daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Mundo Afora

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 5 votes, 4.20 average.
Old March 19th, 2006, 04:03 PM   #1
DMA Brasil
BANNED

Likes (Received): 2

Fotos de Cidades Italianas-Parte 1

Bem pessoal, conversando outro dia com o ApRecife no msn, eu tive essa idéia de fazer um thread das fotos das cidades que eu encontrei na Internet daquele que eu considero meu "segundo país", meu "segundo lar", a bela, rica, desproporcional, separatista, e confusa Itália!!!! Bem, vamos lá, mas primeiramente, uma rápida (até parece que eu faço algo rápido e curto...) aula de geografia da Itália: o país é dividido, de acordo com a Constituição de 1947 (se eu não me engano) em 20 regiões (ita. regioni) e pouco mais de 100 províncias (ita. provincie). As regiões seriam, a grosso modo, os estados aqui no Brasil, e as províncias, tentando explicar mais ou menos pra quem não conhece a situação, seria o equivalente a uma divisão entre o município e o estado, é como se, por exemplo, a Região Metropolitana de São Paulo fosse uma forma de subdivisão englobando as cidades que fazem parte da RM (tá, não sei se vocês entenderam...). A região mais rica do país é a Lombardia (com capital em Milão), e junto com o Piemonte e a Ligúria, outras duas regiões do noroeste do país, elas formam a "locomotiva" da Itália, isto é, é como se fosse o "estado de São Paulo" italiano. Nessas 3 regiões se encontram as 3 cidades mais ricas do país (Milão, Turim e Gênova), e é nessas 3 regiões também que se localiza a maior Região Metropolitana da Itália (e terceira maior do continente, depois da de Londres e da de Paris-Ile de France), a Região Metropolitana da Cidade de Milão, que possui aproximadamente 8.5 milhões de habitantes, e engloba um raio de muito mais de 1000km2!!!! Essa parte do país é particularmente a minha preferida, é como se Milão fosse São Paulo capital, Turim seria Campinas e Gênova seria a Baixada Santista, é uma região loucamente rica!!!! E óbviamente, a Itália não é toda assim. A segunda parte mais rica do país são as regiões da Emília-Romanha e da Toscana (famosa pra maioria das pessoas), que seria o equivalente mais ou menos à MG e RJ juntos, mas se bem que se fôr pra comparar a cidade do Rio à alguma cidade italiana, seria sem sombra de dúvidas a odiada Nápoles (poucos italianos gostam de Nápoles, e eu como oriundi me incluo nessa... aquela cidade é tosca!!!). Bem, existem ainda outros fatos interessantes do país, como a diferença Sul-Norte (que é o oposto daqui, o Sul é pobre, e o Norte rico), as cidades (que não possuem nenhum arranha-céu, com exceção de uma meia dúzia de prédios de 40 andares em Nápoles e Milão, que são as duas capitais financeiras da Itália, logo, esse problema não é só nosso... ), o sistema político (quem nunca ouviu falar dos escândalos de Benedetto Craxi e Silvio Berlusconi???), mas, a princípio, vou me manter por aqui... vamos às fotos!!! Serão 15 por vez, pra não carregar demais o thread...

1)Aosta, capital da Regione Valle d´Aosta, uma região montanhosa e pouco povoada ao norte da Lombardia

2)Bolonha, capital da Regione Emilia-Romagna, que eu chamo de "Il Bivio dell´Italia", ou O Entrocamento da Itália, é a região mais central do país, é uma região linda, que junto com a Toscana, são duas regiões montanhosas e com um belo litoral... Bolonha é chamada de "Bologna La Rossa", por causa dos tijolos vermelhos de seu centro antigo e de sua visão esquerdista...

3)Ferrara, uma cidade na Emilia-Romagna 25km ao norte de Bolonha

4)Mais uma de Ferrrara

5)Florença (Firenze), a capital das artes italiana, a cidade que possui a maior quantidade obras de arte no mundo!!! Lar da Família Medici, família dos Séculos XIV,XV e XVI que mandou na Itália e no sul da Europa nessa época... Ah, pra mim, Florença é a cidade mais linda do mundo!!!

6)Mais de Florença (Chiesa del Cestello)

7)Mais de Florença (Skyline da cidade, se vê o Duomo, a catedral da cidade, muito conhecida )

8)Mais de Florença (o Palazzo Vecchio, prefeitura da cidade)

9)Aqui começa o "Momento Milão". Milão é uma das capitais financeiras da Europa (e a capital financeira do sul do continente, os madrilenhos que me desculpem), é junto a Londres e São Paulo as cidades que eu mais gosto no mundo inteiro, é considerada o centro do país, e além disso, é uma das capitais da moda mundial!!! Ela demonstra, assim como São Paulo aqui no Brasil, o esplendor do desenvolvimento italiano...

10)Milão (Galleria Vittorio Emmanuelle II, o "Shopping Iguatemi" de Milão )

11)Milão (La Scala, o "Teatro Municipal" da cidade)

12)Milão (outra foto da La Scala, dessa vez, à noite, eu adoro essa foto... )

13)Milão (a Piazza del Duomo, o centro nervoso da cidade, o Duomo é a catedral - Duomo significa "Catedral" em italiano - e é como se fosse a Praça da Sé de Milão, duas linhas de metrô cruzam aí embaixo )

14)Milão (Piazza Cordusio, uma típica "Piazza" milanesa... notem os fios!!!! ahahahah pros "amantes" da fiação aérea... )

15)Milão (pra terminar essa primeira parte, uma foto do "tramonto" (anoitecer) de janeiro de 2005 na cidade, uma das raras fotos da cidade em que ela não está involta em uma espessa massa de poluição e névoa, Milão é chamada de "Città della Nebbia", algo próximo de "Cidade da Névoa", ou não seria "Cidade da Garoa"??? )

Espero que tenham gostado dessa primeira parte de um "passeio" pela minha "segunda terra", está sendo feito com muito carinho e trabalho... vem mais por aí!!! Podem esperar o resto de Milão, Roma, e algumas cidades que poucas pessoas sabem que existem, como Trieste...

E ah, COMENTEM, PER FAVORE!!!

Last edited by DMA Brasil; March 19th, 2006 at 05:02 PM.
DMA Brasil no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 19th, 2006, 04:27 PM   #2
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Likes (Received): 9

linda e histórica "velha bota"!
valeu!
Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old March 19th, 2006, 05:53 PM   #3
Luis_RiodeJaneiro
Registered User

Luis_RiodeJaneiro's Avatar

Likes (Received): 34

me piace motto !!! Firenze e Veneza , não tem igual, são duas jóias da humanidade !!!( Milano no me piace motto ,salvo il Duomo, claro !! ) !! manda piú !!!piú !!!
Luis_RiodeJaneiro no está en línea   Reply With Quote
Old March 19th, 2006, 07:29 PM   #4
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

DMA, valeu pelo seu trabalho, aprendi muito sobre a Itália!
Old March 19th, 2006, 11:29 PM   #5
DMA Brasil
BANNED

Valeu pessoal!!!! As fotos já estão "hospedadas", só vou agora criar um tópico mais detalhado, falando ainda mais do país, pra vocês descobrirem esse país que é tããããão semelhante com o nosso, às vezes as semelhanças são gritantes (na grande maioria das vezes o são, o Brasil e a Itália são muito semelhantes tanto nas coisas ruins quanto nas boas... )
Old March 19th, 2006, 11:36 PM   #6
Baianóide
BAHIA

Baianóide's Avatar

Likes (Received): 35

Belíssimos locais. A Itália merec uma visita. Sempre quis conhecer Roma, o Vaticano, Veneza, ...

O Brasil não é uma nação, são várias nações. Autonomia é o caminho. FEDERALISMO DE VERDADE JÁ!
Baianóide no está en línea   Reply With Quote
Old March 20th, 2006, 04:59 AM   #7
Dott
cives totius mundi

Dott's Avatar

Likes (Received): 3

Estão lindas DMA !!! bela pesquisa !
Dott no está en línea   Reply With Quote
Old March 20th, 2006, 03:41 PM   #8
Marcio4Ever
Ohh Yeah!

Marcio4Ever's Avatar

Likes (Received): 205

Não gostei das fotos.

Friedrich Nietzsche
Marcio4Ever no está en línea   Reply With Quote
Old March 20th, 2006, 07:36 PM   #9
DMA Brasil
BANNED

Poxa Marcio, porque não gostastes??? Não gostas da Itália ou não gostas só das fotos??? E Dot e Gabviana, valeu pelos comentários...

Last edited by DMA Brasil; March 20th, 2006 at 07:45 PM.
Old March 21st, 2006, 02:17 PM   #10
Kauã
BANNED

Likes (Received): 4

gostei da foto 9 de onde vc tirou ...?
Kauã no está en línea   Reply With Quote
Old March 21st, 2006, 04:15 PM   #11
Marcio4Ever
Ohh Yeah!

Marcio4Ever's Avatar

Likes (Received): 205

Quote:
Originally Posted by DMA Brasil
Poxa Marcio, porque não gostastes??? Não gostas da Itália ou não gostas só das fotos??? E Dot e Gabviana, valeu pelos comentários...

Gosto da Italia, vejo semelhança entre brasileiros e italianos, as fotos estão com aresolução ruim, mas a 9 ta show de bola.

Friedrich Nietzsche
Marcio4Ever no está en línea   Reply With Quote
Old March 21st, 2006, 09:30 PM   #12
DMA Brasil
BANNED

Marcio, é que eu tirei algumas dessas fotos das Wikipedia, outras saíram de sites de turismo da Itália, então a resolução é difícil estar boa... Kauã, essa foto 9 saiu do site italiano da Wikipedia sobre Milão, e têm bastante fotos sobre a cidade no site em inglês também. Esse é o Duomo visto de outro lado, em direção à Fiera Milano, se eu não me engano... Esses arcos do Duomo são chamados de "Archi Rampanti", o que significa mais ou menos "arcos em queda"... As outras fotos que eu tenho aqui em arquivo estão um pouco melhores, e eu vou pesquisar mais fotos que estejam melhores, vou dar um "Giro per l´Italia" aqui com vocês...
Old September 2nd, 2009, 04:07 AM   #13
Bradd
Registered User

Bradd's Avatar

DMA

Muito interessante oq vc falou a respeito da Itália...porém..., se possível, quero fazer algumas correções, afinal, morei no "belpaese" por 10 anos, tempo o suficiente pra entende-lo , pelo menos algumas partes!

1º Está corretíssimo o q vc disse sobre a Milão e a Lombardia (respectivamente a cidade e região mais ricas da Itália), no entanto, as cidades mais ricas da "bota" são, nessa ordem...Milão, Roma, Turim e Nápoles.(embora na última a distribuição de riquezas é uma das piores da Itália) e não Milão, Turim e Gênova.

2º Já a segunda parte mais rica da Itália não é a Toscana não, e sim Emilia Romagna(como vc disse), Lazio e Veneto (não nessa ordem).

3º Qnto a Napoli e o ódio por ela, vejo isso como senso comum. Claro, principalmente os milaneses e torinenses falam muito mal de Nápoles, q na minha visão é a cidade com mais problemas da Itália, no entanto, vários desses q odeiam Napoli vão pra lá no verão, por causa da beleza incantável da região. Na minha modestia opinião, Napoli é linda...tem museus perfeitos³³³, culinária única e paisagens maravilhosas³³³, embora tbm tenha alta taxa de criminalidade comparada ao resto do país e uma considerável taxa de desemprego! Opiniões a parte, Napoli é uma das cidades mais visitadas da Europa!!!

4º Em relação a divisão norte/sul, sim ela realmente existe...mas o sul não pobre, tão pobre assim...É claro, os índices de vida são inferiores ao do norte do país (me refiro Norte de Roma "pra cima"), mas lhe garanto, são bemmmmmmm³³³³³³ melhores q os do Brasil, pode apostar!!! o q realmente, ao meu, mais deixa "Il Mezzogiorno" atrasado são as máfias instaladas no local!!! Um dado importante: a Puglia, região do sul italiano, formando o "salto" da bota, é uma das regiões q mais crescem na Itália...acho q esta realidade sul/norte está, de forma lenta, mudando.

5º Qnto aos arranhas-ceus acho a Itália bem atrasada com relação à outros países(vc mencionou bem os de Napoli, formando o complexo CEntro Direzionali di Napoli, a área mais moderna da cidade), mas vc disse q os principais centros finaceiros do país são Napoles e Milão! Sim, Milão é realmente, mas Napoles não, (ao menos q vc cite, além de Napoli, Milão, Roma, Turin, Genova, E Bologna), pois deu a entender q Milão e Napoles são os 2 principais centros financeiros da Italia.

6º Qnto ao sistema politico italiano vc está coberto de razão, nem vou comentar!!!É um escandalo atras do outro!!!

Abrass...espero respostas!!! desculpe por kalker coisa!!!
Bradd no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules