daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte



Reply

 
Thread Tools
Old November 17th, 2005, 03:20 AM   #1
FelipKnotSC
BANNED
 
Join Date: Jul 2005
Location: Joinville
Posts: 1,925
Likes (Received): 1

Impressionante!! - Foto da Usina Hidr. de Campos Novos/SC

Simplesmente a terceira mais alta usina hidrelétrica do mundo






Em construção, a maior barragem de enrocamento e face de concreto

Hidrelétrica de Campos Novos terá barragem com 202 m de altura, que será também a terceira mais alta do mundo

A Usina Hidrelétrica (UHE) Campos Novos, atualmente em fase de conclusão, exigiu a construção da maior barragem do tipo enrocamento e face de concreto já executada no Brasil. Com crista de 592 m e 202 m de altura, será a terceira mais alta do mundo na modalidade, escolhida em virtude do local onde está inserida ser muito chuvoso, com pouca presença de argila (veja gráfico com as fases construtivas na página seguinte).

O empreendimento situa-se no Rio Canoas, entre os municípios de Campos Novos e Celso Ramos, em Santa Catarina, a cerca de 30 km da divisa com o Rio Grande do Sul. A região está no epicentro do Mercosul, é agrícola por excelência, e tem importância econômica estratégica.

As obras, iniciadas em agosto de 2001, prosseguem dentro do cronograma: atualmente, os trabalhos civis estão com 90% de avanço, o projeto executivo com 99%, a montagem eletromecânica com 60%, o fornecimento de equipamentos está 76% executado e as linhas de transmissão 36%. Com 20 km de extensão, elas levarão energia da subestação da usina para a subestação de Campos Novos.
FelipKnotSC no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old November 17th, 2005, 03:26 AM   #2
MauM
Registered User
 
MauM's Avatar
 
Join Date: Jul 2005
Location: São Paulo / SBC
Posts: 268
Likes (Received): 2

Impressionante!! Pelo visto a água vai subir em torno de 200m, é isso? Fico imaginando o tamanho q ficará a represa.
MauM no está en línea   Reply With Quote
Old November 17th, 2005, 04:05 AM   #3
Vinicius
SSC Brasil
 
Vinicius's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Rio de Janeiro
Posts: 16,665
Likes (Received): 2789

Uma obra necessaria, porém de grande impacto ambiental.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old November 17th, 2005, 12:16 PM   #4
GersonLDN
-*-*-*-
 
GersonLDN's Avatar
 
Join Date: Mar 2005
Location: London-UK/Porto Alegre-BR
Posts: 12,247
Likes (Received): 2267

Impressionante a altura......os caminhoes parecem formigas!!
GersonLDN no está en línea   Reply With Quote
Old November 21st, 2005, 12:12 AM   #5
Kaplan
Registered User
 
Join Date: Jul 2003
Location: Santos
Posts: 1,685
Likes (Received): 24

Nem sabia da construção dessa usina.
Interessante, a água do rio deve estar passando por algum túnel!
Só para saber? Tem alguma denúncia sobre a construção? Superfaturamento?
Kaplan no está en línea   Reply With Quote
Old November 21st, 2005, 02:53 AM   #6
schmidt
Registered User
 
schmidt's Avatar
 
Join Date: Dec 2002
Location: London, UK
Posts: 5,571
Likes (Received): 45

Não sei, mas eu que sou do estado nunca ouvi falar nada sobre essa usina! Queria dar uma volta lá pelo oeste e dar uma olhada nessa usina, deve ser bem interessante.

Será que o RS tb vai querer pegar os créditos dessa usina pra eles?
schmidt no está en línea   Reply With Quote
Old November 21st, 2005, 03:08 AM   #7
FelipKnotSC
BANNED
 
Join Date: Jul 2005
Location: Joinville
Posts: 1,925
Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by boom
Não sei, mas eu que sou do estado nunca ouvi falar nada sobre essa usina! Queria dar uma volta lá pelo oeste e dar uma olhada nessa usina, deve ser bem interessante.

Será que o RS tb vai querer pegar os créditos dessa usina pra eles?

sim... prioritariamente essa usina eh pra abastecer energia na grande Porto Alegre
FelipKnotSC no está en línea   Reply With Quote
Old November 21st, 2005, 03:28 AM   #8
legal
Registered User
 
legal's Avatar
 
Join Date: Aug 2003
Location: Bethlehem, PA
Posts: 6,199
Likes (Received): 1890

Começou em 2001, ou seja, por determinacao do governo FHC. E que esta fazendo o governo Lula de obra?

Acho que ele vai ter que inaugurar quadra de esporte em colegio de 2o grau no ano que vem, durante a sua campanha para reeleicao, porque nao esta FAZENDO NADA!!!!!

Agora ele vai a inauguracao dessa usina e vai dizer que ele que fez!

A maior obra em andamento no Brasil iniciada pelo governo Lula eh um duto... chama-se Valerioduto e eh um dos maiores do mundo!
__________________
Author of "The Greys' Secret", a sci-fi novel on governments' contacts with aliens. E-book: https://www.smashwords.com/books/view/214626

& "Spanish for Smarties." : https://www.smashwords.com/books/view/291960

www.globaltradeview.com, a forum on International Business, Global Affairs and Travels.

www.lehighinstitute.com - International Business.

Movimento de Desfavelizaçao Mental, Social, Urbana e Politica do Brasil: http://www.globaltradeview.com/blogs...tica-do-brasil
legal está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 1st, 2006, 04:21 PM   #9
diegoboeing
Registered User
 
Join Date: Sep 2006
Posts: 1
Likes (Received): 0

desconhecimento

gostaria de informar que essa obra é da iniciativa privada, e não do governo federal. Então ela poderia ter começado em 2001 ou em 2003 que não teria nenhuma diferença. E só para informar, essa obra teve suas comportas do canal de desvio rompidas, causando o esvaziamento total do reservatório em apenas 60 horas. Então quando for dar uma opinião, pesquise, informe-se antes de escrever. Entrem no site da Enercam (www.enercan.com.br) e você verão que essa usina pertence ao consórcio Enercan - Campos Novos Energia, cujo consórsio é formado por CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz - doada a iniciativa Privada na época do governo FHC), CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica - Rio Grande do Sul - Pública) e pela Votorantim (do Antonia Ermirio de Moraes)
diegoboeing no está en línea   Reply With Quote
Old September 1st, 2006, 05:40 PM   #10
Brasil Guy
Registered User
 
Brasil Guy's Avatar
 
Join Date: Sep 2002
Location: Rio de Janeiro
Posts: 2,773
Likes (Received): 3

Qual será o potencial energético da usina, alguem sabe?
__________________
Colabore - www.clickarvore.com.br - plante árvores gratuitamente
Brasil Guy no está en línea   Reply With Quote
Old September 4th, 2006, 07:15 PM   #11
caco
Crucismogiensis
 
caco's Avatar
 
Join Date: May 2006
Location: Mogi das Cruzes/SP - Brasil
Posts: 7,573
Likes (Received): 774

Alguns meses atrás, toda a água dessa barragem vazou pelo vazamento de um dos túneis de desvio. Vejam essa portagem abaixo, da Agência Carta Maior de 01/07/2006:


"Hidrelétrica de Campos Novos

Reservatório de usina é esvaziado por falha técnica

Pronta para funcionamento, usina teve seu lago esvaziado. A obra custou cerca de US$ 1 bilhão e foi financiada pelo BNDES e pelo BID. Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vinha denunciando falhas desde outubro de 2005

Natália Suzuki - Carta Maior

SÃO PAULO – O reservatório da usina hidrelétrica de Campos Novos, localizada entre os municípios de Celso Ramos (SC) e Pinhal da Serra (RS), no rio Canoas, foi totalmente esvaziado. O reservatório contava com 75% da sua capacidade total de 1,47 bilhões de metros cúbicos de água e estava pronto para entrar em funcionamento. Contudo, desde outubro do ano passado o empreendimento apresentou problemas em sua construção.

Ênio Schneider, diretor superintendente da empresa Campos Novos Energia S/A (Enercan), responsável pela construção e gestão da hidrelétrica, afirma que, em outubro de 2005, um dos túneis de desvio da água do rio apresentou vazamentos. Em março de 2006, a empresa controlou a situação, mas logo um novo vazamento surgiu. “Tentamos fazer [o conserto] de novo, mas não tivemos resultados”, explica Schneider. As condições se tornaram insustentáveis na madrugada do dia 20 de junho, quando o vazamento aumentou muito, apresentando uma vazão de 3 mil metros cúbicos por segundo.

A estrutura da barragem, formada por 13 milhões de metros cúbicos de rocha, tem 202 metros de altura e ocupa uma área de 39,4 km2. Segundo a organização não-governamental Amigos da Terra, a barragem de Campos Novos é uma das maiores do mundo. Kathia Vasconcellos Monteiro, vice-presidente do Núcleo Amigos da Terra, diz que a hidrelétrica estava pronta para funcionar. “Ainda não estava produzindo energia porque não tinha autorização; era uma questão administrativa e não técnica”.

A água foi toda escoada para a barragem de Machadinho, que estava com sua capacidade bem abaixo do normal devido ao período de seca na região. “Machadinho recuperou 85% do seu volume”, diz Schneider, garantindo que, mesmo que a barragem de Machadinho operasse em cheia, não haveria perigo ou riscos de as populações locais serem atingidas, pois as barragens de Campos Novos, Machadinho e Itá “funcionam de forma coordenada”. Ele garante também que não houve nenhum impacto ambiental com o esvaziamento do lago.

Kathia contraria a informação e diz que as casas, além da fauna e da vegetação que estão acima do leito do rio, poderiam ter sido afetadas caso Machadinho trabalhasse em período de cheia. “Teria sido uma catástrofe”, diz. De acordo com o membro da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Marco Antônio Trierveiler, cerca de 20 mil pessoas se encontravam em situação de risco. Ele afirma que Machadinho e Itá poderiam ter suas barragens estouradas e que haveria inundação se estivessem operando com a capacidade máxima.

Trierveiler afirma que a população local não obtinha uma resposta oficial da empresa sobre o que estava acontecendo com a barragem nem informações sobre a dimensão do perigo e prejuízos que um eventual acidente poderia trazer. “A população tem o direito de saber para estar preparada para um possível desastre”, diz. Questionado sobre isso, o diretor da Enercan diz que todos foram avisados por meio de um boletim difundido pela rádio local na manhã do ocorrido.

ESTRUTURA RACHADA

Com o esvaziamento, a barragem de Campos Novos deixou uma enorme rachadura em sua estrutura visível. “Desde outubro, as coisas iam piorando. Houve desabamento e o robô que mandaram para o conserto foi sugado pela água”, afirma o coordenador do MAB. As comunidades locais já haviam denunciado a existência dessa rachadura. Entre outubro de 2005 e março deste ano, o MAB encaminhou duas vezes comunicados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Fundação do Meio Ambiente (Fatma) _ órgão estadual responsável pelo licenciamento do empreendimento _ além dos financiadores Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Mas, segundo Trierveiler, o movimento não obteve nenhuma resposta das partes. “Hoje tem um comitê do BID avaliando a situação aqui, mas não se manifestaram sobre o ocorrido”, diz o coordenador do MAB. Kathia Monteiro concorda. “Havia comentários sobre a rachadura, mas não havia nada comprovado. Eu não acreditava num erro tão primário num empreendimento desse porte e magnitude com tecnologia”, afirmou.

Segundo a diretoria da Enercan, a rachadura não teve nada a ver com o esvaziamento do reservatório. “A trinca já existia logo no início [das obras]”, diz Schneider. A empresa afirma que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recomendou que a falha fosse corrigida apenas quando o reservatório estivesse cheio. “O tratamento consiste em lançar argila no local da fissura para se obter uma melhor impermeabilização, com o objetivo de reduzir o nível de infiltração”.

Em nota pública, a Enercan explica que “a face de concreto que apresenta fissura serve apenas para fazer uma vedação final do corpo da barragem, promovendo uma melhor impermeabilização. Portanto a face não possui nenhuma função estrutural. Por ser uma fissura no corpo da laje de concreto de impermeabilização, ela não afeta de forma alguma a segurança estrutural da barragem”. Schneider reconhece que, com o reservatório vazio, é mais fácil fazer o conserto do túnel de desvio e da própria rachadura. “Estávamos trabalhando a mais de 130 metros de profundidade debaixo da água”, disse. "
caco no está en línea   Reply With Quote
Old October 11th, 2007, 07:55 PM   #12
Kaplan
Registered User
 
Join Date: Jul 2003
Location: Santos
Posts: 1,685
Likes (Received): 24

Putz, não acretidei quando vi as fotos!
Foi a Camargo Corrêa que fez a obra, 1 bilhão de prejuízo no mínimo, muitas cabeças devem ter rolado!
Engenharia brasileira no seu pior!





Kaplan no está en línea   Reply With Quote
Old October 11th, 2007, 11:40 PM   #13
caco
Crucismogiensis
 
caco's Avatar
 
Join Date: May 2006
Location: Mogi das Cruzes/SP - Brasil
Posts: 7,573
Likes (Received): 774

parece que ela já está em funcionamento novamente.
caco no está en línea   Reply With Quote
Old October 11th, 2007, 11:57 PM   #14
Tamarindo Cobra
Inconsciente Coletivo
 
Tamarindo Cobra's Avatar
 
Join Date: Feb 2006
Location: Cidade Sanduiche
Posts: 6,147
Likes (Received): 55

Como que repararam isso? Alguém foi presô? Pagaram multas milionárias??? Já pensou se matam 20 mil pessoas instantâneamente???

Como pode uma irresponsabilidade desse nível passar batido???
__________________
Questione tudo. Aprenda algo. Responda nada.

Tamarindo Cobra no está en línea   Reply With Quote
Old October 12th, 2007, 01:29 AM   #15
Honda Power
Registered User
 
Honda Power's Avatar
 
Join Date: Jun 2007
Location: São Paulo
Posts: 2,663
Likes (Received): 324

Camargo Côrrea, uma das construtoras da Linha 4 - Amarela....

Procura-se engenheiros competentes.
Honda Power no está en línea   Reply With Quote
Old October 13th, 2007, 03:19 AM   #16
wanderson aju
Registered User
 
wanderson aju's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: aracaju
Posts: 1,067
Likes (Received): 3

putz que prejuizo heim!!!
wanderson aju no está en línea   Reply With Quote
Old October 13th, 2007, 03:23 AM   #17
wanderson aju
Registered User
 
wanderson aju's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: aracaju
Posts: 1,067
Likes (Received): 3

brevemente irei visitar a usina de xingó!!!
vou tirar varias fotos para postar!!
wanderson aju no está en línea   Reply With Quote
Old October 15th, 2007, 02:45 AM   #18
Inconfidente
Olha o vão
 
Inconfidente's Avatar
 
Join Date: Feb 2007
Location: Belo Horizonte
Posts: 11,265
Likes (Received): 2005

Bem alta mesmo.
__________________
Santo Antônio, BH
Inconfidente está en línea ahora   Reply With Quote
Old October 15th, 2007, 11:58 PM   #19
JoãoVR
loading...
 
JoãoVR's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: BH
Posts: 2,135
Likes (Received): 221

A usina hidrelétrica mais alta do Brasil é a de Irapé no Rio Jequitinhonha em Minas Gerais com 208 metros de altura.




mais informações:http://www.irape.com.br/
JoãoVR no está en línea   Reply With Quote
Old October 16th, 2007, 12:26 AM   #20
caco
Crucismogiensis
 
caco's Avatar
 
Join Date: May 2006
Location: Mogi das Cruzes/SP - Brasil
Posts: 7,573
Likes (Received): 774

Quote:
Originally Posted by João Rocha View Post
A usina hidrelétrica mais alta do Brasil é a de Irapé no Rio Jequitinhonha em Minas Gerais com 208 metros de altura.
Incrível esta barragem no Jequitinhonha, não sabia de sua existência.

Quando será que foi inaugurada? Deve ser nova.

É bom lembrar que este tópico é de 2005.
caco no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 04:17 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu