|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#1 |
|
Biochem Guy
Likes (Received): 0
|
Tristes novas no Douro (CP)
Enquanto bate palmas de contente, clamando urbi et orbi que conseguiu - oh, suave milagre! - reduzir o seu passivo em alguns milhões de euros, a CP vai, paulatinamente, anunciando, com sorriso hipócrita de desconsolo, que a bem do défice terá de fechar três ferrovias no Douro. Para cúmulo da desfaçatez, pois sabe que isso não lhes é humana e financeiramente possível, Nuno Moreira, administrador da majestática companhia, empurrou para as autarquias e para o Estado o ónus desse encerramento, declarando que cabe àquelas duas entidades "aferir e estudar quais as melhores condições para a sustentabilidade" dessas ligações, estando a CP "aberta à colaboração no sentido de valorizar turisticamente as linhas férreas e, dessa forma, garantir o transporte das populações".
António Barreto, que conhece a região como a palma das mãos, escreveu no "Público" "O Governo e a CP anunciaram o fecho de três linhas de caminho-de-ferro do Douro (Corgo, Tua e Tâmega), assim como a redução drástica da Linha do Douro, do Porto à Régua. Na preparação de uma eutanásia, as primeiras três já vinham sendo asfixiadas há vários anos. A última está na mesma situação e acabará morta dentro de pouco tempo. O que se passa com as linhas de comboio já nem sequer é um escândalo. É pura estupidez...". A este propósito quero ainda valer- -me de outra citação, esta de Manuel Martins, presidente da Câmara Municipal de Vila Real: "Há mais vida para além da capital e do litoral e há coisas que devem furtar-se a critérios meramente economicistas". Assim é. A pouco e pouco, vão- -se liquidando as infra-estruturas que foram responsáveis, no tempo dos carros de bois, pelo desenvolvimento do Douro, que hoje em dia está irreconhecível, tendo em conta a vil e apagada tristeza em que vivia há 40 anos, aproximadamente. A região foi declarada Património Mundial. Navega-se no rio. Há dezenas de hotéis e de solares dedicados ao turismo de habitação e são inúmeros os produtores de vinhos de mesa e de vinho do Porto que rivalizam ou ultrapassam (em qualidade) as mais antigas casas exportadoras de Vila Nova de Gaia. Estamos, enfim, a falar da vitalidade da "Região Demarcada do Douro", mandada executar há 250 anos pelo Marquês de Pombal, a primeira que se registou no mundo e que meio mundo procura agora imitar, desde a Califórnia e a Austrália até aqui bem perto em Jerez da la Frontera, aplicando o nome e a designação de qualidade do "vinho fino" a zurrapas que não primam pelo sabor e que só causam dores de barriga... Infelizmente - e volto a citar António Barreto -, apesar dessas melhorias evidentes, a maioria dos agricultores de região está longe de beneficiar ou de participar nesta nova era. Estão mal preparados e não investem porque estão arruinados. Para sobreviver, estão a fazer o que os portugueses dos anos 60 faziam em relação a Portugal, impossibilitados de ter uma vida mais desafogada põem os pés a caminho. Mas, enquanto naquela época iam para França, agora migram para os grandes centros do litoral, sobretudo para Lisboa, o novo eldorado da Pátria. Para trás deixam a família (quase sempre os pais, sem forças já para refazerem a vida noutro lugar) e o triste espectáculo da Linha do Douro que foi desactivada do Pocinho a Barca de Alva. A este propósito escrevia- -me, há dias, o eng.º Almeida e Sousa, também a propósito do Douro "Sabe quanto custa ao velho que sou ir por aí adiante e mostrarem-me os esteios da vinha feitos com pedaços de carris cortados? E pensar eu na linha que ali houve, sonho e ruína de uma geração, que agora já não há!". Não se deve, de facto, é conservar o antigo porque é antigo. É que a Linha do Douro podia ser, também ela, uma fonte de riqueza para a região e não é. Uma tristeza. Fonte: JN --- Reforço - uma tristeza! Vão isolar por completo o Pinhão (já não tem a ponte em funcionamento e a travessia é à base de ferry ou então dar-se voltas de dezenas de kms) e estou mesmo a ver que, daqui a uns tempos, nem sequer se poderá ir à Régua de comboio!
|
|
|
|
#2 | |
|
Whatever
Likes (Received): 195
|
uma vergonha...nos outros países incentiva-se a construção de novas linhas...em portugal encerram-se as poucas que ainda há! muito bem!
quando o tgv estiver a funcionar encerram o resto...
|
|
|
|
|
#3 |
|
Αλέξανδρος
Likes (Received): 3
|
bom e pena mas sera k davam lucro? sera k não se estava a pagar uma linha sem clientela?
|
|
|
|
|
|
#4 | |
|
Whatever
|
claro, a linha é velha e os comboios vão a passo de caracol...têm é de modernizar as linhas, não encerrá-las...
|
|
|
|
|
#5 |
|
Αλέξανδρος
|
mas concordas com um estudo de viabilidade economica não? seria bom saber se tem ou não procura
|
|
|
|
|
|
#6 |
|
Biochem Guy
|
Acho que tendo em conta a zona em que se encontram, devia haver um esforço adicional para viabilizar a sua manutenção porque, não tendo clientela habitual, poderia ser um contributo turistico importante para a RD Douro, património mundial
Querem que só se chegue de carro para aqueles lados? Só pode...
|
|
|
|
#7 |
|
I Love You... Soraia
Likes (Received): 1
|
nao sei qual era a importancia dessas linhas, por isso nao posso dar grande opiniao acerca do seu encerramento. contudo, se estas nao ofereciam lucro, por falta de clientes, nao havia outra solução. a hipotese de modernizalas iria ser muito cara e depois? seria um autentico flop, gastar-se-ia dinheiro para nao ganhar clientes. e se há coisa que portugal nao precisa agora sao flops de alto calibre. as pessoas preferem o carro para se deslocar para essa zona. o comboio eh muito utilizado mas eh para outras zonas com mais população.
quanto ao turismo de massa no Douro, este é realizado por um único transporte, o barco, e parte de um único sítio, a ribeira antiga do Porto. ha quem o prefira visitar livremente, sem a pressão e limitações normais de uma escursão, mas aqui é o tal caso, o carro é o método ideal para o efeito.
|
|
|
|
#8 |
|
Αλέξανδρος
|
a linha k percorre a margem do Douro não ira ser fechada, essa sim e mto importante para o turismo do vale do Douro
|
|
|
|
|
|
#9 |
|
BANNED
|
Boa! Menos uma despeza para a CP!
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
Registered User
Likes (Received): 5
|
a CP tem que criar linha onde elas são precisas e tenham procura. No Norte especificamente deveria haver uma linha Porto-Vila Real-Bragança rápida/competitiva para concorrer com o automovel
não há procurar suficiente entre estas 3 cidades? Deste modo seria o consolidar do Porto como capital da Euroregião (a capital do Norte), tendo óptimos acessos ferroviarios e rodoviarios ao Minho/Tras os montes e á Galiza Por exemplo, um bragantino para ir ao aeroporto do Porto tem de ir ao autocarro..poderia ir de comboio e depois de metro ( bilhete combinado) há que criar condiçoes para que daqui a 10/15 anos haja efectivamente em Portugal vontade popular para usar o comboio, atraves de linha das alta velocidade, pendulares, suburbanos,regionais e metros de qualidade (Lisboa,Porto,Coimbra) Ligar todas as capitais de distrito em Pendular (e linhas que potenciassem a sua velocidade) era muito interessante
Europe Last edited by TeKnO_Lx; April 11th, 2006 at 01:19 PM. |
|
|
|
|
|
#11 |
|
Biochem Guy
|
Se assim tem de ser... que seja. Mas tenho muita pena pois a viagem de comboio ao longo do Douro sempre me pareceu uma excelente experiência
Tenho pena de nunca tê-la feito, se bem que os meus pais já fizeram (foram pra aldeia perto do Pinhão) e sempre disseram tudo de bom.E vão ser mais uma série de estações e apeadeiros que vão ficar abandonados Já pra não falar da famosíssima do Pinhão que vai apenas passar a ser um "mural" dos fantásticos azulejos.Estou é para ver se isto fica por aqui ou a CP vai continuar a encerrar linhas até ficar só com o eixo Porto-Lisboa
|
|
|
|
#12 |
|
I Love You... Soraia
|
obvio que isso nao vai acontecer a linha que vai para guimaraes tem muita gente.
|
|
|
|
#13 |
|
Whatever
|
uma linha Porto-Vila Real-Bragança é virtualmente impossível devido à topografia muito acidentada.
|
|
|
#14 |
|
Registered User
Likes (Received): 11
|
Que lamentável que é esta noticia.Não entendo como a CP pode simplesmente fechar os olhos a linhas tão importantes...
|
|
|
|
|
|
#15 | |
|
Barra for Friends
Likes (Received): 143
|
Quote:
|
|
|
|
#16 |
|
I Love You... Soraia
|
e na madeira.. fez-se a autoestrada que ficou um mimo
|
|
|
|
#17 |
|
Whatever
|
a linha entre madrid e barcelona vai através de vales...não há um vale directo do porto a bragança, só montanhas e numa distância muito menor logo com pendentes muito mais acentuadas.
|
|
|
#18 |
|
Barra for Friends
Likes (Received): 143
|
há a zona de basto por onde vai o IC5... mas assim não passava por vila real.... mas também o comboio nao necessitava de ser tgv
|
|
|
#19 |
|
Whatever
|
pois, só assim, mas era uma volta do caneco.
|
|
|
#20 |
|
cenas...
Likes (Received): 81
|
Bom, por 1 lado lá se vai mais 1 pouco da memória do povo portugues e se prejudica algumas centenas/milhares de pessoas... Mas por outro, caso não haja viabilidade economica nas mesmas há que ponderar, né?
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|