SkyscraperCity Forum banner

Romaria Fluvial do Círio de Nazaré

23K views 34 replies 15 participants last post by  bicolor__ 
#1 ·
"Romaria Fluvial

N.S. de Nazaré além de ser padroeira dos paraenses é também a padroeira dos navegantes. Por isso, logo após a romaria rodoviária, na manhã do sábado, anterior ao Círio, a imagem de Nossa Senhora participa da romaria fluvial, uma dos mais esperados, belos e emocionantes momentos de devoção à virgem de Nazaré.
Aqui, a imagem é levada por um barco, enfeitado com flores, balões e fitas coloridas. A embarcação segue pela baía de Guajará, no entorno de Belém, seguida por centenas de outros barcos grande e pequenos, simples ou ricamente ornamentados.
O percurso fluvial é acompanhado por fiéis, religiosos, jornalistas, turistas, políticos e estudantes. Dos barcos e da orla, ao longo da procissão, a imagem vai sendo reverenciada pelos ribeirinhos com fogos de artifício e aplausos. São momentos de fervor e devoção, que emocionam.
O trajeto Icoaraci-Belém dura, em média, cinco horas. Ao chegar ao cais do porto da capital, mais homenagens com queima de fogos. A imagem é recebida por uma multidão. São motoqueiros, motoristas e outros milhares de fiéis, que acompanham o trajeto. A imagem é conduzida até o Colégio Gentil Bittencourt, de onde só sai à noite, para a Trasladação."

 
See less See more
1
#2 ·
Semana passada eu ganhei da Unimed (onde os meus pais trabalham) uma passagem de barco pra acompanhar a Romaria fluvial do Círio de Nazaré. Apesar de eu não ser católico praticante e de definitivamente não acreditar nem em imagens nem em nossa senhora eu fui. Principalmente pra ver o espetáculo e pelo passeio em si, já que eu adoro andar de barco pela região e acho essas manifestações religiosas impressionantes. E aproveitei pra tirar umas fotos.

As fotos não ficaram muito boas porque além da minha máquina ser ruim eu sou um péssimo fotografo. Mas tá valendo:
 
#10 · (Edited)
O Barco.


Lá fora o Arraial do pavulagem (grupo de boi-bumbá) estava-se preparando pra uma caminhada até a catedral.


Depois da romaria fluvial foi realizada a romaria dos motoqueiros (!). Era uma moto mais incrementada que outra e tinha cada figura em cima delas. Mas não deu pra tirar fotos por quê a máquina já estava cheia.
 
#13 ·
very tall highrises in Belem and a lot under construction

nice photos

if I was to visit Belem are there speed boat tours I can go on

what are the fastest boats avaliable to the public?


Portu:
os highrises muito altos em Belém e muito sob a construção

se eu dever visitar Belém estão lá excursões que do barco da velocidade eu posso ir sobre?

que são os barcos os mais rápidos avaliable ao público?
 
#15 ·
maxxam80 said:
very tall highrises in Belem and a lot under construction

nice photos
Thank you :eek:kay:

maxxam80 said:
if I was to visit Belem are there speed boat tours I can go on

what are the fastest boats avaliable to the public?
Some information:

Belem (Organized Tours)

The tour agency in Belém with the best and largest variety of tours is Amazon Star Turismo, Rua Henrique Gurjão 236 (tel. 091/3241-8624; www.amazonstar.com.br). Valeverde Turismo, Estação das Docas, building 1 (tel. 091/3212-3388; www.valeverdeturismo.com.br), is another reputable agency, located in the upstream end of the Estação das Docas.

Boat Tours -- The most unique tour in Belém is the early morning excursion to Parrot Island, a small semi-flooded island a few kilometers offshore that is the bedroom of choice for hundreds of Amazonian parrots. Boats depart at 5am (4:30am hotel pickup) to arrive at the island in the grey pre-dawn. As the sky lightens the parrots awake. They squawk, circle around to find their mates, then fly away into the dawn. Afterwards the tour explores the small side channels of islands in the estuary. Amazon Star does this tour particularly well. The price is R$55 (US$18), hotel pickup and drop-off included. For later risers, Amazon Star also has a half-day River Trip through the channels and creeks of Guamá River (a tributary of the Amazon), with a stop for a guided walk in the forest. Departures are 8:30am and 2:30pm; the R$55 (US$18) fee includes pickup and drop-off.

A gorgeous evening option is Valeverde's 1 1/2-hour Lights of the City cruise, which departs nightly from the Estação das Docas and circles offshore of Belém, allowing passengers to observe as the lights come on the city's historic churches and monuments. The price is R$18 (US$6); cruises depart Wednesday and Thursday at 7:30pm, Friday and Saturday at 7:30 and 9:30pm, and Sunday at 8pm.

Bus Tours -- The trip to Icoaraci is highly recommended.

Hiking -- Highly recommended for those in reasonable physical condition are Amazon Star's trekking tours. The 1-day tour departs before sunrise, crossing the Guamá River to a jungle-covered section of the Amazon estuary around Boa Vista. There follows a full-day, 27-mile (17km) trek in the jungle, observing wildlife and visiting caboclo communities who make a living growing cassava and fishing. At the far end of the Acará River there's time for a rest and some swimming, followed by a sunset cruise back to Belém. Cost is R$95 (US$30), guide and lunch included (July-Dec only). Their two-day trek follows the same route, but you overnight in a hammock on the Acará and return to Belém next day (R$135/US$45).

Walking Tours -- Both Amazon Star and Valeverde offer 3-hour walking tours of old Belém with stops at all the major sites, including the Ver-o-Peso Market, the Teatro da Paz, and the Nazaré Basilica. Tours start at R$25 (US$8.25).

http://www.frommers.com/destinations/print-narrative.cfm?destID=1544&catID=1544010019
 
#16 ·
O Natalense said:
Imagens deslumbrantes.
Realmente o Círio mobiliza Belém.
É verdade. A cidade pára pra ver a santa passar, mesmo quem não é católico tem que se adaptar aos engarrafamentos, ruas fechadas, todos os lugares sempre cheios. E a quadra nazarena ainda não acabou. Hoje foi realizado o círio das crianças (as procissões passam bem em frente ao meu quarto). Tudo só termina quando acontecer o recírio, semana que vem.
 
#17 ·
zeh said:
deve ser bem bonito acompanhar essa procissão...
Eu já tinha vista a romaria fluvial de cima quando eu morava em um prédio alto. Mas lá no meio dos barcos é bem mais interessante. Ainda mas que o barco onde eu estava tinha uma banda tocando carimbó, siriá e MPP (mus. pop. paraense).
 
#22 ·
Muuito legal, Paroara!! Eu queria ter ido pra romaria fluvial, mas não deu. Ano que vem serão as minhas fotos aqui, hehe.
Adoro ver Belém da Baía... Os prédios ficam todos colados e dá pra ver os mais altos em destaque.

Não sabia que o trajeto de Icoaraci pra Belém na romaria durava 5 horas!! Caramba!

O Círio é emocionante! Até pra quem não acredita em nada além desse mundo.

Um abraço!!
 
#23 ·
eu sempre achei que a padroeira dos navegantes fosse nossa senhora dos navegantes, chamada de iemanjá pelos umbandistas, sei lá... as fotos estão muito boas, o skyline é maravilhoso. realmente a demonstração de fé das pessoas é impressionante, ouvi dizer que o círio é como se fosse um "natal" para os paraenses.
 
#25 ·
Bibiana said:
eu sempre achei que a padroeira dos navegantes fosse nossa senhora dos navegantes, chamada de iemanjá pelos umbandistas, sei lá... as fotos estão muito boas, o skyline é maravilhoso. realmente a demonstração de fé das pessoas é impressionante, ouvi dizer que o círio é como se fosse um "natal" para os paraenses.
A profissão de "navegante" é perigosa, deve precisar de pelo menos umas três padroeiras pra proteger. ;)
 
#26 ·
Nunez said:
Muuito legal, Paroara!! Eu queria ter ido pra romaria fluvial, mas não deu. Ano que vem serão as minhas fotos aqui, hehe.
Adoro ver Belém da Baía... Os prédios ficam todos colados e dá pra ver os mais altos em destaque.

Não sabia que o trajeto de Icoaraci pra Belém na romaria durava 5 horas!! Caramba!

O Círio é emocionante! Até pra quem não acredita em nada além desse mundo.

Um abraço!!
Eu acho que o trajeto entre Belém-Icoaraci fica mais longo pq os barcos vão bem devagar, não sei dizer qual a duração normal e, de qualquer modo, de ônibus é bem mais rápido. Mas vale a pena acompanhar a romaria fluvial, é muito interessante mesmo.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top