daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old July 23rd, 2006, 04:53 PM   #1
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Likes (Received): 0

Ilha do Marajó - Soure

A auto-intitulada "Capital do Marajó" fica, também na ilharga do rio Paracauari e da Baía de Marajó, de frente pra Salvaterra. Como no resto da ilha, búfalos e barcos dominam o "tráfego". A cidade é parecida com Salvaterra, só que um pouco maior. A maioria das casas e comércios é simples, com uma ou outra casa de alto padrão e alguns poucos casarões históricos, além das igrejinhas e edifícos púbicos típicos do interior. As ruas principais, as praças e a orla estão bem-cuidados.

Criação: Originou-se de uma antiga aldeia dos índios Maruianazes e Mundis, tornando-se posteriormente freguesia. Em 1757, recebeu a condição de Vila. Em 1959 foi elevada à categoria de Cidade por decreto-lei.
Localização: Leste da Ilha do Marajó, às margens do rio Paracauari. Mesorregião do Marajó e Microrregião do Arari.
Limites: Ao norte, o Atlântico; ao Sul, Salvaterra; a Oeste, Cachoeira do Arari e Chaves; e a Leste, a baía do Marajó.
Distância de Belém: cerca de 87 km
Área: 3.513 km²
População: 21.510 habitantes
Clima: Clima tropical superúmido. Temperatura média anual de 30º.

A infra-estrutura turística no Marajó é boa, com hotéis-fazenda e pousadas de qualidade, estradas principais asfaltadas (mas ainda tem muita buraqueira), sinalização turística, fazendas preparadas pra receber visitantes e barcos e balsas sempre disponíveis pra levar aos principais pontos de interesse. Enquanto eu estive por lá, a ilha estava cheia de turistas paraenses, brasileiros e estrangeiros, principalmente europeus (a maioria franceses, ñ sei porquê).

1. Chegando em Soure de balsa. A travessia pelo Paracauari de balsa ou po-po-pô é rápida, leva só alguns minutos. Só quem vai de carro paga passagem.

2.

3.

4.

5. Barcos no porto.

6. Não deu pra tirar fotos das ruas principais de Soure. Mas tirei algumas do entorno de uma pracinha próxima ao centro. Tenho certeza que todos vão gostar da pintura do tronco das árvores .

7.

8.

9.

10.

11.

12.
paroara no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 23rd, 2006, 04:55 PM   #2
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Terra dos Búfalos

No Marajó, o búfalo é rei. Eles são um dos pilares da economia marajoara, junto com a pesca e o turismo. São criados soltos e circulam livremente por onde bem entendem. Estão em todo lugar: nas ruas, nos rios, igarapés, nas praias e até mesmo nas fazendas . A polícia montada de Soure não usa cavalos, mas sim búfalos! Eles são animais grandes e mansos (se ninguém mexer com eles), um dos programas obrigatórios pros turistas é passear no lombo deles. Mas os que são criados em estado semi-selvagem ou selvagem nas fazendas são perigosos e é melhor não se aproximar. O grande problema é o rastro de "pequenos búfalos" que de vez em quando agente pisa.

13. Curtume.

14.

15.

16. Principais raças de búfalo criadas no Marajó. Mediterrâneo, Murrah, Jafarabadi e Carabao.

17.

18.

19.

20.

21. Búfalo no bem-bom

22. Cavalos marajoaras. Os primeiros cavalos, de origem árabe, chegaram ao arquipélago 300 anos atrás. Foram cruzados com outras duas raças e são perfeitos nas condições adversas de terreno da ilha.

23. Campos do Marajó. Além dos campos também existem áreas de cerrado, mas não deu pra fotografar.

24.

25.

26.

27.

28. Mangue entre Soure e Salvaterra

29.

30.

Um texto com mais informações sobre os búfalos do Marajó:

"Há muitas versões para a chegada deste animal à ilha, no final do século XIX. Uma das versões conta que foi o fazendeiro Vicente Chermont de Miranda, proprietário de muitas fazendas no local, o responsável pela primeira importação de búfalos pretos, do sul da Itália, em maio de 1895. Nos anos de 1896 e 1899, trouxe do Caribe um lote de búfalos Carabao, raça originária da Indochina. A outra versão para a chegada do animal remete a 1920: um barco que ia para a Guiana Francesa teria naufragado próximo ao arquipélago, e os búfalos que sobreviveram dirigiram-se à ilha, onde se adaptaram facilmente.
Os búfalos são de extrema importância para a economia da Ilha do Marajó. São utilizados nas fábricas de couro, são forças indispensáveis em tarefas pesadas nas fazendas, montaria para os turistas, meio de transporte para o policiamento, entre outras vantagens. O animal tornou-se tão importante para o Estado que o Pará soma hoje cerca de 1,2 milhão de cabeças de búfalo, cerca de 40% do rebanho bubalino nacional. No Marajó, líder na criação, são aproximadamente 600 mil animais. Das 19 raças bubalinas existentes, apenas o Carabao, Mediterrâneo, Murrah, Jafarabadi e Baio são criadas no Brasil.
De carne saborosa e saudável, com baixo teor de colesterol, a carne de búfalo faz parte de muitos pratos da culinária marajoara, como o Frito do vaqueiro, Filé Marajoara e a Picanha de Baby Búfalo. Do búfalo praticamente nada se perde. O chifre é utilizado como berrante pelos vaqueiros da região, o leite dá origem ao queijo marajoara, de sabor inigualável, e que já ganhou o mercado brasileiro nas prateleiras dos grandes supermercados. O couro do animal também é utilizado em peças artesanais como bolsas, chaveiros, sandálias e cintos; e é forte complemento de renda para as famílias locais que trabalham com o beneficiamento do couro. O animal se desenvolve com baixa utilização de medicamentos, já que é mais resistenteà maioria das doenças que afeta os bovinos. Seu couro grosso e resistente constitui matéria-prima para produtos de ótima qualidade."
Old July 23rd, 2006, 04:57 PM   #3
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Sobre as praias de Soure: A vegetação é de mangues, dunas e campos de lagamar. A faixa de areia é extensa e na baixa mar a água some da vista, deixando pequenos lagos. A água é mais clara, salgada e com ondas mais fortes comprada com as praias de Salvaterra, devido a maior influência do Atlântico. Mas essas características também variam ao longo do ano.

31. Praia do Pesqueiro. A mais famosa do Marajó.

32.

33.

34. Cavaleiro Solitário.

35. Carros na areia. A praia não nega que é paraense.

36. Campo de lagamar. Na preamar fica debaixo d'água.

37.

38. Mangue na praia do Pesqueiro

39.

40.

41.

42. Mangue na Praia da Barra Velha

43.

44.

45.

46. Praia da Barra Velha. A mais bonita na minha opinião. As fotos não fazem jus a beleza da praia. Aliás, o Marajó é um dos casos em que o lugar é muito mais bonito ao vivo que em imagens.

47.

48.

49.

50. Essas fotos estão em sépia. Nem me toquei na hora, por causa do sol forte, mas vai assim mesmo.

51.

52.

53.

54. Igarapé que separa a praia de Araruna (ao fundo) da praia de Barra Velha

55.

56.

Last edited by paroara; July 23rd, 2006 at 05:07 PM.
Old July 23rd, 2006, 05:31 PM   #4
O Natalense
no encalço do meliante

O Natalense's Avatar

Likes (Received): 397

Valeu, ajudou a matar a minha curiosidade sobre os municípios da Ilha.
O Natalense no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2006, 06:16 PM   #5
Luis_RiodeJaneiro
Registered User

Luis_RiodeJaneiro's Avatar

Likes (Received): 13

obrigado pelo passeio em um lugar paradisíaco que a gente quase não conhece ! legais esses búfalos ! e o adjetivo " bubalino " que nunca tinha ouvido falar !!
Luis_RiodeJaneiro no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2006, 06:19 PM   #6
DMA Brasil
BANNED

As fotos em sépia estão lindas! E Marajó deve ser um lugar muito legal, fiquei realmente com vontade de ir, tu conseguiu o que tu queria... Ah, uma pergunta: a Ilha de Marajó é um conjunto de municípios, certo? Ela forma o que no estado, uma microrregião?
DMA Brasil no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2006, 06:44 PM   #7
paroara
papachibé

paroara's Avatar

^Valeu . Os municípios do arquipélago do Marajó formam a mesorregião do Marajó. Que é dividida em duas microrregiões, a dos Furos de Breves e a do Arari. No thread de Salvaterra tem mais informações sobre isso.

As fotos em sépia saíram sem querer. Mas eu gostei delas também.

-

Obrigado a todos pelos comentários.
Old July 23rd, 2006, 06:57 PM   #8
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!

CH's Avatar

Caramba Paroara, estão estonteantes as imagens.
Tô indo pra Soure essa quarta prestigiar o festival cultura de verão que estará pra lá esse ano, e pelo jeito a ilha está tão bucólica como sempre foi.
Espero poder aproveitar tanto quanto tu aproveitaste, infelizmente não vou poder ir a Joanes, mas ficará pra próxima.
Muito bom a coleção.
Parabéns andré!
Old July 23rd, 2006, 07:11 PM   #9
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Likes (Received): 1

a ilha de Marajó é realmente fantástica! na TV sempre fiquei fascinado vendo os búfalos correndo, deve ser um local misterioso, um pedaço do Brasil diferente e exótico. Ótimo, thread, paroara, um show de fotos e explicações. As fotos com os búfalos ficaram perfeitas!!!
A igreja na foto 06 ficou linda! parece um verdadeiro cartão-postal.
Parabéns!!
Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2006, 08:57 PM   #10
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fortal
a ilha de Marajó é realmente fantástica! na TV sempre fiquei fascinado vendo os búfalos correndo, deve ser um local misterioso, um pedaço do Brasil diferente e exótico. Ótimo, thread, paroara, um show de fotos e explicações. As fotos com os búfalos ficaram perfeitas!!!
A igreja na foto 06 ficou linda! parece um verdadeiro cartão-postal.
Parabéns!!
Valeu, Fortal. E um lugar muito bonito e interessante mesmo.

Quote:
Originally Posted by CH_Mineral
Caramba Paroara, estão estonteantes as imagens.
Tô indo pra Soure essa quarta prestigiar o festival cultura de verão que estará pra lá esse ano, e pelo jeito a ilha está tão bucólica como sempre foi.
Espero poder aproveitar tanto quanto tu aproveitaste, infelizmente não vou poder ir a Joanes, mas ficará pra próxima.
Muito bom a coleção.
Parabéns andré!
Valeu também Henrique. Realmente a viagem foi muito boa. Até fui "fazer um T" no Tupinambá que estava de excursão por lá, hahahah. Sò não fui no brasilândia pq eles só vinham no outro fim-de-semana, ia dançar aqueles boleros e bregas das antigas, quem sabe até não arranjava uma coroa pra me sustentar ... Mas quando que eu ia pra essas coisas se estivesse aqui em Belém. Ainda teve o carnasoure e uma vaquejada/cavalgada,/ñ sei o nome.

Last edited by paroara; July 23rd, 2006 at 09:11 PM.
Old July 24th, 2006, 01:11 AM   #11
JaMBa
Ééééééguuuuaaaa

JaMBa's Avatar

Likes (Received): 50

Quando eu fui no Marajó so deu para ir em Salvaterra ...

Impressionante como o bairrismo entre as duas cidades é grande .. tava com uma galera q foi criada em Salvaterra .. eu falava q queria travessar para conhecer Soure e ele so metiam pau ... falavam q lá não tiha nada para fazer ou conhecer. Falavam q a única coisa q prestava era a Praia do Pesqueiro, mas que era inviável de ir lá (tempo) já q fica um pouco distante da cidade. Ai quando fui conversar com outras pessoas que foram criadas em Soure foi a mesma história so q ao contrário, malharam Salvaterra em todos os sentidos.

As fotos estão fantásticas ... esses efeitos "sem querer" é a tua cara mesmo ahauhauah
Old July 24th, 2006, 06:51 AM   #12
paroara
papachibé

paroara's Avatar

^ Também notei esse bairrismo. Basta ver o letreiro "Seja bem vindo a Soure a Capital do Marajó" voltado pra Salvaterra.

Quote:
Originally Posted by JaMBa
esses efeitos "sem querer" é a tua cara mesmo ahauhauah
É um dom.
Old July 26th, 2006, 05:39 AM   #13
flaino
Arena do Leão

flaino's Avatar

Meu q massa cara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Soure! Fantastica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Belo Tread!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Old July 26th, 2006, 03:46 PM   #14
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito

Menino de Sampa's Avatar

gostei, as praias são muito lindas!
Menino de Sampa no está en línea   Reply With Quote
Old August 7th, 2007, 03:38 AM   #15
Bombexx
Registered User

Bombexx's Avatar

Likes (Received): 67

Em qual praia filmaram o No Limite?
Bombexx está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 7th, 2007, 04:21 AM   #16
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 546

Lindo thread, fantástico.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old August 7th, 2007, 01:25 PM   #17
JaMBa
Ééééééguuuuaaaa

JaMBa's Avatar

Likes (Received): 50

Quote:
Originally Posted by Bombexx View Post
Em qual praia filmaram o No Limite?
Foi filmado em uma Fazenda em Soure, que hoje virou um Hotel.
Old August 7th, 2007, 08:46 PM   #18
DEBAREMBAR
APUCARANA/JANDAIA DO SUL

DEBAREMBAR's Avatar

Likes (Received): 24

Show de bola Paroara ! Achei as imagens espetaculares !

Old August 7th, 2007, 08:48 PM   #19
O Poti
chocolate better than sex

O Poti's Avatar

Likes (Received): 279

uau, adorei, pouco mostrado por aqui. Lindo!
O Poti no está en línea   Reply With Quote
Old March 6th, 2008, 09:23 PM   #20
dricobel
OFF

dricobel's Avatar

Likes (Received): 201

mais um ressucitado!!!

a propósito, o marajó é um encanto de ilha!!! Parabens ao paroara!!!

falando nisso por onde sera que ela anda ?

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules