daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Reply

Thread Tools
Old April 1st, 2006, 01:44 AM   #1
rkj
Registered User

Likes (Received): 165

Ramal Itapevi - Amador Bueno da linha B: ele ainda existe! (com fotos)

Hoje fui tirar à prova da existência e condições operacionais do ramal da linha B da CPTM que fica entre Itapevi e Amador Bueno... o roteiro foi estação Vila Madalena - Cidade Universitária (ORCA) - Osasco (linha C) - Itapevi (linha B) - Amador Bueno (ramal) - Itapevi - Osasco - Cidade Universitária - Vila Madalena, viagem que durou 4h, apesar das paradas serem de espera dos respectivos transportes...

A espera já começou longa na ponte ORCA, onde perdi por pouco a da 11h15. A insatisfação de quem esperava era evidente no número de vezes que as pessoas ligavam por celular para avisar que ainda nem tinham saído da Vila Madalena.

Na estação Cidade Universitária, uma surpresa quando da chegada do trem alemão: o segurança me impediu de tirar foto. Alguém já leu algum aviso ou viu alguma coisa sobre proibição de registro fotográfico do sistema de trilhos ?

Bom, de lá até Osasco foi bem rápido. O trem da linha B demorou um pouco para vir, mas pelo visto é normal da linha, não parecia haver irritação entre os que aguardavam. Os trens lá não são os de boa qualidade como nas linhas C/D/E, mas parecem menos ruins do que linha A e linha F; uma diferença nítida da linha C é que os ambulantes são muito ativos na B.

O trem da linha B me impressionou pelo comprimento: 12 carros. Mas pelo visto é uma adaptação de duas composições de 6 carros, já que não apenas os carros das pontas tem ligação com as catenárias, mas também os 2 do meio (carros 1, 6, 7 e 12 tem alimentação).

Dentro do trem, um sinal de fé no futuro: a placa de identificação da linha já diz Brás-Itapevi, apesar de ainda ser Júlio Prestes-Itapevi até que a integração centro seja concluída.

Os trilhos no trecho até Itapevi são de bitola dupla, 1m e 1m60. Imagino que eles sejam assim até Júlio Prestes, mas só fiz observei no trecho Presidente Altino - Itapevi.

Chegando lá, confirmei o que eu suspeitava pelas notícias da CPTM: a plataforma para Amador Bueno fica depois dos bloqueios, para que o ramal não precise ter bilheterias. Aproveitei para comprar meu bilhete de volta, o que foi uma boa escolha pois não havia fila naquele momento, mas há fila quando o trem volta de Amador Bueno.

O alto-falante da estação proclama que o meu destino hoje era de espera: "Os trens para Amador Bueno estão operando com intervalo maior". Alguns avisos desses depois, "O trem que chegará na plataforma 1 não prestará serviço. Não embarque nesse trem." (a plataforma 1 é justamente a que vai para Amador Bueno). O trem veio, só que parou uma boa distância antes da plataforma:

O que permitiu que as pessoas que estavam no trem fossem sem pagar para as plataformas da linha B... e mais alguns espertinhos aproveitaram. Não sei porque o maquinista se mancomunou com essa evasão de receita; talvez a viagem com o trem defeituoso tenha sido ruim e ele resolveu dar um brinde aos passageiros... bom, vai saber.

Depois o trem avançou até a plataforma e os passageiros desceram. Os trens desse ramal pelo que entendi de uma placa fazem parte do "Projeto Expresso Arte" o que deu pinturas artísticas para eles como esta aqui:

Mas devido ao defeito, esse trem foi engatado numa locomotiva diesel e rebocado. Com esforço dá para ver a fumaça da locomotiva:

Depois de quase 1 hora, chegou o outro trem da linha (só dois operam normalmente, há um terceiro na frota segundo o site da CPTM), e após mais espera com o trem na estação, nos pomos em marcha. O trem anda devagar bem em esquema trem de subúrbio.

As paradas do ramal são, como o nome diz, paradas. Sem bloqueios, sem bilhetarias, nem ao menos plataformas...

Aliás, para circular entre as 4 paradas da linha fora Itapevi, não se paga nada. A última parada, Amador Bueno, tem alguma estrutura da CPTM, área de manobras etc., mas não muita coisa não. O trem parado nela fica assim:

Antes havia uma bilheteria:

Na volta, um grande número de bicicletas dentro do trem... e todas ficaram na parada antes da Itapevi. O pessoal aproveita o ramal gratuito para encurtar a viagem movida a feijão.

No trem vários mapas de linha ainda estão desatualizados, por exemplo este:

A bitola do ramal Amador Bueno é de 1m apenas: (bitola métrica)

O que significa que esses trens ainda durarão bastante já que são os únicos dessa bitola em operação... e o trecho até Amador Bueno percorre uma distância razoável (ainda vou descobrir quantos km) e atende uma população significativa (para operação fora de horário de pico o movimento era bem razoável).

O trecho de volta foi só demorado, com as esperas e esperas exceto na Orca em que dei sorte: fui o último a pegar uma que estava saindo. Que isso seja um bom presságio!
rkj no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 1st, 2006, 02:14 AM   #2
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

Likes (Received): 94

coragem para bater as fotos nesse ambiente!!!

Parabens!

Esse trecho nao vale nada mesmo!
Old July 11th, 2006, 02:16 AM   #3
JoseRodolfo
NON DVCOR DVCO

JoseRodolfo's Avatar

Likes (Received): 83

Que fantastico!! Só agora to vendo isso!! Adorei os trens pintados!!!!!!!!!!!
JoseRodolfo no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2006, 04:47 AM   #4
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!

CH's Avatar

Likes (Received): 19

Muito interessante, bem peculiar esse lado do metrô(faz prate do metrô???)
Elas não estão tão degradadas não, mas pelo teu texto dá pra perceber que ela é meio esquecida, pena né. Mas valeu pelas belas imagens.
Old July 11th, 2006, 01:59 PM   #5
BrunoFoca
Registered User

BrunoFoca's Avatar

Likes (Received): 95

Não faz parte do Metrô não, é CPTM, trem de suburbio.
BrunoFoca no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2006, 08:14 PM   #6
moluska
Registered User

moluska's Avatar

Likes (Received): 0

bem interessante o seu thread sobre as condições da linha B da CPTM. um documento sobre como anda a situação de quem precisa de trem em são paulo. fora que as fotos dos trens grafitados são excelentes.
Old July 12th, 2006, 03:11 AM   #7
Osasco Station
Subway, now!

Eu não me arrisquei, quando fui só fui até Itapevi.. deveriam a partir desse trecho construir tudo de novo, até Sorocaba, Itapevi poderia ser um grande terminal, desenvolvendo a região que parece puro mato. Um bom fator é distância de Cotia, que deveria ser interligada até Itapevi e até a zona sul de Osasco (com conexão com a linha 4), fazendo todo aquele "balão".
Osasco Station no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2006, 05:03 AM   #8
mopc
USP

mopc's Avatar

Likes (Received): 5996

Eu já me arrisquei por aí e por boa parte da rede da CPTM com uma câmera de vídeo da faculdade quando fiz um documentário sobre o tema!
mopc no está en línea   Reply With Quote
Old August 3rd, 2006, 11:35 PM   #9
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 821

Alguém saberia informar se a CPTM ainda opera até Paranapiacaba?
caco no está en línea   Reply With Quote
Old August 4th, 2006, 06:52 AM   #10
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

Likes (Received): 94

nao tem mais. só um onibus.
Old August 4th, 2006, 06:31 PM   #11
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Valeu!
Old August 5th, 2006, 02:51 AM   #12
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito

Menino de Sampa's Avatar

Likes (Received): 2

Nossa, que lugar podre.
Menino de Sampa no está en línea   Reply With Quote
Old November 2nd, 2006, 10:26 PM   #13
Evandro
Vada a bordo, cazzo!

Evandro's Avatar

Likes (Received): 444

Vcs acreditam que eu só andei nesse trenzinho de Amador Bueno umas 3 vezes, ainda na minha adolescência (para nadar num lago na região de Ambuitá)? E ainda por cima, junto com um grupo de amigos (nunca peguei esse trem sozinho)...

Pessoal, tem que ter muita coragem pra tirar fotos nesse trecho... dá muito bandido e gente que não presta viajando nesses trens.

Ainda pretendo fazer um thread com fotos deste trecho... nem preciso andar muito daqui do centro.

Campanha Eu digo SIM à motocicleta
Evandro no está en línea   Reply With Quote
Old March 11th, 2007, 08:30 PM   #14
gamatrom
Registered User

gamatrom's Avatar

mais novix da extensão da linha B?
gamatrom no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2007, 05:18 AM   #15
rkj
Registered User

Likes (Received): 165

Quote:
Originally Posted by gamatrom View Post
mais novix da extensão da linha B?
Espero que alguém tenha... mas pessoalmente acho que esse trecho vai continuar preso no tempo como os personagens do "Túnel do Tempo": ele não é importante o suficiente para que se invista na expansão para bitola de 1,60m, nem desimportante o suficiente para ser desativado. Não parece que ele poderia ser substituído pelo transporte sobre pneus como aconteceu com Jurubatuba - Grajaú e Rio Grande da Serra - Paranapiacaba, pois tive impressão de que não há caminhos de asfalto que cortem toda aquela região... cada uma das paradas desse trecho tende a ter ligação por pneus com cidades vizinhas, não com o centro de Itapevi. O forista de Itapevi poderia confirmar ou negar essa impressão ?

Só a retomada do transporte Sorocaba - Júlio Prestes poderia tirar esse trecho do ostracismo, eu acho. Alguns trens da linha B têm até hoje cabines como tinham os trens de passageiros de longa distância, talvez não seja um sonho tão difícil assim de concretizar.
rkj no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2007, 05:29 AM   #16
Dott
cives totius mundi

Dott's Avatar

Likes (Received): 3

Muito interessante este trecho ! Ainda vou conhecê-lo !
valeu pelas informações e fotos !
Dott no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2007, 05:35 AM   #17
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 29

eis o velho Toshiba de 1957 da E.F.Sorocabana, reformado pela FEPASA em Rio Claro ainda em atividade! Impressionante! Recentemente uma composição deles foi comprada e reformada e está operando agora nos Subúrbios de Salvador.

antigamente, o subúrbio ía até Mairinque, depois foi reduzido e hoje só vai até Amador Bueno, nem sei se ainda existe eletrificação até Mairinque, até Sorocaba tenho certeza que não existe mais.

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2007, 03:23 PM   #18
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Este é um vídeo que eu postei no thread oficial da CPTM mas que pouca gente viu.

Ele mostra a chegada dessas composições usadas na extensão operacional da Linha B ao Porto de Santos na década de 50:
Old March 12th, 2007, 03:33 PM   #19
bs.eduardo
Picture's Lover

bs.eduardo's Avatar

Likes (Received): 904

Quote:
Originally Posted by thgteixeira View Post
eis o velho Toshiba de 1957 da E.F.Sorocabana, reformado pela FEPASA em Rio Claro ainda em atividade! Impressionante! Recentemente uma composição deles foi comprada e reformada e está operando agora nos Subúrbios de Salvador.

antigamente, o subúrbio ía até Mairinque, depois foi reduzido e hoje só vai até Amador Bueno, nem sei se ainda existe eletrificação até Mairinque, até Sorocaba tenho certeza que não existe mais.
Eu segui a linha férrea após Jurubatuba pelo Google Earth, mas não sei onde a linha termina exatamente. Aparentemente bem próximo da serra ou no meio dela... Tem como você fazer um mapa e postar pra gente?

Ganhos de até 35 mil dólares mensais através de fraudes? Clique AQUI e saiba como!!!
bs.eduardo no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2007, 04:24 PM   #20
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Likes (Received): 51

É... O que mais me decepcionou com estas fotos é o estado de certas estações e paradas. Nego podia dar uma reformada.

E se vocês acharam isso ruim, precisam ver os trens operados pela CENTRAL hehehe.

Reply

Thread Tools

Posting Rules