daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte

Reply

Thread Tools
Old March 2nd, 2008, 06:20 AM   #21
serbsil
BANNED

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by OsascoStation2007 View Post
Osasco já tem quase 1 milhão de habitantes, não dá pra ficar colocando corredor de ônibus e achar que vai resolver nossos problemas. Osasco é uma cidade jovem e não deveria cometer o mesmo erro que tantas outras, bem mais antigas. Já temos várias linhas de ônibus, mas estas ficam saturadas nos horários de pico e o centro e regiões próximas tem trânsito caótico em horários de pico e dias de chuva. Não dá mais, queremos qualidade de vida, precisamos de meios de transporte eficientes, rápidos, menos poluentes e que levem mais pessoas ao mesmo tempo. Só assim deixaremos nossos carros em casa para irmos para distâncias médias e curtas. Além disso, vou complementar meu mapa com ciclovias e bike stations.
É, que diga o ABCD paulista.....
serbsil no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 2nd, 2008, 11:18 AM   #22
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 659

Está certissimo...tem que fazer agora que ainda é jovem ao invés de esperar crescer e virar um caos pra só depois fazer alguma coisa...é burrice pura!

A cidade não vai ficar do mesmo tamanho pra sempre!
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2008, 03:28 PM   #23
OsascoStation2007
Land of the 1st flight

OsascoStation2007's Avatar

Likes (Received): 431

Quote:
Originally Posted by pdm View Post
Pelo mapa, a impressão que dá é que querem abrir um acesso sul a Pres. Altino via passarela e chamar isso de Estação Continental... Veja:

Na verdade esse acesso já existe (em local diferente ao do mapa), dá de cara com uns condomínios e com o Parque Continental, mas é um acesso perigoso, com uma favela barra pesada bem próxima. Também fica perto das faculdades. Porém não tem porque chamar como outra estação, já que é apenas um acesso. É legal que tem o tótem da CPTM e tudo. Precisam revitalizar a região. A não ser que de acordo com o mapa pretendem ou pretendiam fazer uma estação para a linha C, um pouco antes da curva que leva a linha ao Ceasa. Daí teria sentido dar um outro nome á estação. Porém falando de acesso acho que ficaria pior ainda.

Last edited by OsascoStation2007; March 2nd, 2008 at 03:43 PM.
OsascoStation2007 no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2008, 03:59 PM   #24
pdm
Registered User

pdm's Avatar

Likes (Received): 1

Pode ser, mais ou menos como acontecerá com as estações Consolação e Paulista...
pdm no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2008, 04:15 PM   #25
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Likes (Received): 1717

Quote:
Primeiramente não é obsessão compulsiva, é uma necessidade da população. Só ela sabe. Em segundo lugar obviamente há demanda, não somente por observações visuais mas também pelo fato de estar no Plano Diretor. Não pode estar lá à toa. Muitas coisas do Plano Diretor já foram feitas ou estão sendo feitas. Neste momento não estou cogitando metrô, pois já vi vários afirmando que o metrô atende somente SP, mesmo a Estação Tabõao tendo sido parte dos planos da linha 4. Estou falando de VLT, de Osasco mesmo, independente de SP, tanto que não ultrapassa as divisas. VLT em superfície com pequenos elevados onde for necessário. Os governantes sabem da capacidade de Osasco, e suas necessidades. As coisas podem não sair, ou demorar, mas não será por não-necessidade.
É obsessão complusiva sim!

Se você criasse um único thread para discutir sobre esse assunto, mas existem vários threads seus falando sobre o mesmo assunto.

Olha aqui quantos threads você criou (além desse) para falar desse mesmo assunto:

Proposta de Metrô de Osasco - by Edu de Oz
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=347329

Integração do metrô de Osasco (meu projeto) com o de Sampa
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=298909

Meu mapa para futuro Metrô de Oz
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=279322

Centro de Osasco - veja porque o metrô não deveria demorar muito
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=451107

Será que não dava para manter sua obsessão compulsiva em um único thread?
Será que isso é pedir muito?
Ramos no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2008, 07:06 PM   #26
OsascoStation2007
Land of the 1st flight

Fique achando que é obsessão compulsiva então, não venho aqui para ficar aguentando picuinhas, quando você estiver afim de discutir sobre os temas do fórum estou à disposição.
Old March 2nd, 2008, 07:27 PM   #27
OsascoStation2007
Land of the 1st flight

Estou postando agora um novo mapa (sem a linha 4), com destaque para os parques em verde, as ciclovias (Rosa: Piratininga-Jd. D'Abril, Cinza: Pestana-? e Amarela/Laranja: Vila Yara-General Miguel Costa). A idéia geral do sistema é que existam bicícletários em todas as estações e Bike Stations em todas as estações de conexão e de início/término de linhas. Mais ciclovias precisam ser feitas, principalmente que dêem acesso aos parques. Também tem o terminal do Jardim D'Abril que eu havia me esquecido, conectado à linha 5-Azul Clara, que vai até a Vila Yara fazendo conexão com a linha 3, com o terminal de ônibus urbano e com a ciclovia. A linha 5 passa próxima ao Parque Chico Mendes. Estão abrindo uma novo acesso viário próximo ao Jardim da Glória, que irá até o Adalgiza sem a necessidade de descer a Padre Vicente Melillo e subir a Martin Luther King, então a linha 5 pode ajudar na ocupação dessa área.

Quem quiser ver esse mapa e o outro com definição melhor, é só me pedir.

Last edited by OsascoStation2007; March 2nd, 2008 at 07:39 PM.
Old March 3rd, 2008, 05:29 AM   #28
ionhollfman
Fepasão Loses !

ionhollfman's Avatar

Likes (Received): 134

Mesmo com o orçamento de 1Bi, infelizmente osasco não tem bala pra ter VLT e/ou Metrô, e o governo do estado tem outras prioridades.

Fora que a cidade esteve estagnada nos anos 90, só agora com um crescimento econômico mais enérgico, perdeu muito tempo para se consolidar mais ainda. (Visto que ninguém tem dúvida que é um dos grandes pólos de riqueza na RMSP)

E tem mais, Osasco precisa cuidar mais da zona norte e do tanto de favelas que vem aparecendo sucessivamente durante a gestão do Emídio.
Acredito que algum tipo de VLP, VLT ou um pré-metrô saiam antes em Barueri que tem um orçamento quase igual mas uma economia mais ativa com um rítmo de crescimento sucessivo pelas décadas, sem gargalos como Osasco nos anos 90.

É uma pena, Osasco é uma grande cidade e mesmo considerada agora cidade-dormitório pelo estudo de mobilidade pendular da fundação Seade (Na RM só não são SP, SCS e Barueri) tem uma população significativa e um complexo industrial forte.

Last edited by ionhollfman; March 3rd, 2008 at 05:36 AM.
ionhollfman no está en línea   Reply With Quote
Old March 3rd, 2008, 07:54 AM   #29
serbsil
BANNED

São tantas as cidades que precisam de metrô, VLT e/ou corredores de ônibus (nos moldes do sistema curitibano).....

Sem entrar no mérito político:
São Paulo (ampliação), Guarulhos, Curitiba, Belo Horizonte (ampliação), Rio de Janeiro (ampliação), Campinas (região metropolitana), Salvador, etc.....

PS: bairrismo rules!!!
PS2: QUERO METRÔ EM PIRITUBA
PS3: concordo com o Ramos (mais uma vez)
Old March 3rd, 2008, 02:50 PM   #30
xcleitonx
Registered User

xcleitonx's Avatar

Likes (Received): 91

Na minha opinião, na RMSP a cidade que precisa de transporte por trilhos é Guarulhos, ainda bem está sendo feito algo parecido. Lá também terá um corredor metropolitano ligando até a estação.

Agora eu pergunto, porque não existe um corredor desses entre Osasco, Barueri e Carapicuiba?

Cotia e Taboão da Serra também são cidades isoladas, apesar que no caso de taboão é só fazer um esquema bom de transporte até a linha 4.
xcleitonx no está en línea   Reply With Quote
Old March 3rd, 2008, 05:01 PM   #31
OsascoStation2007
Land of the 1st flight

Quote:
Originally Posted by ionhollfman View Post
Mesmo com o orçamento de 1Bi, infelizmente osasco não tem bala pra ter VLT e/ou Metrô, e o governo do estado tem outras prioridades.

Fora que a cidade esteve estagnada nos anos 90, só agora com um crescimento econômico mais enérgico, perdeu muito tempo para se consolidar mais ainda. (Visto que ninguém tem dúvida que é um dos grandes pólos de riqueza na RMSP)

E tem mais, Osasco precisa cuidar mais da zona norte e do tanto de favelas que vem aparecendo sucessivamente durante a gestão do Emídio.
Acredito que algum tipo de VLP, VLT ou um pré-metrô saiam antes em Barueri que tem um orçamento quase igual mas uma economia mais ativa com um rítmo de crescimento sucessivo pelas décadas, sem gargalos como Osasco nos anos 90.

É uma pena, Osasco é uma grande cidade e mesmo considerada agora cidade-dormitório pelo estudo de mobilidade pendular da fundação Seade (Na RM só não são SP, SCS e Barueri) tem uma população significativa e um complexo industrial forte.
Conforme eu disse, quem bancaria isso é a própria prefeitura, através de parcerias para conseguir a verba. Seria feito em fases, como o metrô de SP. A questão das favelas e outras questões são outros problemas, SP não deixa de fazer metrô porque tem favela e problemas mais primários para resolver. Concordo que à noite (após as 20h) o transporte dá conta muito bem, mas de dia e principalmente nos horários de pico, sem comentários.

Proposta de monotrilho de Osasco enviada para a prefeitura: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

KMZ com toda a rede de trilhos e pneus: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

Artigo/Crítica sobre o Hopi Hari com várias sugestões, inclusive de solução de transporte sobre trilhos: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128
Old March 3rd, 2008, 05:04 PM   #32
OsascoStation2007
Land of the 1st flight

Quote:
Originally Posted by serbsil View Post
São tantas as cidades que precisam de metrô, VLT e/ou corredores de ônibus (nos moldes do sistema curitibano).....

Sem entrar no mérito político:
São Paulo (ampliação), Guarulhos, Curitiba, Belo Horizonte (ampliação), Rio de Janeiro (ampliação), Campinas (região metropolitana), Salvador, etc.....

PS: bairrismo rules!!!
PS2: QUERO METRÔ EM PIRITUBA
PS3: concordo com o Ramos (mais uma vez)
Sim, muitas cidades, entre elas Osasco.
Essa é a mentalidade do brasileiro, defender o transporte na sua cidade é bairrismo. Bom, nem todo mundo pensa assim.

Proposta de monotrilho de Osasco enviada para a prefeitura: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

KMZ com toda a rede de trilhos e pneus: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

Artigo/Crítica sobre o Hopi Hari com várias sugestões, inclusive de solução de transporte sobre trilhos: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128
Old March 3rd, 2008, 05:05 PM   #33
OsascoStation2007
Land of the 1st flight

Quote:
Originally Posted by xcleitonx View Post
Na minha opinião, na RMSP a cidade que precisa de transporte por trilhos é Guarulhos, ainda bem está sendo feito algo parecido. Lá também terá um corredor metropolitano ligando até a estação.

Agora eu pergunto, porque não existe um corredor desses entre Osasco, Barueri e Carapicuiba?

Cotia e Taboão da Serra também são cidades isoladas, apesar que no caso de taboão é só fazer um esquema bom de transporte até a linha 4.
O fato de Guarulhos precisar mais que Osasco não tira a necessidade de Osasco ter também. Graças a Deus não tem corredor aqui em Osasco, embora eu já tenha visto vários projetos.

Old March 3rd, 2008, 06:00 PM   #34
xcleitonx
Registered User

xcleitonx's Avatar

Quote:
O fato de Guarulhos precisar mais que Osasco não tira a necessidade de Osasco ter também. Graças a Deus não tem corredor aqui em Osasco, embora eu já tenha visto vários projetos.
po cara, graças a deus não tem? Pelo que me lembre Osasco tem 3 ou mais estações da CPTM. Porque não aproveitar essa malha e interliga-lá com um transporte eficiente em corredores? Metrô não é tudo não, é que aqui o que sabem fazer melhor mesmo é metrô.

a RMC e a RMBS são áreas que tembém precisam de metrô, então pra mim Osasco não é uma prioridade.

Quanto a prefeitura bancar os gastos ou arrumar da iniciativa privada, eu acho difícil, no texto principal mesmo muitos dos itens são de custos da CPTM.
Old March 3rd, 2008, 06:27 PM   #35
OsascoStation2007
Land of the 1st flight

Quote:
Originally Posted by xcleitonx View Post
po cara, graças a deus não tem? Pelo que me lembre Osasco tem 3 ou mais estações da CPTM. Porque não aproveitar essa malha e interliga-lá com um transporte eficiente em corredores? Metrô não é tudo não, é que aqui o que sabem fazer melhor mesmo é metrô.

a RMC e a RMBS são áreas que tembém precisam de metrô, então pra mim Osasco não é uma prioridade.

Quanto a prefeitura bancar os gastos ou arrumar da iniciativa privada, eu acho difícil, no texto principal mesmo muitos dos itens são de custos da CPTM.
Osasco tem 5 estações e é atendida por 2 linhas da CPTM. Não queremos corredores para poluir mais o ar, ocupar espaço e outros problemas para carregar meia dúzia de gente, enquanto as vias principais estão todas com trânsito lento.
Sobre os gastos penso em fazerem trecho a trecho, devagar, através da soma de recursos próprios com ajuda de parceiros. Vale lembrar que não estou falando de metrô.

Old March 3rd, 2008, 06:33 PM   #36
ionhollfman
Fepasão Loses !

ionhollfman's Avatar

Likes (Received): 134

Quote:
Conforme eu disse, quem bancaria isso é a própria prefeitura, através de parcerias para conseguir a verba. Seria feito em fases, como o metrô de SP. A questão das favelas e outras questões são outros problemas, SP não deixa de fazer metrô porque tem favela e problemas mais primários para resolver. Concordo que à noite (após as 20h) o transporte dá conta muito bem, mas de dia e principalmente nos horários de pico, sem comentários.
Assim, a questão é que todos sabemos que Osasco não tem dinheiro para isso.
Seria a hora da administração mostrar valor com alguma PPP mas eu duvido que aconteça.

Sobre as favelas eu concordo com você, a minha Carapicuíba por exemplo é tomada por elas, mas indica que osasco não pode se dar o luxo de "torrar"¹ tudo com VLT, VLP ou metrô e largar o resto da cidade, e sabemos que se ela entrar por esse caminho não sobra dinheiro para o resto, salvo dinheiro estadual ou de PPP.

Vamos admitir que é difícil, mas eu adoraria andar assim em osascão.

(¹ Dinheiro investido em transporte não é torrado. Só é torrado caso coloque educação saúde e habitação em segundo plano.)
ionhollfman no está en línea   Reply With Quote
Old March 3rd, 2008, 07:50 PM   #37
Ar-Nimruzîr
ontogeny recapitulates...

Ar-Nimruzîr's Avatar

Eixo Norte-Sul

Acho totalmente irrealista a proposta de 4 ou 5 linhas de VLT/Metrô em Oz.

Porém, um VLT (uma linha só) bem implementado, no eixo norte-sul da cidade, integrado com a estação da CPTM mais central e com terminais de ônibus ao longo do percurso, seria sim factível, ao meu ver.

Em outras palavras, elaborar um projeto pé-no-chão, tal qual é o VLT da Baixada Santista, que *se integre e complemente os demais modais*. O Ramos tá certíssimo em dizer que é preciso revitalizar o sistema de ônibus.
Ar-Nimruzîr no está en línea   Reply With Quote
Old March 3rd, 2008, 07:54 PM   #38
Ar-Nimruzîr
ontogeny recapitulates...

Ar-Nimruzîr's Avatar

Quote:
Osasco tem 5 estações e é atendida por 2 linhas da CPTM. Não queremos corredores para poluir mais o ar, ocupar espaço e outros problemas para carregar meia dúzia de gente, enquanto as vias principais estão todas com trânsito lento.
Sobre os gastos penso em fazerem trecho a trecho, devagar, através da soma de recursos próprios com ajuda de parceiros. Vale lembrar que não estou falando de metrô.

Um corredor de trólebus é não-poluente, e uma alternativa interessante ao VLT, caso a pesquisa origem-destino aponte a inviabilidade desse eixo Norte-Sul que propus.
Ar-Nimruzîr no está en línea   Reply With Quote
Old March 3rd, 2008, 08:07 PM   #39
xcleitonx
Registered User

xcleitonx's Avatar

Uma coisa que temos que admitir é que a CPTM poderia incentivar cidades que tem planejamento de implementar VLT, desde que seja razoavelmente viável, como é no caso de Osasco.

Pelo que parece na RMBS, o VLT será bancado pelas prefeituras de SA e SV, além do Governo do Estado.

Isso que deveriam fazer em SJC, que também tem intenções nesse sentido.
Old March 3rd, 2008, 08:18 PM   #40
serbsil
BANNED

Ohhhhh Pai!

Será que eu só me aborreço aqui no SSC?????
Se você estivesse na comu do Metrô no orkut, talvez já teria te banido

Reply

Thread Tools

Posting Rules