daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > World Forums > Architecture

Architecture news and discussions on all buildings types and urban spaces
» Classic Architecture | European Classic Architecture and Landscapes | Public Space | Shopping Architecture | Design & Lifestyle | Urban Renewal and Redevelopment



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old August 17th, 2006, 02:40 PM   #1
daniel oliveira
lisbon
 
Join Date: Aug 2006
Location: lisbon
Posts: 7
Likes (Received): 0

the new skyscraper in lisbon

Torre mais alta do centro de Lisboa projectada para Picoas. Alinhamento futuro da Av.Fontes Pereira de Melo pelos 33 andares??!!

In Público (1/7/2006)
João Pedro Henriques

"Terá 105 metros de altura. Um hotel. Setenta apartamentos. Mesmo ao lado do Sheraton. A vereadora do Urbanismo já o discutiu com urbanistas e oposição

O prédio do Hotel Sheraton, em Lisboa, poderá dentro de alguns anos deixar de ser o mais alto do centro de Lisboa. Anteontem, a vereadora do Urbanismo na câmara da capital, Gabriela Seara, reuniu-se com arquitectos - entre os quais Helena Roseta, presidente da respectiva Ordem -, vereadores da oposição e outras personalidades da cidade, discutindo nessa reunião o chamado Prédio Compave. A apresentação deu-se no âmbito de uma discussão sobre a construção em altura em Lisboa e a forma de planificar esse crescimento, sendo este o "caso de estudo" apresentado. O prédio terá, se algum dia for construído, 105 metros de altura - mais dois andares que o Sheraton - e será erguido mesmo ao lado do hotel, quase em frente à Maternidade Alfredo da Costa. A sua vizinhança face ao Sheraton poderá, pela primeira vez, configurar na cidade (e à sua proporção) uma situação urbanística tipo "torres gémeas". O arquitecto é o catalão Ricardo Bofill, autor do Atrium Saldanha, sendo Armando Martins, do grupo Fibeira - que o PÚBLICO tentou ontem, em vão, contactar -, o promotor imobiliário. O edifício terá um hotel e 70 apartamentos para habitação. A sua aprovação poderá implicar alterações ao PDM, que só permite, por norma, prédios com altura máxima de 25 metros, embora admitindo situações de excepção, por exemplo quando se tratam de edifícios de autor.

Fontes Pereira de Melo cresce em altura
O licenciamento do Prédio Compave acontecerá no quadro de um trabalho de planificação geral do crescimento em altura da Avenida Fontes Pereira de Melo. O instrumento legal deverá ser um plano de pormenor, que envolverá não só a avenida como as zonas adjacentes - e não, como está acontecer na Avenida da República, um simples Plano de Alinhamento e Cérceas, que estabelece, prédio a prédio, os que são autorizados a crescer e os que não são, mas sem planear, pelo menos em simultâneo, a adaptação da cidade (por exemplo, no tráfego automóvel) ao crescimento da oferta em termos de escritórios, habitação e comércio. As zonas da Avenida da República e da Fontes Pereira de Melo - o eixo que liga Entrecampos e o Marquês de Pombal - foram definidas em 2003, num estudo conduzido por Augusto Mateus (ex-ministro da Economia e actual membro do comissariado que planeia a revitalização da Baixa-Chiado), como tendo condições para se tornar um dos principais centros de negócios da cidade. Foi fundamentado nesse estudo que a Câmara de Lisboa elaborou o Plano de Cérceas da Avenida da República."

Trata-se de um projecto do arquitecto Boffill, chamado "Edifício COMPAVE" (click em "Mapamundi" e, depois, em "Portugal"), de 2001. Atenção: a imagem poderá dar a ideia errada que o edifício teria a mesma altura do do Imaviz, mas não, terá o dobhttp://cidadanialx.blogspot.com/2006...lisboa_03.html [QUOTE]
daniel oliveira no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old August 18th, 2006, 07:19 PM   #2
ZZ-II
I love Skyscrapers
 
ZZ-II's Avatar
 
Join Date: May 2006
Location: Near Ingolstadt in Bavaria
Posts: 33,504
Likes (Received): 6525

em inglês por favor
English Please.
ZZ-II no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Related topics on SkyscraperCity


All times are GMT +2. The time now is 05:56 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.11 Beta 4
Copyright ©2000 - 2017, vBulletin Solutions Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2017 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2017 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu