daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Projetos e Obras > Sul



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Closed Thread

 
Thread Tools
Old July 27th, 2006, 05:15 PM   #1
portoimagem
BANNED
 
Join Date: Apr 2006
Location: Porto Alegre
Posts: 2,699
Likes (Received): 2

(RS) Porto Alegre | Shopping Belvedere | Mais informações

Como consegui o CD do RIMA e do EIA do Shopping, veio recheado de maquetes, já divulgadas aqui no SSC, mas faltou algumas informações. Vou postar tudo de novo, em imagens maiores, com texto de descrição do empreendimento.

Capa do Relatório:



Outra capa:


Descrição:

Informações gerais do empreendimento

Localização e descrição

O terreno destinado à implantação do Projeto Belvedere - Centro de Lazer, Compras e Serviços - está localizado na avenida Senador Tarso Dutra, n° 422 (III avenida Perimetral), com frente, também, para a avenida Professor Cristiano Fischer, no bairro Petrópolis.
A área do terreno é de 151.414,43 m2 e está localizada no centro geográfico de Porto Alegre, em cotas de 35m na avenida Tarso Dutra e 95m na avenida Cristiano Fischer, o que possibilita belos visuais da cidade. Na prancha 1.3.1 é apresentada a localização e situação do empreendimento.

Projeto inicial com viabilidade urbanística aprovada

No presente capítulo são apresentadas duas versões do projeto, uma denominada de “Projeto Inicial” e outra denominada de “Projeto Final”. A razão desta dupla apresentação deve-se ao fato de que durante a elaboração dos estudos ambientais, o mesmo sofreu alterações arquitetônicas, como conseqüência do processo de discussão com a equipe multidisciplinar envolvida no processo.
O Projeto Belvedere, na sua concepção original de Centro Comercial e Hipermercado, tem viabilidade urbanística aprovada pelo Poder Público Municipal, com área de 202.863,45m2, em 14/07/1999, com alturas, recuos, usos e princípios relativos à arquitetura definidos. A viabilidade foi renovada em 24/01/2000 com validade até 20/07/2001.
O projeto propõe-se a criar um espaço urbano que mescle espaços de comércio e lazer com espaços abertos, com atividades lúdicas de âmbito local e regional, sendo um equipamento urbano complementar à função residencial. O complexo é composto por dois empreendimentos principais que apresentam função e projeto distintos, ou seja, ao Sul conta com um hipermercado, e ao Norte com um centro comercial, espaço para espetáculos, posto de abastecimento de combustíveis e uma torre panorâmica com mirante e restaurante.
O projeto do centro de lazer, comércio e serviços foi desenvolvido por Debiagi Arquitetos e Urbanistas.

a) Hipermercado

O hipermercado, com área total de 25.600 m², localiza-se no limite Sul do terreno, com acesso direto pela avenida Senador Tarso Dutra na cota 48.O projeto apresenta dois pavimentos principais, o estacionamento e o supermercado, depósito, lojas e área de carga e descarga.

b) Centro comercial

Este é o único prédio do conjunto do Projeto Belvedere que apresenta projeção volumétrica, estando todo o restante do empreendimento em níveis subterrâneos. A superfície do terreno é ocupada por áreas de estacionamento e áreas verdes/praças, destacando-se uma praça longitudinal que se estende desde o prédio do hipermercado até a avenida Cristiano Fischer, composta por uma lâmina de água, jardins e áreas de estacionamento ao longo de uma via de acesso e dois globos para iluminação zenital. Os estacionamentos distribuem-se ao longo da avenida Senador Tarso Dutra e entre o prédio do hipermercado e o terreno localizado próximo a avenida Cristiano Fischer.

O acesso principal do hipermercado e do centro comercial dá-se pela cota 48, junto à avenida Tarso Dutra. Há uma grande área de estacionamento aberto, a qual se conecta à Praça Sul e constitui-se na entrada do empreendimento. Esta praça iluminada por domo permite a integração do hipermercado e do centro comercial sob um grande espaço do qual há visuais para os diversos pavimentos do centro comercial e do hipermercado.
Na cota 84 da Praça Norte localiza-se a praça de alimentação, aberta à paisagem externa, permite a integração visual entre o Projeto Belvedere e a cidade. Esta área do Projeto Belvedere apresenta uma forma alongada e caminhos orgânicos, onde se localizam lojas de diferentes tamanhos e formas.
Na cota 75 está prevista a Praça Sul, onde se propõe um espaço formado por um grande globo transparente, cercado por mezaninos com acesso pela avenida Cristiano Fischer. Entre as cotas 84 e 75 estão previstos restaurantes, bares, casas de espetáculo, criando-se um pólo de lazer. A cobertura do centro comercial, na cota 93, possui acesso através da avenida Cristiano Fischer. Está prevista uma torre panorâmica com 112 metros de altura com um mirante e um restaurante.

Os estacionamentos têm acessos principais pelas avenidas Senador Tarso Dutra e Cristiano Fischer e rua Eng. Antônio Carlos Tibiriçá. Pela avenida Cristiano Fischer, nas cotas 84 e 93, existe acesso a dois subsolos. Na cota 84, acesso ao estacionamento aberto, em cinco níveis, integrado aos estacionamentos cobertos com rampas. Nas cotas 44, 50 e 41, dois subsolos com acesso pela avenida Senador Tardo Dutra e rua Antônio Carlos Tibiriçá.


Projeto final readequado

a) Considerações iniciais

O Projeto Belvedere – Centro de compras, lazer e serviços – sofreu adequações arquitetônicas a partir da aprovação da viabilidade urbanística em função das novas características mercadológicas do empreendimento e de discussões técnicas com a equipe multidisciplinar responsável pela elaboração do EIA/RIMA. As áreas totais mantiveram-se iguais ao projeto original aprovado.

No decorrer da elaboração do EIA/RIMA foi recomendado ao empreendedor que fossem realizados desde então ajustes no projeto, de forma a aumentar as possibilidades de viabilização ambiental do mesmo. Este fato foi considerado relevante pois, a partir do diagnóstico realizado na área de inserção do empreendimento, foi detectada a presença de um corpo hídrico associado diretamente a uma nascente. Paralelamente a este fato, houve a reorganização e relocalização de funções e, consequentemente, a redefinição de uma nova forma arquitetônica, mantendo os princípios básicos do EVU aprovado. A descrição do projeto readequado é apresentada a seguir.

b) Descrição do empreendimento

Considerando-se a perspectiva temporal do empreendedor, em relação ao crescimento econômico da cidade de Porto Alegre e que um mercado futuro maior possibilitará a construção de um mix de equipamentos comerciais, o Projeto Belvedere prevê a construção de um centro de lazer, compras e serviços na época em que haja viabilidade comercial para tal. O tipo de empreendimento proposto (power center ) tem a capacidade de diferenciar-se dos demais shopping centers existentes no município.
O projeto que está sendo desenvolvido foge ao conceito tradicional de shopping center. Diferentemente daqueles empreendimentos, que reúnem um mix de lojas de ramos bem definidos e relativamente restritos, o Projeto BELVEDERE pretende implantar o conceito de power center, com algumas adaptações e reformulações. No presente caso, está-se propondo não apenas a reunião de lojas âncoras, mas de empreendimentos comerciais para a venda de bens e serviços.
O mix de equipamentos inclui um shopping tradicional e uma série de outros empreendimentos descritos nos itens a seguir. Estes empreendimentos são independentes, mas funcionam de forma conjunta no sentido de atração de público e animação.

Poa – Shopping

O “Poa Shopping” possui 8.532,22 m2 de ABL sem lazer e alimentação, 200 lojas, incluindo duas lojas âncora de departamentos e uma de variedades, artigos para o lar, vestuário, calçados e acessórios, diversos e serviços.

Poa – Point

Centro de lazer e alimentação, ligado ao Poa – Shopping, com 9.324,66 m2 de ABL mais 1.349,93 m² do Poa – Point Globo, nos quais estarão distribuídas 10 salas de cinema, casa de shows, livraria mega-store, teatro, parque infantil in-door, games, boliche, duas casas noturnas e aproximadamente 20 restaurantes.

Poa – Show

Centro de exposições e eventos, com 4.285,30 m2 de área, que poderá abrigar feiras de automóveis, informática, material escolar, artesanato, barcos, objetos para o lar, filhotes, Natal, entre outras, além de eventos como convenções e shows para públicos maiores do que o do Poa Point.

Poa – Casa

Shopping do lar, com 21.689,59 m2 de ABL, incluindo duas lojas âncora, 6 lojas semi-âncoras, 83 lojas e 5 restaurantes.

Poa – Motor

Comércio de veículos e afins, com car care center, posto de gasolina e 13 revendas, com 2.953,23 m2 de ABL. O posto de gasolina conta com 1.138,00 m² de ABL.

Poa – Cult / Poa – Corpo

Empreendimentos dedicados ao Ensino (Poa – Cult), incluindo escola de ensino fundamental e médio e cursos diversos e aos esportes (Poa – Corpo), incluindo academia, esportes aquáticos, canchas e mini-shopping com 14.569,54 m2.

Hipermercado & Bricolagem

Possui ABL de 11.864,53 m2 dividida entre o hipermercado (6.001,96 m2), bricolagem (4.762,96 m2) e lojas (1.099,61 m2). Está prevista a construção de 14 lojas distribuídas nos seguintes segmentos: alimentação (cinco), farmácia (uma), revisteria (uma) e serviços (sete).

O corpo central do empreendimento é distribuído em quatro setores principais, dispostos em torno a um cruzamento de duas vias internas, cobertas por estrutura inclinada em vidro, que se encontram sob um domo envidraçado

O empreendimento é distribuído em quatro setores principais, dispostos de forma ascendente ao longo da avenida Sen. Tarso Dutra.

O Poa Motor e o Posto de Combustível localizam-se nas cotas mais baixas do terreno, entre os níveis 40 e 35, junto da esquina da avenida Senador Tarso Dutra com a rua Antônio Carlos Tibiriçá. Trata-se na realidade de três blocos distintos, o prédio das revendas (Poa Motor), o posto de combustíveis e uma previsão de uma loja do Mc Donald’s ou similar. O Posto de Combustíveis possui acesso direto pela avenida Sen. Tarso Dutra. O Poa Motor terá acesso pela via projetada em continuação da rua Odila Gay da Fonseca. A localização do Poa Motor preserva aos fundos uma vertente e um curso d’água.
A continuação da rua Odila Gay da Fonseca é a principal via interna de comunicação entre o Poa Motor e o Posto de Combustíveis com o restante do empreendimento. Através dela circula-se de forma independente da avenida Sen. Tarso Dutra, cruzando o curso d’água citado, atingindo-se, através de uma rótula, a entrada do estacionamento do Poa Shopping e subindo à direita o complexo Poa Cult/Corpo.

O Poa Cult/Corpo localiza-se aos fundos dos blocos residenciais da rua Antônio Carlos Tibiriçá entre as cotas 50 e 65, acima da citada vertente. Organizam-se em dois blocos: a escola situa-se nas cotas superiores, com entrada a leste (cota 65), desenvolvendo-se em três pavimentos (salas de aula, administração, cinemas). Com entrada pela cota 57, do lado norte, ocupando o mesmo bloco do Poa Cult, localiza-se a Academia (Poa Corpo), distribuída em dois pavimentos, os quais dão acesso ao volume da piscina (cota 54,5) e das canchas cobertas (cota 52,2).

Os volumes do Poa Shopping, Poa Casa, Poa Show e Poa Point formam o terceiro setor, sendo o conjunto principal e central do empreendimento. Dispostos em três blocos principais, em patamares ascendentes, com as fachadas envidraçadas voltadas para oeste e com coberturas ajardinadas, organizam-se em torno a um cruzamento de duas vias internas, cobertas por estrutura inclinada em vidro, que se encontram sob o duomo envidraçado do Poa Globo.

O primeiro “patamar” é ocupado pelo Poa Shopping. Com acesso para pedestres pela via interna, sob o Globo, na cota 57, organiza-se dois pavimentos de lojas e três andares de garagens situadas abaixo da área comercial. Em forma semicircular, situa as lojas no centro do volume e nas laterais, de forma a preservar desimpedida uma ampla fachada envidraçada voltada para oeste.

Do segundo piso do Poa Shopping, cruzando a via interna de acesso e distribuição, o pedestre tem acesso ao segundo patamar, ocupado pelo Poa Casa e pelo Poa Point. O Poa Casa é o maior componente do complexo, com 75.327,29 m2 de área construída. Possui dois pavimentos neste segundo patamar e mais dois pavimentos no terceiro patamar. Em seu segundo pavimento (cota 63) está situada a entrada principal de pedestres do empreendimento. O Poa Point funciona como área de lazer e entretenimento, bem como de praça de alimentação de todo o complexo. Ambos empreendimentos situam-se na cota 57 e 63, possuindo dois andares de estacionamento subterrâneo com acesso pela avenida Sen. Tarso Dutra (cota 54).
O terceiro patamar é acessado internamente pelo Poa Casa ou diretamente pela via interna, por carro, através de entrada situada na cota 74, a leste. É ocupado pelos dois pavimentos do Poa Casa e do Poa Show. Este último, por possuir pé–direito mais alto, possui cobertura na cota 81.
Na cota 67, entre o Poa Casa e o Hipermercado, está situada a Torre Mirante, que atinge 130 m de altura. Com um restaurante no topo e estrutura de sustentação aparente, será um novo marco visual da cidade.
O Hipermercado perfaz o quarto setor do empreendimento, localizando-se na cota 90, com um andar de estacionamento em cota inferior. O acesso se dá de forma independente, através de três vias principais: pela via interna que sobe dos demais setores, paralela à avenida Sen. Tarso Dutra; diretamente pela rua Prof. Cristiano Fischer e por um viaduto que cruza a avenida Sen. Tarso Dutra no sentido norte–sul.

c) Operações de alimentação

Segundo o projeto de arquitetura, a grande praça de alimentação do complexo estará localizada no Poa Point, porém, serão também instaladas outras praças menores nas demais unidades do complexo.
Conforme estudo realizado pela SMP Engenharia S/C LTDA, as fontes de energia utilizadas serão a eletricidade e gás liquefeito de petróleo (GLP). Para consumo, higienização e limpeza será utilizada água potável e poço artesiano e para coleta de resíduos líquidos um sistema de esgotos sanitários padrão.

Vejam o quadro de áreas das diversas partes do empreendimento:



Localização:



Implantação (plantas)

1.

2.



Fotos das maquetes:

1.


2.


3.


4.


5.


6.





.

Last edited by portoimagem; May 7th, 2007 at 02:26 PM.
portoimagem no está en línea  

Sponsored Links
 
Old July 28th, 2006, 01:31 AM   #2
FelixMadero
Libertarian
 
FelixMadero's Avatar
 
Join Date: Aug 2005
Posts: 14,540
Likes (Received): 1573

Nooooossa! Será o maior shopping de Poa e um dos maiores do Brasil!
O projeto é muito lindo, só não sei se ficará bem aquela torre de 112 metros...
E o melhor: mais 10 cinemas e uma livraria mega-store!!!!!!!!!!!!!!!!!
Poa é incrível!
Obrigado pelo super threaad!
FelixMadero no está en línea  
Old July 29th, 2006, 08:44 AM   #3
wicca13
WiccanMan
 
wicca13's Avatar
 
Join Date: Jun 2006
Location: BH
Posts: 3,168
Likes (Received): 1310

INCRIVEL!!!PERFEITO!!!! ESPETACULAR, REVOLUCIONADOR!:d
wicca13 no está en línea  
Old July 31st, 2006, 02:08 AM   #4
portoimagem
BANNED
 
Join Date: Apr 2006
Location: Porto Alegre
Posts: 2,699
Likes (Received): 2

Só pra confirmar: conversei com o dono da empresa empreendedora (Condor) e ele me confirmou que sai mesmo o shopping. As obras devem começar no meio do ano, em 2007.
portoimagem no está en línea  
Old July 31st, 2006, 02:18 AM   #5
GRGM
Gabriel
 
GRGM's Avatar
 
Join Date: Apr 2004
Location: São Paulo
Posts: 7,434
Likes (Received): 110

^ E a previsão de conclusão das obras, entrega do shopping, alguém tem?

Acho que esse shopping vai ser um dos mais bonitos do Brasil! E essa torre vai fazer toda a diferença em Poa, acho que muda muito ter uma torre dessas, a exemplo do que acontece com a torre do Alta Vista em BH!
GRGM no está en línea  
Old July 31st, 2006, 03:12 AM   #6
GersonLDN
-*-*-*-
 
GersonLDN's Avatar
 
Join Date: Mar 2005
Location: London-UK/Porto Alegre-BR
Posts: 12,532
Likes (Received): 2567

Ja que o Gilberto cortou os links...


BELVEDERE POWER CENTER









Last edited by GersonLDN; July 11th, 2008 at 05:53 PM.
GersonLDN no está en línea  
Old July 31st, 2006, 04:00 AM   #7
Douglasssa
Registered User
 
Join Date: Nov 2004
Posts: 89
Likes (Received): 0

Muito bom..
Só não consegui identificar quantas lojas teriam esse shopping?
Douglasssa no está en línea  
Old July 31st, 2006, 04:21 AM   #8
noize
NON FVCKOR FVCKO
 
noize's Avatar
 
Join Date: Jul 2004
Location: Porto Alegre
Posts: 2,908
Likes (Received): 57

O arquiteto é o mesmo do Pontal do Estaleiro, certo ?? Jorge Debiagi, se não me engano.


Muitos... muitos projetos. Só tô sentindo falta de algum lançamento empresarial novo, do mesmo porte do Iguatemi Corporate, Carlos Gomes Center, etc.. Puxa, se construíssem mesmo aquele prédio q tava projetado para aquela área da Nilo Peçanha, ia ser dez!
noize no está en línea  
Old July 31st, 2006, 04:22 AM   #9
AldeotaXP
Registered User
 
AldeotaXP's Avatar
 
Join Date: Jul 2006
Location: Fortaleza
Posts: 71
Likes (Received): 26

Bom mesmo!! gigantesto esse shopping!!
tem uma foto que parece o centro dragão do mar daqui de Fortaleza (cúpula espelhada)
_
__________________
Fortaleza a minha cidade
Meu tópico com algumas fotos de Fortaleza
AldeotaXP no está en línea  
Old July 31st, 2006, 05:14 AM   #10
BrunoVix
Registered User
 
BrunoVix's Avatar
 
Join Date: Dec 2005
Location: Vila Velha ES
Posts: 10,999
Likes (Received): 196

O shopping é ANIMAL! Muito bom! :p
__________________
Flickr

███████████
Trabalha e Confia
███████████
BrunoVix no está en línea  
Old July 31st, 2006, 01:59 PM   #11
portoimagem
BANNED
 
Join Date: Apr 2006
Location: Porto Alegre
Posts: 2,699
Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by Douglasssa
Muito bom..
Só não consegui identificar quantas lojas teriam esse shopping?
Pelo que vi no projeto, só o shopping principal terá 200 lojas. Somando tudo, desde os restaurantes, cinemas, livraria megastore, academia, casa de shows, daria mais de 350 lojas, entre âncoras e satélites.
portoimagem no está en línea  
Old July 31st, 2006, 03:00 PM   #12
AcesHigh
Taking On The World
 
AcesHigh's Avatar
 
Join Date: Feb 2003
Location: Novo Hamburgo
Posts: 24,460
Likes (Received): 2994

O terreno vermelho é a localização do Shopping Belvedere.
1- Shopping Rua da Praia
2- Praia de Belas
3- Shopping Total
4- Moinhos Shopping
5 - Iguatemi
6- Bourbon Country
7- Bourbon Ipiranga

Faltou nessa imagem incluir o um shopping bem antigo q fica perto do Menino Deus, q me esqueci o nome.
Inclui os Bourbons pq apesar de serem hipermercados, eles tem shoppings pequenos/médios anexos, incluindo cinemas, praças de alimentação e várias lojas.
AcesHigh no está en línea  
Old July 31st, 2006, 03:21 PM   #13
GersonLDN
-*-*-*-
 
GersonLDN's Avatar
 
Join Date: Mar 2005
Location: London-UK/Porto Alegre-BR
Posts: 12,532
Likes (Received): 2567

ai, ACES.....faz um maior, de toda a cidade, que incluam todos os shoppings da zona norte e o futuro Shopping Cristal......seria interessante!!
GersonLDN no está en línea  
Old July 31st, 2006, 04:55 PM   #14
Hed
Bronzil il il
 
Hed's Avatar
 
Join Date: Mar 2006
Location: Caxias do Sul / Porto Alegre
Posts: 4,589
Likes (Received): 10

Se não for abusar demais, reforço o pedido do Gerson!

Faltaram os shoppings:
- Lindóia
- Bourbon Assis Brasil (1)
- Boulevard Strip Center
- Sértório Strip Center
- Nova Olaria (que está no mapa, mas não foi destacado)
- Carrefour Passo D'Areia (que possui um shopping de pequeno porte)
- DC Navegantes

E também:
- Terreno do futuro Bourbon Assis Brasil 2
- Local do futuro "Shopping Chão" (o camelódromo, que não será mais "Chão" pois será "Aéreo")

Não sei se vai aparecer tudo, mas tenta
__________________
Blog Porto Imagem | Shoppings Brasileiros
Eu derrubei as torres gemeas HAHAAHA ¬.¬!
Hed no está en línea  
Old July 31st, 2006, 05:57 PM   #15
AcesHigh
Taking On The World
 
AcesHigh's Avatar
 
Join Date: Feb 2003
Location: Novo Hamburgo
Posts: 24,460
Likes (Received): 2994

ha, jura q vou fazer tudo isso!
pra começar, pra aparecer toda Porto Alegre com a mesma resolução, a imagem ia ficar muito gigante... em 2o lugar, eu não saberia marcar boa parte desses lugares.
AcesHigh no está en línea  
Old July 31st, 2006, 06:43 PM   #16
portoimagem
BANNED
 
Join Date: Apr 2006
Location: Porto Alegre
Posts: 2,699
Likes (Received): 2

Deixa comigo, vou tentar fazer então... mas vou ter que emendar duas imagens do GE pra caber tudo.
Onde é este Sertório Strip Center ???
portoimagem no está en línea  
Old August 1st, 2006, 01:46 AM   #17
noize
NON FVCKOR FVCKO
 
noize's Avatar
 
Join Date: Jul 2004
Location: Porto Alegre
Posts: 2,908
Likes (Received): 57

Quote:
Originally Posted by (Hed)Sprung
Se não for abusar demais, reforço o pedido do Gerson!

Faltaram os shoppings:
- Lindóia
- Bourbon Assis Brasil (1)
- Boulevard Strip Center
- Sértório Strip Center
- Nova Olaria (que está no mapa, mas não foi destacado)
- Carrefour Passo D'Areia (que possui um shopping de pequeno porte)
- DC Navegantes

E também:
- Terreno do futuro Bourbon Assis Brasil 2
- Local do futuro "Shopping Chão" (o camelódromo, que não será mais "Chão" pois será "Aéreo")

Não sei se vai aparecer tudo, mas tenta
Sertório Strip Center ??

Faltou o Shopping João Pessoa, na avenida de mesmo nome.

Ficou ótimo teu avatar!
noize no está en línea  
Old August 1st, 2006, 03:23 AM   #18
AcesHigh
Taking On The World
 
AcesHigh's Avatar
 
Join Date: Feb 2003
Location: Novo Hamburgo
Posts: 24,460
Likes (Received): 2994

pow, tinha um shoppingzinho fudido perto do Menino Deus q eu ia qdo criança as vezes... é um dos mais antigos senão o mais antigo de POA... fica numa avenida... será q é o João Pessoa?
AcesHigh no está en línea  
Old August 1st, 2006, 03:37 AM   #19
noize
NON FVCKOR FVCKO
 
noize's Avatar
 
Join Date: Jul 2004
Location: Porto Alegre
Posts: 2,908
Likes (Received): 57

Tem um praça em frente ?? É sem dúvida, afinal não tem outros pela região da Azenha e Menino Deus, a não ser dois, este e o Praia de Belas.
noize no está en línea  
Old August 1st, 2006, 03:40 AM   #20
noize
NON FVCKOR FVCKO
 
noize's Avatar
 
Join Date: Jul 2004
Location: Porto Alegre
Posts: 2,908
Likes (Received): 57

Esqueceram o Centro Shopping tbm.
noize no está en línea  


Closed Thread

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 12:40 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu