search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old December 8th, 2005, 08:30 PM   #1
Nunez
Amazônida!!

Nunez's Avatar

Likes (Received): 295

Belém! Por Paroara.

Nossa, vocês vão enjoar de Belém, hahaha!

Essas fotos foram tiradas pelo Paroara, em um domingo de alguns meses atrás mas, como ele tava com uma indisposição pra postá-las(hehe), me passou as fotos e eu tô fazendo esse favor pro meu conterrâneo
Elas não estão muito grande, deixei desse tamanho porque acho que ficou melhor. Têm muitas fotos de construções antigas...
Vamos lá...

Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré

Casarões antigos ao lado do Colégio...

Não sei o que funciona aqui. Não é apenas uma residência... Acho muito lindo esse casarão, mas ao vivo é mais... Fica na mesma avenida do Colégio Nazaré.

Rua Quintino Bocaiúva e as belas mangueiras...

Largo do Redondo. Na foto não dá pra ver que é meio redondo, hehe

Casarão antigo aonde funciona algo relacionado com o Meio Ambiente... Minha memória é horrível e olha que eu gosto MUITO de assuntos relacionado ao meio ambiente

CODEM - Companhia De Desenvolvimento e Administração Da Área Metropolitana de Belém. O Paroara deve ter tirado essas fotos antes de outubro porque nesse mesmo mês pintaram esse prédio de amarelo.

Um prédio ali perto

Outro antigo, restaurado há pouco tempo, na avenida Nazaré. Escritório da Chão e Teto Imóveis.

Mais um antigo... Funciona uma padaria hoje em dia.

Sequência

O prédio amarelo ao fundo será o Crowne Plaza, o próximo 5 estrelas de Belém. Aqui no Brasil tem um em São Paulo e outro em Curitiba.

Vila Bolonha(esses fios estragam TUDO)

Palacete Bolonha

Praça da República

(Teatro Waldemar Henrique)

(Teatro da Paz)

(Manuel Pinto da Silva, o primeiro grande prédio de Belém e que precisa ser pintado, hehe)

Hilton

Correios, na Avenida Presidente Vargas

Banco do Brasil, também na Pres. Vargas

Prédio da CDP - Companhia Docas do Pará. É sempre bonito de mostrar

A Estação, idem.

Regata na Baía do Guajará. Remo, Paysandu e Tuna. O Remo ganhou

Infelizmente, uma coisa que se vê muito em Belém. Construções antigas caindo aos pedaços...

Contrastezinho

É isso. Ele não me passou todas as fotos, então o thread vai ficar dividido. Depois coloco as outras.
Nunez no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old December 8th, 2005, 08:43 PM   #2
JaMBa
Ééééééguuuuaaaa

JaMBa's Avatar

Likes (Received): 547

Belas fotos Paroara .. e Nunez tu és muito oferecido uhauahauahuahauah

Até que os antigos prédios mostrados nas fotos tão preservados ... mais ta uma moda muito feia em belém de derrubar os predios antigos ... essa semana eu senti falta de dois ali pelo lado do Iguatemi.

O Prédio alto que aparece junto com a CDP é o Ministerio da Fazenda
E o outro que aparece junto com os casarões caindo é o Banco Central

Quem vai gostar desse thread é o Marquinho!!!
JaMBa no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2005, 08:47 PM   #3
JoseRodolfo
NON DVCOR DVCO

JoseRodolfo's Avatar

Likes (Received): 91

Puta Merda!!!! Gostei de tudo!!! quanta arquitetura antiga linda!!!!!!!!!!!!!

Os modernos tbém, muita coisa boa!!!

O BRasil é muito lindo, a gente q não se dá conta!!!

Abraços, Valeu!!!!!!!!!!!!!!
JoseRodolfo no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2005, 08:53 PM   #4
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Likes (Received): 1

Valeu por ter postado as fotos Nunez. Eu tirei elas há quase 1 ano, e acho que ia passar mais um ano sem eu postar elas. Acho que o thread ficou legal, apesar das fotos estarem meio claras (quando eu bati essas fotos não sabia mexer direito na máquina).

Não ficaram faltando muitas fotos, acho que dá pra postar nesse thread mesmo as outras, mas tu que decides.

Valeu mais uma vez.
paroara no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2005, 09:27 PM   #5
Baianóide
BAHIA

Baianóide's Avatar

Likes (Received): 38

Magníficas fotos. Essa cidade eu não me canso de dizer que é maravilhosa. Belém é demais.

O Brasil não é uma nação, são várias nações. Autonomia é o caminho. FEDERALISMO DE VERDADE JÁ!
Baianóide no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2005, 09:34 PM   #6
JoseRodolfo
NON DVCOR DVCO

JoseRodolfo's Avatar

Likes (Received): 91

se no concurso anual tivessa a categoria "cidade revelação" o título já era de Belém!!

Valeu
JoseRodolfo no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2005, 09:45 PM   #7
Farrapo
.

Likes (Received): 876

Quote:
Originally Posted by JoseRodolfo
se no concurso anual tivessa a categoria "cidade revelação" o título já era de Belém!!

Valeu
Boa idéia! Vou por essa categoria na eleição dos melhores do ano, hehehe!

Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2005, 09:47 PM   #8
Nunez
Amazônida!!

Nunez's Avatar

Brigadão pelos elogios!! Fico feliz que gostem assim de Belém

Seria uma boa colocar essa categoria, não?

Last edited by Nunez; December 8th, 2005 at 09:55 PM.
Old December 8th, 2005, 09:48 PM   #9
Farrapo
.

Quote:
Originally Posted by Nunez
Brigadão pelos elogios!! Fico feliz que gostem assim de Belém

Seria uma boa colocar essa categoria, não? Não dá mais tempo? hehe...
Acabei de colocar!
Old December 8th, 2005, 09:56 PM   #10
RRC
14 anos!

RRC's Avatar

Likes (Received): 22417

Realmente Belém foi uma cidade que me supreendeu MUITO. Antes não conhecia praticamente nada da cidade, hoje é uma das cidades que mais tenho vontade de conhecer, esse patrimõnio histórico é lindo, quanta construção bonita, e as novas também tem muito boa qualidade! Excelente thread Paroara e Nunez, valeu

Conheça SP
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2005, 10:01 PM   #11
Farrapo
.

Depois de dois comentários nesse thread, finalmente vou falar sobre as fotos, hehe!

Bom, já falei milhares, milhares, milhares de vezes que Belém foi a cidade que mais me surpreendeu! Mas enfim, a partir dessas fotos (e de outras também) deu pra ver como o patrimônio histórico de Belém é rico e bonito! É uma pena mesmo que esteja tendo essa onda de derrubar os prédios históricos... É uma cidade privilegiada e tem que conservá-los!

Bah, achei um crime o telhado que colocaram no Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré! As cores também... O prédio, que é lindo, ficou meio... sei lá, feio até!

Gostei muito da casa na terceira foto! Lembra muito os prédios históricos daqui! A Rua Quintino Bocaiúva é simplesmente perfeita! Bah, essa Vila Bolonha é MUITO legal... Com uma arquitetura que eu, pelo menos, não to muito acostumado a ver... Gostei demais! Bom, e o que é esse Palacete Bolonha?! Bah, LINDÍSSIMO! E a Companhia Docas do Pará não fica muito atrás, hehe!

Valeu pelas fotos, paroara! E valeu também, Nunez, pela iniciativa!
Old December 8th, 2005, 10:26 PM   #12
JaMBa
Ééééééguuuuaaaa

JaMBa's Avatar

Likes (Received): 547

Palacete Bolonha

Idealizado pelo arquiteto Francisco Bolonha em 1905, o Palacete Bolonha é um dos mais belos exemplos do art noveau em Belém, um estilo característico da época do Ciclo da Borracha. Esse atraente prédio é também uma bela demonstração de amor, já que foi construído por Bolonha para presentear sua esposa, a pianista carioca Alice Tem-Brink. Além do casal, o Palacete foi residência de gente de expressão na história da capital paraense e funcionou, inclusive, como sede da Prefeitura de Belém. A delicadeza e sofisticação desse patrimônio refletem algumas novidades arquitetônicas européias da época, trazidas para Belém por Bolonha. Ele uniu vários estilos no palacete, adaptando-o às suas necessidades de trabalho. Mesmo desprezando o estilo barroco português, ainda usado na época, Bolonha deu ao palacete certas características do barroco brasileiro em sua estrutura, como o Rococó; usou o decorativismo intenso e fez a cobertura à la mansard, com telhas pintadas propositadamente para dar jogo visual à distância. O resultado foi um palacete eclético.

A beleza do imóvel vai ainda mais longe. A influência gótica denuncia a fuga do arquiteto de um estilo fixo e é observada nas agulhas do teto (influência do fim do século XIX), no porão, grades e revestimentos florais. Aliás, a decoração floral também está presente na entrada, nas salas de banquetes e de jantar e no teto dourado – executado na Europa, com molduras de influência grega. No piso, a decoração ficou por conta dos ladrilhos. Em todo o primeiro andar, predominam elementos ecléticos e neoclássicos, com destaque para o Art Noveau. Já no segundo andar há o banheiro principal, com ferragens inglesas, banheira em mármore neoclássico, piso em mármore branco e preto com pastilhas azul-branco e rosa-branco. Neste segundo piso está também a sala de costura. No terceiro, uma capela em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, transformada em sala de banho por um outro proprietário, sintetiza a "alma religiosa paraense" do arquiteto Francisco Bolonha. Todas essas características enquadram o Palacete Bolonha no contexto da arquitetura "Kitsch", de bom gosto, descontraída e criativa – observada, inclusive, na belíssima escada em espiral, que funciona como chaminé de ventilação. Essas e outras histórias sobre o palacete chamam atenção de turistas e estudiosos para a importância desse antigo e belo imóvel, que transpôs décadas e caminha para um novo milênio, como testemunha do passado glorioso da cidade de Belém.

Por: Benigna Soares

Last edited by JaMBa; December 8th, 2005 at 10:36 PM.
JaMBa no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2005, 10:28 PM   #13
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Quote:
Originally Posted by Farrapo
Bah, achei um crime o telhado que colocaram no Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré! As cores também... O prédio, que é lindo, ficou meio... sei lá, feio até!
A combinação das cores é péssima mesmo. E umas simples telhas de barro ficariam bem melhor.

Quote:
Originally Posted by Farrapo
Valeu pelas fotos, paroara! E valeu também, Nunez, pela iniciativa!
Eu é que agradeço pelos comentários.
Old December 8th, 2005, 10:34 PM   #14
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rafael RC
Realmente Belém foi uma cidade que me supreendeu MUITO. Antes não conhecia praticamente nada da cidade, hoje é uma das cidades que mais tenho vontade de conhecer, esse patrimõnio histórico é lindo, quanta construção bonita, e as novas também tem muito boa qualidade! Excelente thread Paroara e Nunez, valeu
Valeu Rafael.
Old December 8th, 2005, 10:39 PM   #15
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Likes (Received): 296

PAROARA, COMO VOCÊ NÃO POSTAVA ESSAS FOTOS AQUI?????????? SEU EGOÍSTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ainda bem que o Nunez é prestativo!

Demais este thread, mesmo! O patrimônio histórico de Belém é uma das coisas que eu mais tenho curiosidade no Brasil... essas fotos são de qual área? Centro (não tenho a menor idéia de como Belém se distribui, nem se as construções antigas estão mais concentradas no centro, hehehe)? Enfim, essas fotos foram tiradas na zona com mais construções antigas de Belém, não? SENÃO TEM QUE VIRAR PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Hehehehe

Essa Vila Bolonha é LINDA DEMAIS, uma coisa única no Brasil, imagino! E adorei esse art-deco dos Correios! Quantos andares ele deve ter, mais ou menos?

E não achei as fotos claras não, Paroara, estão muito boas! Só acho que poderiam ser maiores... da proxima vez tira maiores??? Diz que sim, vai, diz que sim, vai, diz que sim, vai, siiiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm???????????? (com voz de Kiko)

Valeu pelo thread, Paroara e Nunez, esperamos mais em breve!
GRGM no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2005, 11:09 PM   #16
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Quote:
Originally Posted by GRGM
PAROARA, COMO VOCÊ NÃO POSTAVA ESSAS FOTOS AQUI?????????? SEU EGOÍSTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ainda bem que o Nunez é prestativo!
Heheheh. Eu quase postei essas fotos várias vezes, mas quando via a quantidade de fotos (umas 90) dava um desanimo e eu acabava protelando. Mas ainda bem mesmo que o prestativo Nunez se ofereceu pra postá-las. Agradeçam a ele!

Quote:
Demais este thread, mesmo! O patrimônio histórico de Belém é uma das coisas que eu mais tenho curiosidade no Brasil... essas fotos são de qual área? Centro (não tenho a menor idéia de como Belém se distribui, nem se as construções antigas estão mais concentradas no centro, hehehe)? Enfim, essas fotos foram tiradas na zona com mais construções antigas de Belém, não? SENÃO TEM QUE VIRAR PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Hehehehe
Os bairros onde foram tiradas as fotos (Nazaré/comércio/reduto) ficam na área central da cidade, mas tem muito mais coisa nesses bairros que eu nao mostrei, dá pra fazer muitos threads. A maior concentração de edifícios antigos da cidade está na cidade velha e no comércio, e é um patrimônio bem extenso, só que bastante mal-conservado. Existe uma proposta de candidatura de Belém a patrimônio da humanidade, mas eu não sei se vai sair.

Quote:
Essa Vila Bolonha é LINDA DEMAIS, uma coisa única no Brasil, imagino! E adorei esse art-deco dos Correios! Quantos andares ele deve ter, mais ou menos?
Não sei dizer, acho que uns 5.

Quote:
E não achei as fotos claras não, Paroara, estão muito boas! Só acho que poderiam ser maiores... da proxima vez tira maiores??? Diz que sim, vai, diz que sim, vai, diz que sim, vai, siiiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm???????????? (com voz de Kiko)

Acho que o meu computador que está com imagem ruim mesmo, pq aqui elas a aparecem bem claras. As fotos eram bem grandes, o Nunez que deu uma reduzida pra o thread não ficar muito pesado.

Valeu pelo comentario!

Last edited by paroara; December 8th, 2005 at 11:37 PM.
Old December 8th, 2005, 11:20 PM   #17
paroara
papachibé

paroara's Avatar

valeu joserodolfo e gabviana.
Old December 8th, 2005, 11:22 PM   #18
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Quote:
Originally Posted by JaMBa
Até que os antigos prédios mostrados nas fotos tão preservados ... mais ta uma moda muito feia em belém de derrubar os predios antigos ... essa semana eu senti falta de dois ali pelo lado do Iguatemi.
Eu tambem de vez em quando dou por falta de uns casaroes antigos. As vezes quando eu vejo so sobrou a fachada.
Old December 8th, 2005, 11:40 PM   #19
Nunez
Amazônida!!

Nunez's Avatar

Quote:
Demais este thread, mesmo! O patrimônio histórico de Belém é uma das coisas que eu mais tenho curiosidade no Brasil... essas fotos são de qual área? Centro (não tenho a menor idéia de como Belém se distribui, nem se as construções antigas estão mais concentradas no centro, hehehe)?

Valeu, Gabriel
Esses prédios históricos ficam mais concentrados no Centro, propriamente dito, e nas áreas ao redor dele... Nessas fotos têm construções antigas do Centro e de uns bairros próximos. Mas a concentração de casas assim é no Centrão mesmo(o bairro do comércio, que o Paroara citou).

Eu deixei as fotos desse tamanho porque ou elas ficariam assim ou grandes demais, daí a imagem ia ficar ruim e também ia ter que ficar mexendo nessa barrinha pra poder ver a foto direito e isso é chato, heheh.

O Paroara me mandou mais fotos, daqui a pouco faço a segunda parte
Old December 9th, 2005, 03:44 AM   #20
Samuel - VDC
Vitória da Conquista (BA)

Samuel - VDC's Avatar

Likes (Received): 414

Nossa! Belíssimas imagens, Paroara e Yuri Núñez! Gostei mesmo!
Parabéns pela coletânea!

Sds.
Samuel - VDC no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules