daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old October 22nd, 2006, 09:48 PM   #1
Joao Manoel
João Manoel
 
Joao Manoel's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Aracaju
Posts: 5,356
Likes (Received): 243

Canyon de Xingó - Um oásis em pleno sertão nordestino

01


A construção da represa do rio São Francisco criou uma paisagem impressionante, dominada por águas verdes e rochas. De tão bonita, a gente até imagina que foi obra da natureza

02

Crédito: http://www.flickr.com/photos/rbpdesigner

03

Crédito: http://www.flickr.com/photos/rbpdesigner

04


05


Uma fenda azul recortada por rochas acinzentadas é a primeira imagem que vê quem retorna de um mergulho no canyon do lago Xingó, no município de Canindé do São Francisco, em Sergipe. O pedaço de céu clarinho aparece entre as formações rochosas de arenito e granito, ao longo dos 60km² do lago Xingó. São pedras que parecem polidas à mão e, ao longo da margem, apresentam abóbadas naturais. No alto de uma dessas, está cravada a imagem de barro envernizada de São Francisco. Uma homenagem às águas do rio que leva o mesmo nome. O lago que virou um dos pontos turísticos do menor estado do país, é uma extensão do ‘‘Velho Chico’’.
Há dez anos, o rio às margens de Canindé, distante 215km de Aracaju, capital sergipana, era seco. Até então, a região era coberta por vegetação típica do agreste. Mas, a necessidade de construir uma usina hidrelétrica no lugar exigiu a transformação da natureza. Assim, de julho a dezembro de 1995 fez-se o alagamento da região. O canyon do Xingó chega, em alguns trechos, a 120m de profundidade. Apesar da intervenção humana, em poucos tempo, a paisagem natural e o rio se entrosaram e não deixaram indícios de artificialidade.

Esse é um dos passeios prediletos dos visitantes de Sergipe. De lancha ou catamarã (tipo de embarcação que tem uma espécie de abertura no meio) é possível ter acesso aos lugares próprios para banho, onde a água verdinha brilha com os feixes de luz que as rochas deixam passar.

06


Antes mesmo que os olhos possam vislumbrar a natureza, o clima é o primeiro indício de que se está bem longe da capital federal. Em Sergipe, o vento é quente, mas a umidade é alta, com média anual de 78%, 18 pontos a mais que em Brasília. Lá o sol queima de julho a março e, nos outros meses, as chuvas refrescam o agreste. A sensação de ar fresco fica mais forte, quanto mais perto do lago Xingó se está. No passeio de lancha, os respingos d’água indicam uma velocidade apressada, dando a sensação de vôo baixo.
O mesmo percurso que leva à exploração das grutas altas do Canyon do Xingó, pode ser feito por Catamarã. Os barcos que chegam a carregar até 45 pessoas têm impacto menor que as lanchas sobre o meio ambiente. Além de não correram tanto, eles têm espaço suficiente para os turistas tomarem banhos de sol. Uma das atrações dessas embarcações é uma rede posicionada no meio do catamarã. Ela dá acesso direto às águas frescas do lago artificial. À medida que o barco anda, quem deita sobre as cordas bem entrelaçadas, tem a sensação de estar em uma potente ducha de hidromassagem.
No meio das pedras, quando a água do lago fica delimitada pelas rochas altas do lugar, os turistas podem descer dos barcos e nadar com a ajuda de bóias. O contato mais próximo com as grandes piscinas naturais apresenta mais uma das qualidades da região. A areia que desprende das formações arenito e granito impregnam a água com um cheiro bom, parecido com o do filtro de barro.

07


Texto: http://www2.correioweb.com.br/cw/EDI...g_190602_2.htm

Com a construção da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó, originou-se um reservatório com 65 km de extensão em pleno semi-árido nordestino. As antes corredeiras do rio São Francisco deram lugar a águas mais calmas e navegáveis, possibilitando inesquecíveis passeios de catamarã, lancha ou escuna num labirinto de belíssimas formações rochosas, de 60 milhões de anos de existência, que infundem respeito e admiração em quem as contempla.

08


09


O passeio de catamarã, que dura 3h, começa no restaurante Karranca's, ao lado do Dique II e segue pelo leito natural do rio, passando pelo lago Justino, nome de um morador local cujo sítio foi inundado com o enchimento da barragem.

10


11


No percurso até a Gruta do Talhado, diversas formações rochosas chamam a atenção pela sua beleza: a Pedra da Águia cujo topo tem o formato da cabeça do animal e o Morro do Macaco, assim denominado porque antes do enchimento do reservatório, um bando de macacos-prego freqüentava o morro e costumavam jogar pedras nos visitantes. A Pedra do Japonês é uma bela formação rochosa que se assemelha ao rosto de um oriental, outra, a Pedra do Cruzeiro, parece com um homem montado em um cavalo.

12


13


14


15


16


17


18


O canyon, formado por um vale profundo, apresenta extensão de 65 km e largura que varia entre 50 a 300 m. As rochas das encostas são de granito avermelhado e cinza, chegando a medir mais de 50m de altura. A vegetação é de caatinga rasteira, com uma fauna rica e variada, constando inúmeras espécies de répteis, insetos e aves.

19


20


21


22


23


24


Os primeiros habitantes de Xingó chegaram na região há nove mil anos. Eram provavelmente grupos de caçadores e coletores, que ocuparam áreas identificadas hoje como terraços, atraídos pela fartura de água. Essa e outras informações foram possíveis graças ao projeto de salvamento realizado em Xingó de 91 até junho de 94, antes do enchimento da barragem.
O salvamento arqueológico da área a ser inundada pela barragem permitiu a identificação, sondagem e escavação de 28 sítios classificados como de acampamento, 11 classificados como habitação e dois considerados como de habitação e enterramento (São José e Justino), considerados os mais importantes. De todos esses sítios, foi recuperada uma expressiva coleção arqueológica de 7.802 peças líticas, 21.790 peças cerâmicas, mais de 20.000 restos faunísticos, 49 fogueiras e 191 esqueletos.
O resultado dessa pesquisa pode ser observado no Museu Arqueológico de Xingó - MAX, localizado em Canindé do São Francisco, que é dividido em módulos: material lítico, cerâmico, painéis de arte rupestre e enterramentos, além de exposições especiais abertas ao público.

Texto: http://www.caninde.se.gov.br/navigat...y=1008&area=48

25


A hidrelétrica é dividida em 2 complexos com 12 comportas, ou seja 6 para cada uma, que servem como liberantes quando o nível da água estiver muito alta. A base da hidrelétrica possui 386m de largura, que vai se afinando até chegar ao topo com 12m, e possui 141m de altura, só que sua capacidade total chega até 138m devido a pressão. Tendo sua construção começada em 10/06/1987 terminando em 1997.
O início que cada turbina funcionou foi a 1ª em 94, a 2ª e 3ª em 1995, 4ª e 5ª em 1996 e a 7ª em 1997, e cada uma gera 500 MW, tendo um total de 3000 MW no final. E a energia produzida se dividem em Sergipe, Alagoas e Paulo Afonso.

26


27


28


29


30


31


32


33


A energia produzida é feita por gravidade. Antes o percurso do rio era plano e para fazer a usina precisava de uma queda, então foi criado 4 Túneis dentro das rochas para desviar a água e começar a construção da barragem, para que assim houvesse a queda. Depois da barragem construída, e para chegar ao nível correto os engenheiros fecharam os 4 túneis, acabando com o rio formado após a barragem, que voltou seu curso normal, quando foi aberto o 1° túnel, após o nível da barragem ser atingido, revitalizando todo o curso do rio.

34


35


Com a formação da barragem e o nível correto, a água desce por 6 canos largos que vai dar o impulso (por isso se diz que é de gravidade), a água, no qual baterá nas turbinas, fazendo-as gerar para formar energia, ou seja o ponto positivo girando, leva suas cargas para o lado negativo, onde os pólos são responsáveis pelo aumento da força conduzida para três transformadores monofásicos produzindo uma potência total de 3000 MW, dando uma volta total de 109,1 rpm (Rotação por Minuto).

36


37


Fotos: algumas registradas por meu irmão; a maioria são do http://www.flickr.com

Mais Curiosidades:

A maior quantidade de impostos, são destinados à Sergipe, pois a usina encontra nesse estado.

Durante a construção da usina, houve um episódio em que os trabalhadores tiveram que salvar uma família de garças, devido a isso a mesma, ficou parada por um mês.

Segundo a CHESF, o impacto ambiental com a construção foi de apenas 30%.

O imenso paredão foi construído e fortificado apenas com pedra e argila!

Canindé é destruída para a construção da hidrelétrica de Xingó.
Um dos grandes impactos provocados pela construção da usina hidrelétrica de xingó, foi à demolição da cidade de Canindé para que a hidrelétrica fosse erguida, a qual se tornaria a segunda maior do país.
E com o início dessa construção, a população ribeirinha, foi dirigida a se descolar da região em que viviam, pois essa área era considerada área de risco. Devido às explosões necessárias para a construção da hidrelétrica mudando o curso natural do rio, existindo o risco de inundações até a estabilização do projeto.
Além dos impactos ambientais, ocorreu o desaparecimento de alguns trechos do rio, por onde passava antes do seu desvio, diminuindo o nível do rio e matando animais nativos da região, na qual modificou também a flora.
Após 14 anos de construção da hidrelétrica, a nova Canindé enriqueceu, enquanto, a população da antiga cidade perdeu sua cultura e ficou cada vez mais pobre.
Paredões rochosos com mais de 60 milhões de anos brotam das águas cristalinas do lago, formado com a construção da barragem no Rio São Francisco. Com apenas 21 mil km², Sergipe, o menor Estado do País, oferece cenários paradisíacos a um número cada vez maior de turistas do Brasil e do exterior.
A região é visitada por turistas interessados em praticar esportes radicais, observar a fauna e navegar por entre as rochas que circundam o lago, que em alguns pontos chega a ter 170 metros de profundidade.
Os passeios de catamarã e escuna são os preferidos dos turistas, mas a visitação ao mirante, ao museu de Xingó e à usina hidrelétrica também estão entre os mais populares.

Texto: http://www.festlojas.com/xingo.htm
__________________
ARACAJU - Capital Brasileira da Qualidade de Vida

CONHEÇA O MAIOR ACERVO DE FOTOS DO ESTADO DE SERGIPE

Last edited by Joao Manoel; September 16th, 2008 at 05:21 AM.
Joao Manoel no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old October 22nd, 2006, 09:57 PM   #2
Ken Masters
Registered User
 
Ken Masters's Avatar
 
Join Date: Sep 2006
Posts: 224
Likes (Received): 6

Muito legal!!

Você já esteve no local? Eu gostaria de conhecer. Como é a estrutura de visitação? É de fácil acesso? Há hotéis por perto?

Valeu!
Ken Masters no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2006, 10:03 PM   #3
dellan
Registered User
 
Join Date: Jul 2006
Posts: 215
Likes (Received): 0

um dos lugares mais bonitos que eu já visitei na minha vida, incrivelmente que foi tudo isso consequencia de um lago artificial, ou seja
os humanos que geraram aquilo!
incrivel a nossa capacidade de alterar a natureza!
outra coisa
a agua é muito verde, muito mais que nas fotos, eh um verde muito lindo, meio azulado,
dellan no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2006, 10:07 PM   #4
Kaique
Registered User
 
Kaique's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Fortaleza/Balneário Camboriú
Posts: 7,111
Likes (Received): 136

Xingó e PAulo Afonso sãopasseios realmente imerdíveis!
Muito bom o Thread!
Parabéns.
Kaique no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2006, 10:10 PM   #5
Ken Masters
Registered User
 
Ken Masters's Avatar
 
Join Date: Sep 2006
Posts: 224
Likes (Received): 6

Como é a estarada de Aracaju até o canyon? Costuma ter assaltos ou é segura? O asfalto é preservado?

Penso em viajar até Aracaju, alugar um carro e ir até esse lugar!
Ken Masters no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2006, 10:21 PM   #6
Joao Manoel
João Manoel
 
Joao Manoel's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Aracaju
Posts: 5,356
Likes (Received): 243

Quote:
Originally Posted by Ken Masters View Post
Muito legal!!

Você já esteve no local? Eu gostaria de conhecer. Como é a estrutura de visitação? É de fácil acesso? Há hotéis por perto?

Valeu!
Não, nunca tive a oportunidade de ir à Xingó...

Como chegar?
BR 101 - sentido Norte – até Rosário do Catete, seguindo pela Rodovia Estadual SE 206.
Outra opção é via BR 235 - até Itabaiana -, seguindo pela Rodovia Estadual SE 106 e, a partir de Nossa Senhora da Glória, pela SE 206.

OBS: Agências de Viagens em Aracaju especializadas em turismo receptivo, oferecem passeios de catamarã com translado Aracaju - Xingó.

O melhor Hotel da região, é o Xingó Parque Hotel
http://www.xingoparquehotel.com.br
__________________
ARACAJU - Capital Brasileira da Qualidade de Vida

CONHEÇA O MAIOR ACERVO DE FOTOS DO ESTADO DE SERGIPE
Joao Manoel no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2006, 10:27 PM   #7
Joao Manoel
João Manoel
 
Joao Manoel's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Aracaju
Posts: 5,356
Likes (Received): 243

Quote:
Originally Posted by Ken Masters View Post
Como é a estarada de Aracaju até o canyon? Costuma ter assaltos ou é segura? O asfalto é preservado?

Penso em viajar até Aracaju, alugar um carro e ir até esse lugar!
Em relação aos assaltos, nunca ouvi comentários...
Quanto as rodovias estaduais não sei te informar como está o estado de conservação... já a BR 101, em alguns trechos, está em péssimo estado.
__________________
ARACAJU - Capital Brasileira da Qualidade de Vida

CONHEÇA O MAIOR ACERVO DE FOTOS DO ESTADO DE SERGIPE
Joao Manoel no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2006, 10:29 PM   #8
Joao Manoel
João Manoel
 
Joao Manoel's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Aracaju
Posts: 5,356
Likes (Received): 243

Quote:
Originally Posted by Kaique View Post
Xingó e PAulo Afonso sãopasseios realmente imerdíveis!
Muito bom o Thread!
Parabéns.
Obrigado!
__________________
ARACAJU - Capital Brasileira da Qualidade de Vida

CONHEÇA O MAIOR ACERVO DE FOTOS DO ESTADO DE SERGIPE
Joao Manoel no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2006, 10:38 PM   #9
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!
 
CH's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Posts: 4,576
Likes (Received): 28

Poxa, eu ia fazer um thread do Canyon Xingó, mas como tu já fizeste vou contribuir com algumas imagens, depois posto elas aqui.
__________________
=]
CH no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2006, 10:44 PM   #10
Joao Manoel
João Manoel
 
Joao Manoel's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Aracaju
Posts: 5,356
Likes (Received): 243

Quote:
Originally Posted by CH_Mineral View Post
Poxa, eu ia fazer um thread do Canyon Xingó, mas como tu já fizeste vou contribuir com algumas imagens, depois posto elas aqui.
Fique a vontade... vou aguardar.
Você chegou a ir à Xingó?
__________________
ARACAJU - Capital Brasileira da Qualidade de Vida

CONHEÇA O MAIOR ACERVO DE FOTOS DO ESTADO DE SERGIPE
Joao Manoel no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2006, 12:44 AM   #11
nando02
Qui sait?
 
nando02's Avatar
 
Join Date: Sep 2006
Posts: 5,522
Likes (Received): 168

muito bonito!! essas aguas esverdeadas são d++!!
nando02 no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2006, 02:41 AM   #12
Vargas
Registered User
 
Join Date: Jun 2006
Location: MG
Posts: 5,134

....impressionante esse lugar. Lindo demais!
Vargas no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2006, 01:51 PM   #13
Roque
BANNED
 
Join Date: Jun 2004
Location: Salvador - Bahia
Posts: 4,273
Likes (Received): 3

Conheço o lugar, é belíssimo,e tem um hotel razoável, vale a pena hospedar-se pois a viagem é muoto cansativa pra ir e voltar no mesmo dia.
Roque no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2006, 02:54 PM   #14
WallyP
Registered User
 
WallyP's Avatar
 
Join Date: Nov 2004
Location: River
Posts: 11,661
Likes (Received): 3018

Minha vontade é pular lá de cima do canyon, dentro d´água.
Muito lindo esse seu thread João. Invejável o lugar.
__________________
get me away from here I´m dying
WallyP no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2006, 04:17 PM   #15
gutooo
neonico
 
gutooo's Avatar
 
Join Date: Jan 2005
Location: São Paulo
Posts: 17,302
Likes (Received): 482

Incrivel mesmo!

Mto bonito!
__________________
Guto Magalhães
_______________________

Flickr
Twitter YouTube

gutooo no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2006, 04:31 PM   #16
WinoSoul
Affe
 
WinoSoul's Avatar
 
Join Date: Sep 2005
Location: Aracaju
Posts: 2,755
Likes (Received): 6

Lindo né? Pena que ainda não tive a oportunidade de ir até lá! Obrigado João pelo thread!
WinoSoul no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2006, 06:46 PM   #17
paroara
papachibé
 
paroara's Avatar
 
Join Date: Nov 2004
Location: Belém, Brasil
Posts: 2,014
Likes (Received): 1

Lindo lugar! Queria muito ver fotos de antes da inundação. Será que existem? Pq ficou muito bonita a paisagem alagada, mas imagino que um cânion de 120m de profundidade também devia ser algo espetacular.

Valeu pelas fotos João.
paroara no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2006, 10:35 PM   #18
Will_NE
No meio do Sertão
 
Will_NE's Avatar
 
Join Date: Oct 2005
Location: Senhor do Bonfim (BA)
Posts: 16,794
Likes (Received): 2282

Lindo demais! Esse cânion é fantástico, passa próximo de Paulo Afonso também. Uma das paisagens mais lindas do Vale do São Francisco!
Valeu, João!
__________________
Will_NE no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2006, 10:45 PM   #19
Joao Manoel
João Manoel
 
Joao Manoel's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Aracaju
Posts: 5,356
Likes (Received): 243

Quote:
Originally Posted by paroara View Post
Lindo lugar! Queria muito ver fotos de antes da inundação. Será que existem? Pq ficou muito bonita a paisagem alagada, mas imagino que um cânion de 120m de profundidade também devia ser algo espetacular.

Valeu pelas fotos João.
Não encontrei nenhuma foto dos canyons sem água; mas, deve existir pois, foi feito todo um estudo nos sítios arqueológicos da região antes da inundação...
__________________
ARACAJU - Capital Brasileira da Qualidade de Vida

CONHEÇA O MAIOR ACERVO DE FOTOS DO ESTADO DE SERGIPE
Joao Manoel no está en línea   Reply With Quote
Old October 24th, 2006, 04:11 AM   #20
paroara
papachibé
 
paroara's Avatar
 
Join Date: Nov 2004
Location: Belém, Brasil
Posts: 2,014
Likes (Received): 1

Tudo bem. Valeu pela info.
paroara no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 09:33 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu