daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Reply

Thread Tools
Old July 22nd, 2006, 02:32 AM   #1
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Likes (Received): 0

Ilha do Marajó - Salvaterra

Voltei essa semana de uma viagem de 5 dias pelo Marajó. Foi a 2ª vez que eu visitei a ilha e espero que haja uma terceira, pq o lugar é um paraíso e ainda tem muita coisa pra ver. Vou postar logo as fotos pq eu sei que depois não vou ter tempo e aí só Deus sabe quando. Neste thread tem fotos de Salvaterra e da viagem de ida. Vou por as fotos de Soure em outro.

-

Primeiro algumas informações sobre a Ilha do Marajó:

Municípios que formam a Mesorregião do Marajó

Clima
Embora chova durante todo o ano, os meses entre junho e janeiro são considerados a melhor época do ano para visitar a região, pois pode-se aproveitar melhor os passeios e a fauna da Ilha. Nos outros meses, grande parte da ilha fica alagada em função do grande volume de chuvas.

Vegetação
Na parte leste, predominam as savanas, cerrados, campos e, nas margens dos rios, matas ciliares e mangues. A parte oeste é coberta por uma floresta primária.

Relevo
A Ilha de Marajó possui, aproximadamente, 50.000 km quadrados, sendo a maior ilha fluvio-marítima do mundo. Ela é dividida em duas regiões bem heterogêneas que apresentam aproximadamente a mesma extensão. A região leste é marcada por grandes planícies cobertas de pastos abertos, enquanto a oeste é uma região de florestas.

A parte central da ilha está abaixo do nível do mar. Uma simulação do que aconteceria se o nível dos oceanos subiseem 2m, 4m e 6m:

História
São aproximadamente 250.000 habitantes. É possível que a Ilha de Marajó tenha sido descoberta antes mesmo do Brasil. Especula-se que os portugueses tenham chegado à Ilha em 1498. O navegador lusitano Duarte Pacheco Pereira, porém, acreditou estar pisando em território espanhol, de acordo com o Tratado de Tordesilhas. Segundo alguns historiadores, o ilha teria sido descoberta por volta de 1.500 pelo navegador espanhol Vicente Yanez Pizón. A História diz que, ao tentar escapar do fenômeno da pororoca quando navegava o rio Amazonas, ele buscou refúgio em uma desconhecida ilha (a famosa Ilha do Marajó), batizando o local de sua chegada de Ilha Grande de Joannes, nome que hoje batiza a vila onde está a mais antiga construção da ilha.

-

Agora vamos as fotos
Obs: Tirei poucas fotos da cidade em si porque a câmera não colaborou, a bateria estava acabando rápido, por isso algmas fotos estão com uma qualidade pior do que o normal, pois foram tiradas com celular, mas como a memória dele é pequena tem muita coisa interessante que não deu pra fotografar.
paroara no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 22nd, 2006, 02:32 AM   #2
paroara
papachibé

paroara's Avatar

A Ida

A balsa, que na verdade é um ferry-boat, sai de Belém, do porto de Icoaraci. Pra comprar a passagem eu fiquei 6 horas de pé em uma fila no calor de 33°C do terminal rodoviário de Belém, pq coincidiu com o carnasoure, cavalgada e com a excursão do "treme-terra" Tupinambá pelo Marajo. A viagem de ida foi tranquila e a balsa quase não jogou, pena que não deu pra avistar nenhum boto, na 1ª viagem que eu fiz de vez em quando aparecia um saltando para fora d'água.

1. Saíndo de Icoaraci

2. Navio na Baía de Guajará

3. Há várias ilhas no trajeto até o porto de Camará, em Salvaterra

4.

5.

6.

7.

8. Chegada no Porto de Camará, em Salvaterra.

9.
Old July 22nd, 2006, 02:34 AM   #3
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Salvaterra

Salvaterra é uma típica cidade ribeirinha paraense, com casinhas simples, igrejas, pracinhas arrumadas e uma orla bem-cuidada. A cidade, como de diz por aqui, fica na "ilharga" do rio paracauari e da baía do Marajó. O trânsito é basicamente o de búfalos e o de embarcações, que vão desde os típicos po-po-pôs até a balsa que faz a travessia pra Soure, do outro lado do Paracauari. Infelizmente não tenho fotos da cidade, só das praias, campos e mangues nos arredores.

Criação: Lei nº 2.460, de 29 de dezembro de 1961.
Localização: Leste da Ilha do Marajó, às margens do rio Paracauari. Mesorregião do Marajó e Microrregião do Arari.
Limites: Ao Norte, com o município de Soure; ao Sul e Oeste, com o município de Cachoeira do Arari; e a Leste, com a baía do Marajó.
Distância de Belém: cerca de 80 km
Área: 1.044 km²
População: 17.141 habitantes
Clima: Clima tropical úmido, com chuvas e ventos regulares. Temperatura média anual de 30º.

Sobre as praias de Salvaterra: São cercadas por vegetação litorânea (mangues,dunas e palmeiras) com uma faixa de areia estreita se comparada com as praias de Soure, a areia é branca e fininha. Metade do ano as águas são doces, com ondas fracas e da cor parda típica dos rios amazônicos, afinal a baía de Marajó é a foz de 2 grandes rios: Amazonas e Tocantins. Na outra metade do ano, quando o Atlântico leva vantagem na briga com o rio, as águas são salgadas e quase cristalinas, com ondas mais fortes.

10. Praia Grande. Está a 500m do centro da cidade e é banhada pela baía de Marajó. Possui 1,5 km de extensão.

11.

12.

13.

14. Igarapé que desemboca na praia

15. Búfalos relaxando na água gelada do igarapé

16. Açaizeiros

17.

18.

19. Urublues.

20. Búfalo

21. Cavalos Marajoaras

Vila de Joannes. Fica a 15 km de Salvaterra. Além das “Ruínas de Pedra” e dos Dois Poços deixados pelos jesuítas, possui o ponto mais elevado do Marajó e a praia que os nativos consideram a mais bonita de Salvaterra.

22. Praia de Joanes. Segundo os nativos essa é praia mais bonita de Salvaterra.

23.

24.

25.

26. Ponto culminante do Marajó. Com seus vertiginosos 12m de altura .

27.

28. Ruínas de uma missão Jesuíta na vila de Joanes (sec XVII).

29.

30.

31.

32. Capela no local das ruínas

33. Pôr-do-Sol

34.

Quem quiser ver os belos guarás do Marajó tem que ir na época da estiagem, que estava apenas começando quando eu estive lá. Na minha 1ª viagem a ilha (no mês setembro) vi muitos deles, mas dessa vez, nada de guarás . Mas havia outras aves pra consolar: Mergulhões, martins-pescadores, gaivotas, gaviões, garças, muitos japiins e outros passáros, além dos onipresentes urubus de cabeça preta e vermelha. Nas palmeiras da praia de vez em quando apareciam uns micos-de-cheiro.
Old July 22nd, 2006, 02:51 AM   #4
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Muito interessante, eu sempre tive muita curiosidade sobre Marajó, principalmente em relação aos Bufalos, quando li como eles chegaram la.

Valeu pelas fotos Paroara, bem legais.
Old July 22nd, 2006, 07:41 PM   #5
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito

Menino de Sampa's Avatar

Likes (Received): 2

Muito legal, acho que todo mundo de fora do Norte tem curiosidade de saber como é Marajó.

quanto à população, confesso que fiquei surpreso, pois achava que a ilha tinha bem menos de 250.000 habitantes.
Menino de Sampa no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2006, 07:52 PM   #6
Luis_RiodeJaneiro
Registered User

Luis_RiodeJaneiro's Avatar

Likes (Received): 27

wow !! obrigado ! a gente quase não vê nada da Ilha de Marajó ! muito legal!
Luis_RiodeJaneiro no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2006, 11:40 PM   #7
JoseRodolfo
NON DVCOR DVCO

JoseRodolfo's Avatar

Likes (Received): 81

Uau!! Lindo Tópico!!
JoseRodolfo no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2006, 11:50 PM   #8
flaino
Onde já?

flaino's Avatar

Likes (Received): 41

Muito lindo...
Já passei por salva terra..
só fiquei em soure mesmo...
vale a pena!!!
flaino no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2006, 04:47 PM   #9
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Valeu ae, pelos comentários.
Old July 23rd, 2006, 04:59 PM   #10
Rondon
O mundo num feixe de luz

Rondon's Avatar

Likes (Received): 997

Muito legais essas paisagens do interior da Amazônia. Gostei também das praias, parecem ser bem tranquilas...

Também na ilha do Marajó, na cidade de Afuá (mostrada no mapa) tem um festival do Camarão que já passou no Fantástico!!!!!!!!!!

Se não me engano, existe vôos regulares para a ilhas, na rota Belém-Breves, pela empresa META, com os aviões Brasília.
Rondon no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2006, 05:41 PM   #11
paroara
papachibé

paroara's Avatar

^ Já vi no aeroporto alguns vôos pra breves. Mas de barco a viagem é muito mais interessante. A ilha é tão dependente dos barcos que é mais fácil ir de Afuá pra Macapá, do que de Afuá pra Soure, que está na mesma ilha, só que do lado oposto.

O que eu acho interessante sobre Afuá, "A Veneza Marajoara" é que a cidade está qause toda sobre as águas do rio Amazonas! As casas estão sobre palafitas e 90% das ruas da cidade são passarelas de madeira, e não há carros, só barcos e bicicletas.

Old July 23rd, 2006, 05:59 PM   #12
AJ215
Registered User

AJ215's Avatar

Likes (Received): 159

Ilha de Marajo

AJ215 no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2006, 06:14 PM   #13
DMA Brasil
BANNED

Likes (Received): 1

A foto daquela falha (ou falésia, ou o que diabos for) que tu disse que é ponto mais alto da Ilha é lindo demais, deve dar uma vontade de deitar na ponta e ficar vendo o mar lá embaixo...
DMA Brasil no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2006, 07:04 PM   #14
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!

CH's Avatar

Likes (Received): 19

é uma falésia.

Parabéns pela viagem paroara.
Essas aqui tbm estão muito interessantes.
A ilha é infinitamente deslumbrante, espero que nunca se torne um estado como querem fazer, iria se perder muito em muitos aspectos se isso acontecesse.
Só faltou Ponta de Pedras pra completar o belo grupo de imagens do lado direito do Marajó.
Mas já valeu muito, parabéns!
Old July 23rd, 2006, 07:25 PM   #15
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Likes (Received): 8

meu Deus, que threads são esses! paroara, um espetáculo esses threads de Marajó, um melhor que o outro!! as fotos do pôr-do-sol ficaram lindas, dá pra se perceber como esse lugar é bucólico e mágico!
Realmente é um privilégio conhecer essa ilha e se encantar com as belezas naturais da região. Mais uma vez, parabéns e obrigado por nos mostrar esse banho de cultura que vc ofereceu. Fiquei sabendo muito, mas muito mesmo, através deste excelente thread, sobre esse cantinho do país que poucos conhecem.
abs
Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2006, 09:14 PM   #16
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Obrigado. mais uma vez pelos comentarios.
E valeu pela contribuição, Brazil 2015, as fotos são lindas.

Quote:
Originally Posted by DMA Brasil
A foto daquela falha (ou falésia, ou o que diabos for) que tu disse que é ponto mais alto da Ilha é lindo demais, deve dar uma vontade de deitar na ponta e ficar vendo o mar lá embaixo...
Bem que eu quis. Mas tinha uma tempestade se aproximando, dá até pra ver em algumas fotos. Caiu um toró daqueles depois.
Old July 23rd, 2006, 09:17 PM   #17
samba_man
Vita perpetuum proelium

samba_man's Avatar

Likes (Received): 5941

Belo thread com informações bastante pertinetes e fotos belíssimas. Adoraria conhecer a exuberância e diversidade da Amazonia...parabéns pelas fotos Paroara, ficaram lindas! Deve ter sido um passeio extremamente agradável !
Old July 23rd, 2006, 11:52 PM   #18
Dupará
Filho da Amazônia no RJ

Dupará's Avatar

Mais um belíssimo lugar da Amazônia, que já ouvi muito falar mas nunca tinha visto tão cativantes imagens. Não deixará, por certo, de estar no meu roteiro em minha próxima viagem ao Pará. Parabéns pelas fotos.

"Bembelelém! Viva Belém!
Nortista gostosa
Eu te quero bem." (Manuel Bandeira)

Santa Maria de Belém do Grão Pará ...
Dupará no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2006, 12:22 AM   #19
Marquês de Caravelas
4° Marquês de Caravelas

Marquês de Caravelas's Avatar

Likes (Received): 3

Já sobrevoeei a Ilha Marajó em rasantes. Só via as manadas de búfalos.
Marquês de Caravelas no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2006, 12:33 AM   #20
JaMBa
Ééééééguuuuaaaa

JaMBa's Avatar

Likes (Received): 392

Cara lindas fotos ...

Nenhum búfalo te deu uma carreira??? ahuahauhuah

Queria muito ter ido a Joanes .. mas na próxima viagem para lá eu vou.

Abraços!

Reply

Thread Tools

Posting Rules