daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old July 22nd, 2006, 02:33 AM   #1
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Do Cambuci ao Parque da Independência - SP (minhas fotos)

Bom, domingo passado eu e minha mãe saímos pra passear com o cachorro e resolvemos ir até o Parque da independência, no bairro viznho do Ipiranga, como o dia estava bonito e a gente ia passar pela Av. Dom Pedro, que é bem bonita, resolvi levar a máquina e tirar algumas fotos, acabei tirando mais do que esperava e deu pra fazer esse thread, espero que gostem

Bom, pra começar deixa eu explicar onde fica o bairro, pra quem não é da cidade se localizar mais ou menos. O cambuci, ond emoro é um bairro considerado da regiçao central, fica a sudeste do centro velho, a apenas 2 km da pça da Sé. O Ipiranga é o próximo bairro a sudeste do Cambuci, fica a cerca de 4 km do centro.

Vcs podem conferir a localização no mapa abaixo:

Av Dom Pedro
Rua da Independância
Rua Ouvidor Portugal

Interessante dizer que esse caminho da hoje ruas Ruas Ouvidor Portugal e Independência (que depois de chama Lavapés) era o caminho feito pelos tropeiros em épocas coloniais e imperiais para ser vir do litoral para SP.

Agora as fotos:

01 - Esquina da minha casa, o Cambuci é repleto de casinhas assim, por aqui há bem poucos prédios, apesar da proximidade com o centro:

02 - Uma travessa da rua Independência:

03 - Esquina da Rua da Indepêndencia com Ouvidor Portugal:

04 - Av. DomPedro, ela é linda, cheia de árvores, que agora no inverno estão quase sem folhas, na primavera fica tudo verde, lindo! Ela começa no Cambuci e termina no Ipiranga

05 - Uma casa da avenida

06- um trecho do início da Avenida

07 - Um casarão LINDO na avenida, puts, queria ganhar na loteria pra comprar ele, é muitolindo:

08 - outra dele:

09 - uma outra casa, que virou comercio, muitas casa tiveram esse fim, uma pena:

10 - Dois prédios que eu gosto muito, bem estilososo. Aliás, qual o estilo deles?:

11 - Um outro prediozinho que eu gosto na avenida:

12 - A entrada dele, bem bonita:

13 - Mais uma da avenida:

14 - Outra dos prédios:

15 - E mais uma, os aptos dele devem ser enormes!!

16 - Umas casinhas, não olhem pro muro encardido

17 - O outro prédio alto da Avenida:

18 - Casas muito bonitas:

19 - Essas casas ficam numa travessa, adorei elas:

20 -

21 - Essa foi alugada pelo Fisk, está sempre bonita, não sei porque pintaram de azul, ficou ruim:

22 - Essa é uma casa meio estilo oriental, tinha um muro enorme na frente, coloquei a cãmera por um vão pra tirar essa foto, hehe:

23 - Uma espécie de templo que tem no fim da Avenida, não sei exatamente o que é:

24 - Academia Body & Action, no fim da Av.

25 - Uma viela com umas casinha, não entrei nela, ao fundo a toree de uma igreja que não lembro o nome

26 - Vista do fim da Avenida, no Ipiranga, em direção ao Cambuci e centro

27 - Aqui chegando no Pq e o monumento a Independência

28 - Monumento a Independencia:

29 - Riacho do Ipiranga, onde Dom pedro deu o grito:

30 - Mais uma do Parque, mais ao fundo fica o Museu:

31 - Detalhe do monumento:

32 - Uma casa interessante na frente do Parque:

33 - Agora voltando pela Rua Ouvidor Portugal, uns sobradinhos simpáticos:

34 - Uma casa em estilo Monções, pena que a árvore atrapalhou:

35 - Outro sobradinho interessante:

36 - Uma casa modernista a venda, tomara que a reformem

37 - Uma rua do Cambuci:

38 - Hospital Geral do Exército, nessa área nãos e pode tirar fotos, mas a gente dá um jeito:

39- Casas ao lado do quartel do Exército, aliás, é curioso dizer que o Cambuci abriga o quartel central da cidade de duas forças armadas, o Exército e a Aeronáutica:

40 - Outra casa que gostei:

41 - Mais casas:

42 - gostei desse predinho, a fachada é toda revestida de pastilhas:

43 - Um bar bastante movimentado, na esquina da Independencia com Ouvidor Portugal:

44 - E pra terminar uma rua antes de chegar na minha casa, já estava quase escuro por isso não tirei mais fotos:

Last edited by RRC; July 22nd, 2006 at 03:19 AM.
RRC no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 22nd, 2006, 02:57 AM   #2
WallyP
Registered User

WallyP's Avatar

Likes (Received): 505

Adorei esse seu passeio. Fotos diferentes da cidade.
E realmente aqueles prédios da foto 10 são magníficos, lindissimos, creio eu que seja art-deco. Aqui no Rio a zona sul é 90% desse estilo de edifícos e dessa altura mesmo. Eu acho fantásticos, super estilosos como você disse, e também tem uma certa elegancia(é verdade).
São Paulo é sempre cheia de jóias escondidas. Cada esquina uma surpresa.
E o Monumento da Independência!? Que arraso. Potaqpareo, sei lá.. Absolutamente fantástico.
WallyP no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2006, 03:53 AM   #3
BrunoVix
Registered User

BrunoVix's Avatar

Likes (Received): 44

Esse monumento é muito bonito mesmo, eu queria ver mais em detalhes as esculturas. Geralmente os apartamentos no estilo deste prédio da foto 15 são bem grandes, aqui não se vê muito desse tipo, mas eu gosto bastante! Já a Fisk deve ter pintado de azul porque é a cor da escola, azul e vermelho, segue esse padrão em todas as cidades. Também gostei da casa da foto 19 e do contexto casas e rua da foto 41.

Valeu

███████████
Trabalha e Confia
███████████
BrunoVix no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2006, 04:23 AM   #4
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Likes (Received): 0

Gostei do teu bairro. As ruas são bem-cuidadas e tem muitos prédios e casas interessantes e bonitos, a arborização dá um charme extra pro bairro. Muito imponente o monumento a independencia. Belas fotos.
paroara no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2006, 07:19 PM   #5
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito

Menino de Sampa's Avatar

Bem legal a região, a foto 25 ficou bem "São Paulo".
Menino de Sampa no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2006, 07:44 PM   #6
Luis_RiodeJaneiro
Registered User

Luis_RiodeJaneiro's Avatar

Likes (Received): 13

Obrigado pela voltinha com o cachorro !
Acho q já te falei q o Cambuci faz parte da história da minha vida, pois qd fui pela primeira vez em SP , fiquei hospedado na casa de uma família japonesa na Rua Mazzilli, e de lá eu ia andando por uma rua comprida que passava por cima da radial leste-oeste e saía na Liberdade , continuava e andava até a Praça da Sé e descia para o Anhangabaú !! eram horas na rua !!! maravilhoso !! Naquela época não existia digital, senão, ia fazer um thread maravilhoso!!! Bons tempos aqueles e por isso o Cambuci é o bairro de SP que mais me fala ao coração ! Obrigado por trazer a tona essas lembranças !
Luis_RiodeJaneiro no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2006, 08:06 PM   #7
DMA Brasil
BANNED

Putz, isso é São Paulo mesmo? Adorei esse bairro, parece bairro de cidade do interior, super calmo e tranqüilo, nem parece que estamos em uma das maiores cidades do mundo! Gostei muito RRC!
DMA Brasil no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2006, 08:25 PM   #8
Urbano Santista
Santista Tricampeão

Urbano Santista's Avatar

Likes (Received): 50

Adorei esse teu bairro, super tranqüilo e com muitas casinhas interessantes, em certas fotos me lembrou bastante o bairro onde eu moro, como na 1ª com aquela mescla de asfalto e paralelepípedos e nas casas antigas transformadas em comércio.
E São Paulo precisa de mais avenidas como essa Dom Pedro, a arborização ajuda até a disfarçar a fiação aérea, dá outro clima.
Urbano Santista no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2006, 09:01 PM   #9
Artibeus
Carpe Noctem

Artibeus's Avatar

Legal, o thread. =) É foda como esses bairros de classe média do Brasil são a maior bagunça, né... =| Fiação aérea, falta de padronização em tudo...
Mas tem umas casas e prédios charmosos. A avenida também parece ser legal, tem canteiro com árvore, e tal... já ajuda. hehe.
O Monumento à Independência é enorme! Acho muito legal!
E eu também gostei do barzinho! =)

"O inferno são os outros" (Sartre)
(...e as arveres somos nozes!)
Artibeus no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2006, 12:40 AM   #10
JoseRodolfo
NON DVCOR DVCO

JoseRodolfo's Avatar

Likes (Received): 35

Muito bom tópico RRC!! Esse tipo que eu gosto, mostra muito de SP, muita coisa típica e bonita! Valeu mesmo!!

Mas vc vacilou em não ter entrado na vila da foto 25! olha as casinhas da direita, parece que tem tetinho bacana. Entrar nessas vilas revela muita coisa! Na lapa, bem numa rua comercial, entrei numa vila escondida e para surpresa encontrei um conjunto de casas em tijilinho aparente!! (quer que eu poste aqui? tirei fotos..)
E na região da 25 de março, num outro beco, o que encontrei!? Uma creche para crianças chinesas!!! (esse tbém tenho fotos!) No bom retiro, num beco escondido, achei um bar de coreanos, onde jugavam um jogo que não lembro bem e um ateleliê com mulheres coreanas fazendo artesanato! super interessante (esse não tenho foto )
JoseRodolfo no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2006, 08:08 AM   #11
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Tinha esquecido de agradecer a todos que comentarama qui, muito obrigado

@Wally - vleu pela info, acho esse estilo bem legal mesmo

@ Brun_o -pois é, mas o Gisk já estálá a bastante tempo, e pintaramd e azul só recentemente, sei lá pq só agora.

@ Luis RJ - Vc tinha me contado uma vez, legal que vc gste daqui, valeu

@ JR - sabe que eu acabei esqucendo de dedicar esse thread a vc? Ele ficou a sua cara, cheio de casinhas, heheheh Não entrei na vila pq ia acabar dando uma volta no quarteirão, e comoa gente já tinha andado bastante e ia andar mais pra voltar nem tive vontade, hehe, mas é perto aqui de casa, qq hora posso passar lá.
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2006, 08:31 AM   #12
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Likes (Received): 36

Ahhhhhhhhhh, gostei muito deste thread! Gosto quando vejo regiões de casas interessantes e que ainda foram pouco destruidas pra fazerem prédios!

Acho que o estilo dos dois prédios é racionalista, que é meio que "o meio do caminho" entre o art-deco e o modernismo!

Gostei principamente da casa em estilo missões, da academia (interessante ver uma construção bem modernosa numa pacata região de casinhas, hehehe) e do bar, que parece ser bem interessante!

E sobre o Monumento à Independência, tenho que ir lá tirar fotos dele dia desses! Como disse o Bruno BHZ uma vez, acho que é "o monumento mais monumental do Brasil", hehehe! Ele é impressionante, lindísismo! E pro Brun_o que disse querer ver mais detalhadamente as esculturas, são 131 esculturas de bronze nele!
GRGM no está en línea   Reply With Quote
Old July 29th, 2006, 03:36 AM   #13
Dott
cives totius mundi

Dott's Avatar

Ual ! Que fotos lindas !!! Juro que a foto dos prédios a número 10 nem tá parecendo ser em SP ! aquelas árvores secas deram um clima bem europeu para as imagens !
Que casa sensacional a da foto 7, na minha opinião a casa mais bonita do tópico !
Parabéns pela compilação e como o Jorge bem ressaltou outro dia numa discussão, de que vale muito a pena registrar esta parte da história da cidade, sua arquitetura, pois amanhã não saberemos se encontraremos construções tão belas como estas ai de pé, face a especulação imobiliária avassaladora que há !
Dott no está en línea   Reply With Quote
Old July 29th, 2006, 04:14 AM   #14
Luis FTC
eSPetacular

Luis FTC's Avatar

Likes (Received): 60

Parabéns pelo thread, Rafael!! Gosto bastante dessa região de São Paulo, tem um clima meio nostálgico, sei lá... hehehe. Conheço bem essa região pois durante algum tempo freqüentei a Sociedade Hispano Brasileira, que fica na Ouvidor Portugal, portanto, muitos lugares mostrados são bem familiares. Valeu!!!
Old July 29th, 2006, 04:46 AM   #15
JoseRodolfo
NON DVCOR DVCO

JoseRodolfo's Avatar

Likes (Received): 35

Quote:
Originally Posted by RRC
Tinha esquecido de agradecer a todos que comentarama qui, muito obrigado

(...)

@ JR - sabe que eu acabei esqucendo de dedicar esse thread a vc? Ele ficou a sua cara, cheio de casinhas, heheheh Não entrei na vila pq ia acabar dando uma volta no quarteirão, e comoa gente já tinha andado bastante e ia andar mais pra voltar nem tive vontade, hehe, mas é perto aqui de casa, qq hora posso passar lá.

Opa! valeu RRC! Afinal como disse Paulo Mendes da da Rocha: a cidade é feita de casas, uma pequena parte dela é de outras coisas :P:P
JoseRodolfo no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules