daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old September 11th, 2006, 07:51 PM   #1
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 2719

Cidades norte-americanas... muito mais verdes que as brasileiras?

Vi uma estatisca que Porto Alegre, a cidade mais verde do Brasil (para isso, se conta o numero de arvores em vias publicas, em terrenos e em parques urbanizados... uma floresta natural como a Tijuca não conta, pois se não daqui a pouco estamos dizendo q a cidade mais verde do mundo é aquela no Pará, cujo municipio é do tamanho de Portugal e coberto por floresta amazonica), tem aproximadamente 1,2 milhão de arvores... ou seja, uma arvore por habitante.

aqui está uma lista (city propper) que mostra ALGUMAS cidades (poucas tem estatistica do numero de arvores) e o numero de arvores por habitante

Vcs acham q é dificil acreditar nessa lista, ou baseado nessas fotos dá pra acreditar?

Winnipeg

área de Thunderbay

Atlanta

Calgary

Oakland

AcesHigh no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 11th, 2006, 08:00 PM   #2
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito

Menino de Sampa's Avatar

Likes (Received): 2

As cidades americanas sempre me pareceram mais arborizadas que as brasileiras. Das cidades que visitei apenas Curitiba e POA me parecem tão arborizadas quanto as cidades dos EUA. Isso fica bem visível no google earth: em POA mal dá prá ver o asfalto das ruas, de tanta árvore que tem; em SP dá prá ver tudinho.
Menino de Sampa no está en línea   Reply With Quote
Old September 11th, 2006, 08:03 PM   #3
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

^e aqui no forum todo mundo sempre fala da arborização de Novo Hamburgo, que eu nunca havia achado tanta coisa... aparentemente, oq eu considerava "pouco" é mais do que o normal no Brasil.

Só acho uma coisa... me parece que as cidades brasileiras são as unicas q tem arvores em bairros com highrises. Talvez isso seja na verdade pelo fato de que temos highrises em todos lugares???
Old September 11th, 2006, 08:10 PM   #4
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Bem, minha módica opinião

Realmente, foram postadas fotos de bairros bons dos EUA, onde as arvores não são apenas para fazer sombra(como se gosta no brasil) e sim fazem parte do urbanismo.

Mas ao se ver no geral, o downtown das cidades de lá me parecem áridos(não que os daqui sejam grande coisa).
Old September 11th, 2006, 08:13 PM   #5
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito

Menino de Sampa's Avatar

quando eu falei POA e Curitiba me referia às capitais. Não sei como é em NH, mas imagino que seja mais arborizada que a média do país.

quanto aos highrises, eu nem gosto muito do árvores prá todo lado quando o lugar é bonito, porque acaba "escondendo" a arquitetura boa. A Zona Sul do Rio, por exemplo, eu acho perfeita: tem árvores, mas não em excesso. Mas em bairros de casa fica maravilhoso, aqui em SP só bairros burgueses de casas têm árvore prá todo lado.
Old September 11th, 2006, 08:20 PM   #6
Vargas
Registered User

Mto bom esse thread; e acho melhor ainda saber q existe cidades no Brasil tao arborizadas qto as americanas!

Conheco todas essas cidades de NJ, citadas acima (Freehold fica a 20 minutos de onde vivo).....eh incrivel a arborizacao delas.....em certas ruas quase nao se ve luz do sol.....Jersey City por exemplo nem parece q faz parte da regiao metropolitana de NY....a arborizacao da um aspecto de cidade tranquila; e sem duvida melhora o clima na epoca do verao (q eh mto intenso)...

Brasil: >> Serra da Canastra >> Alto Paranaiba >> São Gotardo, Minas >> Goiânia >> Ouro Preto e Mariana
Vargas no está en línea   Reply With Quote
Old September 11th, 2006, 08:23 PM   #7
nando02
Qui sait?

nando02's Avatar

Likes (Received): 167

menino se sampa , não tenho informações concretas mas BH sempre foi considerada uma das cidades mais verdes do Brasil! vc sabe me dizer onde olhou esses indices?
pelas fotos, parece que sim as cidades americanas são bem mais arborizadas!!
nando02 no está en línea   Reply With Quote
Old September 11th, 2006, 08:24 PM   #8
Vargas
Registered User

Quote:
Originally Posted by ericomartins
Bem, minha módica opinião

Realmente, foram postadas fotos de bairros bons dos EUA, onde as arvores não são apenas para fazer sombra(como se gosta no brasil) e sim fazem parte do urbanismo.

Mas ao se ver no geral, o downtown das cidades de lá me parecem áridos(não que os daqui sejam grande coisa).
Vc tem razao.....mas isso acontece nas cidades maiores, com a regiao central mais densa...essas cidades de NJ por exemplo, Moorestown, Woodbridge e Freehold, sao cidades pequenas, a arborizacao delas eh gde em toda a area urbana....

Brasil: >> Serra da Canastra >> Alto Paranaiba >> São Gotardo, Minas >> Goiânia >> Ouro Preto e Mariana
Vargas no está en línea   Reply With Quote
Old September 11th, 2006, 08:32 PM   #9
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Quote:
Originally Posted by Menino de Sampa
quando eu falei POA e Curitiba me referia às capitais. Não sei como é em NH, mas imagino que seja mais arborizada que a média do país.

quanto aos highrises, eu nem gosto muito do árvores prá todo lado quando o lugar é bonito, porque acaba "escondendo" a arquitetura boa. A Zona Sul do Rio, por exemplo, eu acho perfeita: tem árvores, mas não em excesso. Mas em bairros de casa fica maravilhoso, aqui em SP só bairros burgueses de casas têm árvore prá todo lado.
eu sei q vc falou de POA. Mas acredito q vc jah tenha visto fotos de NH. Se não viu, gostaria de saber pq vc não clica nos meus threads!
Old September 11th, 2006, 08:34 PM   #10
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

tem q ver q o CENTRO das cidades americanas ocupa uma área pequena. E realmente não vejo razão pra muita árvore no centro (a não ser em parques). Como eu falei, me parece q árvore e HIGHRISES só no Brasil hehehehe
Old September 11th, 2006, 08:35 PM   #11
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Likes (Received): 439

Eu acredito que sim viu....
Lá eles levam o urbanismo a sério, e arborização faz parte disso!

Eu não lembro aonde eu vi a notícia, acho que foi aqui mesmo no SSC, e a pouco tempo, as estatisticas de sao paulo... No centro de SP, realmente, praticamente não existe verde, com excessão de algumas praças.

Já nos outros bairros, as coisas mudam. Mas mesmo assim, os suburbios americanos sao muito mais verdes do que aqui!

Mas a prefeitura de SP ta fazendo um trabalho bom, ta plantando muita árvore...

Lá eu acho que o governo planta as árvores nas ruas residenciais, enquanto aqui, pelo menos em são paulo e no meu bairro, é a população que planta! Isso faz muita diferença!

Flickr
Twitter YouTube

gutooo no está en línea   Reply With Quote
Old September 11th, 2006, 08:42 PM   #12
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 1478

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
se você me permite ACES...

Maringá - CIDADE VERDE

Centro (Não há rua ou avenida que não seja arborizada, sem contar com os dois pulmões verdes da cidade, o Parque do Ingá e o Bosque 2. Eles ficam paralelos e realmente lemram pulmões, quando maringá é vista ´numa tomada aérea perpendicular!)

Centro + Parque do Ingá Parcialmente

Parque do Ingá

Avenida São Paulo

Avenida XV de Novembro

Prefeitura

Praça da Catedral

Avenida Tiradentes

Rumo a bairros

Verde nos bairros

Last edited by Pé Vermelho; September 11th, 2006 at 08:49 PM.
Pé Vermelho no está en línea   Reply With Quote
Old September 11th, 2006, 08:44 PM   #13
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 1478

é claro, que infelzimente Maringá é excessão no Brasil, quanto a arborização.
Pé Vermelho no está en línea   Reply With Quote
Old September 11th, 2006, 08:47 PM   #14
som942
Rumo ao fim do mundo!

som942's Avatar

Eu acho que os moradores dos bairros deveriam se organizar e eles proprios plantarem arvores. Uma vez vi uma reportagem de uma cidade no interior ( não me lembro onde ) onde os moradores se organizaram e fizeram isso, e a cidade ficou muito melhor. Se não me engano fizeram algo parecido no bosque da saude tambem. Não é o mais certo, claro que o melhor seria que o governo fizesse isso, mas plantar uma árvore não é algo tão difícil e caro para que os próprios moradores dos bairros não possam fazer
som942 no está en línea   Reply With Quote
Old September 11th, 2006, 08:47 PM   #15
nando02
Qui sait?

nando02's Avatar

impressionante essa foto da XV de novembro!!!
infelizmente Maringá é exceção no Brasil!!
Old September 11th, 2006, 08:52 PM   #16
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Eu acho que um dos principais problemas de SP seja tbm a densidade!

Por exemplo, aqui no meu bairro, tem bastante verde, comparado com outras areas da cidade, porém, muitas casas tem a guia rebaixada e garagem na frente, e isso impede o plantio de árvores.

As casas norteamericanas são muito diferentes, sem muros, sem portões, e todas com aquelas garagens com "private driveways". Acho que essa pode ser uma das razões tb, tanto que aqui, nos bairros onde tem mais mansões, são os mais arborizados!

Flickr
Twitter YouTube

Old September 11th, 2006, 09:01 PM   #17
Tamarindo Cobra
Inconsciente Coletivo

Tamarindo Cobra's Avatar

Likes (Received): 55

A única arborizada mesmo no Brasil, é Maringá! De resto, todas tem muitas "florestas", ma nada de arborização referente ao urbanismo, como é nos EUA!

E aliás, EUA tem cidades extremamente arborizadas, aos montes, é só pegar o GE pra conferir!

Tamarindo Cobra no está en línea   Reply With Quote
Old September 11th, 2006, 09:04 PM   #18
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Um dos mais arborizados aqui não poderia deixar de ser os jardins:

O pacaembu, apesar de ter bastante verde, perde feio pras cidades americanas

Uma das regiões mais verdes da cidade:

Quem achar uma árvore ganha um prêmio

Essa é a região da minha casa que eu falei, reparem que até tem arvores, mas pequenas e não muitas, aqui eu tenho certeza que é por falta de calçada mesmo!

Agora, um exemplo da cidade que eu fiz intercâmbio no Canadá. Victoria, com 350 mil habitantes, na ilha de Vancouver:

Isso é no centro:

A rua que eu morei:

Bairros residenciais:

Respondendo de novo a pergunta, eu acho que no geral sim, as cidades norte-americas são sim mais arborizadas do que as nossas, salvo algumas excessões.

Flickr
Twitter YouTube

Old September 11th, 2006, 09:05 PM   #19
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito

Menino de Sampa's Avatar

Quote:
Originally Posted by nando02
menino se sampa , não tenho informações concretas mas BH sempre foi considerada uma das cidades mais verdes do Brasil! vc sabe me dizer onde olhou esses indices?
pelas fotos, parece que sim as cidades americanas são bem mais arborizadas!!
não citei índices, apenas minha percepção. Em BH os bairros de classe média prá cima me pareceram arborizados, enquanto que os de classe média prá baixo me pareceram bem áridos. Mas alguém já postou índices aqui um tempo atrás e BH ficava um bocado atrás de POA e Cwb, mas bem melhor que São Paulo.
Old September 11th, 2006, 09:06 PM   #20
nando02
Qui sait?

nando02's Avatar

sim os bairros de classe alta tem mais espaço pra arvores!além da iniciativa dos próprios moradores em planta-las!
Aqui em bh por exemplo a prefeitura só libera o alvará de uma obra se existir no mínimo duas arvores na calçada, mas em muitas vezes elas são arrancadas apos a vistoria dos fiscais!
no caso dos centros acho que pq as arvores ficam velhas e caem ai ninguém planta outras no lugar!

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules