daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old July 6th, 2012, 09:40 PM   #1401
Rodalvesdepaula
Rodrigo A. de Paula

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 1229

Quote:
Originally Posted by FGB_curitiba View Post
Me corrijam se eu estiver errado, mas BRS é para carros piso-baixo, o que não é o caso dos hibribus de Curitiba.
Exatamente. O sistema BRS foi criado pela prefeitura do Rio de Janeiro e prevê o uso somente de ônibus de piso-baixo nas faixas exclusivas. Porém, como a rede está sendo formada agora, ônibus com motor dianteiro estão sendo aceitos no sistema provisoriamente.

Facebook: www.facebook.com/rodrigoalvesdepaula/Twitter: @RodrigoAlPaula
Rodalvesdepaula está en línea ahora   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 7th, 2012, 08:16 AM   #1402
Lro A C
Registered User

Lro A C's Avatar

Likes (Received): 75

Piccolo 9 150 do Transporte alternativo de Embu-Guaçu,infelizmente está surrado,faz serviço numa linha que atende o distante bairro do Congonhal,perto da divisa dessa cidade com São Lourenço da Serra,futuramente o sistema de transporte da cidade será reformulado,e o motorista do carro da foto me disse que a Cooperpam de São Paulo está de olho no Transporte Alternativo de Embu-Guaçu.

E a auto Unida ainda opera uma linha na cidade,e me parece que até outra linha,mas só que municipal.
Lro A C no está en línea   Reply With Quote
Old July 7th, 2012, 05:57 PM   #1403
rnnbe
Registered User

rnnbe's Avatar

Likes (Received): 145

Quote:
Originally Posted by Rodalvesdepaula View Post
Exatamente. O sistema BRS foi criado pela prefeitura do Rio de Janeiro e prevê o uso somente de ônibus de piso-baixo nas faixas exclusivas. Porém, como a rede está sendo formada agora, ônibus com motor dianteiro estão sendo aceitos no sistema provisoriamente.
Na verdade o RJ não criou nada. Corredores existem pelo Brasil há muito mais tempo, o RJ apenas se apoderou desse conceito.

Como as empresas daqui tem poder dentro da Marcopolo, Neobus, e outras, resolveram nomear o carro de BRS, sendo que não há nada demais.

Muitos carros 'BRS' só circulam por corredores em alguns trechos, minímos.

Na verdade BRS só se refere aos carros de Piso Baixo aqui na cidade, e a Prefeitura resolveu esfregar na cara de todo mundo que a inovação começou aqui, mas quem conhece sabe que não... São Paulo mesmo já possui carros LE há muito mais tempo, e não precisou renomear carros para BRS.

É só uma revolta minha mesmo, entendo seu comentário.
rnnbe no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2012, 05:34 AM   #1404
Lro A C
Registered User

Lro A C's Avatar

Of1721 Euro V também na Urubupungá

Old July 8th, 2012, 09:48 AM   #1405
VMachado9
Registered User

Likes (Received): 0

Alpha Metropolitano?

Olá devo imaginar que todos vocês, devem ser adultos, e já sabem discutir de ônibus, bom eu sou um menino de 16 anos, puxei ao meu pai sou apaixonado por ônibus, e enfim. Um dia desses estava andando na Av.Jabaquara / São Paulo. É encontrei um Alpha Motor traseiro, com a pintura metropolitana, logo me chamou a atenção, quando fui ver o prefixo o sinal abriu, mais vocês acham normal achar um alpha em pleno momento do Millenium dominando? Agradeço desde já!
VMachado9 no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2012, 05:25 PM   #1406
Miracatiba
Registered User

Miracatiba's Avatar

Primeiramente seja bem-vindo ao SSC.

Muito provavelmente você deve ter visto ônibus da área 5 da EMTU - não licitada. Nessa área, a exigência pela renovação de frota é quase (ou praticamente) nula, por causa disso é muito provavel que se continuar andando pela região (ou entrando mesmo nas cidades do ABC), vc além de ver Alphas, vai ver ainda Vitória, alguns Ciferial GLS, enfim... ônibus que quando vc nasceu já estavam velhos (exagero: modo ON).

Por causa dessa falta de exigencia de renovação de frota, é muito dificil empresas da região comprar ônibus novos, mas se comprar ou as que compram, normalmente opta por ônibus com motor dianteiro (leia-se CAIO Apache Vip2 e outros).

O Millenium pode até está dominando, mas ele só é vendido na configuração motor traseiro ou central, o que torna muito difícil ele ir para uma empresa região (com exceção da Metra), pois EMTU e ônibus com motor dianteiro são quase sinônimo.
Old July 9th, 2012, 05:35 PM   #1407
Miracatiba
Registered User

Miracatiba's Avatar

Quote:
Originally Posted by Lro A C View Post
Boa compra.

Uma pergunta meia tosca, mas vai lá: até hoje existe a lenda que ônibus com motor dianteiro nada mais é que um ônibus feito no que seria um caminhão. Passando tanto tempo é que essa "gambiarra" já feita e com a evolução da industria nesses anos todos, hoje será que continua sendo feito do mesmo jeito ou chassi que é para ônibus tem um tipo de evolução e chassi que é para caminhão tem outra? Sei lá... eu acho que com o passar do tempo deve ter um distinção entre as duas configurações. E você o que sabem sobre isso? Me expliquem, pvf.
Old July 9th, 2012, 06:11 PM   #1408
Rodalvesdepaula
Rodrigo A. de Paula

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 1229

Quote:
Originally Posted by Miracatiba View Post
Boa compra.

Uma pergunta meia tosca, mas vai lá: até hoje existe a lenda que ônibus com motor dianteiro nada mais é que um ônibus feito no que seria um caminhão. Passando tanto tempo é que essa "gambiarra" já feita e com a evolução da industria nesses anos todos, hoje será que continua sendo feito do mesmo jeito ou chassi que é para ônibus tem um tipo de evolução e chassi que é para caminhão tem outra? Sei lá... eu acho que com o passar do tempo deve ter um distinção entre as duas configurações. E você o que sabem sobre isso? Me expliquem, pvf.
O ônibus com motor dianteiro se assemelha a um caminhão por causa da sua suspensão, que é por molas elípticas (aquelas existentes nos veículos de carga); por não absorver bem as irregularidades do terreno, o veículo pula mais, e é daí que veio o apelido "cabrito".

Porém, o motor na parte dianteira não quer dizer que o ônibus é um chassi de caminhão: o posto do motorista é mais baixo, o chassi pode ter suspensão a ar (como no Scania F300) e o recuo do eixo dianteiro é bem maior que no caminhão. Na Europa e EUA, existem "micrões" com motor dianteiro, bem parecido com os nossos veículos.

Até 1983, a Mercedes-Benz fabricava o LPO-1113, que era oficialmente um caminhão adaptado para ônibus (pedais mais baixos e eixo dianteiro recuado). Já o OF-1313, seu sucessor, já era um chassi específico para ônibus com nova caixa de câmbio, quadro mais baixo e posto de motorista mais adequado para a aplicação.

Na França e em outros países europeus, ônibus de piso baixo é obrigatório por lei.

Facebook: www.facebook.com/rodrigoalvesdepaula/Twitter: @RodrigoAlPaula
Rodalvesdepaula está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 9th, 2012, 08:52 PM   #1409
Fabio Pittol
Registered User

Fabio Pittol's Avatar

Likes (Received): 41

Quote:
Originally Posted by Rodalvesdepaula View Post
Na França e em outros países europeus, ônibus de piso baixo é obrigatório por lei.
E ninguém fica resmungando falta de espaço, quem nem por aqui.
Fabio Pittol no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2012, 09:06 PM   #1410
Miracatiba
Registered User

Miracatiba's Avatar

Legal Rodalves, muito obrigado pela explicação.
Old July 9th, 2012, 10:10 PM   #1411
samuca_
Iron Lady

samuca_'s Avatar

Likes (Received): 625

Não sei se na França há muitas cidades com o relevo tão incerto quanto São Paulo ou Rio de Janeiro.
Old July 9th, 2012, 11:01 PM   #1412
Daniel_Sousa
Devolva minha fama Fuleco

Daniel_Sousa's Avatar

Likes (Received): 546

Não falei, já começaram a estragar o design do Viale BRT, sem os seus exclusivos retrovisores e as sua janelas coladas, ele já muda bastante, tá ficando basicão (eu tenho medo dele passar à ser chamado de Torino no futuro)

Mas continua bonito:

já o Mega...

E está aí o Viale no chassi B12M Na caravana Volvo

Não está tão completo quanto o Mega BRT estava na sua apresentação (ele só era bonito daquele jeito)

Fonte: http://onibusexpresso.fotopages.com/

Last edited by Daniel_Sousa; July 9th, 2012 at 11:16 PM.
Daniel_Sousa no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2012, 11:30 PM   #1413
felipe slobodzian
Registered User

felipe slobodzian's Avatar

Quote:
Originally Posted by Daniel_Sousa View Post
Não falei, já começaram a estragar o design do Viale BRT, sem os seus exclusivos retrovisores e as sua janelas coladas, ele já muda bastante, tá ficando basicão (eu tenho medo dele passar à ser chamado de Torino no futuro)
O Torino BRT
Mas tomara que esse lote seja o único sem os seus verdadeiros retrovisores.
felipe slobodzian no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2012, 12:05 AM   #1414
Daniel_Sousa

Daniel_Sousa's Avatar

E olha quem estreou (já faz 1 ou 2 semanas):

( Esse local de foto é clichê, em frente à saída do t. Capelinha, kkkk) Detalhe: Esse prefixo era de um Apache Vip OF de 2003 (bancos azul)

Essa traseira ainda é estranha pra mim, parece coisa da FIAT. Pelo menso o futuro chegou pra CAIO

Eu preferia a frente toda preta, agora ficou mais feio ainda, e perdeu a cara de VLT

E claro que o interior dele não ficou tão bonito quanto o das fotos de divulgação:

http://2.bp.blogspot.com/-uBtYLlLnhv...nium+BRT-8.jpg

Last edited by Daniel_Sousa; July 10th, 2012 at 12:11 AM.
Daniel_Sousa no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2012, 12:09 AM   #1415
samuca_
Iron Lady

samuca_'s Avatar

Likes (Received): 625

Oque eu detesto são as janelas da Marcopolo, que parecem que são feitas fora de esquadro com o restante da carroceria, que fica cheio de janelinhas picadas.
Old July 10th, 2012, 01:02 AM   #1416
Miracatiba
Registered User

Miracatiba's Avatar

Confesso que ele é mais bonito que o TopBus PB, mas acho a frente dele meio sem personalidade e a traseira meia estranha. Enfim... quero ver ao vivo pra ter uma noção melhor.

Outra coisa: essa roda dianteira do chassi deveria ser um pouco mais pra fora.
Old July 10th, 2012, 01:13 AM   #1417
Daniel_Sousa

Daniel_Sousa's Avatar

O Top Bus Pb é bonito dependendo do angulo, de frente ele é mais feio, pois parece algum bicho estranho(???)

Falando nele, não sei se eu já falei aqui, e alguém aqui viu, mas a maioria do Top Bus Pb estão com a frente do radiador sendo fechada, a Viação Cidade Dutra deixou tudo branco em alguns.

Já a Viação Campo Belo, foi mais legal, e colocou um tintura (parece guache vendo de perto kkkk) preta pra imitar uma saída de ar.

Se bem que aquela saída de ar juntava muita poluição e era visível de longe a sujeira.
Old July 10th, 2012, 06:05 AM   #1418
Lro A C
Registered User

Lro A C's Avatar

A frente do Top Bus PB é bonita,enquanto as versões anteriores são mais ou menos,mudando de assunto,tem várias situações em que motoristas levam os caras que fotografam ônibus na esportiva ou seja não levam pro lado negativo,porém já foi postada aqui uma foto de um motorista ignorante mostrando o dedo central prum rapaz que fotografava um Vip 2,foto que até foi postada aqui no fórum,pois bem ontem no começo da tarde tava no Eldorado em Diadema,tinha clicado um Svelto 4 VW 17 230 EOD da Benfica de Diadema,fiz a foto,guardei a câmera,não deu outra,o motorista pensou que eu tava tirando foto dele e ficou olhando pra mim espumando de raiva,ei fiquei na minha,de cabeça erguida esperando ele falar merda,ele tinha apanhado um passageiro e percebi que ele falava baixo com um passageiro,e percebi que ele falava da foto,e o passageiro e a cobradora ficaram olhando feio pra mim,continuei de cabeça erguida e o ônibus se foi,não é a primeira vez que isso acontece,uma vez na Lapa o motorista de um Mi3 k270UB da Santa Brígida,parou o ônibus e perguntou"Pq vc tá tirando foto?"e eu "Não tô tirando foto sua e sim do carro",aí o motorista"Vc tem autorização?",eu respondei"Não precisa,tô na rua,a rua é pública"e ele insistiu em autorização e caiu fora,tem motoristas que não levam a coisa pro lado negativo,mas tem vários que são ignorantes,chegando até a mostrar o dedo central,porém quando vagabundo pede carona eles dão e nem falam nada.
Old July 10th, 2012, 07:06 PM   #1419
Daniel_Sousa

Daniel_Sousa's Avatar

É tem muita gente desmiolada nesse mundo, de mente fechada, e mal educada
Old July 11th, 2012, 01:04 AM   #1420
Fabio Pittol
Registered User

Fabio Pittol's Avatar

Likes (Received): 41

Lro A C, na maioria das vezes essa arrogância tem nome: rabo preso!
Fabio Pittol no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules