daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Latinscrapers > Foros generales > Ciudades y urbanismo

Ciudades y urbanismo Todo sobre temas de arquitectura y vida urbana | Foro urbano mundial - World Urban Forum

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old May 20th, 2006, 09:02 PM   #1
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!

CH's Avatar

Likes (Received): 19

BELÉM - ONTEM E HOJE >>> por JaMBa (part. paraoara)

Foi mal JaMBa, mas eu resolvi coloxar aqui viu!

Quote:
Originally Posted by JaMBa
Resolvi fazer um thread mostrando umas fotos antigas de Belém e uma foto do mesmo local hoje em dia. Tenho várias fotos antigas de Belém, mais por ser meio difícil tirar fotos dos mesmos locais (falta de tempo, disponibilidade, oportunidade, máquina entre outros). As fotos antigas não tem data, vou ficar devendo isso.

Dedicando este espaço para homenagear uma velha conhecida: a nossa Santa Maria de Belém do Grão Pará, também chamada como a Portal da Amazônia. Uma cidade que chegou ao seu apogeu na época da borracha, com lojas no mesmo padrão das melhores do velho mundo, como a "Paris n'América".
Belém foi a primeira cidade brasileira a possuir iluminação elétrica nas vias públicas, além de ser muito constamente visitada, ás vezes com exclusividade no Brasil, por companhias européias de ópera .

01 – Grande Hotel / Belém Hilton

A - Grande Hotel – esta foto é a que o sangue mais ferve quando eu vejo .. de pensar que a gente tinha uma hotel no estilo do “Copacabana Palace” dói nos nervos.

B – Hilton Hotel – O Grande Hotel e foi demolido para a construção do Hilton

by JaMBa

Não sei a data em que o hotel foi demolido, não encontrei dados sobre o fato na internet apenas relatos, o ultimo de 1936

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta escrita por Mário de Andrade a Manuel Bandeira durante a histórica viagem à Amazônia, em 1927
Por esse mundo de águas, junho, 27

Manu,

Estamos numa paradinha pra cortar canarana da margem pros bois de nossos jantares. Amanhã se chega em Manaus e não sei que mais coisas bonitas enxergarei por este mundo de águas. Porém me conquistar mesmo a ponto de ficar doendo no desejo, só Belém me conquistou assim. Meu único ideal de agora em diante é passar uns meses morando no Grande Hotel de Belém. O direito de sentar naquela terrace em frente das mangueiras tapando o teatro da Paz, sentar sem mais nada, chupitando um sorvete de cupuaçu, de açaí. Você que conhece mundo, conhece coisa milhor do que isso, Manu?(...)

Belém eu desejo com dor, desejo como se deseja sexualmente, palavra. Não tenho medo de parecer anormal pra você, por isso que conto esta confissão esquisita mas verdadeira que faço de vida sexual e vida em Belém. Quero Belém como se quer um amor. É inconcebível o amor que Belém despertou em mim...

Mário de Andrade,
Um abraço do Mário.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Extraido do diário de Maria José de Oliveira Sayão (mãe de Bidu Sayão)

Belém
No dia 2 de Dezembro de 1936.
Chegamos em Belém do Pará, ficando hospedadas no Grande Hotel, que é magnífico e que fica n’uma linda Praça toda arborisada de lindas mangueiras, e defronte do lindíssimo Theatro da Paz. Fomos no mesmo dia que chegamos visitar o Jardim Zoológico, que tem os pássaros mais lindos do Amazonas! A Cidade é bonita e principalmente muito pittoresca, porque todas as ruas são verdadeiros túneis de lindas mangueiras.

No dia 2 de Dezembro de 1936.
Bidú deu o 1º Concerto, no Theatro da Paz, com o Theatro completamente esgotado, tendo tido discursos, flores, ovações delirantes, de um publico enthusiasta e culto, que quasi bisou todo o Programma e pediu ainda muitos extras! N’um intervallo, o Governador inaugurou uma linda Placa de Bidú, no Theatro, como commemoração de sua passagem, sendo Bidú homenageada e ovacionada por todo aquelle grande publico! Foi uma grande noite de arte e de gloria essa para Bidú. Louvado seja N.S.Jesús Christo e todos os nossos Protectores!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

02 – Theatro da Paz

A – Foto antiga sem data e um croqui do Bar do Parque

B – Graças a Deus esse continua de Pé.. Agora com o Bar do Parque ao seu lado

By Paroara

03 – Café da Paz / Banco da Amazônia

A – Foto antiga sem data do Café da Paz (Av. Presidente Vargas esquina com a Ruía Carlos Gomes)

B – O Café foi demolido para dar lugar o Sede do Banco da Amazônia (BASA)

04 – Av. Presidente Vargas e Túneis de Mangueira na Praça da Republica

A – Fotos do Final da Av. Presidente Vargas e dos Túneis de mangueiras na Praça da Republica ao lado do Theatro da Paz.

Círio de Nazaré

B – Fotos da Av. Presidente Vargas e dos Tuneo de mangueiras (13/12/2005)

By Paroara

By paroara

By Paroara

04 – Casa Outeiro / Ed. Manoel Pinto da Silva

A – Casa Outeiro na Av. Sezedelo Correa esquina com Av. Nazaré. (Foto sem data)

B – Na década de 50 a casa foi demolida para a construção do Ed. Manoel Pinto

By JaMBa

By Paroara

05 – A Província do Pará / Instituto de Educação do Pará (IEP)

A – Antiga sede do Jornal ‘A Província do Pará”

B – Hoje o prédio ainda está em pé mais sofreu varias modificações como construções de anexos. Hoje abriga o Instituto de Educação de Pará - IEP.

By JaMBa

Um look no uniforme das meninas

By Paroara

06 – Fabrica da Palmeira / Largo da Palmeira

A – Outra grande perda histórica de Belém a Fabrica da Palmeira – Era uma Panificadora, alias uma senhora panificadora minha avó que conta muitas historias sobre a antiga Palmeira, na internet também não encontrei muitos dados nem porque foi demolida, mais que eu me lembre das historias da minha avó foi por causa de um incêndio.

Panfleto da fábrica.

B – Eu cresci com o famoso “Buraco da Palmeira” , pois foi o que sobrou no local da fabrica que ocupava um quarteirão do centro de Belém, a prefeitura passada resolveu criar o Largo da Palmeira. Nunca mais andei para aquelas bandas por isso não sei como esta .. eu só consegui achar um render do projeto do Largo, que traduzindo virou um estacionamento.

07 – Igreja de Nazaré / Basílica de Nazaré

A - Data por volta de 1700 a construção do primeiro "abrigo" da devoção paraense à Virgem de Nazaré. Era uma pequena capela de palha, construída num terreno desmatado e limpo por devotos, liderados por Plácido, homem que encontrara a pequena imagem de N.S. de Nazaré nas matas paraenses.
Por ameaça de desabamento, a terceira capela foi demolida em 1884. Já no ano de 1852 se iniciara a construção, em alvenaria, do quarto templo, terminado em em 1881.

B - O anseio dos fiéis por um templo maior e digno da Mãe de Deus levou à construção, por quase meio século, da última Igreja dedicada a Senhora dos Paraenses: uma suntuosa Basílica, sustentada por 32 colunas de granito maciço e com combinados estilos artísticos, configurando-se numa réplica da Basílica Maior de São Paulo, de Roma, e uma das mais significativas Igrejas das Américas.

08 – Igreja do Carmo

A – Foto antiga sem data

B – Foto Recente

By Nunez

09 – Palacete Bibi Costa

A – Ele foi feito pelo Francisco Bolonha. Foto Antiga sem data

B – Ele hoje abriga uma Secretaria do Estado

10 – Av. Braz Aguiar

A – Foto antiga do Final da Avenida

B – Foto de 12/12/2005

By JaMBa

11 – Av. Dr. Moraes

A – Foto antiga

B – Foto de 12/12/2005

By JaMBa

12 – Praça do Relógio

A – Fotos antigas .. Gostei dos Ônibus da época

B – Foto recente

Acaba aqui .. ainda tenho outras fotos antigas mais não tenho as atuais dos mesmo locais ... se der eu faço a parte 2 desde thread.

Suei para fazer esse Thread e contei com a ajuda imprescindível de meus companheiros de fórum Nunez, Paroara e Bicolor ... Trocamos idéias, opiniões, me cederam fotos ou até pesquisaram junto comigo valeu a força de vocês.

Sponsored Links

Old May 24th, 2006, 04:06 AM   #2
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Likes (Received): 0

É Belém sendo super prestigiada na américa latina. Quem pode, pode.
paroara no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2006, 11:12 PM   #3
samba_man
Espaço Para Publicidade

samba_man's Avatar

Likes (Received): 7072

Una de las ciudades de Brasil mas sorpreendentes
Old July 18th, 2006, 07:15 PM   #4
JaMBa
Ééééééguuuuaaaa

JaMBa's Avatar

Likes (Received): 437

Mais é muita cara de pau desse rapaz!!!

Rouba me thread e nem me fala nada ... se não fosse eu fazer umas pesqueisas na net nunca ia ficar sabendo!!

Mas valeu cara por ter posto o Thread aqui .. pena que teve pouco comentarios ...
Old July 19th, 2006, 04:00 AM   #5
koolkid
Registered User

koolkid's Avatar

Likes (Received): 56

¡Que ciudad!
¡El cambio es impresionante! Tristemente muchos edificios bonitos (historicos) han sido tumbados.
¡Pero todavia hay muchos bien cuidados! ¡Belem es uma ciudad increible! Gqacias por las fotos.

-koolkid
koolkid no está en línea   Reply With Quote
Old July 19th, 2006, 07:07 PM   #6
Rodrigo_BSB
Registered User

Rodrigo_BSB's Avatar

Likes (Received): 1926

Muy buena compilación de fotos. Belém és una ciudad muy hermosa!
Rodrigo_BSB no está en línea   Reply With Quote
Old July 19th, 2006, 07:48 PM   #7
iñaki-garcia
Mucho toche!!

iñaki-garcia's Avatar

Likes (Received): 60

Lástima el grande Hotel...
Old July 19th, 2006, 11:17 PM   #8
Shafick
Como en 2004

Shafick's Avatar

Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by CH_Mineral
Este edificio Manuel Pinto es imponente... gracias por este thread comparación del pasado y presente de Belem.

Old November 17th, 2010, 04:04 PM   #9
DiTurismo
Registered User

Likes (Received): 0

mtoooo show!!!!! curso Bacharelado em Turismo, e suas fotos são inspiradoras!
sem aquela photoshopada ridícula que eu vejo por aí, além de ter muito mais detalhes e comentários genuínos...
DiTurismo no está en línea   Reply With Quote
Old November 17th, 2010, 04:24 PM   #10
Marsupilami
Registered User

Marsupilami's Avatar

Likes (Received): 3494

creo que esta ciudad sufrió uno de los peores atentados arquitectónicos de Latinoamérica.
San Francisco-Pichilemu-Penco-Curicó-Rio de Janeiro-Cabo Frio-Buzios-Lima-Máncora-Piura-Chimbote-Huacho-Chancay-Buenos Aires-La Plata
Marsupilami no está en línea   Reply With Quote
Old November 25th, 2010, 11:16 PM   #11
araujo.lcarlos
ego sum ​​ATHEUS

araujo.lcarlos's Avatar

Likes (Received): 472

Linda cidade! a metropole amazonica brasileira.

Reply

Thread Tools

Posting Rules