daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old October 14th, 2006, 11:02 PM   #1
Maria Theresa
BANNED

Likes (Received): 4

Pq os neoclássicos não são bem aceitos e até rejeitados no Rio e BH?

Residenciais neoclássicos são construídos em várias e várias capitais brasileiras.

No entanto, em 2 cidades, não são vistos com olhos.

No Rio até já vi alguns lançamentos neos na Barra, mas acredito que sejam minoria. Vejo bem mais lançamentos contemporâneos. Na Zona Sul do Rio, ainda não vi. Podem até existir, mas pelo que vejo quando vou lá, há outros estilos que são construídos com maior força.

Em BH, os neos simplesmente são rejeitados. Talvez seja a única grande capital do Brasil em que arquitetura neoclássica é TOTALMENTE discriminada.
Residenciais neoclássicos são motivo de piada pelos arquitetos de BH.
Nas casas, tb não é diferente: nada de afrancesamentos e coisas afins.
Ou se constrói no estilo rústico, montanha, ou mais no estilo "clean" mesmo. Nas lojas, shoppings, etc, se repete a mesma rejeição ao estilo neo.

Interessante que eu reparo que em BH e no Rio se utiliza muito da combinação vidros verdes/tons claros.

Queria saber da opinião de vcs pq essa particulariedade e rejeição aos neos no Rio e BH?
Maria Theresa no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 14th, 2006, 11:31 PM   #2
nando02
Qui sait?

nando02's Avatar

Likes (Received): 77

eu não sei te responder!!!
mas graças a deus eles são rejeitados!!
eu so vi 1 neo aqui em BH, fica no lourdes na santa catarina esquina com augusto de lima ....mas ele já velho...deve ter usn 10 anos!!
nando02 no está en línea   Reply With Quote
Old October 14th, 2006, 11:34 PM   #3
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 459

Bem, podem haver várias hipóteses. Realmente aqui o estilo é olhado com mais desdém, mas não acho que seja uma coisa só do público, numa cidade deste tamanho teoricamente há mercado para tudo. Acho que é uma decisão das construtoras, que sabem que outros estilos vendem mais rápido e, quem sabe, elas tenham até medo de queimarem seu filme com o público geral lançando um neo hehehehe

Eu acho que um possível bloqueio foi a coisa do revestimento, que é "obrigatório" aqui em BH. Não estou querendo dizer "Uh, olhem, como em BH capricham no revestimento", tem vez que fazem uns revestimentos tão toscos, cerâmicas de banheiro, que seria mais bonito pintado. Mas que a cidade tem um bloqueio com coisa não revestida, tem mesmo. Aí já dificulta, vc chegar com um estilo diferente e, ainda mais, não revestido. "Que tipo de prédio é esse, pintado??!?!". Alguns dizem que os neos não são exatamente pintados, mas mesmo assim, não é a mesma coisa, pro leigo não é "aquelas coisas que revestem normalmente".

E, sei lá, essas coisas de arquitetura são como correntes, ondas, talvez em algum momento da história poderiam ter introduzido neoclássicos em BH (na verdade, há sim um par de prédios neo espalhados pela cidade, todos com mais de 20 anos) mas aí já na mesma época, final dos anos 80, o mercado da cidade foi encaminhando por uma corrente que se afastou cada vez mais do estilo, e ficou impossível voltar atrás. Hoje, um neo é totalmente diferente do padrão de um típico prédio de classe alta em BH, acho que as construtoras tem medo de arriscar e afundarem. Ainda mais porque os neos com elementos modernos, tipo muito vidro, são de super mal gosto, então fica esse impasse, os que são mais "toleráveis" são mais diferentes.

Bem, sei lá, estou teorizando. Certamente se vc fosse na Escola de Arquitetura da UFMG perguntar isso, eles viajariam bem mais, talvez falassem da mudança de capital, abandonando o antigo de OP, a busca do moderno, voltassem lá na Pampulha, em todos os movimentos de vanguarda que teve na cidade, no ramo, falassem da "Escola Mineira de Arquitetura", sei lá! ehehehehhe
Old October 14th, 2006, 11:35 PM   #4
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Quote:
Originally Posted by nando02 View Post
eu não sei te responder!!!
mas graças a deus eles são rejeitados!!
eu so vi 1 neo aqui em BH, fica no lourdes na santa catarina esquina com augusto de lima ....mas ele já velho...deve ter usn 10 anos!!

Pela cara dele, deve ter bem mais, tipo uns 20, 25. Os neos de BH são todos bem antigos. Me lembro desse, um no Anchieta e dois no Funcionários. E. na verdade, o do Anchieta, por exemplo, é um prédio bege normal, estou chamando de neo porque a mureta da entrada é cheia de coluninhas hehehhe
Old October 15th, 2006, 12:00 AM   #5
legal
Registered User

Likes (Received): 257

A pergunta eh tendeciosa e falsa, para tratar de "diferenciar" BH, com seu suposto bom gosto e predios de revestimento e bla bla bla (toda aquela merda que a M thereza repete SEM A MENOR nocao do ridiculo).

A MThereza quer imprimir o thread em que escutara coisas do quilate de "BH nao gosta porque tem gosto, ou porque reveste os predios com marmore branco (o mais barato!!!) ou granito (muito bom e caro, parabens) etcccc, para poder ler e se masturbar antes de dormir.

No Rio tem varios neoclassicos em construcao, da Barra ateh o Meier. E gostar ou nao gostar deles pouco tem a ver com ter ou nao ter gosto. Ha pouco publicaram neos sendo construidos no Rio... nao teoricamente nenhuma rejeicao no Rio. E como em qualquer lugar, ha bons neos e pessimos neos, como ha bons modernos e pessimos modernos, bons contemporaneos e pessimos contemporaneos, etc.

Nas maos da Maria Thereza, BH esta SUPER OVERRATED... ja ta dando no saco!!!!!!

A pergunta nao tem o menor cabimento... pelo menos no Rio e embora nao ficasse procurando neoclassico em BH quando fui (nao tenho tempo para perder com essa bobagem), eh logico que se procurar encontra.

E para terminar, PAREM com essa masturbacao mental de achar que BH constroi "com bom gosto e revestimento de merda blablabla" Caiam na realidade. Ha muitos predios bons em BH, mas tambem ha muitos predios bons no Rio, Sampa etc (e Rio e Sampa, sendo os principais mercados imobiliarios do pais DE LONGE, tem muito a oferecer... neoclassicos, modernos, antigos, sujos, limpos, com revestimento, em pastilha, em esqueleto, altos, baixos, de luxo, com marmore, sem marmore).

Em BH, como no resto do Brasil, 70% sao predios FULEIROS BARANGAS COMMIE BLOCKS e os 30% restantes sao tao bons quanto no resto do Brasil.. NAO MAIS.
E quando mostram os threads de infinitos COMMIE BLOCKS de BH, a galera vem com aquele discurso DO PANTANO de que eh para classse media baixa, etcc.... (

Poupe-me!

Maria Thereza, PARE COM ESSA MASTURBACAO MENTAL...
BH esta deixando de ser uma cidade agradavel no forum, para ser uma superoverrated...
Author of "Spanish for Smarties: Improve your Spanish fast!"
E-book: at Smashwords: https://www.smashwords.com/books/view/291960

Last edited by legal; October 15th, 2006 at 12:06 AM.
legal no está en línea   Reply With Quote
Old October 15th, 2006, 12:09 AM   #6
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Hahuahuahhauhuaa
Realmente a pergunta foi bem tendenciosa, e óbvio que a mensagem por trás da MT é que "BH constroí melhor"...

Bem, mas independente dessa coisa de gosto e de "mensagens subliminares", realmente aqui não tem neos, então a questão do thread é "interessante" e continua de pé. Abstraiam o jeito "oba-oba" da Mary T!! A pergunta tem cabimento. :P

É óbvio que o fato da coisa não ser neo não é nenhum atestado de qualidade. Até o mais radical anti-neo (eu) não diria isso! hehe
Old October 15th, 2006, 12:23 AM   #7
nando02
Qui sait?

nando02's Avatar

Likes (Received): 77

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Pela cara dele, deve ter bem mais, tipo uns 20, 25. Os neos de BH são todos bem antigos. Me lembro desse, um no Anchieta e dois no Funcionários. E. na verdade, o do Anchieta, por exemplo, é um prédio bege normal, estou chamando de neo porque a mureta da entrada é cheia de coluninhas hehehhe
eh ele parece bem velho msm....eu não quis chutar mais alto pq predio pintado fica velho muito rapido!!
nando02 no está en línea   Reply With Quote
Old October 15th, 2006, 12:24 AM   #8
Vittariano

Vittariano's Avatar

Likes (Received): 2

Eu gosto dos neoclássicos, sejam eles residenciais ou comerciais...mas a pergunta foi tendenciosa foi!
Old October 15th, 2006, 12:51 AM   #9
Brasil Guy
Registered User

Brasil Guy's Avatar

Likes (Received): 1

Na Barra existem vários lançamenos em estilo neo-classico, eu diria que uns 30% dos lançamentos são nesse estilo.
Outro bairro com vários lançamentos estilo neo-classico é Botafogo, uns 60% dos lançamentos são neoclassicos.
Barra 5 ou 6 torres

Catete 7 torres

Barra 4 Torres

Barra 17 torres

Barra 6 Torres Comerciais
Old October 15th, 2006, 12:59 AM   #10
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

É, há neos e neos... Esses ai não me parecem neos "puros", no Catete 7 torres eu não consigo ver nada de neo, inclusive.
Old October 15th, 2006, 01:03 AM   #11
Rcrd
GoldMember

Rcrd's Avatar

Likes (Received): 0

Neoclassicos sao a copia da copia.... revisitando a visita que ja foi feita.
Eu prefiro linhas simples.
Rcrd no está en línea   Reply With Quote
Old October 15th, 2006, 01:11 AM   #12
Maria Theresa
BANNED

Quote:
Originally Posted by legal View Post
A pergunta eh tendeciosa e falsa, para tratar de "diferenciar" BH, com seu suposto bom gosto e predios de revestimento e bla bla bla (toda aquela merda que a M thereza repete SEM A MENOR nocao do ridiculo).

A MThereza quer imprimir o thread em que escutara coisas do quilate de "BH nao gosta porque tem gosto, ou porque reveste os predios com marmore branco (o mais barato!!!) ou granito (muito bom e caro, parabens) etcccc, para poder ler e se masturbar antes de dormir.

No Rio tem varios neoclassicos em construcao, da Barra ateh o Meier. E gostar ou nao gostar deles pouco tem a ver com ter ou nao ter gosto. Ha pouco publicaram neos sendo construidos no Rio... nao teoricamente nenhuma rejeicao no Rio. E como em qualquer lugar, ha bons neos e pessimos neos, como ha bons modernos e pessimos modernos, bons contemporaneos e pessimos contemporaneos, etc.

Nas maos da Maria Thereza, BH esta SUPER OVERRATED... ja ta dando no saco!!!!!!

A pergunta nao tem o menor cabimento... pelo menos no Rio e embora nao ficasse procurando neoclassico em BH quando fui (nao tenho tempo para perder com essa bobagem), eh logico que se procurar encontra.

E para terminar, PAREM com essa masturbacao mental de achar que BH constroi "com bom gosto e revestimento de merda blablabla" Caiam na realidade. Ha muitos predios bons em BH, mas tambem ha muitos predios bons no Rio, Sampa etc (e Rio e Sampa, sendo os principais mercados imobiliarios do pais DE LONGE, tem muito a oferecer... neoclassicos, modernos, antigos, sujos, limpos, com revestimento, em pastilha, em esqueleto, altos, baixos, de luxo, com marmore, sem marmore).

Em BH, como no resto do Brasil, 70% sao predios FULEIROS BARANGAS COMMIE BLOCKS e os 30% restantes sao tao bons quanto no resto do Brasil.. NAO MAIS.
E quando mostram os threads de infinitos COMMIE BLOCKS de BH, a galera vem com aquele discurso DO PANTANO de que eh para classse media baixa, etcc.... (

Poupe-me!

Maria Thereza, PARE COM ESSA MASTURBACAO MENTAL...
BH esta deixando de ser uma cidade agradavel no forum, para ser uma superoverrated...
Vai encher o saco de outro minha filha!

Eu fiz uma pergunta, se vc achou ruim, não responda.

Deixa de encher o saco com esse seu jeito arrogantezinho, enlouquecida!!

Vá ver se eu to na esquina, filha!

Eu enalteço mesmo minha cidade, e o que ela tem de bom ( em outros threads. não é o objetivo desse). E acho que todos que gostam da sua cidade fazem o mesmo. Se vc não gosta, problema é seu !!!!

A questão é sobre arquitetura neoclássica.

Não é pra vir dar esse piti
. Vc não faz nada nesse fórum, só sabe falar de política e vir com esses threads ridículos " ah, fui no Haiti,....A, estou na Nicarágua.....Ah, estou no Peru...."""

bla bla bla bla... Se os threads que vc montasse ainda tivessem fotos, serviriam pra alguma coisa.

Arruma um fórum político e vai lá rodar a saia, minha filha!!

Pois aqui no SSC, fórum de cidades e arquitetura, vc não faz falta.

Pois Maria Theresa faz vários e vários threads com fotos de cidades, fotos próprias na sua maioria. Contribuo mesmo pra esse fórum

PRODUZO aqui. E o povo gosta!!! Confio no meu taco!!!

Vai catar coquinho aí no Panamá vai!!
Old October 15th, 2006, 01:15 AM   #13
legal
Registered User

O povo gosta das fotos.

Voce caladinha faz mais sucesso, porque so fala bobagem... esse discursinho de "revesimento de granito com piscina infinita com coqueiros de Miami" eh RIDICULO

SO voce nao percebe...

Limite-se a respirar e tirar fotos, que fica melhor!
ahahahahahaha
Old October 15th, 2006, 01:16 AM   #14
Rcrd
GoldMember

Rcrd's Avatar

Este forum eh muito divertido...
Old October 15th, 2006, 01:26 AM   #15
Maria Theresa
BANNED

Quote:
Originally Posted by legal View Post
O povo gosta das fotos.

Voce caladinha faz mais sucesso, porque so fala bobagem... esse discursinho de "revesimento de granito com piscina infinita com coqueiros de Miami" eh RIDICULO

SO voce nao percebe...
Vai encher o saco de outro minha filha!!

Aproveita e tira umas fotos aí de onde vc tá e pára de criticar tudo.!!!

E eu falo messsssssmo dos granitos e das palmeiras ( aqui não tem coqueiro, e sim palmeira).

E falo messssmo dos muros de vidro e das sacadas envidraçadas.

Adoro mesmo falar dessas coisas .
E estou no MELHOR lugar pra fazer isso. Um fórum de arquitetura!!

Se vc não gosta do que falo, vai para um fórum que fala de PSDB e PT minha filha!!!!!

Pois aqui, granito e vidro estão na lista de temas!!!

Já vc querida, não faz falta.

Se vc deixar de frequentar o fórum hj, não faz falta nenhuma.

Já Mary T, querida, essa é ótima!! Confio no meu taco minha filha!
Vai catar coco vai!!

Last edited by Maria Theresa; October 15th, 2006 at 01:31 AM.
Old October 15th, 2006, 01:28 AM   #16
Rcrd
GoldMember

Rcrd's Avatar

Oh... Dona Tete... Ce me adiscurpa... mas isso ai foi coco (a fruta) ou foi a outra coisa?
Old October 15th, 2006, 01:28 AM   #17
legal
Registered User

Coco eu nao vou catar, Borini, mas algumas fotos eu ja mandei pro GRGM... do Rio, Argentina e de Sampa... as da Colombia e do Panama, so quando a gatinha manhosa voltar do Mexico, pois so volto ao escritorio na semana que vem.
Old October 15th, 2006, 01:32 AM   #18
Maria Theresa
BANNED

Agora, com licença, vamos voltar ao assunto do thread, que tenho certeza que muita gente vai se interessar.
Old October 15th, 2006, 01:33 AM   #19
Dott
cives totius mundi

Dott's Avatar

Hahahahaha...
que tópico engraçado !
Dott no está en línea   Reply With Quote
Old October 15th, 2006, 01:34 AM   #20
Maria Theresa
BANNED

Quote:
Originally Posted by ricardo_nj View Post
Oh... Dona Tete... Ce me adiscurpa... mas isso ai foi coco (a fruta) ou foi a outra coisa?

Não entendi. É claro que é coco, a fruta da árvore "coqueiro".

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules