daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Reply

Thread Tools Display Modes
Old September 17th, 2005, 07:18 PM   #1
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Likes (Received): 0

Mosqueiro

MOSQUEIRO - A Bucólica

Mosqueiro está localizada na costa oriental do rio Pará, no braço sul do Rio Amazonas, em frente à Baía do Guajará. Está situada a uma distância de cerca de 75 km de Belém, por rodovia. Separa-se do continente pelo Furo das Marinhas (um rio), sobre o qual se ergue a ponte "Sebastião R. de Oliveira", com 1,4 km de extensão.

O nome "Mosqueiro" é originário da antiga prática do "moqueio" do peixe pelos indígenas tupinambás que habitavam a ilha, que era a maneira que eles dispunham para conservar o alimento, prática essa absorvida pelos colonos que vieram depois, criando-se, ali, uma pequena indústria que exportava peixe "moqueado" para a Capital, numa época em que a geladeira ainda era desconhecida. Mesmo assim, o peixe conservado por esse processo deveria ser consumido nas próximas 24 ou 36 horas. "Moqueio", "mosqueio"... o termo foi sofrendo alterações lingüísticas ao correr do tempo até fixar-se em "Mosqueiro".
A história de Mosqueiro começou no período colonial, época em que as terras da ilha pertenciam ao Distrito de Benfica. Mas as habitações só começaram a aparecer por volta do século XVIII, com a chegada dos colonizadores portugueses. No final do século XIX Mosqueiro foi redescoberto, como balneário, quando muitos estrangeiros (que se instalaram no Pará durante o período áureo da borracha) costumavam passar os fins de semana na ilha. Os ingleses, da Pará Eletric Railways Company, foram responsáveis pela instalação da energia elétrica e de meio de transporte interno. Já os alemães, franceses e americanos eram em sua maioria, funcionários de companhias estrangeiras como Port of Pará e Amazon River.
Não demorou muito para que seringueiros e balateiros da região do Marajó e a própria sociedade belenense seguissem os passos dos europeus e americanos, e começassem a erguer na orla vivendas e trapiches para facilitar o embarque e desembarque da população.

Pórtico

Matriz

Chalés

Casa quase Desabando

Orla

Igarapé

Praias - A Orla de Mosqueiro é adornada por várias praias de rio, banhadas por águas de baías e com ondas semelhantes às de praias oceânicas. As mais movimentadas são a do Areião, Bispo, Grande, Prainha, Farol , Chapéu Virado, Porto rthur, Murubira, Ariramba, São Francisco e Carananduba. Mosqueiro dispõe ainda de praias mais tranquilas, como o Marahú, Caruará, Paraíso, Conceição, Anselmo, Bacuri, Fazendinha, Camboinha, Menino Jesus, Paissandu e Baía do Sol.

De cima pra baixo - Praia do Farol, do Bispo e Praia Grande.

Last edited by paroara; September 17th, 2005 at 09:46 PM.
paroara no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 17th, 2005, 07:25 PM   #2
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Nos últimos anos a ilha foi abandonada. Está suja e mal-cuidada. E de bucólica só resta o nome, infelizmente. As fotos não tão muito boas, mas é só pra conhecer o lugar mesmo.

Mas Mosqueiro ainda guarda um poudo da sua beleza rústica.
Old September 17th, 2005, 07:36 PM   #3
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

belíssimas imagens, paroara! gostei desta pesquisa histórica, é muito bom ver nosso país que muita gente desconhece!
que thread cultural!
abs
Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old September 17th, 2005, 08:21 PM   #4
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Puxa, que lugar bonito, as casas são muito bonitas,e sse lugar devia virar point turístico. Aquela foto da orla está muito bonita, lembra um local da Europa.

Como Brasil tem um potencial mal aprovenitado, tsc tsc....
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old September 17th, 2005, 11:46 PM   #5
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Valeu Fortal e Rafael.

Um fato curioso sobre Mosqueiro é que ela possui algumas das únicas praias de rio no mundo que possuem ondas, e são grandes o suficiente para serem surfadas.

Old September 18th, 2005, 12:40 AM   #6
JoseRodolfo
NON DVCOR DVCO

JoseRodolfo's Avatar

Likes (Received): 19

Muito interessante paroara!!!! Belo lugar!!!
Obrigado por nos trazer isto!!
JoseRodolfo no está en línea   Reply With Quote
Old September 18th, 2005, 12:57 AM   #7
cello1974
BANNED

cello1974's Avatar

Likes (Received): 2

Idílico!
cello1974 no está en línea   Reply With Quote
Old September 18th, 2005, 01:00 AM   #8
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito

Menino de Sampa's Avatar

Nossa, os chalés são muito charmosos! As paisagens também embora a água não seja lá grande coisa, já que água de rio muitas vezes fica barrenta. Mesmo assim é um belo lugar.
Menino de Sampa no está en línea   Reply With Quote
Old September 18th, 2005, 02:00 AM   #9
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Valeu pessoal.
Old September 18th, 2005, 02:10 AM   #10
zeh
Feliz Natal

zeh's Avatar

adorei os casarões muito bonitos!! e a cidade parece ser bem agradavel!

Acorda EMBRATUR...
Old September 18th, 2005, 02:38 AM   #11
JoseRodolfo
NON DVCOR DVCO

JoseRodolfo's Avatar

Likes (Received): 19

Quote:
Originally Posted by zeh
adorei os casarões muito bonitos!! e a cidade parece ser bem agradavel!

Acorda EMBRATUR...

A Embratur deve ser uma "empresa fantasma" :P:P hehe pelo menos se avaliarmos a situação do turismo brasileiro.. :P
JoseRodolfo no está en línea   Reply With Quote
Old September 18th, 2005, 03:26 PM   #12
Nunez
Amazônida!!

Nunez's Avatar

Likes (Received): 4

Paroara, eu nunca fui fã de Mosqueiro. Sempre achei o lugar sujo e abandonado... A beleza natural compensa, claro, mas é de se entender por que que não virava um destino turístico nacional(e até internacional). Hoje já escuto falarem de projetos pra Mosqueiro, acho até que o distrito já tá diferente em algumas coisas, além do pórtico recentemente inaugurado. Quero ir lá dar uma olhada
Nunez no está en línea   Reply With Quote
Old September 18th, 2005, 05:21 PM   #13
Marllon
Tupy or not tupy

Marllon's Avatar

que interessante...ela fica então do outro lado daquele espaço onde esta a ilha do marajó..oposto à Macapá... deve ter história essa cidade hein!?

SÃOPAULO-BRASIL
Marllon no está en línea   Reply With Quote
Old September 19th, 2005, 03:37 AM   #14
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marllon
que interessante...ela fica então do outro lado daquele espaço onde esta a ilha do marajó..oposto à Macapá... deve ter história essa cidade hein!?
Mosqueiro não é uma cidade, é distrito de Belém. Mas é mais ou menos como se fosse um município independente, pela distância e por estar em uma ilha.

Mosqueiro (e Belém) ficam no Rio Pará (que é um braço do Rio Amazonas) que separa Belém da ilha de Marajó.

Na imagem abaixo aparece um pedaço da ilha de Marajó, à esquerda. Do lado direito está Belém. Mosqueiro é a ilha grande mais ao norte. A parte central de Belém é parte rosada mais ao sul. Espero que dê pra entender.

Old September 19th, 2005, 03:45 AM   #15
zeh
Feliz Natal

zeh's Avatar

Quote:
Originally Posted by JoseRodolfo
A Embratur deve ser uma "empresa fantasma" :P:P hehe pelo menos se avaliarmos a situação do turismo brasileiro.. :P

isso ve-se claramente. Já que alguns anos atras a EMBRATUR tinha intenções de fechar seu escritorio no Rio... vai entender, né!
Old September 19th, 2005, 03:59 AM   #16
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Quote:
Originally Posted by Nunez
Paroara, eu nunca fui fã de Mosqueiro. Sempre achei o lugar sujo e abandonado... A beleza natural compensa, claro, mas é de se entender por que que não virava um destino turístico nacional(e até internacional). Hoje já escuto falarem de projetos pra Mosqueiro, acho até que o distrito já tá diferente em algumas coisas, além do pórtico recentemente inaugurado. Quero ir lá dar uma olhada
Quando eu era pequeno Mosqueiro era o lugar do moda (até o extinto carnabelém era lá) e pelo que eu me lembro a ilha até que era bem cuidada.

Hoje, quando eu vou pra Moscou, eu só vou pro Maraú e pro Paraíso, que são as praias mais traquilas e limpas. Faz tempo que não entro na vila, nem sei qual é o estado das coisas lá.

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules