daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte

Reply

Thread Tools
Old March 21st, 2006, 04:51 PM   #1
Osasco Station
Subway, now!

Likes (Received): 0

Site exclusivo do PITU 2025 e + novidades!!

A STM disponibilizou um site somente sobre o PITU(http://www.pitu.stm.sp.gov.br), cheio de novidades, leiam a respeito na STM e no próprio site. Na sessão de apresentações tem um arquivo com as atualizações do PITU que agora é para o horizonte de 2025, vejam que eu acertei que haveria uma linha cortando Osasco, passando pela Vila Yara e por Pirituba, confiram. Também quase acertei a continuação da linha... ou estou muito bem de noção para isso ou eles tem visitado o fórum heeheh.
Veja: http://www.pitu.stm.sp.gov.br/downlo...xessencial.pdf
Osasco Station no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 21st, 2006, 04:53 PM   #2
Osasco Station
Subway, now!

Aquela linha que cruza Itaquera constava num mapa recente que surgiu.. coincidência?
Old March 21st, 2006, 04:56 PM   #3
Osasco Station
Subway, now!

A linha 5 também tem traçado idêntico ao daquele mapa...
Old March 21st, 2006, 05:03 PM   #4
Osasco Station
Subway, now!

Até a bifurcação da linha F é idêntica, aquele mapa deve ter vazado da STM.
Old March 21st, 2006, 10:24 PM   #5
DMA Brasil
BANNED

Likes (Received): 1

Valeu mesmo pelas informações Osasco Station!!!! Poxa, uma dúvida: tu sabes pra quando que é aquela primeira fase da extensão??? Porque digamos que demore mesmo os 20 anos ditos (de agora, 2006, para 2025), essa primeira fase, no caso, teria que ficar pronta, se formos usar um pouco a consciência, em no máximo 2015, certo??? Poxa, ela vai dobrar o tamanho da rede consolidada, e vai ligar bastante lugares da cidade de forma consciente e inteligente, principalmente sem fazer o que acontece com a grande maioria dos metrôs do mundo, que fazem cruzar várias linhas em uma mesma estação, deixando as estações muito movimentadas e com uma estrutura péssima (vide Chatelet-Les Halles, Bank, Waterloo, Republique, Karlsplatz, entre outras, essas de Paris, Londres e Munique, que são metrôs mais antigos). Poxa, e achei muito legal eles finalmente definirem a situação das linhas da CPTM (linhas C e E) elas vão mesmo ficar com a CPTM, eu acho o melhor, inclusive porque a melhor forma é saber dividir bem a situação dos trens de subúrbio (CPTM) com o metrô, que deve ser mais urbano. Muito obrigado mesmo pelas informações, agora vamos analisar os mapas, o que achas???
DMA Brasil no está en línea   Reply With Quote
Old March 21st, 2006, 10:27 PM   #6
Osasco Station
Subway, now!

Estamos aqui pra isso O governo é meio desordenado quanto a prazos, mas sim, creio que até 2015 a primeira fase deve estar pronta.. mas terão que acelerar o processo, 3 estações em 2 anos é muito pouco por exemplo...

Vamos analisar os mapas sim... descobri que o mapa que eu tava falando está em um dos documentos, mas muito pequeno.. quando vc amplia fica desfocado..
Old March 21st, 2006, 10:43 PM   #7
DMA Brasil
BANNED

Hum, eu ainda não sei o mapa que você está falando, eu baixei 3 documentos, se não me engano, mas só analisei dois... Poxa, eu acho que o metrô vai ficar muito interessante, pois até a primeira fase ao menos, e pelo que eu notei (não sei se estou certo) as estações vão ter no máximo 3 linhas de metrô cruzando (óbvio que as linhas de metrô e trens de subúrbio são muito maiores os cruzamentos), mas eu acho que isso vai deixar o metrô da capital bem parecido com o de Madri, onde, de acordo com um mapa que eu tenho aqui, se cruzam no máximo quatro linhas de metrô em uma mesma estação (salvo engano, na de Nuevos Ministerios), e o metrô de Madri atualmente é considerado o melhor do continente, justamente porque ele foi mais bem planejado, e é muito mais moderno que todos os outros metrôs do mesmo tamanho do mundo. Acho que devemos seguir seriamente a experiência ótima de Madri, usarmos o que eles fizeram, e corrigir os erros deles. Óbvio que essas 3 estações por 2 anos é um passo de tartaruga, temos que encher mesmo o saco do Governo do Estado (e porque não da Prefeitura da Capital, afinal, com a Prefeitura e o Estado nas mãos do mesmo partido, como está pra ocorrer, acho que ambos podem se juntar para fazer desse projeto realidade). Voltando novamente a Madri, lá eles inauguram uma linha a cada 2 anos (a última linha 12 - chamada de Metro Sur - foi inaugurada muito rápido, e ela transformou a vida das cidades ao sul de Madri), e acho que é plenamente possível levar esse ritmo a algo mais rápido, afinal, se Madri conseguiu, porque nós não vamos conseguir??? Acho que é principalmente algo de mandarmos nossas idéias ao Governo do Estado e à Prefeitura quanto ao que concerne na construção das linhas de metrô (por exemplo, em Madri algumas linhas são de superfície, o que fez que a construção tivesse seu valor diminuído drasticamente) e principalmente, enfiar na cabeça dos governantes (acho que alguns já se ligaram disso) que o transporte está mais que atrelado a um bom desenvolvimento da cidade e do país. Então, vamos às nossas análises!!! Primeiro, acho que a extensão da linha 2 está ótima, e acho que é plenamente possível que as construções continuem, afinal, já se está com a "mão na massa", acho que as linhas de arco estão ótimas, elas se parecem um pouco com o sistema de Londres, embora o de Londres não abranja tantas localidades como o de São Paulo, já que ele é principalmente no centro (a chamada Circle Line). A linha 4 em sua expansão pra Guarulhos está boa, mas aí eu entro em uma questão: será mesmo necessário que o metrô chegue à Guarulhos tendo já um trem de subúrbio que vai chegar à cidade??? Não sei, pra mim é algo um pouco "redundante". Como eu já disse, eu achei muito interessante a volta das linhas da CPTM para a CPTM, porque devemos ter muito bem definido o sistema de transportes de subúrbio com o sistema de transporte metropolitano, já que essa é a experiência usada nas cidades européias (todas as grandes cidades do continente mantiveram um sistema de trens de subúrbio eficiente aliado a um metrô eficiente e mais urbano, e de novo eu cito Madri com o sistema do metrô aliado ao eficientíssimo Cercanías). Bem, o que achas??
Old March 21st, 2006, 10:55 PM   #8
rkj
Registered User

Likes (Received): 98

Quote:
Originally Posted by Osasco Station
Estamos aqui pra isso O governo é meio desordenado quanto a prazos, mas sim, creio que até 2015 a primeira fase deve estar pronta.. mas terão que acelerar o processo, 3 estações em 2 anos é muito pouco por exemplo...
A questão é que a Linha Amarela, que tem mais estações, vai entrar boa parte de uma vez só. Olhando para a expansão 2002-2008, serão um bom número de novas estações (5 na linha verde, 7 na linha amarela) para 6 anos de construção, algo como 2 estações por ano.

Algo que vejo poucos comentários é de expansão de trens; por exemplo, a linha 2 não vai ganhar nenhum trem a mais para atender o trecho até Imigrantes. Isso não comprometerá o intervalo de viagens ? Hoje já tem alguns trens antigos (Mafersa) rodando junto com os Alstom que iniciam eram o total das linhas 2 e 3, será que vão entrar mais ? Já para a expansão até o Alto do Ipiranga estão previstos dois novos trens, e para o trecho até Sacomã e Tamanduateí está previsto um novo pátio, imagin que para colocar mais trens...

Porém, o que mais preocupa nessa questão é a linha 4. Ela tem um enorme potencial de introduzir muito mais passageiros na demanda das linhas com as que ela integra: C, 2, 3 e 1. A linha C (vide tópico específico) tem boa previsão de aumento de trens, a linha 2 tem algo previsto para seu crescimento interno que talvez seja suficiente para suportar a linha 4, mas nada vejo a respeito de aumentar a capacidade das linhas 1 e 3, que hoje já trabalham saturadas.
rkj está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 21st, 2006, 11:28 PM   #9
Tamarindo Cobra
Inconsciente Coletivo

Tamarindo Cobra's Avatar

Likes (Received): 55

Caramba, sinceramente, não sei de nada que vocês tão falando, hehehehe! To totalmente por fora! Ma pela empolgação de vocês, deve ser algo bom, tomará que saia do papel, hehehehe!
Tamarindo Cobra no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2006, 12:15 AM   #10
DMA Brasil
BANNED

ahahaha Liga não Tarcísio, é meio complicado mesmo... é que é a minha área né...
Old March 22nd, 2006, 02:40 AM   #11
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 722

Quote:
Originally Posted by rkj
A questão é que a Linha Amarela, que tem mais estações, vai entrar boa parte de uma vez só. Olhando para a expansão 2002-2008, serão um bom número de novas estações (5 na linha verde, 7 na linha amarela) para 6 anos de construção, algo como 2 estações por ano.

Algo que vejo poucos comentários é de expansão de trens; por exemplo, a linha 2 não vai ganhar nenhum trem a mais para atender o trecho até Imigrantes. Isso não comprometerá o intervalo de viagens ? Hoje já tem alguns trens antigos (Mafersa) rodando junto com os Alstom que iniciam eram o total das linhas 2 e 3, será que vão entrar mais ? Já para a expansão até o Alto do Ipiranga estão previstos dois novos trens, e para o trecho até Sacomã e Tamanduateí está previsto um novo pátio, imagin que para colocar mais trens...

Porém, o que mais preocupa nessa questão é a linha 4. Ela tem um enorme potencial de introduzir muito mais passageiros na demanda das linhas com as que ela integra: C, 2, 3 e 1. A linha C (vide tópico específico) tem boa previsão de aumento de trens, a linha 2 tem algo previsto para seu crescimento interno que talvez seja suficiente para suportar a linha 4, mas nada vejo a respeito de aumentar a capacidade das linhas 1 e 3, que hoje já trabalham saturadas.
Não me lembro exatamente onde li, mas pra inauguração das novas estações estão previstas o acrescimo de mais 4 trens do mesmo modelo dos que estão rodando atualmente (não o antigão da linha 1)

Só o que está ruim é o intervalo atual, 3 min (hora vale), 1 min e 45 seg (pico), não está sendo o suficiente, o ideal é que fosse igual as da linha 1 assim que inaugurar as novas estações, afinal, serão 370 mil usuários por dia....a linha já está muito carregada pros intervalos atuais...
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2006, 03:14 AM   #12
Baianóide
BAHIA

Baianóide's Avatar

Likes (Received): 35

Metrô em São Mateus !

O Brasil não é uma nação, são várias nações. Autonomia é o caminho. FEDERALISMO DE VERDADE JÁ!
Baianóide no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2006, 03:18 AM   #13
Baianóide
BAHIA

Baianóide's Avatar

Likes (Received): 35

A linha que passará por São Caetano indo para SBC e a para São Mateus serão ótimas, além do fato de que o corredor da EMTU vai virar VLT. Queria saber como vão ser esses trens regionais, que cruzaram a ZL. E terá finalmente uma linha para Congonhas. Tomara que pelo menos 2/3 saia do papel.

O Brasil não é uma nação, são várias nações. Autonomia é o caminho. FEDERALISMO DE VERDADE JÁ!
Baianóide no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2006, 04:08 AM   #14
Osasco Station
Subway, now!

Preciso me aprofundar mais, mas cá entre nós: outra linha paralela à D NÃO! O trecho que não coincide td bem..
Old March 22nd, 2006, 04:26 AM   #15
pdm
Registered User

pdm's Avatar

Likes (Received): 3

Essa linha Cachoeirinha - S. André passa por Pedro II...
pdm no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2006, 08:27 AM   #16
Brez
Registered User

Likes (Received): 6

Pessoal eu não entendi a diferença entre as duas situações propostas a primeira parece com a do mapa antigo do metrõ a segunda é a queles vão acatar? eu não entendi muito.. alguem pode me explicar?por que para falar a verdade se for a segundo o ibira q precisa bastante de metrô continuaria sem linha nenhuma aí seria horrível...
Brez no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2006, 04:09 PM   #17
Osasco Station
Subway, now!

Quote:
Originally Posted by gabviana
A linha que passará por São Caetano indo para SBC e a para São Mateus serão ótimas, além do fato de que o corredor da EMTU vai virar VLT. Queria saber como vão ser esses trens regionais, que cruzaram a ZL. E terá finalmente uma linha para Congonhas. Tomara que pelo menos 2/3 saia do papel.
Concordo, essa região também precisa de metrô... aonde diz que o corredor vai virar VLT?
Old March 22nd, 2006, 04:10 PM   #18
Osasco Station
Subway, now!

Quote:
Originally Posted by pdm
Essa linha Cachoeirinha - S. André passa por Pedro II...
Então a estação fantasma vai se tornar "real".
Old March 22nd, 2006, 04:13 PM   #19
Osasco Station
Subway, now!

Quote:
Originally Posted by DMA Brasil
Hum, eu ainda não sei o mapa que você está falando, eu baixei 3 documentos, se não me engano, mas só analisei dois... Poxa, eu acho que o metrô vai ficar muito interessante, pois até a primeira fase ao menos, e pelo que eu notei (não sei se estou certo) as estações vão ter no máximo 3 linhas de metrô cruzando (óbvio que as linhas de metrô e trens de subúrbio são muito maiores os cruzamentos), mas eu acho que isso vai deixar o metrô da capital bem parecido com o de Madri, onde, de acordo com um mapa que eu tenho aqui, se cruzam no máximo quatro linhas de metrô em uma mesma estação (salvo engano, na de Nuevos Ministerios), e o metrô de Madri atualmente é considerado o melhor do continente, justamente porque ele foi mais bem planejado, e é muito mais moderno que todos os outros metrôs do mesmo tamanho do mundo. Acho que devemos seguir seriamente a experiência ótima de Madri, usarmos o que eles fizeram, e corrigir os erros deles. Óbvio que essas 3 estações por 2 anos é um passo de tartaruga, temos que encher mesmo o saco do Governo do Estado (e porque não da Prefeitura da Capital, afinal, com a Prefeitura e o Estado nas mãos do mesmo partido, como está pra ocorrer, acho que ambos podem se juntar para fazer desse projeto realidade). Voltando novamente a Madri, lá eles inauguram uma linha a cada 2 anos (a última linha 12 - chamada de Metro Sur - foi inaugurada muito rápido, e ela transformou a vida das cidades ao sul de Madri), e acho que é plenamente possível levar esse ritmo a algo mais rápido, afinal, se Madri conseguiu, porque nós não vamos conseguir??? Acho que é principalmente algo de mandarmos nossas idéias ao Governo do Estado e à Prefeitura quanto ao que concerne na construção das linhas de metrô (por exemplo, em Madri algumas linhas são de superfície, o que fez que a construção tivesse seu valor diminuído drasticamente) e principalmente, enfiar na cabeça dos governantes (acho que alguns já se ligaram disso) que o transporte está mais que atrelado a um bom desenvolvimento da cidade e do país. Então, vamos às nossas análises!!! Primeiro, acho que a extensão da linha 2 está ótima, e acho que é plenamente possível que as construções continuem, afinal, já se está com a "mão na massa", acho que as linhas de arco estão ótimas, elas se parecem um pouco com o sistema de Londres, embora o de Londres não abranja tantas localidades como o de São Paulo, já que ele é principalmente no centro (a chamada Circle Line). A linha 4 em sua expansão pra Guarulhos está boa, mas aí eu entro em uma questão: será mesmo necessário que o metrô chegue à Guarulhos tendo já um trem de subúrbio que vai chegar à cidade??? Não sei, pra mim é algo um pouco "redundante". Como eu já disse, eu achei muito interessante a volta das linhas da CPTM para a CPTM, porque devemos ter muito bem definido o sistema de transportes de subúrbio com o sistema de transporte metropolitano, já que essa é a experiência usada nas cidades européias (todas as grandes cidades do continente mantiveram um sistema de trens de subúrbio eficiente aliado a um metrô eficiente e mais urbano, e de novo eu cito Madri com o sistema do metrô aliado ao eficientíssimo Cercanías). Bem, o que achas??
Já sabíamos que a linha 4 não iria acabar na Luz, mas não imaginava que iria para Guarulhos... mas com certeza será necessário isso, pois o Trem de Guarulhos não tem muita amplitude em relação à área e o corredor Tucuruvi-Guarulhos é uma piada. As linhas C e E não serão do metrô? Por mim tudo bem, pq tem ótimo padrão de serviços.
Old March 22nd, 2006, 05:07 PM   #20
rkj
Registered User

Likes (Received): 98

Quote:
Originally Posted by richter30
Não me lembro exatamente onde li, mas pra inauguração das novas estações estão previstas o acrescimo de mais 4 trens do mesmo modelo dos que estão rodando atualmente (não o antigão da linha 1)
Se você puder encontrar, eu agradeço... todas as referências que encontrei no site do Metrô, da Alstom e arquivos deste fórum falam sempre de sistemas operacionais e de energia, nunca de trens, quando se fala de Ana Rosa - Imigrantes. E só há menções aos 11 trens Alstom, não aos antigões da linha 1 que às vezes aparecem por lá.

Quote:
Originally Posted by richter30
Só o que está ruim é o intervalo atual, 3 min (hora vale), 1 min e 45 seg (pico), não está sendo o suficiente, o ideal é que fosse igual as da linha 1 assim que inaugurar as novas estações, afinal, serão 370 mil usuários por dia....a linha já está muito carregada pros intervalos atuais...
Intervalo ou espera média (que é metade do intervalo) ?
Segundo o metrô a espera média em pico é:
- Linha 1-Azul, 61 segundos pela manhã e 60 segundos à tarde;
- Linha 2-Verde, 82 segundos pela manhã e 79 segundos à tarde;
- Linha 3-Vermelha, 53 segundos pela manhã e 55 segundos à tarde;
- Linha 5-Lilás, 192 segundos pela manhã e 192 segundos a tarde.
rkj está en línea ahora   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules