um mês. Talvez 5ºC ou 6ºC...
Média daS temperaturaS mínimaS fica melhor pra você?

Last edited by tkr; April 2nd, 2006 at 01:16 AM.
Old April 2nd, 2006, 12:45 AM   #74
Hed
Bronzil il il

Hed's Avatar

Não é pelo plural.
É que parecia estranho, média das mínimas...
Entende?
Sei lá!
Deve estar certo...

Last edited by Hed; April 2nd, 2006 at 01:00 AM.
Hed no está en línea   Reply With Quote
Old April 2nd, 2006, 12:58 AM   #75
Hed
Bronzil il il

Hed's Avatar

"Tramandaí (praia) - Temperatura média no inverno...... 5°C a 12°C"

"Canela - A temperatura média no inverno fica em torno 7,6 ºC"

"No Rio Grande do Sul, estima-se existir 275 mil fêmeas suínas em produção. "Se dividirmos este número por 12 meses, chegaremos a 22.916 fêmeas/mês, com média de dois partos/ano, representando 45.832 partos/mês", calcula Migliavacca. Durante 15 dias, a temperatura média no inverno situou-se em zero grau, período em que 229.160 leitões nasceram. "Seguramente, calculamos a média de 1,5 leitão morto de frio por matriz, chegando-se ao número de 34.374 leitões a menos, só nas propriedades gaúchas". As estatísticas foram observadas em propriedades tecnificadas. Algumas perderam leitegadas inteiras. E o pior ainda pode estar por vir. "As previsões para 2001 indicam que as baixas temperaturas irão se repetir, causando prejuízos a quem não se prevenir"."

"São Joaquim está situada no sudoeste do planalto catarinense, a 220km da
capital do Estado e, segundo o IBGE, pertence à Microrregião dos Campos de
Lages e a Mesoregião Serrana. Integra a Associação dos Municípios da Região
Serrana (AMURES), junto com Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Boa Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Celso Ramos, Cerro Negro, Correia
Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São José do
Cerrito, Urubici e Urupema.
Possui uma área de 1.881,1 km2, correspondendo aproximadamente 11,57% da
área da AMURES. Sua posição geográfica está determinada pelas coordenadas
Latitude 28º 17’ 38 “Sul e Longitude 49º 55’ 54” Oeste.
O clima classifica-se como mesotérmico úmido, com verões frescos, onde a
temperatura média no inverno fica em torno de -5º C
(os termômetros já registraram
14ºC negativos) e no verão a média é de 18ºC. A temperatura média anual é de
13,1ºC."

* Retirado de vários sites.
Old April 2nd, 2006, 01:18 AM   #76
tkr
Registered User

tkr's Avatar

Quote:
"São Joaquim está situada no sudoeste do planalto catarinense, a 220km da
capital do Estado e, segundo o IBGE, pertence à Microrregião dos Campos de
Lages e a Mesoregião Serrana. Integra a Associação dos Municípios da Região
Serrana (AMURES), junto com Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Boa Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Celso Ramos, Cerro Negro, Correia
Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São José do
Cerrito, Urubici e Urupema.
Possui uma área de 1.881,1 km2, correspondendo aproximadamente 11,57% da
área da AMURES. Sua posição geográfica está determinada pelas coordenadas
Latitude 28º 17’ 38 “Sul e Longitude 49º 55’ 54” Oeste.
O clima classifica-se como mesotérmico úmido, com verões frescos, onde a
temperatura média no inverno fica em torno de -5º C
(os termômetros já registraram
14ºC negativos) e no verão a média é de 18ºC. A temperatura média anual é de
13,1ºC."

* Retirado de vários sites.
ahahahahahahahahahahahahahahaha!!!!!!!! (risada estilo a do forista Legal)

Esse site forçou hein.
Old April 2nd, 2006, 01:32 AM   #77
Hed
Bronzil il il

Hed's Avatar

Confesso que eu pensei a mesma coisa que você quandi li na primeira vez.

Porém, o texto foi extraído do trabalho de conclusão "O TURISMO SUSTENTÁVEL RURAL COMO ALTERNATIVA COMPLEMENTAR DE RENDA À PROPRIEDADE AGRÍCOLA ESTUDO DE CASO – FAZENDA ÁGUA SANTA – SÃO JOAQUIM-SC" da Universidade Federal de Santa Catarina.
Aqui está o link http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/5505.pdf
Old April 2nd, 2006, 01:49 AM   #78
tkr
Registered User

tkr's Avatar

Quote:
Confesso que eu pensei a mesma coisa que você quandi li na primeira vez.

Porém, o texto foi extraído do trabalho de conclusão "O TURISMO SUSTENTÁVEL RURAL COMO ALTERNATIVA COMPLEMENTAR DE RENDA À PROPRIEDADE AGRÍCOLA ESTUDO DE CASO – FAZENDA ÁGUA SANTA – SÃO JOAQUIM-SC" da Universidade Federal de Santa Catarina.
Aqui está o link http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/5505.pdf
Sao Joaquim pode pegar -5°C no inverno, mas com certeza NÃO é na média. Já seria muito exagerado se fosse a média das mínimas, quando mais pras médias em geral. Média de -5°C no inverno é digna de Chicago.

A média de SJ deve estar em algo em torno de 7°C ou 8°C, e a das mínimas em torno de 4°C.

Last edited by tkr; April 2nd, 2006 at 01:56 AM.
Old July 10th, 2007, 03:34 AM   #79
Nysp
Paulistano em Araras

Nysp's Avatar

Neve em Buenos Aires

Quote:
Quote:
Na verdade, a neve so é rara em Buenos Aires porque ela recebe influencia forte do Rio da Prata. Em 1999, por exemplo, a cidade teve -5°C, mas nao nevou (na verdade, teve chuva com neve). Existem cidades proximas a Buenos Aires (quase ao nivel do mar) em que a neve é mais comum, porque estao mais afastadas do litoral (continentalidade). Exemplo: Tandil.
Geralmente, quanto mais frio, menor a possibilidade de neve! Em torno dos 0°C é o mais provável, mas por exemplo com -10° já é mais difícil e a neve parece um pó fininho que me dá arrepio quando tenho que pisar nela,... (aquele itch itch é horrível) Aqui em janeiro quase nunca cai neve por que faz frio demais, já em dezembro...
Hoje, 09/07/07, voltou a nevar em Buenos Aires. E por aqui, ainda nenhum dia frio no inverno. Só tempo pra chorar...
Nysp no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2007, 05:16 AM   #80
Kelsen
Dias lotados...

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 232

Nevada em Joaçba ( das antigas)

As andorinhas gritam por falta de uma clave de sol.
Kelsen no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules