daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools Display Modes
Old October 11th, 2006, 12:14 AM   #1
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Vila Olimpia - SP - parte II

Bom , aí está o resto das fotos, mais 48 fotos:

NÃO DEIXEM DE VER A 1ª PARTE: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=399109

48 - Avenida que foi toda reurbanizada, era uma rua estreita e virou essa avenida, com a praça ao fundo

49 -

50 -

51 -

52 -

53 - Detalhe de um prédio. adorei:

54 -

55 - Olha o aviãozinho

56 -

57 - Se o prédio fosse pintado seria feio, mais como é revestidod e alumínio ficou legal:

58 - Térreo do Atrium:

59 - Lateral:

60 -

61 - Depois daqueles prédios começa uma parte mais residencial do bairro, com casas e mais comércio de rua, como restaurantes e tal

62 -

63 - Paredão de prédios

64 - Mais um em construção

65- O prédio mais bonito na minha opinião é o que aparece no reflexo, pena que não há ângulo para fotografa-lo por inteiro

66 - Detalhe do reflexo:

67 - Adorei essa foto:

68 - O prédio que havia dito na foto 65

69 -

70 - Outra Rua (não é a mesma, viu BrunoBHZ )

71 - Agora sim a mesma rua

72 - Essa é outra, acho, percebam as construções mais baixas

73 - Prédio muito bonito

74 -

75 - Pra variar, o que estraga é a fiação

76 - Calçadas bem estreitas

77 -

78 - Baixinho mas muito bom:

79 - Aquele prédio que gostei:

80 -

81 Entrada dele:

82 - Mais uma calçada:

83 - Prédiso vistos da Av. dos Bandeirantes:

84 -

85 - Vista da esquina com Av. dos Bandeirantes

85 - Paredão de prédios:

86 - Av. dos Bandeirantes, pra que não conheçe. A esquerda fica o bairro do Itaim, atravessando já é o Brooklin:

87 - Olha o Mandarim lá no fundo:

88 - Mais uma rua de comércio, e um Volvo do Consulado de brinde:

89 -

90 - Um antigo casarão que virou restaurante

91 -

92 -

93 -

94 - Ao fundo os prédios da Berrini, e o Mandarim

95 - A última da Avenida:

96 - Pra finalizar a E-tower, de novo:

******BÔNUS*****

Na volta, como tinha que trocar de ônibus na Av. Brigadeiro Luís Antonio, aproveitei pra tiraruma foto do Unique (que não fica na Vila Olímpia)

Bom é isso aí, espero que tenham gostado
RRC no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 11th, 2006, 12:36 AM   #2
JaMBa
Ééééééguuuuaaaa

JaMBa's Avatar

Likes (Received): 42

Caralhus, isso é uma exposição de Espelhados??

Se vcs estiver fugindo de um espelhado, ai não é o melhor lugar pra se esconder! ahuahauha

Cara muito Belo a região e as fotos tb.
Old October 11th, 2006, 12:41 AM   #3
Urbano Santista
Santista Tricampeão

Urbano Santista's Avatar

Likes (Received): 39

Eu já vi a primeira parte, mas fiquei com preguiça de comentar, agora só tenho uma coisa a dizer: PQP, quanto prédio lindo!

Adorei o paredão de alumínio do prédio da foto 57, a foto 85 também está ótima, que belo conjunto. O único porém é essa mistura tosca de asfalto com paralelepípedos nas ruazinhas das fotos 70 e 72.

Parabéns RRC!
Urbano Santista no está en línea   Reply With Quote
Old October 11th, 2006, 12:43 AM   #4
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Likes (Received): 71

Lindos os predios!

As fotos tao mto boas!

Essa casa baixa (galpao) a esquerda era uma balada mto boa (mais ou menos vai), vivia lotada! Hj fechou! =/

Flickr
Twitter YouTube

Last edited by gutooo; October 11th, 2006 at 12:54 AM.
gutooo no está en línea   Reply With Quote
Old October 11th, 2006, 01:57 AM   #5
bucki
Registered User

bucki's Avatar

Likes (Received): 0

na minha opinião essa região é a mais bonita e moderna de São Paulo
as fotos ficaram muito boas
parabéns
bucki no está en línea   Reply With Quote
Old October 11th, 2006, 02:31 AM   #6
O Natalense
vou desovar o presunto

O Natalense's Avatar

Likes (Received): 314

PQP !!! ESSA 48, se não fossem os carros eu não diria que é no Brasil.
Que bairro, hein?
O Natalense no está en línea   Reply With Quote
Old October 11th, 2006, 04:48 AM   #7
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Likes (Received): 28

Bah, a Vila Olímpia é LOTADA de prédios bonitos! Um melhor que o outro! O f*#$ é essa p*#$@ de urbanismo! Bah, acho um ABSURDO uma região cheia de prédios bons ter essas ruas TOSCAS como a da foto 70! Isso sem falar na fiação bizarra e nas calçadas estreitas... Bah, isso me INDIGNA, hahaha! Ah, aquela avenida da foto 48 não foi TODA reurbanizada, não! Por que não aterraram a MALDITA fiação? Isso sem falar que tem carro estacionado dos dois lados! Uma BAGUNÇA! Bom... Deixando a revolta de lado, hahaha... As fotos tão muito boas! A E-Tower e o Mandarim são demais! E o Unique dispensa comentários! Valeu pelas fotos!
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old October 11th, 2006, 04:54 AM   #8
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Likes (Received): 71

eh foda msm!

Eu morava na vila olimpia a uns 10 anos atras, e nao tinha quase nada disso, tava começando!

O bairro era quase que 100% residencial, depois foi invadido pelas baladas, predios comerciais e centenas de restaurantes e bares... acho que por isso que o urbanismo eh uma MERDA!

Flickr
Twitter YouTube

gutooo no está en línea   Reply With Quote
Old October 11th, 2006, 12:22 PM   #9
Paulo
PAULOTAKIMOTO

Likes (Received): 0

Belas fotos!

É incrível como as baladas da vila olimpia não conseguem se manter. nunca entendi isso.deve ser total falta de competência dos donos, pq elas vivem lotadas e faturam horrores.

--------------------------------------------------

O urbanismo é ruim, também, por culpa dos próprios prédios.

Praticamente nenhum edifício foi projetado levando-se em conta o entorno. Pelo menos no que diz respeito ao urbanismo. Muitos poderiam ter, por exemplo, doado parte do terreno(alguns poucos m²) pra virar calçada, como o edifício da foto 77.
Nenhum cira uma relação com a rua, com o pedestre.
Um dos poucos que dá pra perceber que, talvez, tenha pensado no conforto do pedestre foi o Atrium(foto 58).

A prefeitura não ajuda com suas leis e tals, mas esses incorporadores FDPs e arquitetos puramente mercadológios também não ajudam em NADA.

Last edited by Paulo; October 11th, 2006 at 12:27 PM.
Paulo no está en línea   Reply With Quote
Old October 11th, 2006, 02:59 PM   #10
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Quote:
Originally Posted by Paulo View Post
É incrível como as baladas da vila olimpia não conseguem se manter. nunca entendi isso.deve ser total falta de competência dos donos, pq elas vivem lotadas e faturam horrores.
Lavagem de dinheiro...?
Old October 11th, 2006, 03:17 PM   #11
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Quote:
Originally Posted by Paulo View Post
O urbanismo é ruim, também, por culpa dos próprios prédios.

Praticamente nenhum edifício foi projetado levando-se em conta o entorno. Pelo menos no que diz respeito ao urbanismo. Muitos poderiam ter, por exemplo, doado parte do terreno(alguns poucos m²) pra virar calçada, como o edifício da foto 77.
Nenhum cira uma relação com a rua, com o pedestre.
Um dos poucos que dá pra perceber que, talvez, tenha pensado no conforto do pedestre foi o Atrium(foto 58).

A prefeitura não ajuda com suas leis e tals, mas esses incorporadores FDPs e arquitetos puramente mercadológios também não ajudam em NADA.
Bah, isso é uma merda mesmo! Na faculdade, os professores ENCHEM o saco com essa história de relação com entorno, coisa que eles estão COBERTOS de razão; tem mais é que fazer isso mesmo! Mas, na prática, tu vê cada atrocidade sendo feita! A Vila Olímpia é um exemplo disso! Tá, os prédios são bonitos, mas boa arquitetura não é só estética! Tem que ter uma relação com o local onde a edificação está inserida! Mas não é só isso também! Bah, parece que JOGARAM esses prédios num lugar (Vila Olímpia) que não tem a MENOR infra-estrutura pra absorver esse tipo de empreendimento! Se ao menos houvesse algum investimento na melhora disso, mas não... É revoltante! Mas não é só esperar a Prefeitura fazer alguma coisa! Cadê o empreendedorismo, a iniciativa privada? Bah, não é possível que ninguém tenha dinheiro pra bancar a melhora do lugar onde tu mesmo trabalha! (Quase) ninguém se presta pra adotar uma praça, um canteiro...! Nenhum grupo de empresários se reúne pra arrecadar verba pra aterrar a fiação, asfaltar de forma DECENTE as vias! Bah, isso me deixa P*$# porque eu DUVIDO que, na América Latina, tenha algum local com uma concentração tão grande de empreendimentos comerciais quanto nesse "eixo" Vila Olímpia-Berrini! Em Buenos Aires eu posso ASSEGURAR que não tem!

Pronto! Desabafei! Agora to mais calmo, hahahahahahahaha...
Old October 11th, 2006, 03:20 PM   #12
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Ah, espero que nenhum paulista fique de cara por eu estar DETONANDO a Vila Olímpia, hehe! Eu não tô falando como gaúcho, mas sim como BRASILEIRO!
Old October 11th, 2006, 06:05 PM   #13
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

A primeira foto se não tivesse fiação(e os carros de plástico, à la therese), nem pareceria Brasil

Aquele Volvo s80 do consulado sueco também é um desbunde!

Ah! e o thread ficou um brilho com tantos espelhados, muito legal!
Old October 11th, 2006, 06:38 PM   #14
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

[QUOTE=Farrapo;10089426]! Bah, parece que JOGARAM esses prédios num lugar (Vila Olímpia) que não tem a MENOR infra-estrutura pra absorver esse tipo de empreendimento!

Exatamente, eu esquecid e diser isso na introdução! Aquele fenômeno que citei das imobiliárias comptarem os terrenos muito baratos, e posteriormente começarem a construir aí fugindo dos altos preços da Paulista e Cnetro resultou nisso, especulação imobiliária num bairro que não tinha a a mnor condição de sediar um bairro comercial, todas as ruas são MUITO estritas, bem mais que as do meu bairro por exemplo, as calçadas idem. O que aconteceu é que a prefeitura ficou inerte, deveria ter vetado a contruçãod e prédios comerciais nessa região, ou ao menos fazer obras antes que os prédios se expandissem pelos bairros, mas aqui em SP acontece sempre o contrário, ao invés do poder público definir as zonas de crescimento da cidades, são as construtoras que o fazem, e o poder público depois que a merda está feita tenta remediar a situação, é o que ocorre não só na Vila Olímpia, como na Faria Lima, onde o metrô só está chegando agora, e na Berrini, que é longe de tudo. Enquanto isso o centro cada vez fica mais abandonado, praticamente só existem escritórios do próprio governo lá.

Quote:
Se ao menos houvesse algum investimento na melhora disso, mas não... É revoltante! Mas não é só esperar a Prefeitura fazer alguma coisa! Cadê o empreendedorismo, a iniciativa privada?
Defendendo agora um pouco da inciativa privada, um tempo atrás eu vi um site sobre um projeto de urbanização da Vila Olímpia que prevê alargamento das ruas, aterração dos fios e plantio de árvores no bairro, era um projeto da iniciativa privada, pena que agora não lembro o link Também nãos ei se as obras mais recentes por lá são obra da prefeitura ou dessa ONG (acho que é uma ONG).

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Ah, espero que nenhum paulista fique de cara por eu estar DETONANDO a Vila Olímpia, hehe! Eu não tô falando como gaúcho, mas sim como BRASILEIRO!
Não se preucupe, da minha parte eu acho muito legal esse debate, afinal é o tema do fórum
Old October 11th, 2006, 06:42 PM   #15
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Pessoal, achei um mapinha legal da Via Olímpia:

http://www.bairrovilaolimpia.com.br/...APADRAOABC.swf

E nesse link tem uma matéria muito interessante sobre o bairro: http://www.vitruvius.com.br/minhacidade/mc107/mc107.asp

Last edited by RRC; October 11th, 2006 at 06:52 PM.
Old October 11th, 2006, 06:49 PM   #16
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Não achei o link, mas achei uma notícia sobre a reurbanização:

DATA: 03/06/05

VEÍCULO: O Estado de S. Paulo
SEÇÃO: Metrópole

ENTREVISTADO: Debora Morilha - CAP

CHAMADA: Vila Olímpia quer ser uma Alphaville sem cercas

Vila Olímpia quer ser uma Alphaville sem cercas
Com uma parceria de empresários e Prefeitura, bairro passa por reformulação

Bárbara Souza

A Vila Olímpia quer ser Alphaville. Só que sem muros. A idéia é que o bairro seja um grande condomínio de livre acesso, com ruas mais espaçosas, calçadas padronizadas e a segurança reforçada. Numa parceria de empresários e Prefeitura, a vila passa por um grande projeto de reurbanização, que já está com 70% das obras concluídas.

Ainda é preciso paciência para ultrapassar os entulhos e dutos, resultado das obras em andamento nas Ruas Funchal, Olimpíadas e Gomes de Carvalho. A obra está atrasada em oito meses. Parte do atraso é por conta da lentidão das desapropriações. Também porque os trabalhos foram reduzidos durante o período eleitoral. Agora, a obra volta a ganhar ritmo. "Na Gomes de Carvalho e Olimpíadas, começaremos a instalar o cabeamento subterrâneo nos próximos dias", diz o coordenador-geral do Movimento Colméia, José Soares. A previsão da Prefeitura é concluir a primeira fase até o fim do ano.

As ruas que estão dentro do polígono Juscelino Kubitschek-Bandeirantes-Marginal do Pinheiros-Faria Lima-Ribeirão Claro devem ganhar a mesma roupagem dessas primeiras, mas numa outra etapa. A mudança mais visível é nas calçadas, agora mais largas, com 6 metros de cada lado. Elas não terão mais fios, postes e obstáculos. As ruas também foram alargadas. A Funchal e Olimpíadas, por exemplo, passaram da pista simples de mão dupla para três faixas em cada pista.

A nova fase está atraindo também empreendimentos residenciais. Quando ficarem prontos, um em setembro do ano que vem, outro em 2007, vão ser beneficiados por uma rede de 200 câmeras, interligadas a uma central de segurança, e ruas mais espaçosas, que devem aliviar o trânsito ainda caótico na região. "Além disso, quando as pessoas se sentem seguras e têm facilidade para andar pelo bairro, deixam o carro estacionado", diz Soares.

O Movimento Colméia, ONG que trabalha em parceria com a Prefeitura na execução do projeto, estima que o bairro ultrapasse logo a marca dos atuais 10 mil moradores. "Vai virar um bairro para morar também."

PARCERIA

Segundo Soares, empresários do bairro estão contribuindo com R$ 40 milhões, entre doações de terrenos para alargamento das ruas e dinheiro para as obras. Na soma com a Prefeitura, as cifras devem chegar a R$ 121 milhões. Parte dessa verba está sendo usada para as 74 desapropriações no entorno - 34 já feitas e 40 em andamento.

Duas dessas áreas na Rua Olimpíadas serão transformadas em praças. De acordo com projeto do Colméia, os dois terrenos, no cruzamento da Alameda Vicente Pinzon com a Rua Olimpíadas e dessa com a Rua Quatá, serão centros de convivência. Haverá mesas com bancos sob as árvores. Boxes de serviços, como engraxates, banca de jornal, cafeteria, polícia, floricultura e de informações, são propostas de reurbanização para levar ainda mais gente às ruas, a pé.

Mas a etapa trânsito só vai ser mais bem definida depois de concluída essa fase. Segundo a Prefeitura, serão feitos estudos de impacto pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e Colméia.

Depois da conclusão da primeira fase, deve começar a captação de recursos para obras nas ruas do polígono. "Por todo esse processo de mudança, o Caesar Park tomou a decisão de se instalar na Vila Olímpia", afirma a diretora de desenvolvimento do Grupo Posadas, Viviene Boverio.

Após 27 anos na Rua Augusta, o hotel mudou de endereço, de olho no desenvolvimento da Vila Olímpia, em maio do ano passado. "O bairro tem vários escritórios de multinacionais. É lá que está nosso público-alvo", garante Viviene.

O ritmo corrido da cidade grande parece ganhar outro sentido na vila. Engravatados chegam de helicóptero para malhar na Academia Reebok, instalada num dos andares do Caesar. Endinheiradas do País afora esperam ansiosas pela abertura na nova Daslu, ali pertinho, na Marginal do Pinheiros. "Acredito que a loja vá estimular essa demanda de turistas que vêm a São Paulo para comprar produtos de grife", salienta a diretora.

Tem muita gente apostando nesse novo padrão que o shopping mais luxuoso da cidade vai imputar ao bairro. "A Daslu traz destaque para a região, enobrece", diz a coordenadora de pesquisa da Jones Lang La Salle, Débora Morilha. É um diferencial comparado a ter um Parque do Ibirapuera como vista, por exemplo. "A Vila Olímpia vai ficar mais nobre do que é."

(O Estado de S. Paulo – Metrópole, pág. C-8)
Old October 11th, 2006, 06:56 PM   #17
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Olha só, achei uma matéria recente bastante interessante sobre a urbanização do bairro:

Jornal da Tarde em 25/9/2006
Aryane Cararo
aryane.cararo@Grupoestado.com.br
/

A bagunça vai acabar

Olhe para cima nas Ruas Olimpíadas e Gomes de Carvalho e o que você vai ver é o espírito nobre da Vila Olímpia prédios de escritórios altos e modernos. Agora, abaixe os olhos e preste atenção no chão para descobrir que até a periferia tem um viário melhor. Obras inacabadas, lixo espalhado, lama, falta de sinalização, carros estacionados nas calçadas e canteiros centrais, gargalos nas confusas ruas esburacadas e um trânsito de deixar qualquer um enlouquecido. Há dois anos, este é o cenário daquela área da Vila Olímpia: uma região que parece eternamente em obras. Mas, de obras, só restaram as placas.

A confusão ainda não tem data para acabar, mas deve melhorar muito com a licitação que a Prefeitura lançou recentemente. Na concorrência, que será decidida no dia 4, a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) prevê a realização de obras que vão transformar, efetivamente, as Ruas Olimpíadas e Gomes de Carvalho em vias com duas pistas e dois sentidos de direção. "Está bastante bagunçado por aqui. Começaram a obra e não terminaram e agora ninguém sabe nem mesmo onde estacionar", reclama o motoboy Márcio de Borba, 27 anos.

Quem é obrigado a andar sobre os escombros para chegar ao trabalho não agüenta mais a falta de sinalização e de calçadas. "É horrível. Quando chove, vira uma lama. E à noite, fica escuro e perigoso", queixa-se a consultora de vendas Selma Cristina da Silva Santos, 38. Ela conta que não só as colisões entre os automóveis são comuns, por causa da falta de sinalização, como os assaltos também, por conta do aspecto de abandono da área.

Já quem não passa por ali sempre se assusta com a irônica situação. "É um bairro nobre, mas está cheio de sujeira e calçadas quebradas. Já tropecei mais de uma vez", diz o vendedor Luís Augusto Dias César, 31. "Está mais feio e desorganizado que a periferia" completa.

Boa parte das mudanças viárias foi feita até 2004 pela ONG Movimento Colméia, quando essas ruas ganharam pistas adicionais. O problema é que as pistas ficaram inacabadas e perdidas, sem as ligações necessárias. A Olimpíadas, por exemplo, precisa de um retorno em uma pracinha (terreno desapropriado) para que se permita os dois sentidos de direção.

As duas pistas da Gomes, por sua vez, acabam de forma confusa na altura da Alameda Raja Gabaglia, já que o quarteirão que falta para chegar à Rua Funchal, onde funcionava a antiga Vinícola Aurora, ainda não foi desapropriado. "As obras não foram concluídas por esse problema na desapropriação. Essa demanda judicial está se estendendo ainda e, não tendo solução, a Prefeitura optou por realizar a obra, deixando só esse quarteirão pendente", conta o presidente do Colméia, Adalberto Bueno Netto.

Segundo ele, a solução a ser adotada, provisoriamente, será a de criar um sistema binário: motoristas que vêm da Funchal e querem seguir rumo à Avenida Santo Amaro utilizariam as Ruas Dr. Cardoso de Melo e Raja Gabaglia. "Provavelmente também vai ser invertida a mão da Rua Quatá", diz Netto.

De acordo com Omir Abélio de Almeida, assessor da diretoria de obras da Emurb, as obras vão custar cerca de R$ 4, 5 milhões. "Nosso plano é, no começo de 2007, estar em condições de retomar as obras, que levarão oito meses", informa. Antes disso, conta ele, uma sinalização provisória será instalada para tentar diminuir a bagunça no trânsito e estacionamentos aleatórios.

As obras incluem recapeamento das ruas, conclusão das calçadas e paisagismo. O Movimento Colméia se encarregará de remover os postes e fios para as valas criadas nos passeios. "Hoje é um gargalo. O que vai ser feito já melhora muito a região e o viário faz uma articulação de tráfego maior", garante Almeida.

Jornal da Tarde em 25/9/2006
Old October 11th, 2006, 07:09 PM   #18
nando02
Qui sait?

nando02's Avatar

Likes (Received): 78

tomara que as obras sejam concluidas!!
tbm não entendo pq estamos abandonando o centro de nossas cidades!!
acho que a demolição de prédios sem valor histórico deveria ser mais comum no Brasil!!
enquanto no centro sobra prédios abandonados!! os novos empreendimentos continuam se afastando do centro1!
nando02 no está en línea   Reply With Quote
Old October 12th, 2006, 10:46 PM   #19
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 460

Muito lindo, gostei ainda mais do que a primeira parte. Apesar de ainda ter fios, essa reurbanização da av. da foto 48 já fez um boa diferença! Gostei tb dos banquinhos na frente da entrada do Atrium.

As ruas estreitas, se aterrarem os fios, padronizarem as calçadas e a arborização, colocarem um asfalto decente, etc etc, podem ficar bem legais, na minha opinião. Eu acho interessante umas ruelas assim cercadas de prédios modernos.

Ah, Farrapo, me explica isso aqui, sobre a avenida: "Isso sem falar que tem carro estacionado dos dois lados!" Qual o problema? :P
Old October 13th, 2006, 12:06 AM   #20
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Ah, Farrapo, me explica isso aqui, sobre a avenida: "Isso sem falar que tem carro estacionado dos dois lados!" Qual o problema? :P
Ué, numa AVENIDA, que PARECE ter canteiro central, acho que não tem que ter estacionamento dos dois lados... Essa avenida não parece ser muito larga e isso acaba dificultando o tráfego... Fora que do outro lado os carros estão estacionados de forma oblíqua (ou perpendicular em relação ao "canteiro)... Não sei, não dá pra ver direito... Sei lá, acho uma "várzea" esse tipo de coisa... Pra mim, numa AVENIDA, tem que ter estacionamento num lado só... Ainda mais nessas que são mais "estreitas"...

Ah... O guardador de carro que tu não quis dar dinheiro mandou lembrança, hahah! (entendeu, né? )

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules