|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#1 |
|
Registered User
Likes (Received): 19
|
Linha F, a pior linha da CPTM
http://www1.folha.uol.com.br/folha/c...5u119759.shtml
Trens da CPTM têm oração, camelô e samba RICARDO GALLO da Folha de S.Paulo O relógio marca 6h25 na estação Calmon Viana, em Poá (Grande São Paulo). À beira da plataforma, numa manhã de quarta-feira, centenas de pessoas embarcam na linha F e iniciam viagem no trem superlotado, de portas abertas. O vandalismo é constante. Os vagões, quase "temáticos", reúnem usuários de drogas, grupos de evangélicos e até pagodeiros. Com cerca de 125 mil passageiros diariamente, a linha F é, segundo a própria CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a pior da Grande São Paulo. Nos trens, o primeiro vagão costuma ser dos "nóias", o quarto é o da "benção" e, em algumas sextas-feiras, o último é o do pagode -o único que a Folha não conseguiu flagrar. Ambulantes são vistos em todos os vagões. Cenourão Na linha F, o trem não é chamado de trem -por causa do péssimo estado de conservação, as composições fabricadas no final dos anos 70 ganharam apelidos curiosos dos passageiros, como cenourão, latão ou sucatão. "É horrível. Esqueceram da gente, por isso deixam esse trem velho aqui", diz, quase sem se mexer, a operadora de cobrança Regina Célia Ezequiel, 25, que, na quarta-feira de sol, tentava ficar em pé num dos vagões lotados. As quebras de trens são constantes, o que a faz contar com o atraso. Dois vagões adiante está Nei. Olhos fechados, feição compenetrada, o vendedor de 33 anos que não quis revelar o sobrenome repete em voz alta as orações do pastor. "Glória, senhor, glória". Em pé, mãos para cima, Nei acena com a cabeça quando ouve o pastor dizer que correto não "é aquele que se diz bonzinho, que se faz de bonzinho, mas sim aquele que segue os ensinamentos de Jesus". "Isso aqui faz bem para muita gente", afirma o vendedor, evangélico há dois anos. "Estação Brás, desembarque pelo lado direito do trem", anuncia a voz eletrônica do alto-falante. No trem seguinte, está o gerente de condomínio Valdomiro Antunes, 32, pastor há oito anos. Na viagem de cerca de uma hora, ajuda a evangelizar os passageiros. "Já salvei gente que queria se suicidar e, depois de ouvir a palavra, desistiu." Ele aprendeu a celebrar o culto no trem com os colegas que "já se aposentaram". O culto no quarto vagão ocorre normalmente entre 5h30 e 8h30, pela manhã, e entre 16h e 21h. "As pessoas são necessitadas, precisam ouvir a palavra do senhor Jesus." À tarde, na viagem de volta do Brás a Calmon Viana, no primeiro vagão, um homem se aproxima com um pacote nas mãos, discretamente. Entrega a um colega. É maconha. Os passageiros evitam olhar. Ele desce na estação Aracaré, em Itaquaquecetuba. "O primeiro vagão é da molecada e de nóias, todos sabem, por isso não gosto de andar lá", diz o cortador Josival Felipe, 41. Segundo a CPTM, a existência de um vagão específico do tráfico é "mito", mas há, sim, uso de drogas dentro dos trens. "Temos ciência do tráfico [na rede], prova disso é que fazemos um número acentuado de operações. Só no final do ano passado prendemos 56 pessoas de uma vez", afirma o coronel da reserva Leopoldo Augusto Corrêa Filho, gerente de segurança da CPTM. Segundo ele, no entanto, barrar um trem e revistar todos os passageiros provoca uma paralisação de duas horas. Mercado aberto Mesmo nos vagões com grupos específicos, os hábitos são os mesmos: portas abertas, passageiros pendurados com o corpo para fora e ambulantes circulando vendendo de chocolates a cerveja, de cortadores de unha a pomadas para micose. "Brahma, Coca, Kaiser, "suquiágua'", diz rápido um deles, enquanto oferece, em um isopor, os produtos aos passageiros. Uma mulher vende um produto com uma característica curiosa. "Amendoim, crocrante, delicioso, crocrante", brada ela. A venda ocorre no trajeto entre uma estação e outra. Assim que o trem pára, os ambulantes guardam tudo em bolsas ou mochilas e descem. No outro trem, embarcam de novo. "É assim. Ninguém quer perder mercadoria", afirma um dos vendedores. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Subway, now!
Likes (Received): 0
|
Solução: 1- policiamento de verdade em cada estação e em cada vagão para conter a evasão de renda, o comércio informal, o vandalismo e a criminalidade (tráfico, violência)
2 - trens novos ou reforma dos existentes 3 - conscientização dos usuários 4 - orientação aos usuários (inclusive quanto ao conforto, evitando grupos que tentam disseminar seus ideais) 5 - construção de mais estações e muros decentes em toda faixa lindeira. |
|
|
|
|
|
#3 |
|
Rumo ao fim do mundo!
Likes (Received): 2
|
Minha solução: derruba e faz outra por cima.
|
|
|
|
|
|
#4 | ||||
|
Registered User
|
Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
|
||||
|
|
|
|
|
#5 | |
|
Subway, now!
|
Quote:
Quanto aos trens, se houver fiscalização, não vão destruir... pixou, sujou, causou dano, vai preso, "sem choro nem vela".. além da parcela da população que enxerga o trem novo como um bem para uso da comunidade e sabe preservar.. Quanto aos da "verdade divina", isso está errado, ninguém é obrigado a ouvir um ideal religioso, e é isso que eles fazem, eles berram a viagem inteira, se acham os donos da razão e da verdade absoluta.. deveriam ser presos. Quanto às novas estações e melhorias, sim, estao fazendo, a passos de formiga mas estão fazendo.. quanto aos muros, eu acho que (ainda) não.. |
|
|
|
|
|
|
#6 |
|
Rumo ao fim do mundo!
|
Eu li na Época uma reportagem sobre crime virtual, e lá eles disseram que teriam que multiplicar não sei por quanto a quantidade de presidios pra prender todo mundo que comete esse tipo de crime. Dada as devidas proporções, acho que também não tem espaço nas penintenciarias pra tanta gente :P
|
|
|
|
|
|
#7 | |||||||
|
Subway and train Forever!
Likes (Received): 142
|
Nisso eu tenho duras criticas, mas sugestões simples, que podem resolver mais rapido essas questões, da visão de um usuário da CPTM (não dizem que quem está por fora tem uma visão melhor?)
Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
Por outro lado deve-se educar o povo pra não comprar nunca esses produtos, nisso pode-se dizer que é dificil, pois se a maioria são ignorantes....Vcs não acham? se os mesmos usuários vão pro metrô e lá se comportam, pq no trem tem que ser diferentes? tudo é uma questão de educação e bom senso! |
|||||||
|
|
|
|
|
#8 |
|
How about a magic trick?
Likes (Received): 18
|
Acho que nela vale terapia de choque. Deixem a populaçao sem o trem por um mes sem alternativas.
Vai ser uma xiadeira mas a populaçao vai perceber que sem a linha que eles depredam eles estao numa pior ainda maior.
|
|
|
|
#9 |
|
Rumo ao fim do mundo!
|
Fecha a linha F e põe Ponte Orca no lugar
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
Subway, now!
|
hehe, pior q eu não duvido viu..
|
|
|
|
|
|
#11 | |
|
Registered User
|
Quote:
minutos 2, 12, 22, 32, 42, 52: evangélicos minutos 5, 15, 25, 35, 45, 55: drogados minutos 7, 27, 47: pagodeiros minutos 17, 37, 57: demais |
|
|
|
|
|
|
#12 |
|
Registered User
Likes (Received): 618
|
|
|
|
|
|
|
#13 |
|
Rumo ao fim do mundo!
|
Tem que fazer um horário pro pessoal do pancadão também :P
|
|
|
|
|
|
#14 |
|
Registered User
|
Fazia muito tempo que eu não utilizava essa linha. Mas hoje eu resolvi pegá-la. Pra ir pro Centro. O linha é podre mesmo.
No vagão (ou carro) que fiquei um rapaz estava fumando normalmente, depois que percebi que não era cigarro e sim outra coisa. Daí chega um rapaz muito bem vestido socialmente e compra do drogadinho umas drogas tb. O "vendedor" abre um saco cheio de droga e vende, e os dois fumam juntos numa boa. Isso era hoje hora do almoço, em plena luz do sol. E tudo na cara-de-pau sem se esconderem ou olharem para os lados. Depois começam a circular gente fumando pelo trem. Fora o pessoal que senta no encosto e põe os sapatos sujos sei lá do que em cima do banco. Sobre a gentileza do povo eu nem preciso falar, né? O assoalho do trem está todo arremendado com madeiras uma em cima da outra. O trem se locomove muuuuuuuuuuuuuuuuuito de vagar. A paisagem é não é das mais bonitas, pois o trem passa por muitas àreas invadidas. Pra recuperar essa linha vai precisar de um "milagre".
|
|
|
#15 |
|
How about a magic trick?
Likes (Received): 18
|
dinamite na linha F!
|
|
|
|
#16 |
|
Subway and train Forever!
Likes (Received): 142
|
Não! dinamite é nos trash human (lixo humano), cujo tipos já foram citados nesse tópico.
|
|
|
|
|
|
#17 |
|
Push and Shove
Likes (Received): 75
|
"Os vagões, quase "temáticos", reúnem usuários de drogas, grupos de evangélicos e até pagodeiros."
Nossa.... Realmente deve ser o inferno esse lugar..
|
|
|
#18 |
|
Registered User
|
Hoje peguei essa linha na Estação de Ermelino sentido Brás. Esperei uns 15 min e ele passou, cheguei no Brás depois de uns 32 min com a velocidade baixinha e as paradas que são peculiares a esse trem. Já era quase inicio de horário do rush (da volta pro suburbio). Quando fui descer no Brás reparei que só eu estava em frente a porta de saída e o resto dos passageiros que iam descer no Brás estavam longe das portas, achei isso estranho até que...lá fora estava cheio de gente pra entrar no trem. Daí eu resolvi também fazer comos os outros passageiros e saí da frente da porta de saída. Olha, foi a minha sobrevivência ter feito isso. Quando abriram as portas do trem o pessoal do Brás entrou numa violência que eu nunca tinha visto antes. Meus deus!!! Não dava para considerá-los como humanos. Nem na Sé no horário do rush é assim (comparando a Sé com o da linha F parecem até anjos entrando).
Se eu pudesse tinha feito um video pra vocês verem a calamidade. Se a gente depender desse povo pra construir um país decente estamos perdidos. Fora que eu vi uns crentes jogando lixo no chão, isso com um livro sagrado na mão. Até que o trem que peguei hoje não estava tão podre, mas os vidros (acho que é acrílico) estavam 100% riscados.
|
|
|
#19 |
|
Pacem in Terris
|
Usei a Linha C esse semana para conhece-la (depois faço um thread), pois nunca antes tinha andado de trem, e fiquei triste com os vidros tb, todos riscados... pelo menos o resto estava em ordem.
Conheça SP: Centro - Av. Paulista - Jardins - Av. Faria Lima - Vila Olímpia - Mooca - Cambuci - Liberdade - Vila Mariana - Av. Brasil - Av. Europa - Moema - Aclimação - Paraíso - Vila Nova Conceição - Av. São Luís - Rua Oscar Freire - Radial Leste, e também Santos, Mogi das Cruzes, Marília, Atibaia e São Vicente. Colabore - www.clickarvore.com.br - plante árvores gratuitamente
|
|
|
|
|
|
#20 |
|
Registered User
|
Ontem eu vi o Expresso Leste que por sinal é um trem muito bom (tem até ar condicionado) com vários vidros riscados, relamente é muito triste ver coisas assim.
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|