daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 2 votes, 5.00 average.
Old October 20th, 2005, 04:58 PM   #1
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

Likes (Received): 2860

Linha 2 - Metrô de Porto Alegre

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2005

Muda traçado do metrô da Capital

Plano, que deverá ficar pronto no início de 2006, será readequado para atender mais passageiros. Projeto inclui planejamento de transporte de 14 cidades.

O traçado original da linha 2 do metrô da Capital deverá ser alterado. Segundo o presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, o estudo realizado pelo grupo de trabalho composto pela empresa, pela Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e pela Prefeitura de Porto Alegre apontou a necessidade de mudar o trajeto para atender mais usuários. Estava previsto que o metrô passaria pelas avenidas Cristovão Colombo e Benjamin Constant.

A análise técnica indicou que o número de passageiros por sentido não ultrapassaria 10 mil, enquanto o ideal é de 25 mil. 'Em vista disso, o traçado deverá passar pela avenida Farrapos, onde existe maior demanda', explicou Cunha. Outra mudança está sendo projetada na zona Norte. Segundo o coordenador da linha rápida e integrante do grupo de trabalho, Erno Zimbel, o trem deverá ingressar pelas avenidas Baltazar de Oliveira Garcia e Manoel Elias.

A mudança não impediria que o trem chegasse à Fiergs, como planejado anteriormente. O metrô atenderá em média 670 mil usuários/dia. Cunha antecipou que o veículo que será utilizado em Porto Alegre poderá ser o mesmo do metrô de Salvador. Montado por empresa sul-coreana, o composto terá capacidade para 1,2 mil passageiros.

Essas alterações deverão estar incluídas no Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana que ficará pronto até o começo de 2006. No projeto estarão previstas as alterações do sistema de transporte da região Metropolitana. Conforme Cunha, sem o estudo seria impossível conseguir os recursos internacionais necessários para a construção do metrô. 'O Banco Mundial não financia mais linha de trem, mas sistemas de transportes completos.'

A obra da linha 2 custará R$ 2,5 bilhões. Zimbel afirmou que haverá o planejamento de transporte de 14 cidades. No plano, estarão incluídas a ampliação da linha 1 do Trensurb, a linha rápida até Gravataí, a ligação fluvial Guaíba-Porto Alegre e os projetos para a BR 116.

SO VEJO PROJETOS E MAIS PROJETOS HA VARIOS ANOS!! QUANDO E QUE VAO COMECAR A CONSTRUIR ESSA M*??
GersonLDN no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 20th, 2005, 06:14 PM   #2
noize
NON FVCKOR FVCKO

noize's Avatar

Likes (Received): 82

Acabei de ler essa notícia no Correio... essa obra é emergencial pra cidade conseguir respirar num futuro próximo, tomara q saia logo do papel pq soh as obras demorariam uns 3, 4 anos...
noize no está en línea   Reply With Quote
Old October 20th, 2005, 07:01 PM   #3
mopc
USP

mopc's Avatar

Likes (Received): 6365

Quantos km? Mapa? Tudo subterrâneo? Data das obras????
mopc no está en línea   Reply With Quote
Old October 20th, 2005, 08:24 PM   #4
André
Geografia

André's Avatar

Likes (Received): 181

É tanto projeto Brasil afora que se 1% fosse pra frente já ficaria contente... Espero que esse em PoA pelo menos vá..
Old October 20th, 2005, 08:32 PM   #5
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

Quote:
Originally Posted by mopc
Quantos km? Mapa? Tudo subterrâneo? Data das obras????
O projeto inicial acho que eram 19/20kms....a maioria subterraneo(fotos abaixo).
Este eu nao sei. Acho que vao demorar pelo menos mais de 10 anos....A "novela" da linha 2 comecou em 1995.....

Aqui vao algumas fotos das estacoes do projeto inicial........

Last edited by GersonLDN; January 26th, 2007 at 01:57 AM.
Old October 20th, 2005, 09:02 PM   #6
mopc
USP

mopc's Avatar

Likes (Received): 6365

2,5 bilhões? por 20km subterrâneos? Barato de mais.
mopc no está en línea   Reply With Quote
Old October 21st, 2005, 10:43 AM   #7
noize
NON FVCKOR FVCKO

noize's Avatar

Likes (Received): 82

Mais uma vez fiquei impressionado, ótimas fotos gersonibias! Dá pra ver q o projeto é meio antigo, sequer havia sinal de construção do Borges 2233 no Centro Administrativo (ela começou em 99). Cara tu não tem idéia o quanto fico feliz em ver esses ângulos novos de POA, principalmente por aéreas... são novas perspectivas ateh para mim, q amo minha cidade e sou ávido de contempla-la e compreende-la dos mais diversos aspectos!

Valeu aí véio!
noize no está en línea   Reply With Quote
Old October 21st, 2005, 01:07 PM   #8
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

Quote:
Originally Posted by noize
Mais uma vez fiquei impressionado, ótimas fotos gersonibias! Dá pra ver q o projeto é meio antigo, sequer havia sinal de construção do Borges 2233 no Centro Administrativo (ela começou em 99). Cara tu não tem idéia o quanto fico feliz em ver esses ângulos novos de POA, principalmente por aéreas... são novas perspectivas ateh para mim, q amo minha cidade e sou ávido de contempla-la e compreende-la dos mais diversos aspectos!

Valeu aí véio!
Sim, essas fotos ja devem terem alguns anos.......eu copiei do site da trensurb na epoca, mas acho que eles nao tem mais agora. Vamos ver se eles colocam fotos novas do projeto.......(pelo jeito so projeto, pois a coisa de verdade parece nunca sair do papel!!)
Old October 22nd, 2005, 12:48 AM   #9
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 3284

eu já tinha postado essas fotos aqui faz tempo... mas obvio... como o projeto nunca foi adiante, elas AINDA são atuais hehehe.
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2005, 06:50 AM   #10
Baianóide
BAHIA

Baianóide's Avatar

Likes (Received): 35

Agora é só esperar.

O Brasil não é uma nação, são várias nações. Autonomia é o caminho. FEDERALISMO DE VERDADE JÁ!
Baianóide no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2005, 03:40 AM   #11
Ap_Recife
Internacia lingvo

Ap_Recife's Avatar

Likes (Received): 2119

É de projetos esse país tá cheio, sempre esteve. Espero saia do papel.
Essas fotos de Poa estão ótimas, q nitidez.
Old January 26th, 2007, 01:38 AM   #12
SirPhillip
NON FVCOR FVCO

SirPhillip's Avatar

Likes (Received): 0

OK, ressucitando esse topic entao, hehehe.

Pq priorizar a expansao até NH? Tá certo que seria ótimo, mas a linha 2 atenderia a um número bem maior de pessoas.
Dá vontade de fazer uma manifestão de cartazes na frente da Piratini pela linha 2, hehehe. Pena que depende muito do governo federal...
SirPhillip no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2007, 02:02 AM   #13
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

Ja que voce ressucitou o thread, vou apreveitar para deixar
o meu protesto contra o Presidente "MULA da SILVA"
que deixou o projeto da linha 2 do metro de Porto Alegre fora do PAC.

.
Old January 26th, 2007, 02:06 AM   #14
gaucho
PAPALEGUAS

gaucho's Avatar

Likes (Received): 554

O LULA é um FDP! Espero q o avião dele caia encima do congresso nacional!
Old January 26th, 2007, 02:41 AM   #15
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

METRO DE PORTO ALEGRE

Implantacao da linha 2.......projeto.

Planejada para ter entre 19/21km de extensao sendo 16 km desses subterraneos.

ABAIXO O MAPA QUE EU FIZ:

PS: Somente algumas das estacoes da linha 1- construida em 1985 (superficie) constam no mapa....
...o resto continua em direcao ao norte da RM. (total de 31km com planos p/ + 9km)

Old January 26th, 2007, 01:36 PM   #16
SirPhillip
NON FVCOR FVCO

SirPhillip's Avatar

Poderia ser difrente se o bigodudo tivesse ganho a eleição.

Bom, ja vi falaram aqui antes que o Trensurb n eh metro pq não é subterraneo. Metro pode ser subterrâneo, elevado ou de superfície. Miami tem um metrô elevado...

A linha 1 é restrita, mas tem gente que usa dentro da cidade. Conheço um cara que trabalhava de manhã no aeroporto e de tarde no centro- entao, andava com o metrô. Eu só uso pra ir na rodoviária, pq nao onibus onde eu moro que vai direto pra lá. Então, so quando viajo de ônibus, mesmo...

Ah, a 3a perimetral começou a ser feita 40 anos depois do fim do projeto e foi concluída com 6 anos de atraso. Pela mesma lógica, em 2035 começam a construir a linha 2 e em 2050, terminam. Ainda estaremos vivos!
Old January 26th, 2007, 01:50 PM   #17
SirPhillip
NON FVCOR FVCO

SirPhillip's Avatar

Pra quem quer conhecer melhor o Trensurb:

http://www.youtube.com/watch?v=GrKan6c_5Is
Old January 26th, 2007, 02:33 PM   #18
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 31

Bonito! limpo! organizado! Porém tá mais pra trem de subúrbio do que pra Metrô.

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2007, 06:53 PM   #19
Sniper
-A-

Sniper's Avatar

Likes (Received): 1723

Quote:
Originally Posted by thgteixeira View Post
Bonito! limpo! organizado! Porém tá mais pra trem de subúrbio do que pra Metrô.
É essa a idéia... A RM de Porto Alegre é suficientemente grande para ter expansões ou mais linhas.

Mas a cidade ainda possui um sistema relativamente bom de transporte público. O metrô (de facto) é necessário, mas não uma urgência. E ainda mais nesse país, quando as coisas não são urgências, nunca saem do papel
Sniper no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2007, 07:18 PM   #20
gaucho
PAPALEGUAS

gaucho's Avatar

Likes (Received): 554

Quote:
Originally Posted by Sniper View Post
É essa a idéia... A RM de Porto Alegre é suficientemente grande para ter expansões ou mais linhas.

Mas a cidade ainda possui um sistema relativamente bom de transporte público. O metrô (de facto) é necessário, mas não uma urgência. E ainda mais nesse país, quando as coisas não são urgências, nunca saem do papel
Eu acredito ser uma urgência, ainda mais q a a construção de um metro dura anos, mesmo se a construção fosse iniciada hoje ela só estaria concluida (sem atrasos...oq é impossivel nesse pais) lá por 2014...

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules