|
|
| daily menu » news links | rate the banner | guess the satellite | guess the city | one on one |
|
|
|
|
#1 |
|
In the brig
|
Fotos de São Paulo nos anos 1950 e 1960
Olá, pessoal! Ando meio sumido e também por causa dos problemas que o fórum tem tido fica difícil postar por aqui...mas enfim, eu achei essas fotos no arquivo do Site da Folha de São Paulo e como acho que elas nunca foram postadas aqui, resolvi fazê-lo. São cenas de São Paulo nos anos 1950 e 1960, que retratam a passagem da SP 'européia' pra SP de agora. Espero que gostem =)
As palavras em maísculo são os nomes dos bairros em que as ruas mostradas estão. BELA VISTA Rua Barata Ribeiro - 1957 ![]() Rua Américo de Campos - 1957 ![]() Rua Artur Prado - 1957 ![]() Rua Jaceguai - 1957 ![]() Rua Santana do Paraíso - 1957 ![]() Rua Teixeira Carvalho - 1957 ![]() Rua Treze de Maio - 1955 ![]() Rua Vicente de Paula - 1957 ![]() BOM RETIRO Rua José Paulino - 1957 ![]() Rua Visconde Taunay - 1957 ![]() BRÁS Rua Almirante Brasil - 1953 ![]() Rua Caetano Pinto - 1956 ![]() Rua do Gasômetro - 1957 ![]() Rua do Hipódromo - 1955 ![]() Rua Oriente - 1955 ![]() CENTRO Rua Anita Garibaldi - 1958 ![]() Rua Asdrubal do Nascimento - 1957 ![]() Rua Barão de Itapetininga - 1966 ![]() Rua Benjamin Constant - 1956 ![]() Rua Bittencourt Rodrigues - 1958 ![]() Rua Conselheiro Crispiano - 1957 ![]() Rua Cristóvão Colombo - 1957 ![]() Rua Direita - 1957 ![]() Rua Dom José de Barros - 1957 ![]() Rua Doutor Miguel Couto - 1957 ![]() Rua Felipe de Oliveira - 1957 ![]() Rua Formosa - 1956 ![]() Rua General Carneiro - 1956 ![]() Rua Irmã Simpliciana - 1958 ![]() Rua João Brícola - 1958 ![]() Rua Líbero Badaró - 1954 ![]() Rua Onze de Agosto - 1956 ![]() Rua Quinze de Novembro - 1956 ![]() Rua Quirino de Andrade - 1957 ]Rua da Quitanda - 1956 ![]() Rua Riachuelo - 1956 ![]() Rua Santo Antônio - 1959 ![]() Rua Senador Feijó - 1957 ![]() Rua Venceslau Brás - 1957 ![]() Rua Xavier de Toledo - 1957 ![]() CONSOLAÇÃO Rua da Consolação - 1957 ![]() HIGIENÓPOLIS Rua Mato Grosso - 1958 ![]() IPIRANGA Rua Bom Pastor - 1957 ![]() JARDINS Rua Bela Cintra - 1957 ![]() Rua Estados Unidos - 1957 ![]() Rua Honduras - 1957 ![]() Rua Portugal - 1957 ![]() LIBERDADE Rua dos Aflitos - 1958 ![]() Rua Apeninos - 1958 ![]() Rua da Glória - 1957 ![]() LUZ Rua General Couto - 1957 ![]() Rua Mauá = 1957 ![]() MÓOCA Rua da Móoca - 1957 ![]() PARI Rua Carlos de Campos (Ponte da Vila Guilherme?) - 1958 ![]() PERDIZES Rua Cardoso de Almeida - 1957 ![]() SANTA CECÍLIA Rua Amaral Gurgel - 1959 ![]() Rua Santa Isabel - 1957 ![]() SANTA IFIGÊNIA Rua dos Andradas - 1957 ![]() Rua Santa Ifigênia - 1957 ![]() SANTANA Rua Voluntários da Pátria - 1957 ![]() SANTO AMARO Rua Amador Bueno - 1955 ![]() VILA BUARQUE Rua Bento Freitas - 1957 ![]() VILA CURAÇÁ Rua de Recreios - 1963
Last edited by Bent; October 7th, 2006 at 07:36 PM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Pro Brasilia Fiant Eximia
|
Fantásticas!!!
Sao paulo era muito mais bonita antigamente! Valeu por postar as fotos thiago
|
|
|
#3 |
|
|
Dá vontade de voltar no tempo...
Talvez os paulistanos não gostem do que eu vou dizer, mas por mim São Paulo poderia ter parado no tempo, nessa época. Não que a Sampa atual seja ruim, mas vejam isso! A cidade era perfeita! Nessa São Paulo aí eu moraria com a maior satisfação. Viram a tranquilidade que era o centro? Já era bem movimentado, mas não era a loucura que é hoje. Por essas fotos dá pra entender porque as pessoas idosas se sentem meio perdidas em meio a multidões e locais muito movimentados. Na época deles isso não existia. Vou repetir aqui um comentário que o Natalense fez num outro thread: os anos 60, 70 e 80 foram cruéis com as nossas cidades...
|
|
|
|
#4 | |
|
www.preservasp.org.br
|
Quote:
Eu me lembro, em meados dos anos 80 a cidade já estava uma merda. E de lá para cá, afundou cada vez mais.
|
|
|
|
#5 | |
|
eSPetacular
|
Quote:
|
|
|
|
#6 |
|
Qui sait?
|
como são paulo era linda!!
como a rua dos aflitos na liberdade era bonita11 hoje ela é suja com prédios velhos e a quela igrejinha pedindo socorro!!! |
|
|
|
|
|
#7 |
|
We dare defend our rights
|
Perfeita a cidade, simplesmente perfeita! E haja trilho de bonde espalhado pela cidade!
|
|
|
#8 |
|
cives totius mundi
|
Poxa vendo essas fotos dá para perceber que que chegamos talvez muito perto ainda de termos uma cidade urbanisticamente viável ! (até a déc. de 60 era uma outra São Paulo) !
Os locais são incrivelmente mais cuidados, uma cidade ainda bucólica em muitos aspectos ! O urbanismo lindo no centro ! Adorei ver a Rua Formosa, como ela era linda com os trilhos dos bondes paralela ao Vale do Anhangabaú ! Hoje, coitada da Rua Formosa, virou um beco de usuários de drogas, prostituição, decadência pura ! Como conseguimos maltratar tanto a nossa cidade que já tece ares de uma verdadeira capital européia e a das mais bonitas ??? Valeu pelas fotos Thiago, adoro ver a São Paulo antiga que eu gostaria tanto de ter conhecido ou pelo menos de que tivessem mantido seu traçado original no perímetro central ! Ali nunca deveriam ter mexido em nada, nem ter tirado os bondes ou terem colocado a capa asfáltica nas ruas ! E derrubar um prédio ali deveria ser dada a pena capital !Lamentável ver a SP de antes com a de hoje ! Last edited by Dott; October 8th, 2006 at 01:09 AM. |
|
|
|
|
|
#9 |
|
O Show é aqui!
|
belas fotos, Thiago, gostei bastante da pesquisa. Essas fotos retratam uma SP bucólica, bons tempos, valeu!
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
I don't give a shit!
|
Realmente sao imagens excelentes e marcantes, ficaram na memoria de quem viveu em SP nessa epoca e quem nao viveu, deseja q SP fosse assim hoje! Algumas imagens do centro se parecem com a regiao de SoHo em NY, hoje!
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
Rio Eterno
|
São Paulo era muito charmosa.
|
|
|
#12 |
|
Going to the dark side...
|
alguem me acha mais fotos (jah postadas aqui mesmo no forum) de Sampa dessa época, incluindo panoramicas, que vou fazer um megathread no internacional e no SSP.
|
|
|
|
|
|
#13 |
|
In the brig
|
Obrigado a todos pelos comentários!
@BR 364: Eu não acho nada ruim, pelo contrário, até concordo! Gostaria que o centro tivesse sido tombado em 1950. Que se construísse coisas novas só em outros lugares! Nessas fotos já dá pra notar o surgimento de aberrações arquitetônicas com suas empenas-cegas... @Nando02: A Rua dos Aflitos hoje é tenebrosa! Digna da pior categoria de becos que existe... @Jorge: Eu fico imaginando o enorme crescimento ecônomico que SP precisará ter para, um dia, resgatar pelo menos 25% da glória de outrora... Mas concordo com o Luís, nos últimos anos a cidade tem melhorado...pelo menos alguma consolação nos resta. @Dot: O urbanismo do centro era perfeito! Imagina se a cidade tivesse mantido um crescimento sustentável e planejado, e os bairros residenciais mais afastados tivessem recebido um urbanismo desses tb?! @Aces: No arquivo da Folha ainda tem um álbum dessa época só com fotos de largos e praças (as que eu postei são do albúm de 'ruas')...vou postá-lo aqui tb! |
|
|
|
|
|
#14 |
|
In the brig
|
Segunda Parte
ACLIMAÇÃO
Praça General Polidoro - 1957 ![]() BELA VISTA Praça 14 Bis - 1956 ![]() CAMBUCI Praça Doutor. Mário Margarido - 1957 ![]() CAMPOS ELÍSEOS Largo do Coração de Jesus - 1957 ![]() Praça Júlio Prestes - 1958 ![]() Praça Olavo Bilac - 1957 ![]() Praça Princesa Isabel - 1956 ![]() CENTRO Largo da Misericórdia - 1956 ![]() Largo do Ouvidor - 1956 ![]() Largo do Paissandu - 1957 ![]() Largo de Santa Ifigênia - 1957 ![]() Largo de São Bento - 1957 ![]() Largo do São Francisco (e o paredão maldito atrás da Escola de Comércio) - Sem Data ![]() Largo do Tesouro - 1958 ![]() Praça Antônio Prado - 1956 ![]() Praça da Bandeira - 1957 ![]() Praça Clóvis Bevilacqua - 1950 ![]() Praça do Correio - 1950 ![]() Praça João Mendes - 1952 ![]() Praça Dom José Gaspar - 1957 ![]() Praça Júlio Mesquita - 1957 ![]() Praça Pedro Lessa - 1957 ![]() Praça Ramos de Azevedo - 1957 ![]() Praça da República - 1958 ![]() Praça da Sé - 1958 ![]() CONSOLAÇÃO Praça Franklin Roosvelt - 1954 ![]() HIGIENÓPOLIS Praça Buenos Aires - 1958 ![]() Praça Vilaboim - 1958 ![]() JARDINS Praça dos Incas - 1957 ![]() Praça Portugal - 1957 ![]() LIBERDADE Largo da Pólvora - 1957 ![]() Praça Almeida Júnior - 1957 ![]() Praça da Liberdade - 1956 ![]() PACAEMBU Praça Coaquira - 1957 ![]() Praça Fagundes Varela - 1957 ![]() PARAÍSO Praça Osvaldo Cruz - 1956 ![]() PERDIZES Praça Sílvio de Almeida - 1957 ![]() PARI Praça Padre Bento - 1957 ![]() SANTA CECÍLIA Praça Marechal Deodoro - 1956
Last edited by Bent; October 8th, 2006 at 06:50 PM. |
|
|
|
|
|
#15 |
|
NON DVCOR DVCO
|
edit
Last edited by JoseRodolfo; October 2nd, 2008 at 06:37 PM. |
|
|
|
|
|
#16 |
|
antiVittaria antiGranito
|
A cidade era mais simpática, mas com exceção de algumas áreas no centro, não acho que era lá tão bonita assim. Podem jogar os tomates!
|
|
|
|
|
|
#17 | |
|
Gabriel
|
Quote:
Eu sou muito mais a cidade atual... embora seja mais feia e caótica, é uma cidade de verdade, coisa que essa cidade idealizada dos anos 50 não era! TODOS dizem que a cidade era provinciana... e por mais que alguns que queiram negar isso possam lançar mão de argumentos como a Semana de 22, o primeiro museu de arte moderna da América Latina, a Bienal de Artes e etc, parece-me que eram coisas de uma elite, não era a cara real da cidade... não é à toa que as pessoas mais antigas ainda não se adaptaram à cidade de hoje, mudou totalmente mesmo... mas pro meu gosto, São Paulo está bem melhor hoje! Só acho que é absurdamente superficial olhar um punhado de fotos, ver uma cidade mais bonita, e isso bastar pra dizer que a cidade é melhor... se for assim todos devem se mudar pra Paris ou Praga logo, e pronto!
|
|
|
|
#18 |
|
antiVittaria antiGranito
|
^
É mesmo, acho muito engraçada essa idéia romântica que as pessoas fazem da São Paulo antiga, muita gente pensa que a cidade era prontinha, só não tinha a periferia empobrecida de hoje, enquanto que na verdade os descedentes dos imigrantes moravam em cortiços, bairros operários imundos... Londres era um baita esgoto no começo do século XX, o que caracteriza qualquer cidade industrializada, mas tem gente que pensa que São Paulo não foi assim. e eu acho que várias partes da cidade estão muito melhores hoje do que naquela época, principalmente a enorme área urbana das Zonas Oeste, Sul e Norte. O único lugar que realmente decaiu foi o centro. |
|
|
|
|
|
#19 | |
|
Saudades de São Paulo
|
Quote:
|
|