daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old April 26th, 2006, 03:05 AM   #1
Samuel - VDC
Vitória da Conquista (BA)
 
Samuel - VDC's Avatar
 
Join Date: Oct 2005
Location: Florianópolis (SC)
Posts: 7,349
Likes (Received): 228

Pôr-do-Sol em Anagé, BA (40 km de Vitória da Conquista)

Na sexta-feira fui pra Anagé, que possui uma barragem com uma população considerável nas suas margens, muito freqüentada por conquistenses nos fins de semana e a apenas 40 quilômetros de Vitória da Conquista, e tirei essa foto no final de tarde, com o sol no limiar do horizonte.
Anagé tem um clima quente e seco e está em pleno semi-árido bahiano, diferentemente de Vitória da Conquista, que tem um clima ameno e úmido.
O município possui 22 mil habitantes pela estimativa do IBGE de julho de 2005.

Samuel - VDC no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old April 26th, 2006, 03:12 AM   #2
Baianóide
BAHIA
 
Baianóide's Avatar
 
Join Date: Aug 2005
Location: Salvador - Bahia - Latin America
Posts: 7,237
Likes (Received): 35

Belíssima foto.
__________________
BAHIA

O Brasil não é uma nação, são várias nações. Autonomia é o caminho. FEDERALISMO DE VERDADE JÁ!
Baianóide no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2006, 03:24 AM   #3
Samuel - VDC
Vitória da Conquista (BA)
 
Samuel - VDC's Avatar
 
Join Date: Oct 2005
Location: Florianópolis (SC)
Posts: 7,349
Likes (Received): 228

Mais fotos da barragem (todas tiradas por mim), que sedia algumas competições de natação (travessias de uma margem à outra) e de vela.

1.


2.


3.


4. Pousada O Tempo e o Vento



Eu tenho muitas mais aqui, a maioria de excelente visual e qualidade, mas são muito grandes para serem processadas pelo Photobucket ou ImageShack.
Samuel - VDC no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2006, 03:32 AM   #4
Samuel - VDC
Vitória da Conquista (BA)
 
Samuel - VDC's Avatar
 
Join Date: Oct 2005
Location: Florianópolis (SC)
Posts: 7,349
Likes (Received): 228

Competição de vela. Reúne vários velejadores de toda a Bahia e de alguns outros estados também.

Samuel - VDC no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2006, 03:40 AM   #5
Danzin
Danielz - xdanielz
 
Join Date: Jan 2006
Posts: 1,683
Likes (Received): 11

Muito FOD** as fotos Samuel... se o Cristo nao fosse atualmente um local absurdamente perigoso umas fotos panoramicas dali no entardecer iam ficar fantasticas...
Danzin no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2006, 03:43 AM   #6
Samuel - VDC
Vitória da Conquista (BA)
 
Samuel - VDC's Avatar
 
Join Date: Oct 2005
Location: Florianópolis (SC)
Posts: 7,349
Likes (Received): 228

Ô, se iam, Daniel! Putz! A prefeitura podia dar um ''trato'' naqueles bairros ali em cima pra organizar um programa de turismo no Cristo.
Samuel - VDC no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2006, 04:04 AM   #7
Danzin
Danielz - xdanielz
 
Join Date: Jan 2006
Posts: 1,683
Likes (Received): 11

Infelizmente a prefeitura do PT em Conquista a muito ja deu o que tinha que dar, atualmente está prejudicando mais que ajudando a cidade.
Danzin no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2006, 05:13 AM   #8
BrunoVix
Registered User
 
BrunoVix's Avatar
 
Join Date: Dec 2005
Location: Vila Velha ES
Posts: 11,014
Likes (Received): 222

Lindo mesmo...
__________________
Flickr

███████████
Trabalha e Confia
███████████
BrunoVix no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2006, 05:21 PM   #9
gutooo
neonico
 
gutooo's Avatar
 
Join Date: Jan 2005
Location: São Paulo
Posts: 17,297
Likes (Received): 474

Muito bonitas as fotos!

=]
__________________
Guto Magalhães
_______________________

Flickr
Twitter YouTube

gutooo no está en línea   Reply With Quote
Old April 27th, 2006, 07:55 PM   #10
Samuel - VDC
Vitória da Conquista (BA)
 
Samuel - VDC's Avatar
 
Join Date: Oct 2005
Location: Florianópolis (SC)
Posts: 7,349
Likes (Received): 228

BARRAGEM DE ANAGÉ:

ANTECEDENTES

Os primeiros estudos que enfocaram a execução da barragem no Rio Gavião, datam de 1972 através do consórcio do COBA – ERN e o DNOCS. Nesta época já se cogitava a perenização do Rio Gavião à jusante da barragem, irrigação, psicultura, laser e turismo.

Nos anos 85/86 o nosso grande Deputado Federal, o advogado ELQUISON DIAS SOARES, filho da terra, em seu segundo mandato, através de articulação política, conseguiu junto ao presidente da República José Sarney, recursos no orçamento da união na ordem de 250 milhões de dólares, suficiente na época, para que a construtora Andrade Gutierrez construísse com seus 500 operários, entre mão-de-obra permanente (220) e transitória (280) a referida obra.

Construída com a finalidade de promover o desenvolvimento da região, logo se tornou também um importante pólo turístico do Sudoeste baiano, atingindo a marca dos seus 2.609.000 habitantes. A barragem alcança os municípios de Anagé, Belo Campo, Caraíbas e também o município de Vitória da Conquista no local chamado Poço da Vaca, represando o leito do Rio Gavião (maior rio seco do estado da Bahia) distante 7 km da cidade de Anagé e 52 km de Vitória da Conquista, pela BR–407 (via Oeste). A barragem tem 44 km de extensão, 127 km de perímetro, 37 km² de superfície, com uma profundidade de até 51,2 metros. Represa um volume de água de 255 milhões de metros cúbicos, possibilitando a irrigação de mais de 10.000 hectares, hoje 2.400 hectares já irrigados com aproximadamente 20.000 empregos diretos e indiretos, além do abastecimento das cidades de Anagé e Caraíbas. A água que corre durante todo o ano no Rio Gavião passando por essa barragem é lançada no Rio de Contas e vai até a cidade de Itacaré.

Na época da construção, o DNOCS garantia às famílias atingidas pela inundação, lotes de cinco hectares, irrigados, com casa de alvenaria, estradas, eletrificação, saneamento, posto médico, escolas, prédios comunitários, financiamento de entidades de crédito oficial, etc. Foram indenizados pelo Governo Federal apenas quem tinha escrituras ou benfeitorias, os outros viram suas terras desaparecerem pela inundação da água que tomou toda a área no final de dezembro de 89, gerando grande revolta dos posseiros. Todavia, por falta de representação política na Câmara Alta, falência do próprio DNOCS e a já reconhecida falta de vontade do Governo Federal para com o Nordeste e a inércia política nas demais esferas governamentais, as finalidades, para as quais foi construída nunca foram cumpridas. E o que se vê é um total abandono do projeto inicial com a conseqüente transformação da barragem em área de lazer e grandes plantios, sobretudo de côco, pinha e manga.

A PRAINHA

Pertencente ao município de Anagé, criada com finalidade de oferecer uma melhor estrutura aos turistas freqüentadores, a prainha possui uma extensão de aproximadamente 2 km da margem esquerda, onde se localizam hoje 10 cabanas, tipicamente de praia, que durante o verão são freqüentadas por milhares de turistas que apreciam a culinária típica e se divertem, sobretudo, com o banho na barragem.

HÓTEIS E POUSADAS

A Pousada “O Tempo e o Vento” é um excelente local para se hospedar, possui 19 apartamentos, com todos os equipamentos de um excelente hotel, conta ainda com pesque-pague, campo de futebol, piscinas e parque infantil.

A Pousada “Farol” localizada na prainha de Caraíbas conta com 8 apartamentos igualmente equipados, piscinas e área para show.

ÁREA DE LAZER

Grande número de residências, algumas belas mansões são encontradas às margens da barragem que ancora aproximadamente oitenta embarcações, tais como; lanchas, jangas e jet-skis.

PLANTIO

Com terra fértil e bastante água, uma variedade de frutas e verduras são produzidas ao longo da margem da barragem onde se destacam o cultivo de côco (50 mil pés) e aproximadamente 100.000 pés de manga das espécies Tomus, Hadem e Rosa, que são exportadas para a Europa e Estados Unidos atendendo também o mercado de São Paulo que consome a manga tipo B.

RIO GAVIÃO

O Rio Gavião com 296 km, de extensão, nasce no estado de Minas Gerais a 19 km de Jacaraci (BA). Até chegar em Anagé ele vai baixando seu nível em aproximadamente um metro a cada km percorrido. Um paredão (trincheira) de 53,5m de altura e 1350m de extensão represa um volume de 255 milhões de m³ de água a 412m acima do nível do mar. A grande lagoa represada na barragem de Anagé tem 44 km de extensão em seu percurso, isso sem computar a extensão dos braços que vão se formando ao longo da barragem, banhando, em seu perímetro de 127 km, os municípios de Anagé, Belo Campo e Caraíbas.

No local, situada a 208 km da nascente foi construído um sangradouro todo em concreto, com 180 metros de extensão e paredões de 421,5m de altura acima do nível do mar. Por ele escoa a água excedente que vai desembocar no Rio de Contas situado a 86 km dali. Vale dizer que o Rio de Contas leva esta água até o município de Itacaré.

HIDROGRAFIA

Á área é drenada pelo Rio Gavião e seus tributários, os ribeirões Poço da Vaca, Anta Gorda, Amargoso, Caititú e Poço Comprido, e os riachos São João, Barra da Onça, Duas Barras, Lajedo, Jibóia e outros de menor importância.

Todos os cursos de água desta área são intermitentes, mantendo seus leitos secos durante grande parte do ano.

PESCA

Uma grande variedade de peixes tais como o Tambaqui, Tilapia, Traíra, Carpa, Acari, Piau, Bagre, Curibatá, Tucunaré, Apairi, Corvina e Camarão, dentre outros, são encontrados neste lago, fazendo parte do Projeto de Psicultura, com uma produção de 700 tolenadas de pescado por ano, beneficiando a mais de 20 mil pessoas.


Fonte: TECNOSAN, DNOCS, site aondefica.com e Blândson Soares.

Last edited by Samuel - VDC; April 27th, 2006 at 08:04 PM.
Samuel - VDC no está en línea   Reply With Quote
Old April 27th, 2006, 08:09 PM   #11
Dott
cives totius mundi
 
Dott's Avatar
 
Join Date: Jan 2006
Location: São Paulo
Posts: 5,063
Likes (Received): 3

suas fotos estão verdaeiras pinturas ! o jogo de cores está fantástico
Dott no está en línea   Reply With Quote
Old April 27th, 2006, 08:19 PM   #12
Samuel - VDC
Vitória da Conquista (BA)
 
Samuel - VDC's Avatar
 
Join Date: Oct 2005
Location: Florianópolis (SC)
Posts: 7,349
Likes (Received): 228


Huaheuhaeuhaeuh!
Valeu, Dot!
Samuel - VDC no está en línea   Reply With Quote
Old April 27th, 2006, 08:32 PM   #13
RRC
SP 460 anos
 
RRC's Avatar
 
Join Date: Dec 2003
Location: São Paulo
Posts: 21,176

Lindas as fotos, em especial a primeira, digna de cartão postal

o local parece muito agradável, valeu
__________________
Conheça SP
RRC no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 05:24 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu