daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old October 22nd, 2006, 09:12 PM   #1
Kleber_Barueri
Registered User

Kleber_Barueri's Avatar

Likes (Received): 1

Barueri - SP : Revisado, Atualizado e Ampliado (fev.2009)

Barueri é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da capital, microrregião de Osasco. A população estimada em 2008 é de 274.201 habitantes em uma área é de 64,2 km²., o que resulta numa densidade demográfica de 4.271 hab/km².

Altitude: 719 m

Seus limites são Santana de Parnaíba a norte, Osasco a leste, Carapicuíba a sudeste, Jandira a sul e sudoeste e Itapevi a oeste.

Segundo historiadores, o primeiro povoamento na região que viria a ser Barueri foi fundado pelo padre José de Anchieta.

Em 24 de Dezembro de 1948, foi criado o município de Barueri e sua emancipação em 26 de Março de 1949 de Santana de Parnaíba. Em 1870 iniciou-se a construção da Estrada de Ferro Sorocabana, e em 1875, com a inauguração do primeiro trecho, Barueri ganhou sua estação ferroviária, tornando-se importante entreposto de cargas, rota obrigatória na ligação da Capital São Paulo com Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.

O espírito autonomista não tardou a surgir entre os cidadãos e o movimento emancipacionista ganhou vulto, culminando com a criação do Município de Barueri pela lei número 233, de 24 de dezembro de 1948, sancionada pelo então Governador do Estado Adhemar de Barros.

O desenvolvimento econômico de Barueri ganhou força a partir de 1973, quando a Câmara Municipal aprovou a Lei de Zoneamento Industrial que permitiu o surgimento de pólos empresariais como os de Alphaville, Tamboré e Jardim Califórnia e, mais recentemente o Distrito Industrial do Votupóca.

O município é servido pelos trens da linha 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Também é cortado pela Rodovia Castello Branco, pelo Rodoanel e pelo Rio Tietê (do qual possui uma Estação de Tratamento de Efluentes).

O município de Barueri é nacionalmente conhecido como sede do Alphaville, um conjunto de condomínios de luxo que é praticamente uma cidade (tem uma população fixa estimada em 50 mil habitantes e uma flutuante de 150 mil pessoas por dia).

Barueri também é conhecida pelo parque industrial do Tamboré, e pela sua taxa de ISS, estipulada no valor mínimo para atrair empresas da cidade de São Paulo.

No ano de 2008 a Cidade de Barueri possuiu o 2º maior PIB do Estado de São Paulo, perdendo apenas para a Cidade de São Paulo. A Nível Nacional, naquele ano a cidade ficava em 8º lugar como maior Pib do país com uma produção de riquezas no valor de R$ 22,4 bilões de reais.

Barueri, é uma cidade bastante bonita, não se restringe apenas a Alphaville como muitos pensam, mas existem muitos lugares a serem descobertos em cada parte da cidade! Pois como toda a cidade, Barueri também é nova e está crescendo com o passar do tempo, cada vez mais são divulgadas notícias provenientes da garra e criatividade da população e das conquistas municipais, seja na ordem de serviços públicos, cultura, esporte e qualidade de vida, realmente o progresso faz com que a cidade não seja a mesma de a 5 anos atras.

Outro ponto importante sobre Barueri, é que por suas características ela acaba sendo tema de debates em diversos níveis e temas, principalmente aqui no SSC que tem analizado sua urbanização (pioneira no Brasil), sua arquitetura , sua relação com outras cidades e o meio em que está inserido. Afinal é através de dabates, sejam eles a favor ou contra, que são super-válidos, pois assim estamos produzindo e acrescentando em conhecimento e nos tornando cada vez mais participativos como cidadãos que possuem consciencia da realidade que está a nossa volta.

Abraços

Kleber

Álbum da cidade:http://s85.photobucket.com/albums/k41/Barueri/

Se por acaso alguma foto não abrir, faça do seguinte modo:

A) Clique com o botão DIREITO do mouse no quadrado branco com um X vermelho logo abaixo do número da foto.
B) Abrirá uma janela com algumas opções.
C) Clique com o botão ESQUERDO do mouse em " MOSTRAR IMAGEM".
D) Proceda desse modo em qualquer foto que por ventura não venha abrir.

**Agradeço ao KASchramm, por ter enfrentado comigo um sol escandante para tentar tirar as melhores fotos da cidade.

Espero que gostem das fotos e conheçam um pouco mais da minha cidade!

1)Placa na entrada da cidade.

2)Bandeira e Brasão da cidade.

3)Rodoviária municipal de ônibus e estação de trem ao lado.

4)Saída da estação de trem Barueri, direto para a rodoviária municipal no centro da cidade.

5)Terminal Rodoferroviário do Centro de Barueri

6)Largo São João Batista, primeira área comercial de Barueri

7)Boulevard Central.

8)Boulevard Central, e lojas de Comércio

9)Rua Henriqueta Mendes Guerra no centro

10)Rua 26 de Março no centro

11)Boulevard Central, banca de jornais em primeiro plano

12)Boulevard central, centro de informações gerais ao fundo

13)Fonte no Boulevard Central

14)Fonte e vegetação no boulevard

15)Fonte em detalhes

16)Lojas Comerciais no Centro (não existe camelôs, barraca de cachorro quente...)

17)Igreja Matriz

18)Igreja Matriz em outro ângulo

19)Rua Campos sales, uma das principais vias comerciais e local onde concentra grande número de bancos e os dois únicos prédios comerciais do centro da cidade

20)Edifício Admiral, primeiro prédio comercial no centro da cidade

21)Edifício Centro Empresarial Barueri, segundo prédio comercial no centro da cidade

22)Boulevard Central em frente ao Pronto Socorro

23)Vista do boulevard em frente ao pronto-socorro.

24)Fonte Cunhatã

25)Fonte Cunhatã em detalhes

26)Pronto Socorro Central

27)Pronto Socorro Infantil no Centro

28)Frente do Pronto Socorro Infantil (todo feito de vidro e metal)

29)Fonte das noivas em bairo do viaduto Tancredo Neves (aos sábados a noite e de manhã é lotado de noivas tirando fotos)

30)Vista do Centro de Barueri (2 Prédio comerciais e 4 prédios residenciais)

31)Vista do Centro de Barueri (com denso número de casas)

32)Tamponamento do Rio Barueri Mirin

33)Resultado do Tamponamento do Rio Barueri Mirin: boulevards, cançadas, praças e ruas.

34)Ginásio Poliesportivo no Novo Centro Comercial no Centro da Cidade

35)Interior do Ginasio Poliesportivo José Correa

36)Futuro Boulevard no Novo Centro Comercial da cidade

37)Sede da Prefeitura

38)Velório Municipal

39)Velório Municipal em detalhes

40)Ganha Tempo (Centro de serviços públicos, ao estilo Poupa Tempo do Estado, porém feito com recursos municipais)

41)Interior do Ganha Tempo

42)Farmácia Municipal (remédio de graça)

43)Secretaria de Projetos e Construções

44)Frente da Secretaria de Projetos e Construções

45)Secretaria do Meio Ambiente

46)Frente da Secretaria do Meio Ambiente

47)Secretaria de Ações Sociais e secretaria de Industria e Comércio

48)Frente da Secretaria de Ações Sociais

49)Teatro Municipal.

50)Vista do bairro do Jardim Silveira ao fundo e pista de atletismo na frente.

51)Bairro do Jardim Paulista com seus vastos "predinhos".

52)Bairro Vila Boa Vista.

53)Bairro da Aldeia de barueri.

54)Capela Nossa Senhora da Escada.Foi a partir daí que surgiu a cidade de Barueri.

55)Entrada do bairro do Jardim Belval.

56)Museu e arquivo municipal, reunindo toda a história da cidade junto com objetos de indígenas achados no bairro da Aldeia de Barueri.

57)Vagão em estilo inglês que serve como biblioteca para o Museu Municipal

58)Oca Xavante localizada no Museu Municipal

59)Parte do Acervo do Museu Municipal

60)Centro de Ginástica Artistica

61)Biblioteca Municipal do Jardim Belval (ao todo são 11 bibliotecas na cidade)

62)Principal via de acesso ao bairro do Jardim Belval

63)Vista de parte das casas do Jardim Belval

64)Vista do Bairro do Jardim Belval

65)Faixa anunciando jogo do Campeonato Paulistão de 2009 no Estádio novo de Barueri

66)O futebol virou nova febre na cidade devido o time local ter tido diversas
vitórias nos últimos anos

67)Vista do Estádio municipal no bairro do Jardim belval: Arena Barueri

68)Parte do Arena Barueri

69)Vista do alto do estádio

Estádio em dia de jogo

70)Gramado do Arena barueri: Reparem que a parte ao fundo com os outdoors ainda não foi concluída

71)Parte da Arquibancada e camarotes e setores de imprensa

72)Perspectiva do projeto finalizado para sediar treinos dos times que disputarão o Copa do Mundo de 2014 na Cidade de São Paulo.

73)Edifícios em fase de construção no Bairro da Aldeia de Barueri, reflexos do Boom imobiliário que a cidade enfrenta em diversos bairros.

74)Perspecitva do Senai no novo Centro Comercial de Barueri

75)Câmara Municipal no novo Centro Comercial de Barueri

76)Fundos da Câmara Municipal

77)Vista do Novo Centro da Cidade: Fatec sendo construída próximo a rotatória, câmara e senai ao fundo, e futuro boulevard central em frente a rotarória. Gramados verdes destinados ao comércio.

78)Vista do Google Earth do novo centro comercial de Barueri.O ponto branco é o fantástico ginásio Poliesportivo José Correa.

79)Vista da Castelo Branco do Skyline de Alphaville: diferença gritante para o
skyline do centro da cidade

80)Rio Tietê que corta a cidade e ponte da rodovia Castelo Branco.

81)Vista do centro comercial de Alphaville.

82)Bairro planejado de Alphaville.Centro comercial e prédios ao fundo.

83)O mais alto edifício da região no canto.

84)A faixa branca é o famoso muro que cerca todos os residênciais em
Alphaville.Alguns muros chegam a ter 4m de altura, dentro dos residênciais as casa são no estilo estadunidense.

85)Vista dos prédios de Alphaville.

Last edited by Kleber_Barueri; February 22nd, 2009 at 04:07 PM. Reason: Atualização
Kleber_Barueri no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 22nd, 2006, 09:33 PM   #2
Diogo_Gardoni
Rio Eterno

Diogo_Gardoni's Avatar

Likes (Received): 19

Adorei! Barueri parece ser muito organizada. Alphaville ajuda muito também, né?
Coração do meu Brasil
Diogo_Gardoni no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2006, 09:44 PM   #3
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Muito legal, bom saber que Barueri não se restringe apenas ao alphaville, se bem que o alphaville é o grande atrativo da cidade! Valeu!
Old October 22nd, 2006, 10:01 PM   #4
Viniciuspf
Registered User

Likes (Received): 3

linda cidade x0
limpa, organizada e moderna

meu pai fikou num hotel por ai
eh um nome bem estranho
bouganville
algo assim
sdksdsisdadsadsadsadsa
Old October 22nd, 2006, 10:15 PM   #5
Rondon
O mundo num feixe de luz

Rondon's Avatar

Likes (Received): 1454

Bem interessante... Alphaville não aparente 50 mil habitantes não... parece ter muito mais!!!!!!!
Rondon no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2006, 11:37 PM   #6
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Likes (Received): 2148

Bom saber que existe uma Barueri "extra-Alphaville" simpática, com boa infra-estrutura e vida própria. Mas sem dúvida Alphaville é mesmo a "menina dos olhos" da cidade.
Old October 22nd, 2006, 11:44 PM   #7
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 2998

fora de Alphaville não é grande coisa não...
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2006, 11:55 PM   #8
nando02
Qui sait?

nando02's Avatar

Likes (Received): 167

gostei!!
eu conhecia apenas o alphaville que eh muito bonito!!
esse ginasio e d++!! acho que eu vi ele da estrada quando estava indo pro alphaville!!
nando02 no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2006, 12:16 AM   #9
TEBC
Registered User

TEBC's Avatar

Likes (Received): 4010

eu fui nos jogos
Old October 23rd, 2006, 12:53 AM   #10
Vargas
Registered User

Quote:
Originally Posted by Kleber_Barueri View Post
Barueri 16)Vista do centro comercial de Alphaville.

18)Bairro planejado de Alphaville.Centro comercial e prédios ao fundo.

19)O mais alto edifício da região no canto.
Me impressionou essa cidade.....qual a maior fonte de renda dela? Tem uma gde quantidade de comerciais e alguns mto bons! Essa foto 18, o paredao de predios no fundo eh 10; mas esse monte de prediozinho todo atrapalhado na frente da um aspecto feio, desorganizado! As fotos sao mto boas, primeira vez q vejo Barueri; promissora cidade! Ah qual eh mesmo esse edificio comercial na foto 18 no canto direito, o maior deles!!
Vargas no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2006, 03:12 AM   #11
GustavoRO
Ex nictheroy

GustavoRO's Avatar

Likes (Received): 0

Nunca simpatizei muito com essa cidade não, a achava meio fora de contexto, algo meio artificial... sei lá, e que tirando o Alphaville a cidade se resumia a regiões bem pobres. Pelas fotos vi que não é bem assim, vi que existe cidade fora do Alphaville. Mesmo assim continuo achando essa cidade intra-muros muito artificial!!

Argentina - Bovia - Brasil - Chile - Colômbia - Equador - Paraguai - Peru - Uruguai - Venezuela
GustavoRO no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2006, 04:38 AM   #12
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito

Menino de Sampa's Avatar

Likes (Received): 2

^
Qualquer lugar muito organizado parece artificial no Brasil!

O urbanismo de Alphaville é muito bom, o que é esperado. Seria bom se nós tivéssemos bairros assim sem a necessidade das cercas.

Uma coisa que me chamou a atenção é que o "restante" de Barueri parece tirar algum proveito de Aphaville, já que o urbanismo "extra-muros" parece bem acima da média das cidades semelhantes em SP e no Brasil como um todo.
Menino de Sampa no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2006, 04:55 AM   #13
GustavoRO
Ex nictheroy

GustavoRO's Avatar

Quote:
Originally Posted by Menino de Sampa View Post
^
Qualquer lugar muito organizado parece artificial no Brasil!

O urbanismo de Alphaville é muito bom, o que é esperado. Seria bom se nós tivéssemos bairros assim sem a necessidade das cercas.

Isso é verdade hAHUAhahuahuHAUhaHAU...
Mas eu estava me referindo mais ao fato de Alphaville ser toda cercada, de ser algo meio que fora do contexto, sei lá... parece que é um lugar a parte!!

Quote:
Originally Posted by Menino de Sampa View Post
Uma coisa que me chamou a atenção é que o "restante" de Barueri parece tirar algum proveito de Aphaville, já que o urbanismo "extra-muros" parece bem acima da média das cidades semelhantes em SP e no Brasil como um todo.
Realmente... isso também chamou a minha atenção!!

Argentina - Bovia - Brasil - Chile - Colômbia - Equador - Paraguai - Peru - Uruguai - Venezuela
GustavoRO no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2006, 05:05 AM   #14
samba_man
Espaço Para Publicidade

samba_man's Avatar

Likes (Received): 7073

Eu quando fui a Barueri, gostei mto do que vi e me surpreendeu bastante o nível de vida de seus habitantes....entrei no condomínio de luxo de um amigo meu de Sampa, e tinha lá um cidadão que tinha na garagem 2 ferraris, uma Gran Cherooke, e uma Mercedes ....Mary T. ia achar um partidão !
Old October 23rd, 2006, 06:40 AM   #15
Paulo PR SP
latino-americano

Quote:
Originally Posted by Kleber_Barueri View Post

21)Vista dos prédios de Alphaville.

Essa foto ficou linda, cara.
Paulo PR SP no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2006, 10:42 AM   #16
gsouza
Registered User

gsouza's Avatar

Likes (Received): 419

Até a foto 15 parece uma cidade (essa parte aí não me agradou muito não), depois da 16 em diante uma outra - essa parte tá blz, gostei bastante - parece ser bem desenvolvida.
Seja bem-vindo e parabéns pelo thread!!!!!!!!!!!
gsouza no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2006, 07:45 PM   #17
Tamarindo Cobra
Inconsciente Coletivo

Tamarindo Cobra's Avatar

Likes (Received): 56

Aquele centro comercial é um desbunde, hehehehe!

Sinceramente, pouco importa se Alphaville tem muros! Os moradores vão pagar ICMS, IPTU, e IPVA do mesmo jeito, e vão beneficiar o extra-muros, e olha que nem vão usufruir desses impostos!

Linda cidade, e que melhore sempre!

Tamarindo Cobra no está en línea   Reply With Quote
Old October 24th, 2006, 06:09 AM   #18
Danzin
Danielz - xdanielz

Likes (Received): 11

Gostei muito!! O ginasio realmente é fantastico!!!
Danzin no está en línea   Reply With Quote
Old October 25th, 2006, 04:12 AM   #19
Kleber_Barueri
Registered User

Kleber_Barueri's Avatar

Likes (Received): 1

Pessoal!Muito obrigado pelos elogios e comentários de todos!

Sinceramente isso me deixa muito feliz, pois eu gostaria de monstrar um pouco da cidade onde moro, porém queria muito tirar a imagem que Barueri se resume a Alphaville.

Queria dizer que sim, Alphaville é um grande marco na história da cidade, porém não só ele mas também existe outro bairro planejado famoso que é o Tamboré.Esses dois correspondem pela concentração industrial e empresarial da cidade.
Se vocês repararem o centro de Barueri é minusculo em comparação com esses dois, e isso está muito relacionado ao zoneamento que impediu a construções de prédios no centro da cidade, ficando praticamente restrito essas construções somente em Alphaville/Tamboré.

Uma meta para o governo municipal e descentralizar esse desenvolvimento industrial nestes dois bairros principalmente e expandir para outros também, com a criação de novos centros comerciais e empresariais espalhados pela cidade!Isso será muito importante para o desenvolvimento como todo em todas as partes da cidade, diminuindo a desigualdade tão marcante no Brasil e tão evidente em Barueri.

Quero dizer também que existe muitos locais muito interessantes na cidade, uns que lembram cidade de interior, como a feira de artesanto aos sábados, o museu municipal, e o museu da biblia que é fantástico e único na América d Sul!!!Também temos o Parque Ecológico e o Boulevard concentração da população na hora de lazer e muitos eventos com música durante o ano todo!

Estou caminhando cada vez mais aprendendo algo sobre o SSC e estou muito feliz por ver diversos locais diferentes nesse país lindo que é o nosso!!
Qualquer pergunta ou curiosidade é só me fazer!!
e-mail:kra_da_aldeia@msn.com

Abraços a todos!
Kleber_Barueri no está en línea   Reply With Quote
Old October 26th, 2006, 03:11 AM   #20
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

N&#227;o tinha visto esse thread, est&#225; muito bom!!

Tenho uma amiga que mora em Santana do Parna&#237;ba e ela sempre me fala que Barueri melhoou MUITO nos &#250;ltimos anos, mas como eu nunca fui pra l&#225;, n&#227;oa creditava muito, vendo essas fotos d&#225; pra ver que &#233; bem verdade, a cidade est&#225; ficando bem organizada.

A parte de Alphaville dispensa coment&#225;rios, o centro comercial &#233; show, e as casas ent&#227;o nem se fala!

valeu pelo thread

Reply

Thread Tools

Posting Rules