daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old March 12th, 2006, 05:38 PM   #1
Ivanov_br
Fotografia é um vício!

Ivanov_br's Avatar

Likes (Received): 3

Angra dos Reis: favelas e mansões num paraíso com os dias contados!

Fala galera,

Estive em angra essa semana. Não andei pela cidade, mas o que vi do barco foi a coisa mais tosca que já vi. Um verdadeiro desrespeito com a natureza.
Uma baía com 365 ilhas, dá pra visitar uma ilha diferente por dia durante 1 ano. Entretanto, 70% são particulares, com contruções faraônicas, chegando ao cúmolo de, na ilha do Pitanguy, ter uma pista de pouso pra avioes. Qualé?!?! é tanta megalomania que se foda a natureza! Isso revolta.
As montanhas então... cobertas por Mata Atlântica (que hoje já é somente 5% do que era em 1500) sendo devastada pela especulação mobiliária e por invasões ilegais. Afinal, onde iriam morar os empregados e fornecedores de drogas para os ricaços de Angra, né!?!?!
É uma pena ver toda essa beleza contrastar tanto com o comportamento merda das pessoas.

Descupem as fotos grandes, é que to usando um computador muito lento pra reduzir foto por foto!

Construções antigas já são coisa rara em Angra.

FAvelização. Pra mim é isso! Me disseram que são bairros com onibus, luz.. tudo legalizado. Mas pelo amor de Deus, olha que coisa horrível. O ser humano é uma merda mesmo, nao pode ver nada lindo que mete a mão e faz merda!!!

Mansões abaixo e favela acima. Coisa horrorosa.

Me desculpe, mas pra mim isso é um sacrilégio com as ilhas de angra!

Essa cerca não tem nada a ver, né?!

COMENTEM

O mundo pelas minhas lentes: Portfólio

[<o>] O Brasil não é um país sério, mas eu o defendo sempre! [<o>]
Ivanov_br no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 12th, 2006, 05:47 PM   #2
Kauã
BANNED

Likes (Received): 4

Quote:
FAvelização. Pra mim é isso! Me disseram que são bairros com onibus, luz.. tudo legalizado. Mas pelo amor de Deus, olha que coisa horrível. O ser humano é uma merda mesmo, nao pode ver nada lindo que mete a mão e faz merda
O ser humano nao tem culpa nao, as coisas no Brasil sao assim mesmo eh cultural, como disse uma vez aqui, para ter toda essa riqueza e preciso ter milhares de semi-escravos sub-remunerados e essa gente precisa morar em algum lugar nao eh ...? o que eh incrivel eh que a classe rica do pais nao se mexe e deixa isso acontecer "totalmente sem nocao de cidadania sem nocao de nada" depois reclama que tem uma favela como vizinho ....
Kauã no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2006, 05:54 PM   #3
Dreh
Registered User

Dreh's Avatar

Likes (Received): 17

Estou chocado aqui! Que favelão em Angra! Faz muito tempo que não vou lá e não imaginava que estivesse assim! Se as autoridades se fingirem de cegas (como sempre fazem) daqui a pouco vai estar maior do que a Rocinha! :/
É uma pena. Esses ricassos se fechando em seus paraísos artificiais e o povo a cada dia mais pobre. É o triste retrato da sociedade brasileira!! Vergonhoso!
Só farão algo pra "mudar", com uma passeata hipócrita ,o dia que uma celebridade da Ilha de Caras for atinginda por uma bala perdida!!!
Dreh no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2006, 06:02 PM   #4
PapaiNoel
Tudo pra melhor.

PapaiNoel's Avatar

Likes (Received): 787

tambem estou chocado.... nada a declarar
Old March 12th, 2006, 06:27 PM   #5
Luis_RiodeJaneiro
Registered User

Luis_RiodeJaneiro's Avatar

Likes (Received): 37

O ser humano é o pior ANIMAL sobre a face da Terra, já que é o único que destrói o seu ambiente ! E uma vez tive uma horrível experiência em Angra, pois, como " pobre" , fui de carro procurar uma praia em Angra ! e não tem !!!! todas as praias bonitas estão FECHADAS em condomínios " particulares " que se apoderaram das praias que deveriam ser públicas !!! só sobram as praias poluídas do centro, que nem dá prá entrar ! Uma vergonha !!! e acrescente-se a isso as favelas, as ilhas sendo destruídas ( e tão lindas que são, se não fosse tudo isso, Angra seria um paraíso ! )...
Luis_RiodeJaneiro no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2006, 06:47 PM   #6
Dott
cives totius mundi

Dott's Avatar

Quote:
Originally Posted by Kauã
O ser humano nao tem culpa nao, as coisas no Brasil sao assim mesmo eh cultural, como disse uma vez aqui, para ter toda essa riqueza e preciso ter milhares de semi-escravos sub-remunerados e essa gente precisa morar em algum lugar nao eh ...? o que eh incrivel eh que a classe rica do pais nao se mexe e deixa isso acontecer "totalmente sem nocao de cidadania sem nocao de nada" depois reclama que tem uma favela como vizinho ....
Kauã, a classe alta no Brasil é a mais burra da face da Terra !!! eles não pensam no bem do próximo, e tão pouco se lixando para o país e seus recursos naturais !!! logo querem que se foda os pobretões e favelados !!!
mas conto que um dia tudo isso irá acabar e esse milionários se verão como numa ilha, cheia de milhões de pobres e favelados em volta e eles claro sem poder de compra algum não terão como sustentar esta classe A ignorante e burra ao quadrado !

A coisa mais tosca mesmo que vi, foi na foto que tem um monte de barraco no morro logo acima das mansões logo abaixo !!! Em São Paulo também tá cheio disso, basta ver o bairro do Panamby que tem o universo da periferia da zona sul visto da janela de seus lindos prédios, ou a favela de Paraisópolis e os muros que a separam dos estonteantes edifícios residenciais !!! ai o pessoal do prédio tem que ficar dando geladeira, fogão, brinquedos para as crianças, poruqe teêm medo de invasões em suas ilhas da fantasia !!!

Ivanov br, parabéns pelas fotos e também pelos comentários conscientes e tão necessários para a reflexão de todos !!! pena que quem sofre com toda esta ignorância imobiliária dos milionários que destrõem a Mata Atlântica para pistas de aeroporto e dos pobres que constrõem seus barracos nos morros, é a natureza que como você disse, está com os dias contados !!!
Dott no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2006, 06:47 PM   #7
DMA Brasil
BANNED

Likes (Received): 2

Só tenho uma coisa a dizer: Angra dos Reis é o reflexo do Rio de Janeiro.
DMA Brasil no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2006, 01:47 AM   #8
Ivanov_br
Fotografia é um vício!

Ivanov_br's Avatar

Galera, só pra mostrar como meu thread foi na hora certa, leia o que achei no Site do O GLOBO abaixo:

Rio, 12 de março de 2006 Versão impressa

Ilha Grande já sofre processo de favelização

Tulio Brandão

A Ilha Grande passou de “caldeirão do diabo” a paraíso quando o presídio local foi desativado. Doze anos depois, a vocação daquela enorme mancha de Mata Atlântica cercada de águas cristalinas por todos os lados está ameaçada pela cobiça do homem. Um levantamento da prefeitura de Angra dos Reis revela que 64% da ocupação da ilha são ilegais — das 1.225 residências, 792 estão irregulares. O descontrole deu início ao processo de favelização, admitido pelo próprio poder público municipal e constatado por pesquisadores da Uerj.

Os sinais de degradação e violação da ordem urbana estão espalhados por toda a costa. A partir de hoje O GLOBO mostra, numa série de reportagens, as línguas negras e outras conseqüências da falta de saneamento, o problema para permanecer em praias praticamente privatizadas e o caos provocado pela superlotação da ilha em feriados.

Todo o território da Ilha Grande é preservado pela Área de Proteção Ambiental (APA) estadual de Tamoios. Numa parte dela, há a sobreposição com o Parque Estadual da Ilha Grande e, noutra, com a Reserva Biológica estadual da Praia do Sul. As construções só são permitidas em algumas zonas da APA, mas, antes de chegar à ilha, o visitante enxerga um mar de ocupações irregulares em encostas, terrenos acima de 40 metros, costões rochosos e praias, todas áreas protegidas.

A geógrafa e advogada Ana Lúcia Castro de Oliveira, autora de uma dissertação de mestrado do Grupo de Estudos Ambientais da Uerj sobre a ocupação irregular da Enseada de Abraão, constatou em campo o processo de favelização da ilha. Ela usou como parâmetro a definição do IBGE para aglomerados subnormais: conjunto constituído por mais de 50 unidades em propriedade alheia (pública ou particular) dispostas de forma desordenada e densa e carentes de serviços públicos essenciais, que tenham sido implantadas sem posse de terra ou título de propriedade.

— Constatei uma aglomeração maior que a determinada pelo IBGE, proveniente de ocupação irregular, de baixa renda e sem infra-estrutura básica na vertente sudeste da Enseada de Abraão. O caminho é da favelização, apesar de ainda não dar para chamar de favela — diz Ana Lúcia.

Ocupação imita favelas de Angra

Durante o trabalho, ela percebeu a tendência, em Abraão, da ocupação de áreas cada vez mais altas, muito acima do limite de 40 metros previstos na legislação:

— Apesar de eu não ter quantificado o aumento, ele é muito nítido. Como a especulação está muito grande na faixa litorânea, existe um movimento de ocupação sem controle das áreas mais elevadas.

A prefeitura de Angra, de olho no seu distrito mais preservado, reconhece o problema. O presidente da TurisAngra, Manuel Francisco de Oliveira, compara os telhados da ilha com os do continente:

— Se você observar os telhados amontoados das encostas favelizadas de Angra e os da Ilha Grande, percebe que têm a mesma formação. Se não fizermos nada, a tendência é realmente a favelização — diz ele.

No levantamento, 13 praias da ilha aparecem com ocupações irregulares — o maior número de ilegalidades está na maior vila, a de Abraão, com 320 das 620 casas existentes fora da lei. Em algumas comunidades de caiçaras, todos os imóveis estão sem documentação. Mas, nesses casos, o município vai se esforçar para regularizar a situação.

— Cerca de 30% das casas irregulares são de caiçaras. Vamos tentar regularizá-las e dar assistência do município. Por outro lado, há uns 15% de casas de veraneio ilegais. Nesse caso, seremos mais severos — avisa Manuel Francisco.

Demandas sobre ocupação irregular na Ilha Grande não param de chegar ao escritório de Angra do Ministério Público estadual. A promotora Patrícia Gabai já abriu 20 procedimentos e inquéritos e promoveu duas ações civis públicas sobre o tema:

— Temos diversos procedimentos em áreas onde a construção é proibida. Há casas dentro de unidades como o parque estadual e até dentro da reserva biológica, onde em tese não é permitida nem a entrada do homem. As construções vão desde hotéis a ocupações de população carente.

Num sobrevôo na ilha, repórteres do GLOBO constataram absurdas ocupações irregulares em várias praias. Na comunidade existente em Provetá, por exemplo, há servidões construídas no costão de pedra, que levam a casas em áreas acima de 40 metros onde a Mata Atlântica foi derrubada. Em outra, também numa encosta proibida próxima ao mar, o dono pintou um “vende-se” em letras garrafais, visíveis de longe.

O presidente da Associação de Moradores de Provetá, Manoel Gonçalves Filho, explica o dilema dos pescadores, que muitas vezes constróem fora da lei por falta de opção:

— Tem pescador que constrói em área proibida e sabe até que corre risco, mas não tem para onde ir. O que ele vai fazer? Muitos vendem a casa e vão para a cidade, onde acham que há mais dinheiro. Aí, voltam desiludidos e constróem outra casa em local proibido. Por aí vai a devastação. Por isso, aqui na associação, insistimos que ninguém venda nada.

Na ilha, alguns moradores enxergam a degradação. Arnaldo Ricardo Paes, o guia de turismo mais conhecido da ilha, dá a sua versão para tantos problemas:

— Todo mundo quer a sua fatia. O caiçara, que antes vivia da pesca e da roça, não se preparou para o turismo e está construindo casas de pau-a-pique. Mas esses ainda preservam mais que os donos de grandes imóveis, cujo esgoto muitas vezes vai parar nos córregos. O que salva é que 90% da ilha ainda são de áreas verdes.

Mas há quem não enxergue a degradação. Aos olhos do ex-preso Júlio Lopes, de 75 anos, que saiu do presídio em condicional pouco antes de sua desativação, agora a Ilha Grande está muito melhor:

— O povo não sabe o que é o inferno da cadeia. A gente fazia as necessidades no mar, aqui quase não tinha banheiro. Quanto mais povoada a ilha, mais dinheiro chega.

LEIA MAIS

Presídio foi desativado há 12 anos

Old March 13th, 2006, 01:52 AM   #9
DMA Brasil
BANNED

Como eu disse: essa região só reflete aquilo que é o estado e principalmente a cidade do Rio de Janeiro, um verdadeiro caos... não custa nada pra violência começar a bater nas portas de Angra e região... há anos que eu freqüento a região, conheço bem Angra, e vi a cidade (digo, a Baía da Ilha Grande) se degradar... ah, Ivanov, se você aceitaria uma sugestão: mude a sua assinatura para "o Rio de Janeiro não é um estado sério, mas mesmo assim o defendo sempre!", pois alguém precisa defender, porque eu, honestamente, já cansei.
Old March 13th, 2006, 02:11 AM   #10
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

Likes (Received): 2918

Aqui vao 2 fotos minhas que coloquei num thread recentemente da area de Angra dos Reis!!

1- com ilha Grande ao fundo

GersonLDN no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2006, 06:50 AM   #11
BrunoVix
Registered User

BrunoVix's Avatar

Likes (Received): 225

Eu nunca fui a Angra dos Reis mas tenho vontade...

As praias públicas são boas? Porque vejo que as ilhas são exclusivas, só tem acesso quem mora lá, certo? Já que é Angra é famosa por suas diversas ilhas, e a maioria delas são ocupadas e particulares, quais são os atrativos para o turista?

███████████
Trabalha e Confia
███████████
BrunoVix no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2006, 03:50 PM   #12
Ivanov_br
Fotografia é um vício!

Ivanov_br's Avatar

Quote:
Originally Posted by DMA Brasil
Como eu disse: essa região só reflete aquilo que é o estado e principalmente a cidade do Rio de Janeiro, um verdadeiro caos... não custa nada pra violência começar a bater nas portas de Angra e região... há anos que eu freqüento a região, conheço bem Angra, e vi a cidade (digo, a Baía da Ilha Grande) se degradar... ah, Ivanov, se você aceitaria uma sugestão: mude a sua assinatura para "o Rio de Janeiro não é um estado sério, mas mesmo assim o defendo sempre!", pois alguém precisa defender, porque eu, honestamente, já cansei.

Cara, não é a toa que saí do Rio. Por opção, escolhi Porto Alegre pra viver, e realemente deopis de um tempo lá e também por ter conhecido o rio a 20 anos atras, hoje acho esta cidade um merda!

Pode parecer um poouco forte mas é um sentimento de revolta, a cidade ta superlotada, favelas por totas as partes, o povo que mora aqui ta cada vez mais porco, cagando a cidade inteira de lixo.

Um governo que nao dá conta de melhorar isso aqui... ta foda mesmo.

E o carioca não toma postura alguma pra melhorar as coisas. Fica naquela de reclamar, reclamar... mas nao toma a atitude de tentar mudar a situação.

Pra mim, o rio nao tem jeito. As belezas naturais são incontestáveis.... mas a desordem social vai afundar a porra toda!

Old March 13th, 2006, 03:59 PM   #13
Marcio4Ever
Ohh Yeah!

Marcio4Ever's Avatar

Likes (Received): 205

Quote:
Originally Posted by Kauã

O Japão não pode destruir pq ja destruiu tudo, me poupe com sua hipocrisia.

Friedrich Nietzsche
Marcio4Ever no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2006, 04:03 PM   #14
Marcio4Ever
Ohh Yeah!

Marcio4Ever's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ivanov_br
Cara, não é a toa que saí do Rio. Por opção, escolhi Porto Alegre pra viver, e realemente deopis de um tempo lá e também por ter conhecido o rio a 20 anos atras, hoje acho esta cidade um merda!

Pode parecer um poouco forte mas é um sentimento de revolta, a cidade ta superlotada, favelas por totas as partes, o povo que mora aqui ta cada vez mais porco, cagando a cidade inteira de lixo.

Um governo que nao dá conta de melhorar isso aqui... ta foda mesmo.

E o carioca não toma postura alguma pra melhorar as coisas. Fica naquela de reclamar, reclamar... mas nao toma a atitude de tentar mudar a situação.

Pra mim, o rio nao tem jeito. As belezas naturais são incontestáveis.... mas a desordem social vai afundar a porra toda!

A Europa nasceu desenvolvida? Você quer que tudo mude em um passe de mágica, criticar não te leva a lugar algum, pq vc não se manifesta tbm??

Friedrich Nietzsche
Old March 13th, 2006, 08:13 PM   #15
DMA Brasil
BANNED

Marcio, o que o Ivanov quis dizer é uma coisa que infelizmente (ou felizmente, sei lá) só os cariocas conseguem entender: que pro resto do Brasil, tudo tem perspectiva de melhora (digamos que pra uns 70% do país, as coisas já estão melhorando, pro resto, as coisas têm uma boa perspectiva de melhorar) e aqui no Rio, a perspectiva é nula!!!! Isso, pra uma pessoa que não nasceu aqui, que nunca viveu no Rio, é difícil de entender, porque pra quem vê de fora, o Rio é realmente perfeito, porque como eu sempre digo aqui no forum: pobreza, exclusão social, violência, existe no mundo inteiro (tá, com exceção de uns 10 países aí, os 3 da Escandinávia, os 3 de Língua Germânica, o Japão, a Austrália e a Nova Zelândia... foram 10??? que têm menos), então, como eu sempre procuro afirmar, a violência, a pobreza, a exclusão social aqui realmente é maior, mas nada que seja muuuuito mais diferente do resto do mundo, em países como França, Espanha, Argentina, México, Coréia do Sul... ah, vocês conhecem a minha lista... mas o detalhe é que, aqui no Rio, a coisa tem outra perspectiva. Eu hoje voltando do centro da cidade de carro, eu vim pensando se já tinha tido alguma outra cidade no mundo que, em tempos de paz, chegou a ter essa violência do Rio... cheguei a pensar em Bogotá, mas daí me lembrei que a violência que tinha em Bogotá (e que diminuiu muito com o governo Uribe) não chegou a essa calamidade que está o Rio. Somente um carioca com um pouco de consciência, óbvio, consegue entender isso, não estou dizendo que vocês não entendem, nada disso!!!! Mas só quem já morou muito tempo aqui, que conhece as "entranhas" da sociedade carioca, entende o porquê do Rio estar desse jeito. Angra é somente um reflexo da capital, como eu disse; eu soube que estavam querendo cercar a Riviera de São Lourenço, que é UM "condomínio" no Litoral Norte de SP, e o pessoal já está fazendo um baita escarcéu pra que isso não aconteça, aqui no estado, se cerca em tudo que é canto (não é só em Angra, mas Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, também sofrem com isso) de forma indiscriminada, e nada se avisa, se faz, e o povão (isto é, nós, e eu me incluo nessa, porque apesar de morar na Barra, minha família só mora aqui a muito custo, porque meu pai batalhou muito pra isso, e eu nunca tive casa fora da cidade, logo, eu não tenho grana sobrando) QUE SE FODA. Por isso que, pra vocês "não-cariocas", é complicado de entender o porque que eu e Ivanov falamos do Rio com esse "ódio". E Ivanov, uma curiosidade: Você voltou pro Rio cara??? Porque eu quando sair daqui, devo ir pro Sul, interior de SP ou Brasília, e só volto como turista, nem casa quero manter aqui, mesmo que tenha grana pra tal...
Old March 14th, 2006, 04:59 AM   #16
Ivanov_br
Fotografia é um vício!

Ivanov_br's Avatar

Ae DMA_BRASIL,

Continuo morando em Porto Alegre, só to no Rio de visita ao coroas que vivem reclamando da cidade mas nao tem coragem de mudar.

Acho q vc falou bem. Perpectiva do rio melhorar/?!? Impossivel.

Primeiro: O governo do estado esta a 8 anos nas maos de um casal que garimpa votos de evangélicos. Não precisa de mais nada, né?!

Cresci e acompanhei essa cidade ficar pior e mais violenta por toda a decada de 80 e 90.. por isso hj vejo isso aqui e me revolto.

A cidade lotada, faltando emprego pra geral e ainda chega neguinho q vem de longe tentar a vida aqui. Vai morar numa favela escrota, onde vagou um barraco que foi deixado por outro q pode pagar outro barraco em uma favela melhorzinha.

Em vez de acabarem com as favelas, eles a urbanizam, transformam-na em bairros.... valorizando os barracos! é foda!

Pra mim o rio nao tem solução.. só um tsunami mesmo, desse modo sé sobraria as paisagens!!!

Old March 14th, 2006, 05:16 AM   #17
DMA Brasil
BANNED

É cara, o que você fez, é o meu futuro... vou esperar mais 3 anos, pra terminar a faculdade, daí parto pra morar um tempo em São Paulo (capital) que é um sonho antigo, e depois decido pra onde vou, mas a probabilidade maior é Campinas, mas Brasília, Curitiba, o Norte Paranaense, o Oeste de SP... são muitos lugares, até Porto Alegre mesmo. Cara, é aquilo, como eu disse aí em cima: pra quem não é carioca, não entende esse negócio de "o país inteiro ter futuro e o Rio não ter", porque isso só quem é carioca ou quem mora há muitos anos no Rio compreende. Eu já perguntei pros meus velhos se eles pensam em se mandar daqui em alguns anos, aparentemente, a razão é a mesma: falta coragem a eles. E como você disse: pra mudar algo aqui??? Só uma tsunami, ou uma bomba atômica...
Old March 14th, 2006, 12:06 PM   #18
Kauã
BANNED

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by marcio4ever
O Japão não pode destruir pq ja destruiu tudo, me poupe com sua hipocrisia.
Destruiu o que...? lindo vc ta muito nervosinho tome uma cha de maracujina ...
Kauã no está en línea   Reply With Quote
Old March 14th, 2006, 03:51 PM   #19
Marcio4Ever
Ohh Yeah!

Marcio4Ever's Avatar

As arvores artificiais.

Friedrich Nietzsche
Old March 14th, 2006, 04:42 PM   #20
Dott
cives totius mundi

Dott's Avatar

Quote:
Originally Posted by DMA Brasil
E como você disse: pra mudar algo aqui??? Só uma tsunami, ou uma bomba atômica...
Talvez seria mais interessante uma bomba H em Brasília e apagar do mapa essa idéia da capital do país ter que ser lá !!!
A capital deveria continuar sendo no Rio, com todos os ministérios, legislativo, executivo e judiciário !!! Quem sabe numa manhã de verão os vidros do judiciário amanhecessem estilhaçados por balas perdidas ou um dos carros de um deputado fosse alvejado por uma metralhadora, os políticos decidissem de fato trabalahar para mudar a realidade !
Dott no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules