daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Reply

Thread Tools
Old April 20th, 2006, 02:57 AM   #1
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Likes (Received): 2047

Fotos de JI-PARANÁ/RO

JI-PARANÁ - RO

População estimada 2005: 112.439 habitantes (2ª maior cidade de Rondônia)
Área do município: 6.897 km²
População Urbana: 91 mil habitantes (Censo IBGE/2000)
Localização: 380 km a sudeste de Porto Velho (1080 km a noroeste de Cuiabá)
PIB: R$ 596 milhões (IBGE/2002), 2º maior de Rondônia.
IDH: 0,753 (2000), 4º de Rondônia.

OBS: As 9 primeiras fotos foram tiradas em janeiro deste ano. Fiz poucas fotos com sol (no sábado), pois deixei pra tirar as melhores fotos no domingo. Infelizmente, caiu um dilúvio no domingo, frustrando meus planos de fazer boas fotos, razão pela qual tirei pouquíssimas fotos realmente aproveitáveis, as quais posto aqui pra vcs. Espero que gostem do pouco que eu consegui fotografar da segunda maior cidade de Rondônia. As demais fotos foram "garimpadas" na net e resolvi postá-las só pra complementar o thread e dar uma visão melhor da cidade.

No sábado, com sol, o lado leste da cidade (que é cortada ao meio pelo Rio Machado). O prédio amarelo na foto é o primeiro daquele lado da cidade, deve ter por volta de 15 andares (não deu pra contar pq não passei perto dele).

Hotel Transcontinental, que durante muitos anos, foi o único prédio alto do interior de RO. Hoje é apenas o 4º mais alto de Ji-Paraná.

Rua do hotel onde eu fiquei hospedado, no lado oeste da cidade.

Já no domingo, sob um dilúvio que durou a tarde inteira, uma vista(?) do centro de Ji-Paraná. Aqui é possível ver a silhueta de dois edifícios de 14 andares (desculpa gente, foi o máximo que eu consegui com essa chuva).

Quando eu já me encaminhava pra saída da cidade, a chuva deu uma rápida trégua e pude fazer algumas poucas fotos do centro da cidade.

Loja de materiais de construção em Ouro Preto D'Oeste, a 40 km de Ji-Paraná (parece um shopping)

Agora, fotos que não são minhas:

Vista aérea do centro

Rio Machado (corta a cidade ao meio)

Trevo do Jotão

Nesta foto, dá pra ver quase todo o lado oeste da cidade.

Teatro Dominguinhos

Museu Marechal Rondon (esta foi a primeira construção de Ji-Paraná)

Vista aérea de parte do centro

Mais uma do centro

Vista aérea da ponte, com o centro da cidade ao fundo.

Sponsored Links

Old April 20th, 2006, 03:00 AM   #2
Davizão AC
DAVI

Davizão AC's Avatar

Likes (Received): 136

Valeu pelas fotos BR-364, sempre tive curiosidade em ver fotos de ji-paraná, vc aliás já tinha feito um thread com algumas fotos dela. A cidade parece ser bem próspera, pena q vc tirou poucas fotos
Old April 20th, 2006, 03:03 AM   #3
Marquês de Caravelas
4° Marquês de Caravelas

Marquês de Caravelas's Avatar

Likes (Received): 3

Legal !
Marquês de Caravelas no está en línea   Reply With Quote
Old April 20th, 2006, 03:08 AM   #4
Baianóide
BAHIA

Baianóide's Avatar

Likes (Received): 35

Me parece bem organizada. Gostei muito do Trevo do Jotão e da Ponte.

O Brasil não é uma nação, são várias nações. Autonomia é o caminho. FEDERALISMO DE VERDADE JÁ!
Baianóide no está en línea   Reply With Quote
Old April 20th, 2006, 03:09 AM   #5
Rondon
O mundo num feixe de luz

Rondon's Avatar

Likes (Received): 1259

Ji-Paraná ia ser a capital de Rondônia!!!!! Perdeu pra Porto Velho por um voto!!!!

Muito desenvolvida a cidade, eh uma grande mola econômica do estado de RO e tem localização privilegiada: fica entre as grandes cidades de RO e possui grandes indústrias. Outra info da cidade: ai fica uma das sedes da empresa de ônibus eucatur, uma das maiores do Brasil (a outra é em Cascavel-PR).

Se notarem, na primeira foto tem um onibus na ponte: eh da Eucatur

Só axo ruim de Ji-Paraná o descaso com a cidade, coisa que acontece também em Porto Velho.

As fotos estão primorosas. Akela loja em Ouro Preto está muito linda!!!!!
Rondon no está en línea   Reply With Quote
Old April 20th, 2006, 03:33 AM   #6
Eduhaus
...

Eduhaus's Avatar

Likes (Received): 354

Fotos legais, sempre tive vontade de ver fotos delas! Tem muita gente do RS que tel ligação com a cidade! Tem muito gaúcho aí?

Sei também que tem um Campus da Ulbra aí, onde a irmã de um amigo meu leciona!
Eduhaus no está en línea   Reply With Quote
Old April 20th, 2006, 03:44 AM   #7
Rondon
O mundo num feixe de luz

Rondon's Avatar

Tem Campus da Ulbra em Porto Velho e Ji-Paraná, sendo que o de Ji-Paraná eh o mais antigo da região norte. Porto Velho eh recente.

Vish, gaúcho no interior eh o que mais tem, junto com paranaense.
Old April 20th, 2006, 03:53 AM   #8
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Quote:
Originally Posted by Eduhaus
Fotos legais, sempre tive vontade de ver fotos delas! Tem muita gente do RS que tel ligação com a cidade! Tem muito gaúcho aí?

Sei também que tem um Campus da Ulbra aí, onde a irmã de um amigo meu leciona!
O Tiago já respondeu.

Só complementando...

Ulbra Ji-Paraná

Ulbra Porto Velho
Old April 20th, 2006, 04:14 AM   #9
Sr. Jirau
SSC Brasil

Sr. Jirau's Avatar

Likes (Received): 108

Hehehehe! Minha querida Jipa! Minha city natal!

Nessas fotos a cidade parece realmente bem conservada e limpa né. Bom, pelo menos parece estar mais organizada que PVH. Ji-Paraná tem tudo pra estourar e se tornar uma grande cidade do estado! Tem um futuro brilhante realmente! É novinha e já conta com esses edifícios de boa altura pro porte e idade. Jipa já conta com mais de 110.000 habitantes e prospera a cada dia que passa. Daqui a algun tempo a soja se alastra por la também, hehehe.

Valew pelass fotos BR, e realmente, acontece que no domingo a Frente Fria chegou ao estado cara, choveu e na segunda-feira a temperatura caiu. Se tu me tivesse pedido a previsão do tempo, teria lhe dito que iria chover e ficar nublado no domindo com certeza! heauhaeuhae! Mas blz, outras oportunidades irão surgir pra gente e postaremos mais fotos aqui

sds..
Sr. Jirau no está en línea   Reply With Quote
Old April 20th, 2006, 04:50 AM   #10
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Quote:
Originally Posted by Diego_Rodrigo
Valew pelass fotos BR, e realmente, acontece que no domingo a Frente Fria chegou ao estado cara, choveu e na segunda-feira a temperatura caiu.
Mas esse domingo a que eu me refiro não foi o último domingo não. Foi em 29 de janeiro, quando eu tirei as fotos.
Old April 20th, 2006, 04:58 AM   #11
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Likes (Received): 0

Gostei das fotos e de Ji-paraná. A cidade está bem-cuidada e parece ser bem organizada, limpa. Acho que o Rondônia tem as melhres cidades de interior da região norte.
paroara no está en línea   Reply With Quote
Old April 20th, 2006, 05:49 AM   #12
JaMBa
Ééééééguuuuaaaa

JaMBa's Avatar

Likes (Received): 419

Gostei de Ji-Paraná ... ela ja foi mairo que PVH??? Tiha lido uma vez que era a maior cidade do estado!!
Old April 20th, 2006, 06:05 AM   #13
Sr. Jirau
SSC Brasil

Sr. Jirau's Avatar

Quote:
Originally Posted by JaMBa
Gostei de Ji-Paraná ... ela ja foi mairo que PVH??? Tiha lido uma vez que era a maior cidade do estado!!
Que eu saiba não, mas nao tenho certeza absoluta, vamos ver se o Tiago ou o BR sabem de alguma informação!

sds..
Old April 20th, 2006, 06:06 AM   #14
Sr. Jirau
SSC Brasil

Sr. Jirau's Avatar

Quote:
Originally Posted by BR 364
Mas esse domingo a que eu me refiro não foi o último domingo não. Foi em 29 de janeiro, quando eu tirei as fotos.

Ah ta! Heheeheheh!

Valew então BR! Malz!

sds..
Old April 20th, 2006, 07:40 AM   #15
Marcio4Ever
Ohh Yeah!

Marcio4Ever's Avatar

Likes (Received): 204

Quote:

Nunca foi maior, tem uma diferença de quase 300 mil habitantes.

Friedrich Nietzsche
Marcio4Ever no está en línea   Reply With Quote
Old April 20th, 2006, 02:01 PM   #16
Samuel - VDC
Vitória da Conquista (BA)

Samuel - VDC's Avatar

Likes (Received): 211

Já tinha visto umas poucas fotos de Ji-Paraná.
Valeu pelo esforço, BR. Com essa chuva não tava fácil de tirar fotosa mesmo não, pelo que posso ver. É compreensível que algumas não tenham uma qualidade decente.
Quanto à cidade, me parece muito promissora.
Samuel - VDC no está en línea   Reply With Quote
Old April 20th, 2006, 02:35 PM   #17
Rondon
O mundo num feixe de luz

Rondon's Avatar

Quote:
ela ja foi maior que PVH??? Tiha lido uma vez que era a maior cidade do estado!!
Pode ter sido um erro: Eu já li que Ariquemes tinha 681 mil hab!!!!!!, sendo que o pessoal do Almanaque Abril tinha errado por ter colocado um zero a mais na população. Senão me engano, este erro está no Almanaque do ano de 1999.

Jí-Paraná pode ter sido a mais rica do estado, assim como aconteceu com Rolim de Moura (aprox 50 mil hab), a alguns anos atrás.
Old April 20th, 2006, 04:13 PM   #18
jr-roberto
Registered User

Likes (Received): 4

Gostei da cidade, parece ser bem próspera mesmo. Quanto ao tamanho, uma vez eu lembro que naquele programa Show do Milhão caiu uma pergunta onde se questionava a maior cidade do estado de Rondônia. A pessoa falou que era Porto Velho e perdeu, a resposta da pergunta estava como Ji-Paraná.
jr-roberto no está en línea   Reply With Quote
Old April 20th, 2006, 04:38 PM   #19
Rondon
O mundo num feixe de luz

Rondon's Avatar

Ah, tb esqueceu de falar de Ouro Preto d'Oeste: 40 mil hab, fica a 40 km de Ji-Parana e 330 km de Porto Velho. Lá eh onde fica a fábrica rondoniense da Parmalat.

Agora soh falta falar das outras grandes cidades de RO, como Jaru, Vilhena, Pimenta Bueno, Guajará-Mirim.....
Old April 21st, 2006, 12:05 AM   #20
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Quote:
... ela ja foi mairo que PVH??? Tinha lido uma vez que era a maior cidade do estado!!
Ela nunca foi maior que PVH não, mas já ocorreu uma situação interessante: no Censo de 1980, o município de Porto Velho tinha 133 mil habitantes e Ji-Paraná tinha 122 mil, ou seja, uma diferença muito pequena. Só que a taxa de crescimento populacional de Ji-Paraná àquela altura era muito maior, então as projeções para os anos seguintes indicavam que Ji-Paraná ultrapassaria PVH em menos de dois anos. Só que aquela era a população do município, sendo que naquela época RO tinha apenas 7 municípios. Depois foram criados vários novos municípios desmembrados desses 7 que existiam, fazendo com que houvesse redução na população da maioria deles, inclusive Ji-Paraná.

Apesar de PVH ter em 1980, 133 mil habitantes e Ji-Paraná 122 mil, a população urbana de PVH era bem maior (102 mil habitantes, contra 39 mil de Ji-Paraná). Em 2000, a população urbana de Ji-Paraná era de 91 mil habitantes, ou seja, cresceu 125% em 20 anos. Entretanto, a população do município diminuiu de 122 mil em 1980, pra 106 mil em 2000, em função dos desmembramentos ocorridos.

Reply

Thread Tools

Posting Rules