search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old August 7th, 2006, 08:47 AM   #1
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Likes (Received): 1

Bragança - Ilha do Maciel

Depois de Bragança e Ajuruteua aqui vai o útlimo thread da série.

Num domingo, pra escapar dos piqueniqueiros que lotam ajuruteua nesse dia, eu e mais 3 pessoas (minhas irma e dois amigos) resolvemos ir até o ninhal e dormitório dos guarás, já que em Bragança está a maior concentração dessas aves no mundo.

Mas deu trabalho arranjar um barquinho pra levar agente pra lá.

1. No sábado, tentamos conseguir um na Vila de Pescadores de ajuruteua.

Só que lá ninguém estava afim de perder a folga de domingo pra ganhar um dinheirinho extra.

2. Mas deu pra tirar algumas fotos dos barcos dos pescadores (overdose de popopôs):

3.

4.

5.

6.

7.

8. Depois tentamos na Ponte sobre o Furo do Meio.

9. Mas os barqueiros do local estavam todos no mar pescando. Então, mais uma foto pra não perder a viagem:

Até que finalmente, em Taperaçu, já próximo a Bragança, encontramos o seu Zelito que por oitentinha aceitou levar agente, no dia seguinte, até o ninhal, na Ilha do Maciel.
paroara no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old August 7th, 2006, 08:48 AM   #2
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Saímos de Taperaçu às 11:00h, na preamar. O porto fica no rio Caeté e a viagem é de 2 horas por rio e mar.

Pelas fotos não parece, mas o mar joga muito durante a viagem, às vezes dava a impressão que o barco ia virar. Mas nem se comparou com a 1ª vez que andei de barco pela região, com o mar agitado, chuva forte e com todo mundo enfileirado no meio do popopôzinho, pra ele não virar. Dá pra imaginar o cagaço . Eu tirei as fotos abaixo com o meu celular:

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16. A região é cheia de bancos de areia. Como mostram os currais pelos quais o barco passou rente.

17. No horizonte, a Ilha de Canelas, que fica ao largo do Maciel. Geralmente os guarás nidificam aí, mas esse ano, por algum motivo que os nativos não souberam nos explicar, eles resolveram se mudar pro Maciel. Onde residem também garças, colhereiros, patos, marrecos e uma grande população de gaviões.

18. Chegando no Maciel.
Old August 7th, 2006, 08:49 AM   #3
paroara
papachibé

paroara's Avatar

19. Ilha do Maciel.

20. Na ilha não existe população permanente, só um conjunto de habitações temporárias dos pescadores, chamadas ranchos, que são usadas quando eles estão pescando.

21. A passeio incuía almoço. Um belo dum avoado de bandeirado pescado na hora, acompanhado de farinha d'água. Que agente devorou nesse palácio aí.

22.

23.

24.

25.

26. Parte da ilha foi invadida pelo mar, fazaendo com que o rancho antigo tivesse que ser abandonado. Só sobraram as estacas que apoiavam as palhoças.

27. Uma parte do mangue secou e está gradualmente dando lugar a areia, acho que muitas praias do Pará nasceram assim.

28.

29.

30.

31.

32.

33. Mangue.

34. Uma foto do Fanta, nosso guia na ilha. Ele salvou agente de uma matilha de cachorros que vive por lá e que veio pra cima de nós com intenções nada boas. Depois disso todo mundo ficou circulando com pedaços de madeira na mão pra afastar os cachorros e o fanta pegou um galinho de madeira com a boca e veio seguindo agente. Depois disso foi adotado, heheh.

35. O transatlântico que levou agente até a ilha
Old August 7th, 2006, 08:50 AM   #4
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Na última vez que eu estive em Bragança, fui até o ninhal dos guarás, na ilha de Canelas e também ao dormitório deles, que na época era em lugar conhecido como Lombo Grande, no meio do mangue, foi um espetáculo incrível ver o céu repleto dessas aves que depois cobriram todas as árvores do local com o seu vermelho vivo. Mas no Maciel pra chegar no dormitório tinha que atravessar uma área de mangue com lama até o peito e ninguém estava disposto. Estão só ia dar pra ver os bandos voando em direção ao centro da ilha.

36. Mas o dia já estava terminando e nada dos Guarás aparecerem.

37. Até que no final do dia...

38. Quando a luz estava acabando...

39. As aves resolveram dar o ar de sua graça.

40. Belo pôr-do-sol sem guarás.

41. Belo pôr-do-sol com guarás.

42. Uma pena que, pelas condições de luz, não dá pra ver a cor deles

43.

44.

45.

46.
Old August 7th, 2006, 08:53 AM   #5
paroara
papachibé

paroara's Avatar

47. A maré começou a subir e o barco já estava a uma boa distância da costa da ilha, então foi preciso nadar até ele e encarar o mar agitado na volta.

48. Então a noite caiu e toda iluminação disponível era a da lua em quarto minguante. A imagem ilustra o que dava pra enxergar.

Um barquinho navegando em uma área cheia de bancos de areia, num mar agitado e depois em um rio sinuoso às escuras com o nível da água baixo demais pra navegação e com o piloto usando apenas um dos pés pra guiar o barco. O que podia dar errado?
O barco bateu em um banco de areia e tivemos que esperar 40 minutos até o nível do rio aumentar pra prosseguir até Taperaçu.

49. Enquanto isso, o Seu Zelito contava seus causos. Aí uma foto da figura tirada algumas horas antes do barco encalhar:
Old August 7th, 2006, 12:14 PM   #6
vila boa
Registered User

Likes (Received): 77

lindo passeio e tao difenrente o litoral do Para do resto do pais valeu pelas e trabalhao para ir ai imagino.
vila boa no está en línea   Reply With Quote
Old August 7th, 2006, 04:43 PM   #7
JaMBa
Ééééééguuuuaaaa

JaMBa's Avatar

Likes (Received): 547

Ééégua do celular! Já quero um igual!! ahauhauahuah

Nunca tinha ouvido falar nessa ilha.

E a foto do por do sol com os guarás ta digno de calendário!!

Foi uma ferias e tanto não? E agora voltou a realidade, mais um semestre de estudos, estudos e estudos. Até Dezembro agora! ahuahauhauha
Old August 8th, 2006, 12:15 AM   #8
CH
Registered User

CH's Avatar

Likes (Received): 227

Égua nem eu sabia dessa ilha!!
Deve ser uma aventura e tanto!!
Me lembrei agora dos meus passeio de barquinho pelos furo e baias no municipio de Quatipuru, é super bacana fazer esses passeios principalmente se for pra mais de 1 dia!!
Old August 8th, 2006, 01:41 AM   #9
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Valeu pelos éguas.
Eu também não tinha ouvido falar da ilha até conversar com os pescadores.

Quote:
Originally Posted by JaMBa
Foi uma ferias e tanto não? E agora voltou a realidade, mais um semestre de estudos, estudos e estudos. Até Dezembro agora! ahuahauhauha
Pioe que é, heheh. Por isso despachei as fotos todas agora.

Reply

Thread Tools

Posting Rules