SkyscraperCity Forum banner

São Cristovão - 4ª Cidade mais antiga do Brasil (Fotos minhas)

122K views 110 replies 42 participants last post by  Pernambucano Soul 
#1 · (Edited)
São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do país e foi a primeira capital de Sergipe, foi fundada por Cristóvão de Barros, no dia 1º de Janeiro de 1590, época em que Portugal estava sob domínio do Rei Felipe II da Espanha. Tombada pelo patrimônio histórico nacional desde 1939, São Cristóvão desenvolveu-se segundo o modelo urbano português, em dois planos: cidade alta, com sede do poder civil e religioso, e cidade baixa, com o porto, fábricas e população de baixa renda. O casario guarda nas fachadas e nos telhados a divisão social do Brasil Colônia, com os telhados representando cada grupo de poder. Os tribeiras, os beiras e os eiras indicavam aos passantes quem ali morava. Se era rico ou pobre, poderoso ou não.
Em 1637 foi invadida pelos holandeses, ficando praticamente destruída.
Em 1645, os holandeses são expulsos de Sergipe, deixando a cidade em ruínas. No final do século XVII, Sergipe é anexado à Bahia e São Cristóvão passa a sede de Ouvidoria. Nos meados do século XVIII, a cidade é totalmente reconstruída. No dia 8 de julho de 1820, através de decreto de Dom João VI, Sergipe é emancipado da Bahia, sendo elevado à categoria de Província do Império do Brasil e São Cristóvão torna-se, então, a capital.
No final da primeira metade do século, os senhores de engenho lideram um movimento com o objetivo de transferir a capital para outra região, onde houvesse um porto capaz de receber embarcações de maior porte para facilitar o escoamento da produção açucareira, principal fonte da economia na época. Em 17 de março de 1855, o então presidente da Província, Inácio Joaquim Barbosa, transfere a capital para Aracaju.
As fotos, são de 2004.

PRAÇA SÃO FRANCISCO:

1


IGREJA E CONVENTO SÃO FRANCISCO:

Em estilo barroco, a construção do conjunto iniciou-se em 1693, através de doações da população local aos padres franciscanos.
Quando São Cristóvão era a capital da Província funcionou, no convento, a Assembléia Provincial. O grande salão da Ordem Terceira era ocupado pela Tesouraria Geral da Província. Serviu, também, para aquartelar as tropas do batalhão que combateu em Canudos, em 1897, os seguidores de Antônio Conselheiro.

2


3


4


5


MUSEU HISTÓRICO DE SERGIPE:

Instalado no antigo Palácio Provincial, data do século XIX.
Possui elementos de decoração neoclássica, com frontão curvo e símbolo do Império ao centro. É um museu eminentemente eclético, sendo que a maioria das peças está ligada à fase do Brasil Império, tendo grande valor para a historiografia sergipana.

6


SANTA CASA DA MISERICÓRDIA:

Conjunto de estilo barroco, cuja construção data da primeira metade do século XVII. A fachada foi ampliada entre 1700 e 1701. No interior da igreja destaca-se o painel ao fundo do altar-mor, denominado "A Visitação", cuja autoria é atribuída ao pintor baiano José Teófilo de Jesus. Atualmente funciona no local o Orfanato Imaculada Conceição. Monumento tombado pelo Iphan.

7


8


IGREJA NOSSA SENHORA DO AMPARO:

Construção do final do século XVIII, atribuída aos holandeses. Era mantida pela Irmandade de Nossa Senhora do Amparo, composta exclusivamente por homens, que foi extinta em 1902, passando em 1907 à administração do vigário de São Cristóvão.
A igreja permaneceu quase meio século desativada. Em 1996, foi totalmente restaurada, não só em seus elementos artísticos integrados como também em todo o conjunto arquitetônico, voltando a sua função original. Monumento histórico tombado pelo Iphan.

9


10


CIDADE ALTA:

11


12


13


14


CIDADE BAIXA:

15


16


17



São Cristovão poderá ser patrimônio da humanidade:

São Cristóvão, está na expectativa de mais um momento histórico. Recentemente, uma comissão do Itamaraty inscreveu a sua candidatura na sede da Unesco, em Paris, ao título de Patrimônio da Humanidade. A eleição foi criada na 17a. Conferência Geral da Unesco, em 1972. O pleito organizado pela Convenção Internacional sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural congrega mais de 150 países. Seu objetivo é desenvolver ações para guarda e proteção de bens culturais ou naturais que tenham importância universal. Todos os continentes tiveram bens declarados nas últimas décadas.
O dossiê ou a proposição de inscrição da Praça São Francisco, em São Cristóvão, na lista do Patrimônio Mundial foi elaborado mediante supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), patrocínio do governo do Estado de Sergipe, através da Secretária de Infra-Estrutura, e apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Cristóvão (PMSC). O dossiê teve a coordenação e produção executiva do arquiteto consultor Marco Antonio de Faria Galvão, responsável pela estruturação, coordenação de pesquisa, elaboração do formulário e coordenação de equipe interdisciplinar. Alguns intelectuais sergipanos contribuíram na concepção de textos sobre variados aspectos da cidade histórica.
http://www.jornaldacidade.net/noticia.php?id=44667&PHPSESSID=6c124f3449c08a0cebc93cd010bb50f3

Para se chegar ao reconhecimento, o projeto será analisado pela Unesco até o final de 2006. É um processo lento, mas se for logrado será importantíssimo para o Estado, já que a inclusão de São Cristóvão tornará a cidade um ponto de referência turística destacando-se como local de comemorações, de representações dos rituais e festas da religiosidade coletiva e das manifestações musicais.

Fotos tiradas em 11 de Julho de 2006.

A cidade, está passando por uma intensa revitalização, a maioria dos prédios estão sendo restaurados, assim como as praças.

MUSEU DE ARTE SACRA:

Foi criado em 14 de abril de 1974, com a função de preservar o patrimônio sacro de Sergipe. Possui acervo de mais de 500 peças, entre os séculos XVII e XX. Está entre os três museus mais importantes do Brasil, em gênero e número de peças de arte sacra. No interior encontra-se uma capela do século XVIII.

18


IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA VITÓRIA:

A igreja foi edificada no início do século XVII pelos padres jesuítas, época em que o Brasil estava sob domínio espanhol. Por ordem de Felipe da Espanha, a igreja era a sede do episcopado.
Em 1608, o Bispo da Bahia, Dom Constantino Barradas, criou a matriz de Nossa Senhora de Vitória. Durante a invasão dos holandeses em Sergipe, entre 1637 e 1645, sofreu danos irreparáveis e sua restauração foi quase uma reconstrução. É o mais antigo monumento tombado pelo Iphan em Sergipe.

19


20


21


22


23


24


25


IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS:

Construída pelos jesuítas no século XVIII, a igreja era o centro dos festejos de tradição africana, como a Taieira e a Chegança. Atualmente ainda se realiza a Procissão dos Fogaréus e a Chegança, com participação exclusiva dos homens. Monumento histórico tombado pelo Iphan.

26


27


PRAÇA SÃO FRANCISCO:

28


29


30


PRAÇA DA MATRIZ:

31


32


33


IGREJA E CONVENTO DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO:

Em estilo barroco, sua construção deu-se no início do século XVII. As obras foram concluídas, provavelmente, em 1766. Acredita-se que sua primitiva capela tenha sido edificada em 1699.
Em virtude da devoção ao Senhor dos Passos, a igreja passou a ser conhecida como Igreja Senhor dos Passos. Reza a lenda que a imagem do Senhor dos Passos foi encontrada nas águas do rio Paramopana, dentro de um caixote de madeira, pelos pescadores da região. Nada se sabe da sua procedência, no entanto consta que trazia como destinatário a cidade de São Cristóvão de Sergipe Del Rey. A imagem foi colocada na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, dando início, a partir daí, à tradicional Festa da Penitência - chamada Festa dos Passos -. O antigo claustro é, hoje, o santuário no qual estão expostos os ex-votos, provenientes de graças alcançadas. Monumento histórico tombado pelo Iphan.

34


35


36


37


38


MUSEU DOS EX-VOTOS:

O claustro do Convento da Ordem Terceira do Carmo foi transformado em santuário onde estão expostos os ex-votos, provenientes de graças alcançadas.

39


SANTA CASA DA MISERICÓRDIA:

40


41


42


IGREJA NOSSA SENHORA DO AMPARO:

43


44


IGREJA E CONVENTO SÃO FRANCISCO:

45


46


47


SOBRADOS:

48


49


50


51


52


53


54


55


56


CASAS:

57


58


59


60


A CIDADE:

61


62


63


64


65


66


67


68


69


70
 
See less See more
70
#2 ·
Aqui está o thread! Realmente João, quando tu disse que tava preparando esse thread, eu imaginava que ele ia ficar muito bom, mas ele está excelente! E ele mostra que belas cidades coloniais não existem só em MG, GO ou BA, mas SE tem uma jóia como São Cristóvão. Agora, a cidade parece um canteiro de obras, e espero que quando ela for considerada patrimônio da humanidade, que façam como em Olinda ou Ouro Preto e ponham essa fiação toda subterrânea. A grande maioria dos pontos turísticos e históricos está com uma boa condição de manutenção, chamo mais atenção mesmo pra Matriz, que eu espero que seja reformada (a sua pintura) logo, que vai dar outra cara à igreja. Realmente, o SE têm segredos que acho que devemos manter para nós, como algo só para brasileiros. Adorei a cidade, e o thread tá de altíssima qualidade - como todos os teus threads. :)
 
#3 ·
DMA Brasil said:
Aqui está o thread! Realmente João, quando tu disse que tava preparando esse thread, eu imaginava que ele ia ficar muito bom, mas ele está excelente! E ele mostra que belas cidades coloniais não existem só em MG, GO ou BA, mas SE tem uma jóia como São Cristóvão. Agora, a cidade parece um canteiro de obras, e espero que quando ela for considerada patrimônio da humanidade, que façam como em Olinda ou Ouro Preto e ponham essa fiação toda subterrânea. A grande maioria dos pontos turísticos e históricos está com uma boa condição de manutenção, chamo mais atenção mesmo pra Matriz, que eu espero que seja reformada (a sua pintura) logo, que vai dar outra cara à igreja. Realmente, o SE têm segredos que acho que devemos manter para nós, como algo só para brasileiros. Adorei a cidade, e o thread tá de altíssima qualidade - como todos os teus threads. :)
Obrigado DMA Brasil.
Realmente, a cidade está parecendo um canteiro de obras, muitas restaurações mesmo... eu fiquei impressionado quando vi, pois ao viajar para lá, não esperava encontrar a cidade dessa maneira; eu vi em uma reportagem que além da restauração e adequação do saneamento, a fiação seria subterrânea, principalmente na Praça São Francisco; e o segundo passo seria a restauração do patrimônio privado...
Ao chegar em São Cristóvão, não dava para ver a Praça São Francisco, pois estava interditada, mas ao entrar no Museu de Arte Sacra, no pavimento superior onde se tem uma visão panorâmica da cidade, percebi que haviam cortado todos os pés de ficus da Praça (pena que não dava para entrar com a câmera):D
 
#43 ·
Quem fizer uma busca sobre cidades mais antigas do Brasil vai encontrar várias intitulando-se cidade mais antiga do Brasil e até das Américas. Normalmente a ordem portuguesa era Arraial, Vila e Cidade, mas havia exceções, para cada categoria havia certos requisitos, número de fogos (casas) era um deles. As primeiras povoações reconhecidas ou nascidas como cidades foram:
Salvador - 1549, fundada por Tomé de Souza com o auxílio de Caramuru.
São Sebastião do Rio de Janeiro - 1565, fundada por Mem de Sá
Filipéia de Nossa Senhora das Neves (João Pessoa) - 1584, por Martim Leitão
São Cristóvão - 1590, fundada por Cristóvão de Barros. Outras denominações encontradas para a mesma cidade: Cidade de Nossa Senhora da Vitória de Sergipe d'El Rey e CIdade de Sergipe d'El Rey.

O pedido de patrimônio da Humanidade será somente para a Praça de São Francisco por ser a única praça colonial brasileira em estilo hispanico. São Cristóvão foi fundada sob a égide de Felipe II da Espanha.
 
#5 ·
que lindas igrejas, parabéns pelo thread, João! Excelente. As fotos muito bem tiradas refletem um país que poucos conhecem. Os sobrados, as pequenas vielas fazem desta cidade um pedaço da história do nosso Brasil! :) :applause: :applause: :eek:kay: :eek:kay: :eek:kay:
 
#6 ·
Marquês de Caravelas said:
Excelente tópico.
Muitíssimo bem feito.
Só fiquei na dúvida quanto a colocação de ser a 4ª cidade mais antiga do Brasil. Temos que lembrar da diferença entre vilas e cidades nas Ordenações. Teria que pesquisar para confirmar.

Parabéns e obrigado pela apresentação.
Obrigado Marquês de Caravelas.
Essa questão de qual é a mais antiga deixa muitas dúvidas realmente, assim como qual foi a primeira: São Vicente ou Salvador?
Mas, São Cristóvão é conhecida nacionalmente como a quarta cidade mais antiga do Brasil http://pt.wikipedia.org/wiki/São_Cristóvão_(Sergipe)
Para uma cidade histórica que não é divulgada - como as mineiras por exemplo - é complicado aceitar a denominação, pelo fato de esta ser tão importante historicamente e ao mesmo tempo totalmente desconhecida aos olhos dos brasileiros.
 
#7 ·
Fortal said:
que lindas igrejas, parabéns pelo thread, João! Excelente. As fotos muito bem tiradas refletem um país que poucos conhecem. Os sobrados, as pequenas vielas fazem desta cidade um pedaço da história do nosso Brasil! :) :applause: :applause: :eek:kay: :eek:kay: :eek:kay:
Obrigado Fortal.
Você conheceu São Cristóvão quando veio à Sergipe?
 
#8 ·
Que lindo thread!!! Realmente é otimo para conhecermos riquezas historicas que nem imaginamos que existam no Brasil! Adorei!!

Também fiquei impressionado com a quantidade de restaurações. Joao Manoel, quantos habitantes tem em S. Cristovão hoje?
 
#9 ·
krypton said:
Que lindo thread!!! Realmente é otimo para conhecermos riquezas historicas que nem imaginamos que existam no Brasil! Adorei!!

Também fiquei impressionado com a quantidade de restaurações. Joao Manoel, quantos habitantes tem em S. Cristovão hoje?
Obrigado krypton.
O município de São Cristóvão possui 75.353 habitantes (IBGE 2005).
Grande parte dessa população deve-se ao fato de alguns bairros do município fazerem parte da "Grande Aracaju".
 
#10 ·
Valeu, João! Infelizmente não conheci. DEpois de Aracaju, fui pra Maceió, que era o roteiro. Mas, se Deus quiser, quando voltar a Aracaju, aí não vou perder a chance de ver essas belas cidades: Laranjeiras e São Cristóvão! :)
 
#11 · (Edited)
Excelente, João Manoel ! São Cristóvão merece ser considerada um Patrimônio da Humanidade ! Infelizmente tão pouco divulgada entre nós ! Suas fotos mostram todo o valor histórico da cidade ! Juntamente com Propriá , São Cristóvão é mais uma prova do quanto Sergipe tem para valorizar cada vez mais a História do Brasil ! Parabéns !
 
#12 · (Edited)
Fortal said:
Valeu, João! Infelizmente não conheci. DEpois de Aracaju, fui pra Maceió, que era o roteiro. Mas, se Deus quiser, quando voltar a Aracaju, aí não vou perder a chance de ver essas belas cidades: Laranjeiras e São Cristóvão! :)
Fui à Laranjeiras uma vez... é tão bonita quanto São Cristóvão, quando lá retornar, vou fotografar a cidade e postar para vocês...
 
#13 ·
Luis_RiodeJaneiro said:
Excelente, João Manoel ! São Cristóvão merece ser considerada um Patromônio da Humanidade ! Infelizmente tão pouco divulgada entre nós ! Suas fotos mostram todo o valor histórico da cidade ! Juntamente com Propriá , São Cristóvão é mais uma prova do quanto Sergipe tem para valorizar cada vez mais a História do Brasil ! Parabéns !
Obrigado Luis.
Quando vier à Sergipe, não deixe de visitar... vale a pena!
 
#14 ·
São Cristóvão: Cidade Seresta

A beleza de São Cristóvão, pode ser apreciada ao som de uma boa seresta. É que semanalmente, às sextas-feiras, acontece o projeto São Cristóvão, Cidade da Seresta, um show de História.
A partir das 20 h, a procissão dos seresteiros e violeiros segue pelas principais ruas do Centro Histórico, com destino ao Largo São Francisco, tocando e cantando os principais sucessos desse gênero musical, sob o coro do público que os acompanha.
 
#16 ·
Menino de Sampa said:
Linda cidade, bem pitoresca! Sempre fico impressionado com o número de igrejas existentes nas cidades coloniais do Brasil, dá a impressão que lá havia mais padre do que fiéis.

Agora, não tem nada mais medonho do que fiação aérea em cidades históricas, tipo nas fotos 61 e 63. :puke:
No Centro histórico de São Cristóvão, eu vi oito igrejas.
 
#17 ·
Intervenções em monumentos:
- Convento e Igreja de Santa Cruz
- Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
- Lar Imaculada Conceição
- Museu Histórico do Estado de Sergipe
- Sobrado / Antiga Ouvidoria
- Sobrado / Restaurante do Japonês


Intervenções em espaços públicos:
- Beco do Amparo
- Ladeira de Epaminondas - Beco da Poesia
- Ladeira do Açougue
- Ladeira do Porto da Banca
- Largo do Rosário
- Praça da Bandeira e Fachada da Capela dos Capuchinhos
- Praça São Francisco
- Praça Senhor dos Passos - Largo do Carmo


Intervenções em imóveis privados:
- Antigo Convento dos Capuchinhos
- Casa da Queijada
- Casa Térrea à Praça São Francisco 204
- Casa Térrea à Rua do Rosário 94
- Imóveis Privados
- Sobrado à Rua do Rosário 104
- Sobrado à Rua do Rosário 110
- Sobrado à Rua Messias Prado 84 - Restaurante do Japonês

http://www.monumenta.gov.br/cidades.php?sessao=patrimonio&id=21
 
#20 ·
CRISTO REDENTOR:

Erguido em 1924 sobre as bases da antiga Capela de São Gonçalo, considerada a 1ª igreja da cidade, construída em 1599 pelos jesuítas da Companhia de Jesus.
De autoria do arquiteto italiano Belando Beladini, o monumento em concreto armado tem 16 m de altura (6 m de corpo e 10 m de base).
Localização: Alto de São Gonçalo, a 2 km do centro da cidade, pela Rodovia João Bebe Água.

71
 
#22 ·
Luis_RiodeJaneiro said:
^^ João Manoel, esse Cristo Redentor é de 1924? Então é mais antigo que o do Rio , que é de 1931 !!

( Rodovia João Bebe Água ?? !!! Deve ser a rodovia com o nome mais pitoresco do Brasil !!!! alguma explicação histórica sobre o nome ?? O João tava com muita sede? :))))...)
Sim, o Cristo Redentor é de 1924:
http://www.braziltour.com/site/br/cidades/materia.php?id_cidade=8409&regioes=4&estados=25

A Rodovia João Bebe Água, é a rodovia que liga Aracaju a São Cristóvão. João Bebe Água, foi contra a mudança da capital de São Cristóvão para Aracaju:
"A única reação popular mais expressiva, que ficou registrada na história, segundo a oralidade popular, é que João Nepomoceno, alcunha de João Bebe Água, nascido em São Cristóvão, reagiu à transferência da capital trancando-se num quarto de sua residência, a beber aguardente em protesto e prometeu que de lá somente sairia com a anulação do ato, o que nunca aconteceu. Outra lenda diz que João Bebe Água, apesar de nunca ter estado na capital, expressaria sua revolta logo contida. Comprou várias dezenas de foguetes de artifícios, os quais pretendia soltar quando a sede da capital retornasse para a cidade de São Cristóvão. Nunca os usou. Os foguetes acabaram esquecidos em um canto da casa."
 
#24 ·
Luis_RiodeJaneiro said:
^^ Interessante a história do João Bebe Água ! ( devia ser João Bebe Cachaça !!! )
Skyscrapercity tb é CULTURA !!! Como a gente aprene aqui !! Obrigado por pesquisar a origem do nome !
Qualquer dúvida, é só perguntar...
:runaway:
 
#25 ·
QUE CIDADE!!!!! Falta mais alguma coisa pra ela se tornar patrimônio da humanidade? Pq pra mim ela já é! Muito linda. E a sua grande sorte foi deixar de ser capital do estado e esquecida durante todo esse tempo, principalmente durante a época do modernismo.
Espero que haja alguma lei que a preserve, não só o centro como seus arredores para não descaracterizá-la.
Parabéns!
 
#26 ·
MOTA said:
QUE CIDADE!!!!! Falta mais alguma coisa pra ela se tornar patrimônio da humanidade? Pq pra mim ela já é! Muito linda. E a sua grande sorte foi deixar de ser capital do estado e esquecida durante todo esse tempo, principalmente durante a época do modernismo.
Espero que haja alguma lei que a preserve, não só o centro como seus arredores para não descaracterizá-la.
Parabéns!
Obrigado!
Concordo com você... com certeza se São Cristóvão ainda fosse a capital de Sergipe, não possuisse tanta identidade quanto possui;
São Cristóvão é um museu a céu aberto... parou no tempo;
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top