daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools
Old October 11th, 2005, 03:44 PM   #1
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 2774

FANTASTICAS fotos de São Paulo nos anos 60! INEDITAS!!

o thread tá no SKYSCRAPERPAGE.COM
CITY PHOTOS

por algum motivo não tô conseguindo dar um copy/paste do link!! Muito esrtanho. Vaum lah... vale a pena... foi um americano q criou o thread, escaneando um livro q ele tinha d 1960 sobre São Paulo...
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 11th, 2005, 05:14 PM   #2
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

aparentemente o problema era com meu firefox, q por algum motivo naum tava deixando eu colar o link!!!
http://forum.skyscraperpage.com/show...threadid=88814
Old October 11th, 2005, 06:39 PM   #3
Kaplan
Registered User

Likes (Received): 24

A cidade parecia mais limpa e atraente. Aparentemente tempos de tranquilidade.
A onda de urbanização da população brasileira atingiu o pico nos anos 80. Desse ponto para frente foi só caos e degradação. Uma pena.
Kaplan no está en línea   Reply With Quote
Old October 11th, 2005, 07:09 PM   #4
Regi
PALESTRA ITÁLIA

Likes (Received): 0

Mas uma coisa em São Paulo melhorou. O Vale do Anhangabaú antigamente era uma avenida onde transitava muitos carros, e também já foi estacionamento. Hoje ela está muito bonita, arborizada, com fontes... Ali houve um avanço, e com as propostas do subprefeito da Sé, o centro de SP vai melhorar e muito seu aspecto.

Regi
Regi no está en línea   Reply With Quote
Old October 11th, 2005, 07:32 PM   #5
Bent
Old is new

Bent's Avatar

Likes (Received): 943

Concordo com o Regi...o Vale do Anhangabaú está melhor hoje do que nos anos 1960...mas nada que se compare aos anos 1920 hehehe. Aquela avenida que tinha antes dava um ar bem caótico ao lugar.
Acho que SP perdeu muito de seu ar provinciano e tranqüilo de metrópole tropical. Agora ela está mais degradada, suja, mal-cuidada e etc...mas tb está mais moderna e cultural. Não gostaria que a cidade tivesse parado no tempo como Buenos Aires e Montevideo estavam até pouco tempo atrás. Queria que ela tivesse crescido ordenadamente e de uma forma bem planejada...agora Inês é morta. Fazer o que? Só mudaremos alguma coisa se fizermos pressão no governo para que embelezem e melhorem nossa tão largada São Paulo...
Bent está en línea ahora   Reply With Quote
Old October 11th, 2005, 08:03 PM   #6
Caio
Registered User

Likes (Received): 2

Não achei a cidade assim tão bonita não. Pra ser sincero, eu esperava mais. A Avenida Paulista, por sinal, era MUITO feia! Parecia até ruazinha secundária.

Salvas algumas exceções, tais como a região central mais bem cuidada e alguns edifícios antigos ainda em pé, prefiro como ela é hoje.
Caio no está en línea   Reply With Quote
Old October 11th, 2005, 08:46 PM   #7
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

não gosto muito do Anhangabau hj em dia. Preferia qdo era avenida. Acho q a praça atual tem um desenho muito feio, não harmonico, pouco simétrico, dando aparencia de bagunçado...
Old October 11th, 2005, 10:30 PM   #8
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Likes (Received): 441

Antigamente, desde a decada de 30 até a de 60, São Paulo poderia ser comaparado com todas as outras metropolis mundiais, e com certeza ia ficar a frente de muitas delas. Se nós tivessemos crescido no mesmo ritmo que crescemos nessas decadas, hoje teriamos uma metropoli invejavel, com predios gigantes e uma cidade bem melhor planejada.....uma pena, são paulo tinha muito potencial!

Eu acho o anhangabau muito melhor hoje!

Estou ansioso para as obras de revitalizacao no centro!

Flickr
Twitter YouTube

gutooo no está en línea   Reply With Quote
Old October 11th, 2005, 10:53 PM   #9
Bent
Old is new

Bent's Avatar

"Uma metrópole invejável, com prédios gigantes e uma cidade bem melhor planejada."
São Paulo ainda pode ser assim...mesmo que pareça tarde demais. É só ver como era Paris na Idade Média e como é hoje. A cidade era horrorosa e ficou linda. Com Roma aconteceu o contrário: era linda na época do Império Romano e tornou-se um cortição abandonado durante a Idade Média. E hoje está novamente bonita.
Na verdade, beleza arquitetônica não deveria ser motivo de muito orgulho, já que todas as cidades estão sujeitas a mudanças a toda hora. Se jogarem uma bomba atômica em Nova York, a cidade se reduzirá a pó. E aí?
Opa, fugi totalmente do assunto agora =p
Se lutarmos hoje, o mundo poderá ver a cidade de São Paulo ficar bonita mais rapidamente. E acho que, com certeza, Sampa e a maioria das cidades brasileiras serão um exemplo de urbanização num futuro distante.
Old October 11th, 2005, 11:09 PM   #10
nictheroy
Igreja Bibiânica!!

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by - Thiago -
São Paulo ainda pode ser assim...mesmo que pareça tarde demais. É só ver como era Paris na Idade Média e como é hoje. A cidade era horrorosa e ficou linda.
Só que a solução adotada por Paris foi bem radical... botaram abaixo boa parte da cidade e reconstruiram tudo novamente, só que com mais harmonia, planejamento e bom gosto... quem sabe um dia não adotam esta mesma solução em São Paulo hehehehe...

Argentina - Bovia - Brasil - Chile - Colômbia - Equador - Paraguai - Peru - Uruguai - Venezuela
nictheroy no está en línea   Reply With Quote
Old October 12th, 2005, 12:00 AM   #11
Luis FTC
eSPetacular

Luis FTC's Avatar

Likes (Received): 424

Quote:
Concordo com o Regi...o Vale do Anhangabaú está melhor hoje do que nos anos 1960...mas nada que se compare aos anos 1920 hehehe. Aquela avenida que tinha antes dava um ar bem caótico ao lugar.
Acho que SP perdeu muito de seu ar provinciano e tranqüilo de metrópole tropical. Agora ela está mais degradada, suja, mal-cuidada e etc...mas tb está mais moderna e cultural. Não gostaria que a cidade tivesse parado no tempo como Buenos Aires e Montevideo estavam até pouco tempo atrás. Queria que ela tivesse crescido ordenadamente e de uma forma bem planejada...agora Inês é morta. Fazer o que? Só mudaremos alguma coisa se fizermos pressão no governo para que embelezem e melhorem nossa tão largada São Paulo...
Interessante isso que vc disse, porque muitas pessoas vêem as cidades simplesmente através do seu aspecto físico, resumindo-as a prédios, avenidas, etc. Por trás tem muito mais que isso. Por isso acho que embora "externamente" a cidade possa ter piorado, "internamente" ela cresceu, adquirindo uma energia que não havia antes.
Luis FTC no está en línea   Reply With Quote
Old October 12th, 2005, 12:13 AM   #12
Bent
Old is new

Bent's Avatar

Quote:
Originally Posted by nictheroy
Só que a solução adotada por Paris foi bem radical... botaram abaixo boa parte da cidade e reconstruiram tudo novamente, só que com mais harmonia, planejamento e bom gosto... quem sabe um dia não adotam esta mesma solução em São Paulo hehehehe...
Sim, foi bem radical mesmo =)
Se agora não fazem nada de radical em nenhuma cidade brasileira, daqui a algum tempo poderão fazer neh =p
Tomara! Nem que seja depois que eu estiver morto.
Old October 12th, 2005, 12:19 AM   #13
nictheroy
Igreja Bibiânica!!

Quote:
Sim, foi bem radical mesmo =)
Se agora não fazem nada de radical em nenhuma cidade brasileira, daqui a algum tempo poderão fazer neh =p
Tomara! Nem que seja depois que eu estiver morto.
Do jeito que os nossos governantes estão cada vez mais politicamente corretos, acho difícil... se até para tirar um mendigo da rua é um problemão, imagina fazer uma grande e radical reforma urbana!!

Argentina - Bovia - Brasil - Chile - Colômbia - Equador - Paraguai - Peru - Uruguai - Venezuela
Old October 12th, 2005, 12:27 AM   #14
Bent
Old is new

Bent's Avatar

Quote:
Originally Posted by Luis FTC
Interessante isso que vc disse, porque muitas pessoas vêem as cidades simplesmente através do seu aspecto físico, resumindo-as a prédios, avenidas, etc. Por trás tem muito mais que isso. Por isso acho que embora "externamente" a cidade possa ter piorado, "internamente" ela cresceu, adquirindo uma energia que não havia antes.
Concordo plenamente com vc! E embora SP não seja turística nem tão bonita, é uma das cidades mais liberias da América Latina ( se não for a mais ) e do mundo. É so ver a harmonia com que convivem as pessoas, tão diferentes umas das outras. Diversidade essa, que não se vê nem em qualquer outra grande cidade latino-americana ( com exeção do Rio e Salvador, talvez).
Pra vc ter uma idéia, minha tia, que é uruguaia e atualmente mora em Buenos Aires, tem 40 anos e nunca tinha visto um negro ou mulato antes de vir ao Brasil. Oriental menos ainda. E olha que nem índio, muito comuns nos países andinos ela tinha visto.Ela também achou muito estranho os restaurantes de comida chinesa, japonesa e árabe. =P
E não, minha tia não é tão alienada assim, pq quase todos os nossos "hermanos" não conhecem essa diversidade. Isso é o que considero de melhor no nosso país. Afinal, sem querer desmerecer ninguém, nosso povo não se resume a europeus que só comem comida italiana e espanhola. O que, do meu ponto de vista, é bem mais interessante. =)
Nossa, hoje eu to falante que só =p
Old October 12th, 2005, 12:29 AM   #15
Bent
Old is new

Bent's Avatar

Quote:
Originally Posted by nictheroy
Do jeito que os nossos governantes estão cada vez mais politicamente corretos, acho difícil... se até para tirar um mendigo da rua é um problemão, imagina fazer uma grande e radical reforma urbana!!
Sim, do jeito que está hj é impossível mesmo...mas as mentalidades mudam, né? E tomara que não demorem para mudar.
Old October 12th, 2005, 12:37 AM   #16
nictheroy
Igreja Bibiânica!!

Quote:
Sim, do jeito que está hj é impossível mesmo...mas as mentalidades mudam, né? E tomara que não demorem para mudar.
É... mas tomara que não mude para pior...

Old October 12th, 2005, 12:43 AM   #17
Bent
Old is new

Bent's Avatar

Verdade! Q isso não aconteça...pq se acontecer, estaremos f*didos.
Old October 12th, 2005, 04:34 AM   #18
JorgeRubies
Registered User

Likes (Received): 3

Eu tenho esse livro! Paguei 15 reais num sebo.
Old October 12th, 2005, 04:16 PM   #19
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Likes (Received): 8

pow, bem legal essas fotos são históricas!
Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old October 12th, 2005, 08:30 PM   #20
Artibeus
Carpe Noctem

Artibeus's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
E acho que, com certeza
Tu acha ou tu tem certeza? Se decida, né...! ;P

E eu não sei se dá pra fazer uma reforma em São Paulo... porque realmente teria que demolir metade da cidade. Acho que é tarde demais, pelo menos se for pra fazer, tem que ser aos poucos e vai demorar décadas! Olhem o tamanho da cidade... e imaginem o custo! Acho que é até inútil tentar reforma-la agora, porque o que tem que mudar primeiro é a mentalidade do povo e a condição social do povo em geral... porque senão, vai ter sempre quem degrade...

Agora será que o pessoal dos anos 20 imaginava que a cidade ia ficar assim?
Será que eles imaginavam que o gutoo uma dia ia dizer isso:
"Se nós tivessemos crescido no mesmo ritmo que crescemos nessas decadas, hoje teriamos uma metropoli invejavel, com predios gigantes e uma cidade bem melhor planejada.....uma pena, são paulo tinha muito potencial!"? =)

=|

"O inferno são os outros" (Sartre)
(...e as arveres somos nozes!)
Artibeus no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules