daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 3 votes, 5.00 average. Display Modes
Old September 24th, 2008, 01:15 AM   #61
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Likes (Received): 9

Hoje , parei só pra analisar o prédio...
Está no processo de construção dos acessos... Na minha opinião ainda falta muita coisa...

Sponsored Links

Old September 24th, 2008, 01:33 AM   #62
Cauê
Registered User

Cauê's Avatar

Likes (Received): 953

Estou curioso com relação ao paisagismo.
Será que vão fazer muros ou colocar grades em volta do parque, ou vai ser tudo aberto ?
Gostaria que fosse aberto, como é o MAM.
Cauê no está en línea   Reply With Quote
Old September 24th, 2008, 02:01 AM   #63
Ricardo Sandre
BANNED

Likes (Received): 0

Será que esta obra vai terminar na gestão Cesar Maia ? E se for eleito um prefeito de outro partido vai dar continuidade ?
Ricardo Sandre no está en línea   Reply With Quote
Old September 24th, 2008, 03:10 AM   #64
Cauê
Registered User

Cauê's Avatar

A inauguração está marcada para dezembro. Já postaram isso.
Old September 24th, 2008, 03:51 AM   #65
Faela
Devidamente registrada

Faela's Avatar

Likes (Received): 301

hoje fiquei sabendo que já tem até CPI da Cidade da Música , nem sabia disso!
Old September 24th, 2008, 05:03 PM   #66
aleochi
carioca

aleochi's Avatar

Likes (Received): 281

Li no Globo que todos os candidatos a prefeito (exeto e Solange Amaral) não estão de acordo com a construção da Cidade da Musica, pelo menos no que eu lí, fiquei com a impressão de que as obras não serão levadas a diante com o mesmo ritmo que está agora. Tive medo
aleochi no está en línea   Reply With Quote
Old September 24th, 2008, 05:50 PM   #67
Cauê
Registered User

Cauê's Avatar

Mas já marcaram data para um festival de ópera em dezembro !!!!!
Old September 24th, 2008, 08:42 PM   #68
Raul Neto
Registered User

Likes (Received): 15

Quote:
Originally Posted by aleochi View Post
Li no Globo que todos os candidatos a prefeito (exeto e Solange Amaral) não estão de acordo com a construção da Cidade da Musica, pelo menos no que eu lí, fiquei com a impressão de que as obras não serão levadas a diante com o mesmo ritmo que está agora. Tive medo
Também fico com medo, mais ainda quando falta pouco para concluir o espatacular complexo. Seria um desperdício infame parar a obra no ponto que está.
Raul Neto no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2008, 01:23 AM   #69
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Likes (Received): 9

Quote:
Originally Posted by Cauê View Post

Estou curioso com relação ao paisagismo.
Será que vão fazer muros ou colocar grades em volta do parque, ou vai ser tudo aberto ?
Gostaria que fosse aberto, como é o MAM.
Aposto nas grades!
Old September 25th, 2008, 01:25 AM   #70
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Likes (Received): 432

Afinal, "Welcome to Barra"...
Old September 25th, 2008, 06:33 AM   #71
Patrick-RJ
A volta do malandro

Patrick-RJ's Avatar

Cidade da Música já é premiada

A nossa Cidade da Música nem foi inaugurada e já recebeu o prêmio mais importante de arquitetura, o International Architeture Awards, concedido pelo Metropolitan Art Press e o Centro Europeu de Artes de Design.

De acordo com o texto da premiação:

“Um dos prédios mais impressionantes e grandiosos premiado em 2008 é a Cidade da Música de Christian de Portzamparc – uma verdadeira obra prima de poesia, com uma escala surpreendente que será um novo ponto turístico para a cidade do Rio de Janeiro.”

http://diariodorio.com/
Patrick-RJ no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2008, 10:47 AM   #72
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Likes (Received): 36

Nossa, quase 90 mil m² de área construída é um assombro!!!

Essa Cidade da Música é uma coisa para todos nós brasileiros nos orgulharmos... e concordo exatamente com o pensamento do Wally, se nossas cidades tiveram, têm e terão problemas, que ao menos seja com coisas para se orgulhar!
GRGM no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2008, 04:32 PM   #73
Cauê
Registered User

Cauê's Avatar

Eu concordo com você e com o Wally.

Quote:
Originally Posted by Patrick-RJ View Post
Cidade da Música já é premiada

A nossa Cidade da Música nem foi inaugurada e já recebeu o prêmio mais importante de arquitetura, o International Architeture Awards, concedido pelo Metropolitan Art Press e o Centro Europeu de Artes de Design.

De acordo com o texto da premiação:

“Um dos prédios mais impressionantes e grandiosos premiado em 2008 é a Cidade da Música de Christian de Portzamparc – uma verdadeira obra prima de poesia, com uma escala surpreendente que será um novo ponto turístico para a cidade do Rio de Janeiro.”

http://diariodorio.com/
É difícil criar um novo cartão-postal para o Rio, algo que consiga projeção internacional como os ícones já tradicionais. Mas, pelo que tenho visto, a Cidade da Música foi elogiada pela TV francesa, está em vários sites de arquitetura, agora, esse prêmio, o International Architeture Awards. Acho que, se foi gasto muito dinheiro, pelo menos teremos ao mesmo tempo: um Ópera House, um novo ponto turístico, e um marco da arquitetura contemporânea reconhecido no mundo todo.
Old September 25th, 2008, 06:44 PM   #74
Patrick-RJ
A volta do malandro

Patrick-RJ's Avatar

Também acho que não será exatamente um novo cartão-postal, mas certamente vem a adicionar ao turismo local. Acho a Cidade da Música uma obra tão incrível que é capaz de fazer o turista europeu, nascido no berço da música clássica, se interessar em visitá-la quando vier ao Rio. Agora, é claro que não será ela que de fato fará com que esse turista venha e sim o tradicional corcovado, Pão-de-Açucar, as belezas naturais, etc...
Patrick-RJ no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2008, 11:37 PM   #75
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Acho que a questão debatida e criticada não diz respeito à Cidade da Música, mas a habitual prepotência do prefeito César Maia. Ele se vestiu de imperador e resolveu realizar obras faraônicas que apelidou de "Pentágono do Milênio". É megalomania para dar e vender.

É uma discussão que não chega à sociedade. Como não chegou a construção do Engenhão (que já era certa desde 2003). Quer dizer, ele gasta toda a verba da Secretaria de Obras num estádio (lembram-se de como todas as obras das ruas do Rio foram paralizadas antes do PAN?) e depois ainda o repassa a custo ínfimo ao Botafogo (que não abre suas instalações para o treinamento de atletas).
Old September 26th, 2008, 12:47 AM   #76
eric_montezão
Carioca

eric_montezão's Avatar

As minhas críticas não são quanto à Cidade da Música. Muito pelo contrário! Moro na Barra e acho que um equipamento cultural de grande porte justamente o que faltava na nossa Miami genérica. Quanto mais vida, melhor. Vejo que, cada dia mais, a cultura "tradicional", cinema, teatro, as grandes livrarias, vão se expandindo pela Barra; a Cidade da Música não vai ser diferente. Vai ser um marco na Barra da Tijuca, se souberem "marketeá-la" tem tudo para se tornar uma referência cultural e turística para toda a cidade. O cara pega uma praia na Barra e vai ver um filme, almoçar em um restaurante ou ver uma peça de teatro. Perfeito!

Eu só tenho duas criticazinhas! Uma e meia, aliás.

1) Localização

Eu entendo que o terreno onde a Cidade da Música está é ótimo. Ela é visível de toda a Avenida Ayrton Senna, é uma espécie de "portal" da Barra para quem vem da Linha Amarela e que o mesmo ocorre para a Avenida das Américas.

Mas, convenhamos, em um entroncamento viário deste porte, fica difícil. Podem ter feito isso para facilitar o acesso à CdM ou simplesmente porque aí fica uma obra de maior apelo, mas, dia mais, dia menos, a região fica mais engarrafada.

Particularmente, se tivesse a opção de "inverter" a CdM e o Terminal Alvorada de posição, eu trocada fácil! Assim a Cidade da Música teria uma bela vista do mar e a Alvorada ficaria em uma ótima posição para um terminal intermodal. Com o terminal voltado pra praia e a Cidade da Música para a Linha Amarela, fica mais difícil de integrar, ainda mais, como disse, com esse trânsito cheio de retornos e engarrafamentos que é o da Avenida das Américas na região do BarraShopping.

2) Custo

Definitivamente, a pior! Quando escuto o pessoal reclamando que "com o dinheiro da Cidade da Música, podiam construir 6 hospitais de ponta". De fato, tem toda questão da saúde e tal - ali do lado tem o próprio Lourenço Jorge, o único hospital de porte da Barra - mas eu penso que dava para fazer tanto os hospitais quanto a Cidade da Música.

Foram 600 milhões em uma obra de 100 milhões. Dava pra fazer a obra e ainda completar com 5 hospitais de ponta - transformar o LJ em um verdadeiro moderno hospital, e fazia pelo menos mais um na região (tem o Sara Kubitschek, não sei como vai).
eric_montezão no está en línea   Reply With Quote
Old September 26th, 2008, 01:01 AM   #77
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Eric, concordo com suas observações.

Agora, sobre o impacto viário, você chegou a dar uma olhada no projeto? Lembro que tinha uma passagem subterrânea até outra avenida, justamente para aliviar o trânsito.

O Terminal Alvorada é meio bagaceira, né? Seria melhor se fosse metrô.
Old September 26th, 2008, 01:13 AM   #78
Cauê
Registered User

Cauê's Avatar

Algumas críticas não vão se confirmar. Lembram quando disseram que o trânsito do Rio ia dar um nó durante o PAN ? Afirmaram que seria um caos.
Não foi.
Old September 26th, 2008, 01:27 AM   #79
eric_montezão
Carioca

eric_montezão's Avatar

Quote:
Originally Posted by PauloLescaut View Post
Eric, concordo com suas observações.

Agora, sobre o impacto viário, você chegou a dar uma olhada no projeto? Lembro que tinha uma passagem subterrânea até outra avenida, justamente para aliviar o trânsito.

O Terminal Alvorada é meio bagaceira, né? Seria melhor se fosse metrô.
Mentira! Jurava que aquilo era uma passagem para pedestres. Quer dizer que vão fazer um mergulhão ligando a Av Ayrton Senna até a ponte? Ótimo!!
eric_montezão no está en línea   Reply With Quote
Old September 26th, 2008, 01:33 AM   #80
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

É, sim!

Dei uma rápida pesquisada no site da Prefeitura:
Quote:
Acessos
Serão duas entradas, sendo a principal pela Avenida das Américas e uma outra pela Avenida Ayrton Senna, ao lado do Terminal Alvorada, com passagem subterrânea para pedestres junto ao terminal de ônibus Alvorada. Dois túneis para acesso de veículos, um em cada sentido ligando as pistas centrais da Avenida das Américas à Cidade da Música.
Agora, no mesmo site da Prefeitura consta como o endereço da Cidade da Música:

Cebolão
Barra da Tijuca

Não é um nome de logradouro lá muito turístico...

Reply

Tags
barra da tijuca, cidade da música, rio de janeiro

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules