|
|
| daily menu » news links | rate the banner | guess the satellite | guess the city | one on one |
|
|
#1 |
|
Estamos aqui pra isso
|
Paulista antiga - Fotos históricas
Inspirado pelo comentário do Zeh de fazer um thread com fotos antigas da Av. Paulista resolvi reproduzir algumas fotos de um livro que conta a históra da avenida que tenho.
01 - Inauguração da Avenida, em 1891: ![]() 02 - Vista a partir do largo do Paraiso em 1928, atual Pça Oswaldo Cruz ![]() 03 - Outra vista do Paraíso, em 1927, percebam que congestionamentos sempre foram característica da avenida ![]() 04 - Vista para a Consolação em 1900: ![]() 5 - Vista do alto da mansão Von Büllow para o Paraíso: ![]() 6 - Vista para a Consolação do alto da mesma mansão: ![]() Algumas mansões que existiam na avenida, a contagem começava a partir da Consolação, hoje é o inverso: Entre a Rua Minas Garais e Rua Augusta: nº 23 - Residência Grabriela Dumont Villares ![]() Casas de 1912 na esquina com Rua Augusta ![]() Residência Cardoso de Almeida, de 1915: [URL=http://imageshack.us] ![]() Residência Luis Perroni, de 1908: ![]() Entre ruas Augusta e Peixoto Gomide Residência João Baptista Scurachio, de 1920 ![]() Residência João Dente ![]() Mansão Baronesa de Arary (pobre Baronesa, deve revirar no caixão sabendo que sua bela mansão virou um horrendo prédio )![]() Vila Fortunata, reparem no canto a Mansão do Bank Boston e aquele prédio que foi desmontado: ![]() Mansão Franco de Mello, essa ainda resiste: ![]() Residencia Horácio Sabino, de 1903 ![]() trecho entre Peixoto Gomide e Pamplona: Residência Amim Andraus ![]() Belvedere Trianon, onde hoje existe o Masp ![]() ![]() A vista para o centro: ![]() Villa Virginia Matarazzo, de 1905 ![]() Mansão Nagib Salem, de 1920 ![]() Entre a Rua Pamplona e Al. Joaquim Eugenio de Lima Esquina com J. E. de Lima, onde hoje se encontram o Bicbanco e o Sudameris ![]() Residência Von Bülow, uma das mais belas e uma das maiores perdas na minha opinião. Construida em 1895: ![]() Residência Abrão Andraus, de 1896 ![]() Residência Numa de Oliveira ( outra que deve rolar no caixão de desgosto) ![]() Residência Weifszflog, de final do séc XIX ![]() Entre Al. J. E. de Lima e R. Carlos Sampaio: Res. Tomaselli, de 1904 ] ![]() Res. Josefa Gavião Peixoto, de 1915: ![]() Para terminar, uma vista da rua da esquina com a Rua Bela Cintra: ![]() Uma aérea da região da Consolação de 1935. o prédio maior é o Colégio São Luís, onde hoje se encontra o belo edifício de mesmo nome (esse o dono não virou no caixão!!) ![]() Uma foto grande demosntrando os pontos mais relevantes da avenida em uma foto de 1913: ![]() E pra terminar com chave de ouro,d e Bõnus uma belíssima foto de cartão postal de 1929 tirada a partir do topo do Ed. Sampaio Moreira, o primeiro Arranha céu da cidade: ![]() Esse thread deu um trabalhão de ser feito, não costumo pedir isso, mas COMENTEM!!! ou nunca mais faço threads como esse
Conheça SP: Centro - Av. Paulista - Jardins - Av. Faria Lima - Vila Olímpia - Mooca - Cambuci - Liberdade - Vila Mariana - Av. Brasil - Av. Europa - Moema - Aclimação - Paraíso - Vila Nova Conceição - Av. São Luís - Rua Oscar Freire - Radial Leste, e também Santos, Mogi das Cruzes, Marília, Atibaia e São Vicente. Colabore - www.clickarvore.com.br - plante árvores gratuitamente
Last edited by Rafael RC; November 22nd, 2005 at 02:28 AM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
neonico
|
Que coisa linda Rafael!
Que pena que somentealguns mto poucos edificios foram mantidos, e alguns horriveis foram construidos, mas eu gosto da paulista ontem e hoje! Muito bom o thread, muito bom mesmo! Parabéns pelo trabalho! Abraços |
|
|
|
|
|
#3 |
|
Feliz Natal
|
Poxa Rafael, valeu mesmo!!!! A avenida era belissima na época, sabe dizer quantos desses casarões ainda existem??
|
|
|
#4 |
|
Feliz Natal
|
qual é o edificio maior na última foto?
|
|
|
#5 |
|
NON DVCOR DVCO
|
edit
Last edited by JoseRodolfo; April 4th, 2008 at 07:48 PM. |
|
|
|
|
|
#6 |
|
Salvador, Metrópole do NE
|
Belíssimos casarões. Ótimo trabalho !
BAHIA Sou baiano de fé, sempre farei o que for pelo bem da Bahia, pátria do meu amor. Vejo as ondas do mar, sinto o som de Salvador, vejo o sertão, vejo Chapada, nossa gente amada do interior. Sou a Bahia baiana, gente do meu bem querer, eu sou baiano e você? Sou a Bahia pra valer. |
|
|
|
|
|
#7 | |
|
Estamos aqui pra isso
|
Quote:
Sobre a outra pergunta, infelizmente das fotos mostradas apenas a Mansão Franco de Mello sobrevive
Conheça SP: Centro - Av. Paulista - Jardins - Av. Faria Lima - Vila Olímpia - Mooca - Cambuci - Liberdade - Vila Mariana - Av. Brasil - Av. Europa - Moema - Aclimação - Paraíso - Vila Nova Conceição - Av. São Luís - Rua Oscar Freire - Radial Leste, e também Santos, Mogi das Cruzes, Marília, Atibaia e São Vicente. Colabore - www.clickarvore.com.br - plante árvores gratuitamente
|
|
|
|
|
|
|
#8 |
|
T. Bentancour
|
Com tantos casarões lindos e belas árvores, alguém reparou na fiação aérea que tanto escracham? Viu como um lugar da pra ser bonito mesmo tendo fiação aérea?!
![]() A Paulista tinha muitas mansões bonitas...mas sem dúvida alguma a mais bonita era a Mansão Von Bullow. Aliás, alguém viu a novela chocolate com Pimenta? O Casarão da protagonista Ana Francisca era quase idêntico a esse! Com certeza os cenógrafos se inspiraram no casrão da Paulista. Aquela outra mansão, Horácio Sabino, era muito interessante também! Remete a algum estlio mexicano, hispânico. Infelizmente as que sobraram foram apenas a Casa das Rosas, o Bank de Boston, a Mansão dos Franco de Mello e o Mc Donald's. E acho esses dois ultimos bem menos interessantes do que várias outras casas que já exisitiram ali. Sem falar da Villa Matarazzo, projetada pelo arquiteto favorito do Mussolini ( incrível como os Matarazzo patrocinavam o facismo!)... Deveriam reconstruir todas essas casas em outro lugar
São Paulo - Uma cidade eSPetacular! Last edited by Bent; November 22nd, 2005 at 03:12 AM. |
|
|
|
|
|
#9 |
|
antiVittaria antiGranito
|
A foto aérea ficou muito linda. Adoro a Avenida Paulista como ela é hoje mas a perda de uma área residencial tão bonita e tão HOMOGÊNEA que nem essam é triste! Outra coisa, ascalçadas da avenida pareciam ser lindas antigamente (como na foto com a esquina da joaquim eugenio de lima)! Outra coisa interessante é como os nomes das residências mostram como os imigrantes já começavam a alcançar grande sucesso econômico na cidade, em especial os libaneses!
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
NON DVCOR DVCO
|
edit
Last edited by JoseRodolfo; April 4th, 2008 at 07:48 PM. |
|
|
|
|
|
#11 |
|
T. Bentancour
|
Pensando bem, no dia em que eu for um famosíssimo e riquíssimo arquiteto, minha casa será uma cópia exata da Mansão Von Bullow (pelo menos o exterior)...
|
|
|
#12 | |
|
antiVittaria antiGranito
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#13 | |
|
Estamos aqui pra isso
|
Quote:
Se eu ganhasse na loteria iria construir uma réplica da Mansão Von Büllow num condomínio fechado.
|
|
|
|
|
|
|
#14 |
|
T. Bentancour
|
Não vai não! Eu irei construir meu casarão num bairro valorizado, e não num Jabaquara da vida, fio!
|
|
|
#15 |
|
NON DVCOR DVCO
|
edit
Last edited by JoseRodolfo; April 4th, 2008 at 07:47 PM. |
|
|
|
|
|
#16 |
|
T. Bentancour
|
Melhor Alphaville pra não correr o risco!
Ei, Rafael RC! Duas mansões Van Bullow não dá neh! E eu escolhi primeiro! =P
|
|
|
#17 |
|
Estamos aqui pra isso
|
Eu nunca construiria uma cesa dessa beleza num bairro de São Paulo, que me obrigaria a cerca-la com muros altos impedindo as pessoas de admirarem sua beleza. A faria num condomínio fechado onde seria com muros bairxoa como na original, pode ser que menos pessoas a vissem, mas pelo menos seria admirada. Além de não ter perigo de virar cortiço
|
|
|
|
|
|
#18 |
|
NON DVCOR DVCO
|
edit
Last edited by JoseRodolfo; April 4th, 2008 at 07:47 PM. |
|
|
|
|
|
#19 |
|
T. Bentancour
|
Mendes Bentancour? =PPP
|
|
|
#20 | |
|
Estamos aqui pra isso
|
Quote:
Ora essa, eu já a tinha elogiado lá em cima, vc pode fazer uma Horácio Sabino, que também é bonita, se quiser
|
|
|
|
|
![]() |
| Tags |
| são paulo |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|