daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old August 8th, 2006, 02:49 PM   #1
portoimagem
BANNED

Likes (Received): 2

Parque Estadual de Itapuã - Viamão - Rio Grande do Sul - fotos minhas (natureza)

PARQUE ESTADUAL DE ITAPUÃ

VIAMÃO - RS - BRASIL

Localizado a 57 km do centro de Porto Alegre, o Parque de Itapuã, protege a última amostra dos ecossistemas originais da Região Metropolitana de Porto Alegre, com campos, matas, dunas, lagoas, praias e morros às margens do lago Guaíba e da Laguna dos Patos (a maior laguna do mundo)

Nas suas formações vegetais, ocorrem mais de 300 espécies, destacando-se a figueira, a corticeira-do-banhado, o jerivá, o butiazeiro, além de orquídeas, cactos e bromélias.
A Lagoa Negra, com 1750 hectares, é o ponto de parada de aves migratórias, como o trinta-réis e batuíras.

"O Parque Estadual de Itapuã foi criado em 1973 e fechado 18 anos depois, sendo reaberto apenas em abril de 2002. A área de 5,5 mil hectares, onde está localizado o parque foi palco de combates durante a Revolução Farroupilha.
Na tentativa de impedir a passagem de navios imperiais vindos do Rio de Janeiro, os farrapos construíram fortes nos morros chamados de Itapuã e de Fortaleza.
Em 1836, 32 soldados farrapos morreram no Morro da Fortaleza, vítimas de um ataque imperial. Duas embarcações farroupilhas também estão afundas perto da Praia das Pombas." (Texto publicado em Zero Hora 29/04/2003)

Mais informações: http://www.bemtevibrasil.com.br/itapua.htm

As fotos são escaneadas e foram tiradas em 2004.

1. Na chegada ao Parque, uma vista de uma parte alta

2. No outro lado da margem do Guaíba, o município de Barra do Ribeiro

3.

4.

5. Vista de cima de um morro, a Laguna dos Patos. Não é posível se enxergar o outro lado, pois neste ponto ela ultrapassa 60 Km de largura.

6. A Praia de Fora, há alguns anos ocupada por centenas de casas de veraneio, foi totalmente desocupada e está sob controle e manejo ambiental. Será aberta à visitação. É uma das praias mais bonitas, com 16 Km de extensão.

7. Um dos trapiches numa das praias abertas à visitação

8. Uma praia

9.

10. Vista do barco, na ida ao Farol de Itapuã, onde é a confluência do lago Guaíba com a Laguna dos Patos.

11. O Farol de Itapuã (a ida até o Farol leva mais ou menos 90 minutos de barco, a partir da localidade de Vila de Itapuã). O barco é relativamente confortável, com bar.

A localização do Parque Estadual :

...

Last edited by portoimagem; August 8th, 2006 at 05:46 PM. Reason: correção do nome do parque
portoimagem no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 8th, 2006, 03:14 PM   #2
Tamarindo Cobra
Inconsciente Coletivo

Tamarindo Cobra's Avatar

Likes (Received): 56

Rapaiz!!! Quem olha as fotos da metrópole que é Porto Alegre (com "carochas" nas ruas!) não imagina que ela possui um ecossistema tão lindo, e uma área tão preservada assim! Nem dava pra imaginar que aquele rio barrento se tornaria um parque tão lindo e tão preservado assim!

Muito bom!

Obrigado pelas imagens Porto!

Tamarindo Cobra no está en línea   Reply With Quote
Old August 8th, 2006, 03:46 PM   #3
portoimagem
BANNED

Valeu Tarcísio!

Pra complementar, a localização pelo Google Earth:

Last edited by portoimagem; August 8th, 2006 at 03:52 PM.
Old August 8th, 2006, 04:29 PM   #4
Nestòn
Registered User

Nestòn's Avatar

Likes (Received): 194

Belas fotos, gostei muito da 1,6,7. As pessoas vão muito nele, ou é um tipo de parque/reserva ecológica?
Valeu!
Nestòn no está en línea   Reply With Quote
Old August 8th, 2006, 04:37 PM   #5
portoimagem
BANNED

Quote:
Originally Posted by Bhte
Belas fotos, gostei muito da 1,6,7. As pessoas vão muito nele, ou é um tipo de parque/reserva ecológica?
Valeu!

É um Parque Estadual, ou seja, tem o cunho de preservação.
Se não me engano só podem entrar nele, durante o verão, 700 pessoas por dia. Há passeios guiados, trilhas ecológicas pelo morros (de até 450 metros de altura). Há praias que não pode entrar. Há uns anos atrás ainda consegui entrar numa praia que agora está fechada sempre. Somente pra pesquisa. É a Praia do Tigre, deserta, com areia fina, águas cristalinas da Laguna dos Patos. Já tomei banho lá. É uma maravilha! A Praia de Fora é na Lagina dos Patos também. A água é limpíssima também.
O Parque é manejado ecologiamente. Tem um pórtico de entrada, uma sede com uma certa estrutura. É o Parque Modelo no Estado, e até nacionalmente. É cercado, e tem seguranças por todo ele. Tenho mais fotos, inclusive desta praia fechada. Vou postar mais em breve.
Fui lá em outubro/2004. O passeio de 1 dia sai por 90 reais, em agência de turismo. Inclui transporte até lá em van, passeio de barco com 3h de duração, trilha ecológica (tem várias trilhas, pode-se escolher o nível de dificuldade). Dessa vez escolhi o médio, mas já fiz a pior subida de morro lá dentro. É bem íngreme). É lindo o lugar.
Old August 9th, 2006, 02:46 AM   #6
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

Likes (Received): 2551

Gilberto que beleza!!

Deu ateh um aperto no meu coracao........Tenho otimas lembrancas de minha infancia, quando meu pai
levava a mim, meus irmao e vizinhos a passear por essa regiao. Achava o maximo.....Adorava correr
na praia de fora e araca e, varias vezes, ja acampei na praia do Tigre(que por sinal eh lindissima- parece
uma praia tropical com agua doce)...costumavamos ver bugios, aranhas caranguejeiras, lagartos por
todos os lados.....isso ja fazem mais de 20 anos. A estrada era quase toda de chao e em alguns lugares
de mal-estado. Mas p/ mim era tudo uma super aventura!!
Eh verdade, naquela epoca haviam muitas casa pela
praia de fora e muitas pedreiras na regiao. Foi otimo o governo ter fechado a area por esses anos p/ dar
tempo a natureza p/ se recuperar.

Ha uns 3 anos atras fiz esse passeio de barco que sai de Itapua(aonde eu tenho um tio avo de 90 anos
que mora la) e vai pela orla ateh o farol.......super interessante......um lugar que a grande maioria dos
porto-alegrenses nao conhece!!

Depois escanearei as fotos e adicionarei aqui, ta??
GersonLDN no está en línea   Reply With Quote
Old August 9th, 2006, 04:34 AM   #7
VIAJANTE
Registered User

VIAJANTE's Avatar

Likes (Received): 0

Belas fotos!
Se fosse em SC o lugar já estaria repleto de luxuosos resorts... mas esses ecologistas gaúchos insistem em ficar preservando as belezas naturais ! huahuahua
VIAJANTE no está en línea   Reply With Quote
Old August 9th, 2006, 04:43 AM   #8
BrunoVix
Registered User

BrunoVix's Avatar

Likes (Received): 196

Muito bonito esse parque, gostei! Valeu por postar!

███████████
Trabalha e Confia
███████████
BrunoVix no está en línea   Reply With Quote
Old August 9th, 2006, 02:57 PM   #9
portoimagem
BANNED

Quote:
Originally Posted by gersonibias
Gilberto que beleza!!

Depois escanearei as fotos e adicionarei aqui, ta??

Gerson, estou esperando as tuas fotos... posta aqui sim!
Eu estive lá também no final da década de 80, vou postar mais umas ...
Old August 9th, 2006, 06:33 PM   #10
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

1-Marina no povoado de Itapua (balneario muito popular no comeco do seculo passado, antes das estradas serem
criadas em direcao ao mar). Hoje o local eh bem pequeno e pacato.....muito arborizado e com muitas casa de
veraneio p/ aposentados. Recentemente descoberto pelo pessoal que curte ecoturismo.

2-Praia de Itapua......ao lado do camping.

3-Saindo de barco da marina em direcao ao Farol de Itapua e ao Parque Estadual.

4-Uma das enumeras enseadas de aguas calmas e limpidas antes de chegar-se a Laguna dos Patos. Muita vegetacao tipica.

5-Haviam muitos barcos ancorados pela area......

6-Uma das enormes figueiras encontradas no local. Meu pai adora essas arvores!!

7-Chegando ao Farol de Itapua....a partir dai o lago Guaiba desemboca na Laguna
dos Patos........e as praias tem muito mais ondas e venta muito.

9- Farol

10-Por do Sol.............
Old August 9th, 2006, 07:00 PM   #11
noize
NON FVCKOR FVCKO

noize's Avatar

Likes (Received): 57

Belas fotos, tanto do Gilberto quanto do Gerson. Já fui na Praia de Fora quando era criança.
noize no está en línea   Reply With Quote
Old August 9th, 2006, 10:08 PM   #12
portoimagem
BANNED

Quote:
Originally Posted by gersonibias
1-Marina no povoado de Itapua (balneario muito popular no comeco do seculo passado, antes das estradas serem
criadas em direcao ao mar). Hoje o local eh bem pequeno e pacato.....muito arborizado e com muitas casa de
veraneio p/ aposentados. Recentemente descoberto pelo pessoal que curte ecoturismo.
WOOOOOW!!!

Adorei as fotos!
Demais ! Muito demais mesmo!

Vou postar umas da praia do Tigre! Valeu Gérson!
Old August 10th, 2006, 02:41 AM   #13
Vargas
Registered User

Tava ate acostumado a ver imagens de predios e avenidas de POA.....essa regiao e muito bonita...e merece ser preservada messsssmo!!!

Ae o q uma laguna?
Vargas no está en línea   Reply With Quote
Old August 10th, 2006, 04:56 AM   #14
portoimagem
BANNED

Quote:
Originally Posted by Bruno-NJ
Tava ate acostumado a ver imagens de predios e avenidas de POA.....essa regiao e muito bonita...e merece ser preservada messsssmo!!!

Ae o q uma laguna?

Realmente, ninguém espera ver uma região bonita assim tão perto de Porto Alegre.

Bom laguna é um lago formado por movimentação de areia do mar ao longo de milhares de anos, fechando uma parte do mar, dando origem a uma área com água salgada, e que com o tempo vai se tornando doce (ou salobra). No caso da laguna dos Patos, antes essa região toda era mar aberto, então por efeito das correntes marinhas, a areia foi fechando e criou a laguna. Ela é, segundo este conceito, a maior do mundo. E mesmo considerando todos os lagos e lagoas do mundo, de todos os tipos, se não me engano ela fica ainda entre os 10 primeiros lugares. O maior lago do mundo é o Superior, entre os EUA e o Canadá.
Old August 10th, 2006, 05:00 AM   #15
O Natalense
agora torou dentro!

O Natalense's Avatar

Likes (Received): 2948

Parabéns aos gaúchos pelo excelente estado desse parque.
Surpreendetemente bonito.
O Natalense está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 10th, 2006, 05:17 AM   #16
Vargas
Registered User

Valeu pela explicacao portoimagem!!!!
Vargas no está en línea   Reply With Quote
Old August 10th, 2006, 06:34 AM   #17
Hed
Bronzil il il

Hed's Avatar

Likes (Received): 10

Eu não conheço o Itapuã.
Não sabia que era tão bonito!
Se alguém for fazer um passeio por lá, me chame
Old August 10th, 2006, 07:25 PM   #18
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

Em Outubro eu to por ai.........vamos combinar um dia por la!!
Old October 27th, 2006, 05:40 AM   #19
Jordan Valle
Registered User

Jordan Valle's Avatar

Likes (Received): 98

Lindo thread, lugar belíssimo esse! Quero ir lá quando for ao Rio Grande do sul nas ferias, nesse verao!
Jordan Valle no está en línea   Reply With Quote
Old October 27th, 2006, 02:56 PM   #20
portoimagem
BANNED

Quote:
Originally Posted by Jordan Valle View Post
Lindo thread, lugar belíssimo esse! Quero ir lá quando for ao Rio Grande do sul nas ferias, nesse verao!

Para obter mais informações, tem uma agência especializada em passeios dentro do parque:

é só acessar este site:

www.faroldeitapua.com.br

Tem até pousadas em área próxima. Eu conheço lá, e visitei a pousada para ter uma idéia de como é, apesar de não ter me hospedado lá ainda.

.

Reply

Thread Tools

Posting Rules