SkyscraperCity Forum banner

Inédito: Fortaleza a partir de um prédio alto do Centro-Dá p/ ver quase toda a cidade!

36K views 45 replies 25 participants last post by  ruifo 
#1 ·
Finalmente fotos inéditas de Fótalêza!!
Eu mesmo as tirei, do topo do prédio do Banco do Nordeste, no centro da cidade. Fazia um tempão que eu tava pensando em tirar essas fotos, mas sempre ia deixando pra depois.

Fiz um esquema no google earth pra vcs terem uma noção de onde fica o prédio
A parte marcada em branco é a área do centro de Fótalêza. O comecinho da área mais mostrada aqui no fórum (Aldeota, Meireles) fica no lado direito (dá pra ver os prédios).




Cliquem nos links para mais informações (imitando o Gutooooooo)


1. Visão Norte-Praça do Ferreira, Edif. Savannah (nao tenho ctza do nome), aquela praia onde fica o Marina Park e o famoso navio encalhado (Mara Hope)





1.1. Prédios do Centro. Catedral ao fundo.




2. Visão Nordeste- Praia de Iracema, parte do Meireles



3. Zona Leste



4. Cortina de prédios



5.



6.



7.



8. Lá pros lados do bairro Dionísio Torres. Se vcs olharem bem conseguirão ver as dunas ao fundo, que ficam na região do Porto das Dunas, Prainha, etc (litoral Leste)



9.Visão Sudeste - Parte do Centro em primeiro plano



10. Visão Sudeste-Bairro Joaquim Távora (talvez?). Aqueles prédios lá no fundão tenho quase certeza que ficam no Cambeba (perto do viaduto da BR-116)



11. Skyline em formação no bairro de Fátima



12. Visão Sul - Bairro de Fátima. Entre os dois prédios gêmeos dá pra ver nitidamente o aeroporto!



13. Bairros residenciais com poucos prédios (Montese, Vila União, Parangaba e toda a periferia da zona Sul)



14.IJF (maior hospital de emergência do estado), alguns prédios no Benfica, Jd América (bairro em q morei até os 10 anos :) ) e Damas e na Parangaba mais ao fundo. Atrás, a Serra de Maranguape.



15.Visão Geral da Zona Oeste



16. Parquelândia, São gerardo, Av. Bezerra de Menezes (uma das mais importantes da cidade) no lado extremo direito. Essa região é muito populosa, além de possuir o segundo maior shopping da cidade (North Shopping). Tb constroi prédios residenciais.



17. Zona Oeste - Monte Castelo, São Gerardo, Jacarecanga, etc.



18. Jacarecanga e Monte Castelo em primeiro plano. Pirambu mais ao fundo



19. Centro em primeiro plano.

 
See less See more
21
#2 · (Edited)
poxa, que maravilha!!!! :applause: muito obrigado, rafael_szo!!!! Agradeço bastante, meu coração quase explode de alegria em ver esse thread! ual! :) :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :drunk: :drunk: :drunk: :booze: :booze:

As fotos como sempre, desde aquele primeiro thread seu, (aéreas do shop Aldeota) sempre foram ótimas. Que qualidade, dá pra ver tudo, bem nítido!
O Banco do Nordeste tem uma arquitetura bem diferente e no seu topo deve ser o máximo. O thread está bem elaborado, explicado nos mínimos detalhes, excelente trabalho. Gostei bastante dos links, tipo Mara Hope e sua fascinante história deste navio holandês encalhado na costa fortalezense, em 1986. Tenho um vídeo das praias do Ceará e um narrador comenta sobre esse navio. Sua carcaça vale muito, muito dinheiro.hehe

Sobre as vistas aéreas: Realmente Fortaleza está uma cortina de prédios, como vc bem descreve. Os prédios da Aldeota e Meireles (perto do mar) estão a cada ano mais cheios. Gostei desta parte atrás do Centro, tipo Benfica, Dionísio Torres, por lá, vários prédios surgindo. :cheers: :cheers: :)

Fátima, Joaquim Távora: Meu Deus, como é que pode em 10 anos, esses bairros mudaram de cara. Prédio e mais Prédio.

Zona Oeste:> crescendo também.

É Fortaleza!!! É Fortaleza!!! :) :) :) :) :) :) :) :) :) :lovethem: :lovethem:
parabéns, muito obrigado :applause: :applause: :applause:
abs, Rafael!
P.S: ótimo thread, muito organizado e elaborado :cheers:
 
#3 ·
Valeu pelo comentário, Fortal. Eu tinha certeza que vc iria adorar o thread, afinal não conheço pessoa pra gostar mais de fotos da capital do Ceará do q vc!!!
Ainda mais qdo as fotos são inéditas, tenho é medo de vc ter realmente um ataque do coração :)
 
#4 ·
eu que agradeço, rafael! estou mais de meia hora olhando essas fotos e realmente estão maravilhosas. esse thread já é HISTÓRICO.

EU TENHO UMA DÚVIDA: não consigo ver o estádio Presidente Vargas (o bom e velho PV). Dá pra ver, rafael em alguma foto?

obrigado
 
#6 ·
Muito boas fotos, é chover no molhado mas tenho que reptir que Fortaleza tem um ótimoa secto vista de cima, os prédios coloridos sem ser berrantes dão um aspecto alegre a cidade, bem tropical, heheh. A grande quantidade de casas com telhado de barro e as ruas bem arboriuzadas contribuem para esse bom aspecto.

Feio mesmo só os prédios toscos do centro, esse infelizmente é um mal que todas as grandes cidades passam no BR, aí ainda há poucos deles, e tem uns prédios bons no centro tb, como os que aparecem na segunda foto.

Uma pergunta, Fortaleza tem um bom patrimônio histórico?

Valeu pelas fotos Rafael :eek:kay:, só vc pra trzer fotos de Fortaleza, pois se depender do Reggae :nono:
 
#7 ·
Legal, eu também sempre quiz tirar fotos de lá do BNB.
Tá faltando algumas legendas, tipo a do Colégio Militar, e algumas coisas da Zona Leste.
Não da para tirar foto da Bezerra de Menezes de lá?
Ah! outra coisa interessante é o cenário das montanhas atrás, para o pesoal que não conhece a cidade e acha que nós só temos praias como paisagens, particularmente acho as serras o visual mais bonito de Fortaleza.
 
#8 ·
Aeeee até que enfim tu postou Zânzia!!!

Aquelas que você tinha me mostrado estavam muito boas, e estas outras estão excelentes, dá pra ter uma booooaa noção de Fortaleza!

Prédios de centro antigo é assim mesmo, todas as cidades tem esses toscos, aqui também é assim... Mas os bonitos são a maioria e salvam a paisagem. Valeu pelas fotos!! ;)
 
#10 ·
RRC said:
Muito boas fotos, é chover no molhado mas tenho que reptir que Fortaleza tem um ótimoa secto vista de cima, os prédios coloridos sem ser berrantes dão um aspecto alegre a cidade, bem tropical, heheh. A grande quantidade de casas com telhado de barro e as ruas bem arboriuzadas contribuem para esse bom aspecto.

Feio mesmo só os prédios toscos do centro, esse infelizmente é um mal que todas as grandes cidades passam no BR, aí ainda há poucos deles, e tem uns prédios bons no centro tb, como os que aparecem na segunda foto.

Uma pergunta, Fortaleza tem um bom patrimônio histórico?

Valeu pelas fotos Rafael :eek:kay:, só vc pra trzer fotos de Fortaleza, pois se depender do Reggae :nono:
Ih, eu sei que vai causar polêmica. :)
O patrimônio que resta é pouco e mal cuidado, tem umas 20 construções dos séc. XIX e início do XX.
Fortaleza sempre foi de destruir coisas antigas, a catedral barroca foi demolida porque não era genadiosa o bastante, por aí vai. Até o crime maior, que foi o Castelo do Plácido.
Hoje, resta o Theatro, a Estação João Felipe, Santa Casa, Fortaleza de Nsa. Senhora da Assunção(de onde vem o nome da cidade), Encetur(antiga cadeia pública) e mais uma meia dúzia de antigas casa e igrejas.
 
#11 ·
^ Polêmica não, a verdade é essa. A cidade mal tem patrimônio histórico, e o pouco que tem é mal cuidado, EM GERAL.

As fotos estão muito legais, algumas estão bem bonitas! =)
Alguns prédios do centro têm uma vista muito boa mesmo, principalmente pro mar!
Agora o centro é mais do que essa parte que tu delimitou! =P
E aquelas dunas ali eu acho que ficam na Sabiaguaba... se eu não me engano, são as mesmas que você vê da Washington Soares e daquela ponte na Lagoa Redonda quando tá indo pro Porto das Dunas (ou Sabiaguaba também).

Valeu pelas fotos Rafael , só vc pra trzer fotos de Fortaleza, pois se depender do Reggae
Claro, minha câmera tá quebrada! :sleepy:
E eu já tirei tanta foto... inclusive noturna, o que pouca gente no fórum faz! HUNF! E sem tripé, por sinal... e andando na rua mesmo, a pé... ou seja, ninguém pode reclamar! HUNF!!!!!! ;P
 
#14 ·
O melhor de fotos em Fortaleza é a visibilidade, se os foristas não residentes tivessem noção do quão longe se enxerga.
Para da uma idéia as Serra de Maranguape(Zona Sul) e dos Cunhas(Caucáia-Zona Oeste) estão há 25 km em linha reta do lugar da foto, e a cidade já vai até o pé-da-serra.
 
#17 ·
kaique e Reggae, obrigado pelas respostas, eu perguntei porque realmente nunca ouço falar no patrimonio histórico de Fortaleza, uma pena que pouco tenha sobrado.


ReggaeMan said:
Claro, minha câmera tá quebrada!
Ah é, que pena... olha até o fim do ano eu tô qurendo troar minha cãmera (querer é um coisa, conseguir é outra :p), se vc quiser posso te mandar a velha, vc só tem que postar sua foto aqui, a do RG ainda, heheheh :D

E eu já tirei tanta foto... inclusive noturna, o que pouca gente no fórum faz! HUNF! E sem tripé, por sinal... e andando na rua mesmo, a pé... ou seja, ninguém pode reclamar! HUNF!!!!!! ;P
Sim, mas nós queremos MAIS!!
 
#18 ·
Nossa.. Show de Bola.. Show de Vista... Show de cidade! Conheço Fortaleza! ;)
Agora achei engraçado o prédio da ultima foto (19)! Predios velhos são comuns em todas grandes cidades brasileiras, mas aquele ali pegou fogo, não é possível! hehehehe!
 
#20 ·
Nossa.. Show de Bola.. Show de Vista... Show de cidade! Conheço Fortaleza! ;)
Agora achei engraçado o prédio da ultima foto (19)! Predios velhos são comuns em todas grandes cidades brasileiras, mas aquele ali pegou fogo, não é possível! hehehehe!
 
#23 ·
Que legal... Um dos melhores threads que já vi de Fortaleza! E o que achei mais interessante nessas fotos é que finalmente apareceram bairros pouco mostrados de Fortaleza, como o bairro de Fátima, São Gerardo, Montese, Parangaba, Joaquim Távora, etc. A visão que se tem de cima do prédio do Banco é excelente, e o fato de Fortaleza ser uma cidade bem plana facilita muitíssimo qualquer visão panorâmica. Parabéns pelas fotos, rafael!

@Fortal:
Essa foto que vc colocou do Centro tá bem velha... O prédio do Banco do Nordeste até já mudou de fachada, parece que tá todo cinza, agora.
 
#25 ·
Realmente, um dos melhores threads de Fortaleza! Tá excelente!

O mar e os prédios, acho que nem precisa comentar, né? Já são marca registrada de Fortaleza.

Três coisas que me chamaram atenção nesse novo "passeio" pela cidade:

- O navio encalhado. Parece que ele é famoso, mas confesso que eu não sabia dele... mas achei bem bacana ele lá... de certa forma, já faz parte do patrimônio histórico da cidade... :D

- O entorno da cidade, com a serra e as dunas. Não bastasse esse mar, ainda tem mais isso... :)

- O centro, que apesar de ter alguns prédios horrorosos, tem também uns prédios antigos (na 1ª foto) muito bonitos e que parecem estar relativamente bem cuidados. Agora, tem um prédio com uma propaganda pintada na lateral que fala sério! Deviam por propaganda nele todo! Porque, por incrível que pareça, a lateral vermelha com aquela propaganda é a parte menos feia do prédio! Aquele ali pelo visto é o "São Vito" de Fortaleza... :D

Ah, nesse postal que o Fortal postou, aparecem umas contruções antigas bem conservadas também, espero que ainda estejam de pé (já que o postal já tem 15 anos)...

Também queria saber se em alguma foto aparece o Beira Mar Trade Center. Tem fotos dele no Emporis, mas eu queria ver ele dentro do contexto da cidade...

Valeu! :eek:kay:
 
#26 ·
Mto bom mesmo o thread; algumas das melhores imagens de Fortaleza....fora a regiao central (q eh indiscutivelmente super densa), essas areas mais afastadas e menos densas, me lembraram a cidade do Mexico......um relevo mto plano, poucos predios, uma vastidao de cidade q nao acaba mais e uma magnifica montanha no fundo...alias essa montanha ta espetacularmente bonita...!
 
#27 ·
Suceeeesso total o thread!!!

Rapaz, tô mesmo impressionado com a quantidade de comentários!!! Fui pra aula a tarde logo depois de abrir o thread, e agora qdo entro no SSC vejo que já tah na 2ªpágina de comentários!!

Kaique: Realmente eu não tinha lembrado do colegio militar (construção amarela na foto 5), se vc quiser pode tomar a liberdade de citar as coisas importantes que aparecem nas fotos. E qto a Bezerra de Menezes, não dá pra vê-la, mas ela passa por entre as construções na direita da foto 16

Reggae: é verdade, aquelas dunas podem ser na Sabiaguaba mesmo. Mas do topo do meu prédio, por exemplo, dá pra ver aqueles geradores eólicos da Prainha, quem sabe se essas não são as mesmas dunas?

Natalense: contra o Zé Valter? Eu não... Só sei q lá dizem q tem muito corno :)

Fortal: o PV dá pra ver sim, olha na foto 13 aquela quadra verde, o PV fica a direita dessa quadra e um pouco acima. Tu vai encontrar os postes que seguram os refletores. Onde tu circulou na outra foto é o Hiper Bompreço.

Pevermelho: realmente aquele prédio tah assombroso, vai ver que a cor dele era mesmo preto e com o tempo desbotou...

Will: tb to gostando de poder mostrar esses bairrros pouco conhecidos aqui no fórum
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top