daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul > Notícias da Região

Reply

Thread Tools Display Modes
Old December 28th, 2005, 02:39 AM   #1
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Likes (Received): 28

Porto Shopping Pelotas [Thread Oficial]

UFPel anuncia construção de Shopping em Pelotas

A UFPel (Universidade Federal de Pelotas) anunciou esta semana a construção de um shopping junto às antigas instalações do frigorífico Anglo, às margens do canal São Gonçalo. A prefeitura ficará responsável pela infra-estrutura do local enquanto a UFPel investirá inicialmente R$ 4 milhões, liberados pelo MEC, em obras que beneficiarão a sede provisória da Reitoria e novos cursos. O antigo Anglo também receberá a nova Casa do Estudante, auditório e teatro, espaço para tecnologia de ponta, engenharias e laboratórios. As obras do shopping iniciam no primeiro semestre de 2006 e vão assegurar mais de 4,3 mil empregos diretos e indiretos. Ao lado, o reitor da universidade, Cesar Borges, juntamente com diretor da construtora Victor & Schellenberger, do Rio de janeiro, Victor Almeida (D).

Fonte: Jornal O Sul.
Farrapo no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 28th, 2005, 02:42 AM   #2
Eduhaus
...

Eduhaus's Avatar

Likes (Received): 1

Legal, grande notícia para a "Princesa do Sul"!!!!!

Ainda vai revitalizar um prédio antigo! É Histórico? tem foto? fica na zona portuária?
Eduhaus no está en línea   Reply With Quote
Old December 28th, 2005, 02:45 AM   #3
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Quote:
Originally Posted by Eduhaus
Legal, grande notícia para a "Princesa do Sul"!!!!!

Ainda vai revitalizar um prédio antigo! É Histórico? tem foto? fica na zona portuária?
É um prédio antigo, mas não te empolga que não é nada comparado ao da Brahma em Porto Alegre, hehehehe... Aliás, é bem sem graça... Hmmm, não tenho foto, até posso procurar... E sim, fica no Porto!
Old December 28th, 2005, 02:45 AM   #4
FelipKnotSC
BANNED

Likes (Received): 0

Federal construindo shopping? desculpem mas essa eh nova!!!!
FelipKnotSC no está en línea   Reply With Quote
Old December 28th, 2005, 03:02 AM   #5
Eduhaus
...

Eduhaus's Avatar

Quote:
Originally Posted by FelipKnotSC
Eu ia comentar..mas resolvi deixar para ti...Imaginei que tu não irias perder!

Mas deve ser com participação da iniciativa privada, ou algo assim!
Old December 28th, 2005, 03:06 AM   #6
FelipKnotSC
BANNED

Likes (Received): 0

hahaha ia comentar igual?!
FelipKnotSC no está en línea   Reply With Quote
Old December 28th, 2005, 03:19 AM   #7
Eduhaus
...

Eduhaus's Avatar

Quote:
hahaha ia comentar igual?!
Sim, achei curioso! Mas pode ser algo bom, Tipo PPP, não vou fazer pré-julgamento!
Old December 28th, 2005, 05:45 AM   #8
Samuel - VDC
Vitória da Conquista (BA)

Samuel - VDC's Avatar

Likes (Received): 13

Quote:
Pra mim também...
Samuel - VDC está en línea ahora   Reply With Quote
Old December 28th, 2005, 07:19 PM   #9
Fabio
Go Habs! Go!

Fabio's Avatar

Likes (Received): 2

interessante quantos shoppings tem em Pelotas?
Old December 28th, 2005, 07:23 PM   #10
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fabio
interessante quantos shoppings tem em Pelotas?
Shopping DECENTE? ZERO! Hehehe, tem 3, mas não são muito grandes, pelo contrário... Espero que com a construção do Carrefour (que vai ter um shopping) e desse da UFPel finalmente tenha um shopping realmente BOM aqui...
Old December 28th, 2005, 07:25 PM   #11
noize
NON FVCKOR FVCKO

noize's Avatar

Likes (Received): 7

Boa notícia farrapow, tbm vão construir aquele Carrefour, q será nos mesmos moldes dos bourbons aqui de POA, certo ?? tipo, um grande hipermercado sendo uma das âncoras...

Last edited by noize; December 28th, 2005 at 07:26 PM. Reason: agora q eu vi teu post! ;)
noize no está en línea   Reply With Quote
Old December 28th, 2005, 07:27 PM   #12
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Quote:
Originally Posted by noize
Boa notícia farrapow, tbm vão construir aquele Carrefour, q será nos mesmos moldes dos bourbons aqui de POA, certo ?? tipo, um grande hipermercado sendo uma das âncoras...
É, DIZEM que vai ser que nem os Bourbouns aí de POA mesmo!
Old December 28th, 2005, 07:40 PM   #13
Fabio
Go Habs! Go!

Fabio's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by Farrapo
Shopping DECENTE? ZERO! Hehehe, tem 3, mas não são muito grandes, pelo contrário... Espero que com a construção do Carrefour (que vai ter um shopping) e desse da UFPel finalmente tenha um shopping realmente BOM aqui...
estranho por Pelotas ser uma cidade tradicional e com uma pop. até grande e bom nivel economico, mas quem sabe o comércio de rua deve ser forte, ou não?
Old December 28th, 2005, 07:44 PM   #14
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fabio
estranho por Pelotas ser uma cidade tradicional e com uma pop. até grande e bom nivel economico, mas quem sabe o comércio de rua deve ser forte, ou não?
Pois é, acho que isso se explica pelo comércio de rua forte e também pelo receio de empresários ao investir numa região estagnada! Felizmente, isso vem se revertendo aos poucos...
Old March 13th, 2008, 02:36 PM   #15
Príncipe
um príncipe de araque

Príncipe's Avatar

Acho que como esse projeto é de extrema importância para a metade sul do RS, merece um destaque como thread próprio

Obras de shopping em Pelotas começam na segunda-feira

Empreendimento de R$ 60 milhões terá 152 lojas e deve ser inaugurado em abril de 2009

Pelotas terá um shopping center a partir de abril de 2009. As obras do Shopping Porto iniciam na segunda-feira. Empreendimento de R$ 60 milhões será às margens do Canal São Gonçalo, no bairro do Porto, e terá 152 lojas.

O projeto promete revitalizar a zona do Porto, região que movimentou a economia de Pelotas até o final da década de 1970, com o Frigorífico Anglo. A iniciativa é da Fundação Simon Bolívar, criada em Pelotas para incentivar o desenvolvimento regional, em parceria com a VS Planejadora e Administradora de Shoppings e a Construtora Arce Ltda.

O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira no auditório do Centro de Integração do Mercosul, em solenidade que reuniu o prefeito Fetter Júnior, o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), César Borges, e empresários.

A UFPel será vizinha do shopping. Em julho, a reitoria passa a funcionar no Porto em um prédio que foi adquirido pela universidade. Alguns cursos deverão ser ministrados no bairro.

— A universidade está estudando a possibilidade de transferir para a localidade cursos como o de Letras, Administração, Economia, Matemática e Física — adiantou o reitor.

Para o prefeito, o empreendimento será a oportunidade de gerar intenso movimento financeiro na região:

— Com a obra, será reaproveitada uma antiga e importante planta industrial de nosso município, e a comunidade pelotense voltará a ter acesso ao São Gonçalo.

O empreendimento

Área construída de 33 mil metros quadrados
Área local de 26 mil metros quadrados
152 lojas
Estacionamento para 2,2 mil carros
Seis lojas âncoras
120 lojas satélites
14 quiosques
Seis salas de cinema
Praça de alimentação com 600 lugares
Supermercados
Academia de ginástica
Centro médico
Centro bancário
Parque de diversões
Jogos eletrônicos
Píer com quatro restaurantes à beira do Canal São Gonçalo

http://zerohora.clicrbs.com.br/zeroh...D=a1793391.xml

Esse shopping promete ser foda
Old March 14th, 2008, 03:05 PM   #16
Thiago Braga Freire
Registered User

Likes (Received): 8

Perspectiva do Shopping Anglo

Fonte: site da UFPEL (http://www.ufpel.tche.br) Notícias
Thiago Braga Freire no está en línea   Reply With Quote
Old March 14th, 2008, 03:40 PM   #17
Príncipe
um príncipe de araque

Príncipe's Avatar

Quote:
Originally Posted by Thiago Braga Freire View Post
Perspectiva do Shopping Anglo

Fonte: site da UFPEL (http://www.ufpel.tche.br) Notícias
Que porra de render é esse ?

Isso tá parecendo mais Disney do que um shopping , e o que esses balões tem a ver com o projeto ?

De qualquer maneira te agradeço MUITO pela contribuição ao thread , já dá pra ter uma idéia mais clara do projeto , a roda gigante promete dar um visual espetacular a essa região que estava tão largada nos últimos anos...se tudo sair como o planejado vou virar fã do César Borges e o Porto facilmente se tornará uma das áreas TOP da cidade e altamente valorizada !
Old March 14th, 2008, 03:57 PM   #18
Fulgora
Registered User

Likes (Received): 7

Sinceramente, eu tenho minhas dúvidas quanto ao sucesso desse projeto da Ufpel. Concordo que o Porto precisa de revitalização e tudo mais, mas isso é uma vantagem para a região e não para o empreendimento. Quem é que "sustentaria" um shopping em Pelotas? Não seria as classes mais elevadas? Todo mundo que tem grana hoje em Pelotas já foi ou está indo morar na zona norte, no lado totalmente oposto da cidade. E pior: as vias de deslocamento do norte ao sul são péssimas: estreitas, mal pavimentadas, cheias de paradas obrigatórias, etc. Eu sou um dos que quero "desesperadamente" um shopping aqui, mas, por conta da localização, não penso em frequentar este aí.
Fulgora no está en línea   Reply With Quote
Old March 14th, 2008, 05:07 PM   #19
Thiago Braga Freire
Registered User

Likes (Received): 8

Complicado fazermos uma análise sobre o sucesso do empreendimento antes mesmo dele iniciar. Não estou dizendo que não se deve fazer, mas acredito que os empresários que investirão neste shopping devam ter feito várias pesquisas de mercado e localização para arriscar um capital relativamente alto no local.

Quanto a questão da localização ser numa região mais "simples", não vejo que isto seja um dificultador no sucesso ou não do empreendimento até porque, pelo que li sobre o projeto nas matérias colocadas aqui mesmo no fórum, há uma série de outras atividades que formarão o conjunto do shopping (faculdade, academia, bancos, centro médico, supermercado, casa do estudante, dentre outros), e isto, acredito eu, fará com que um outro tipo de público possa frequentar o local constantemente. Outro ponto importante, Pelotas não tem nenhum local com tantas atrações como as que este projeto propõe, penso que, principalmente por isto é que é possível sim acreditar no sucesso deste shopping! Mesmo que as pessoas mais abonadas possam morar na região norte da cidade, não acredito que a distância seja um dificultador para estas pessoas de frequentarem o shopping até porque, Pelotas não é Porto Alegre ou São Paulo, as distâncias aí são menores, né? Será que estas pessoas da Zona Norte têm algo melhor para fazer nas tardes dos finais de semana do que ir até um local agradável, à beira do São Gonçalo, ainda tendo a possibilidade de comprar, ir ao cinema, ter várias opções de comer numa praça de alimentação agradável ou até mesmo num dos restaurantes que poderão se instalar de frente para o Canal? Sinceramente acho que não, não que a cidade não tenha outras opções de diversão, sei que há o Laranjal que nas tardes ensolaradas dos finais de semana atrai muitas pessoas, também há a região das colônias no meio rural que também são um destino de muitos nos finais de semana, mas nada pode ser comparado a opção de um shopping center, já que a cidade não é favorecida com grandes museus, já que o centro da cidade (tão bonito e interessante) fica praticamente um "deserto" aos domingos! Não estou fazendo apologia aos shoppings centers até porque aqui em BH não sou frequentador assíduo destes locais, mas que eles ficam SEMPRE lotados finais de semana, isso ficam, e isto é uma realidade geral no Brasil, nas cidades que possuem shoppings centers!

Eu estou muito ansioso com a conclusão deste shopping por outros motivos também que julto muito importantes para a cidade:

A região do Porto será beneficiada porque melhorias infra-estruturais serão feitas, vias de acesso por exemplo; a região será melhor vista pelas pessoas da cidade; o Canal São Gonçalo terá importância merecida pela sua beleza pois até hoje teve a cidade "de costas" para si ( uma pena); um outro local para os pelotenses e outras pessoas de outras cidades da região frequentarem e terem um lazer de qualidade; novos empregos gerados; mais empresas atraídas para a cidade (grandes cadeias de lojas que poderão instalar-se no shopping), com isso todos ganham e Pelotas se consolidará ainda mais como Pólo do Sul do Estado!

OBS: pessoal, tô expondo minha opinião e visão sobre o que tenho lido e sobre o que sei da história econômica da cidade nos últimos anos, acho que este é um espaço para discussão mesmo, não estou julgando nenhuma opinião contrária a minha apenas cooperando na exposição de idéias para que possamos entender mais sobre a situação de nossa cidade! Valeu, um abraço!
Thiago Braga Freire no está en línea   Reply With Quote
Old March 14th, 2008, 05:20 PM   #20
Príncipe
um príncipe de araque

Príncipe's Avatar

Eu concordo plenamente com o Thiago, porém já existem alguns boatos de um shopping na zona norte de Pelotas que seria confirmado em abril , nesse caso acho que o shopping no Porto seria prejudicado pois a população de classe média alta dessa região (zona norte) não iria se deslocar até o porto , lógico que iriam pro estabelecimento mais próximo...e as informações dão conta que é um empreendimento de alto nível , assim como o Anglo.

Eu por mais que defenda esse projeto, reconheço que iria dar preferência ao shopping da zona norte pela proximidade, mas eu desejo que os dois sejam muito bem sucedidos e os estudantes do novo campus vão adorar o Anglo

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules