daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Centro > Imagens



Reply

 
Thread Tools
Old November 8th, 2006, 02:35 AM   #1
O Prof Godin
O Prof Godin
 
O Prof Godin's Avatar
 
Join Date: Sep 2006
Location: Coimbra
Posts: 6,771
Likes (Received): 7

Coimbra - Urbanização da Quinta de S. Jerónimo

A urbanização da Quinta de S. Jerónimo foi uma casualidade na minha vida profissional, uma ironia do destino e uma sorte para a cidade de Coimbra.
Foi uma casualidade porque cai-me por acaso na minha secretaria no curto e depressivo ano em que trabalhei na Câmara de Coimbra.
Uma ironia por se tratar de uma antiga propriedade da família e uma sorte para a cidade de Coimbra porque se não fosse eu, tinha sido vendida ao retalho, em loteamentos sucessivos, com destruição da maioria do património – espante-se – desconhecido pela câmara local.
O plano base foi desenhado por mim e desenvolvido pelo gabinete Guimarães&Guimarães do Porto, encabeçado, à época, pelo arquitecto Pedro Guimarães. A arquitectura é da autoria do referido gabinete.

[…Cumeada
Quinta de S. Jerónimo - Também conhecida por Quinta da Cumeada por se situar no cume do monte , festo natural actualmente definido pela Avenida Dias da Silva.

A Quinta de S. Jerónimo é um caso paradigmático do urbanismo coimbrão , integrando 250 anos de história da cidade e tendo tido papel particularmente activo no desenvolvimento urbanístico da cidade no século XX.

Resenha Histórica e Análise Física
Os monges de S. Jerónimo instalaram-se em Coimbra no século XVI , construindo o seu colégio universitário na "Alta" onde funcionou até à extinção das ordens religiosas em 1834.
Não se tendo encontrado referência exacta da aquisição da quinta agrícola e de recreio pelos monges, poderemos localiza-la com segurança entre o século XVII e XVIII.
Denominada inicialmente Quinta do Vale da Cabreira , deveria possuir uma área aproximada de 30 Ha , espraiando-se do cume do monte da cumeada pelo Vale dos Tóvins até ao Vale do Calhabé. O terreno caracteriza-se por um conjunto de patamares que se desenvolvem a uma cota superior de 150 metros, com pendente suave , seguindo-se uma topografia movimentada definida por um eixo central encaixado num estreito talvegue ladeado por encostas de declive acentuado com uma exposição solar orientada maioritariamente a Sul-Nascente.
Ainda hoje se pode observar o zonamento da quinta. No topo Norte situava-se o conjunto formado por duas casas do século XVII e XVIII e dependências , capela do século XVIII com retábulo renascentista adro e cruzeiro. Num plano inferior desenvolve-se um conjunto de 5 fontes , também do século XVII , envolvendo um terreiro e amplo tanque. À cota mais alta , envolvendo as casas a Norte , Sul e Nascente, possuía uma mata mista em que ainda domina o carvalho e o sobreiro, envolta por Olival e vinha , reservando-se as partes baixas da quinta a uma função agrícola com construções de apoio. Dentro dos elementos vegetais é de salientar um maciço de buxo , formando um conjunto de tuneis-alameda com mais de 150 anos.

Património Construído - Arquitectura
A casa principal tem um modelo arquitectónico fora do comum e nunca foi terminada. Enquadrando-se numa linguagem do século XVIII , tem referencias renascentistas tardias que lembram a entrada da Quinta das torres em Azeitão , mas grosso modo é um modelo híbrido de construção evolutiva cuja raiz se pode encontrar nas celas abobadadas do século XVII, que se encontram no piso térreo e que ainda pude observar durante as obras de reconstrução. Típica evolução do solar português de linhas horizontais ,cuja fachada é marcada por um corpo central ladeado por dois torreões, precedida por pequena escadaria circular que dá acesso a uma galeria-varanda de cinco vãos , rematada por frontão com pedra de armas. Sofreu obras de vulto no meio do século XIX que lhe deu a feição actual.

A capela desenvolve-se num plano inferior mas destacado, desligada e afastada da casa principal. Construção simples e provavelmente restaurada na mesma altura que a casa , possui um interessante retábulo de linhas renascentistas , provavelmente trazido pelos monges de um outro lugar. A sua posição excêntrica em relação a todas as construções e a sua dimensão considerável e o posicionamento numa situação de promontório de "eremitério dos altos" leva a pensar que se tratasse de capela ou ermida construída pelos monges, posteriormente reformulada no século XIX.

A Casa Colegial - Dormitório mais antiga , desenvolve-se num outro patamar, a uma cota inferior, anexa a um conjunto formado por 5 de fontes e tanque. É uma construção simples do século XVII , de planta quadrada com janelas bancadas e de avental rectangular, que ainda possui um painel de azulejo armoriado do século XVIII .

Num ultimo patamar situa-se o conjunto formado por cinco fontes dispostas em semi-circulo , cavado no talvegue da depressão. Quatro fontes estão em grutas com bancada , encimadas por painéis de azulejo do século XVIII. A gruta principal é de maiores dimensões e na parede possui o que resta de uma pintura a fresco. A rematar o conjunto existe um grande tanque que recolhe as águas das nascentes e as encaminha para a quinta .

Historial
Pertença dos monges Jerónimos até 1834 , passou a integrar o património do Estado , que a pôs à venda, sendo adquirida em hasta - pública em 1839 pelo Professor Doutor Basílio Alberto de Sousa Pinto, que já só terá adquirido uma parte da propriedade original equivalente a 15 Ha.
Com o processo normal de heranças e partilhas veio a quinta a pertencer também à família Mascarenhas de Lemos que ali residiu durante várias décadas e que acabou por dar origem à Quinta de S. Miguel (ou Casal de S, Miguel), por fragmentação da parte sul da Quinta de S. Jerónimo.

Por volta de 1920 a propriedade confinava com a estrada da Cumeada (actual Avenida Dias da Silva), com a azinhaga dos Lóios (actual Bernardim Ribeiro), coincidindo as suas extremas com a actual rua Luís de Camões e com as Quintas de S. Miguel , dos Cedros e do Maia.
Em 1929 a Câmara Municipal resolve expropriar os terrenos da Quinta de S. Jerónimo confinantes com a Avenida Dias da Silva , com a finalidade de aí construir um Liceu (?) ou já a pensar nas instalações definitivas da Guarda Nacional Republicana.

Em 1931 A direcção do Colégio Luís de Camões pede Licença para construir as instalações para o colégio na Quinta de S. Jerónimo. Tratando-se de um colégio particular , deduz-se que foi vendido um lote de terreno para a finalidade , e que esta foi aceite pela Câmara dada a existência do colégio ainda hoje , embora integrado na Universidade.

De 1945 a 1951 encontram-se várias referências ao então chamado Bairro da Cumeada, sinal de que a expropriação terá sido feita entre 1930 e 1945, e em 1950 o processo construtivo já se encontrava avançado tendo os arruamentos, o saneamento e a rede de águas pluviais sido concluídos em 1951.

Em 1956 encontra-se nova referência de compra ou expropriação de 19.600 m2 da Quinta de S. Jerónimo (Cumeada), provavelmente nova ampliação ou conclusão do bairro.

No principio dos anos 80 a Quinta de S. Jerónimo estava reduzida a 11 Ha. Em Maio do mesmo ano é entregue o primeiro projecto de urbanização que se arrasta durante 11 anos , com sucessivos estudos e aditamentos , mudanças de técnicos projectistas, etc.

Em Julho de 1988 o Prof. Doutor Francisco de Castro e Sousa adquire um lote de terreno com uma área de 3.952 m2 integrando a casa principal a casa de caseiros e os jardins de buxo.

Hoje, em Novembro de 2006, a obra está quase concluída.…], in, MASCARENHAS DE LEMOS, Eduardo Cardoso “Alguns Aspectos da Evolução Urbanística da Cidade de Coimbra – A Urbanização da Quinta de S. Jerónimo. Metodologia e Importância da Aplicação de um Plano de Pormenor Como Elemento de Revitalização de Um Espaço Urbano Degradado”, Tese de Mestrado, Instituto de Arquitectura e Planeamento Territorial da Universidade Técnica de Poznan, Polónia, 1996.

Fotografias Históricas XIX e inicios de XX



Quinta Agricola





Fontes e lago



Cruzeiro








Antigo Portal de Entrada na quinta com Visconde de S. Jerónimo à porta. Hoje onde está o café Madeira (para os Coimbrinhas).

Fotografias em 1989


Enquadramento


Casa principal






Casa dos frades




Fontes







Capela









Projectos
Como a casa não era suficientemente grande (para a época). foi pedido a Manuel Nicolau de Abreu Castelo Branco um projecto de ampleação que nunca foi executado.


Reprodução redesenhada por mim.

Projecto de reabilitação da casa principal (anos 80) curiosamente feito pelos arquitectos Castelo Branco, netos do anterior.



O Projecto - Plano numa das suas primeiras versões (final dos ano 80)



Um outro







Inicio da obra anos 90/2000



























Obra anos 2000



















































2006

























































































































No projecto inicial existia um conjunto de equipamentos, hotel, piscinas, restaurantes, bar, etc., que no final do processo (já sem a minha participação) não sei se se perderam. O lago e o parque ficaram.
A implantação dos lotes era muito diferente, com cerceas diferenciadas. O que lá está hoje deve-se a acordo entre os promotores e a câmara de Coimbra. Os prédios em banda continua não ficaram bem, nem nunca foram previstos. É a solução camarária imposta aos índices de construção máximos.

Como já existiu um thread aqui sobre S. Jerónimo, postei aqui.

Last edited by O Prof Godin; October 10th, 2007 at 10:20 PM.
O Prof Godin no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old November 8th, 2006, 02:42 AM   #2
daniel322
Registered User
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 20,853
Likes (Received): 321

Foi um dos envolvidos no projecto? Eu gosto mt desta urbanização, acho uma das (senão a) melhores da cidade.

Já agora, o anterior thread:
http://www.skyscrapercity.com/showth...22#post9104222
daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old November 8th, 2006, 02:48 AM   #3
Barragon
Barra for Friends
 
Barragon's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Barreiro
Posts: 81,676
Likes (Received): 1045

É verdade daniel... já tinhas mostrado a urbe antes

Ficou mesmo muito boa... Parabéns
__________________
::: Portuguese Forum :::

The Latest Photo Reports: Região de Lisboa :: Alentejo

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old November 8th, 2006, 11:44 AM   #4
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,043
Likes (Received): 117

gostei do resultado final, as novas construções tem bons designs e acima de tudo regularizaram o terreno e pouparam os marcos historicos da quinta, sabe se o retabulo da capela foi restaurado Godin?

Last edited by Arpels; November 8th, 2006 at 11:50 AM.
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old November 8th, 2006, 06:14 PM   #5
O Prof Godin
O Prof Godin
 
O Prof Godin's Avatar
 
Join Date: Sep 2006
Location: Coimbra
Posts: 6,771
Likes (Received): 7

Desconheço. A capela tinha sido vandalizada e o S. Jerónimo que se vê representado no retábulo estava decepado.
O Prof Godin no está en línea   Reply With Quote
Old November 8th, 2006, 07:21 PM   #6
JohnnyMass
Whatever
 
JohnnyMass's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Location: Porto
Posts: 46,244
Likes (Received): 1046

é uma bela urbanização, do melhor que há em Coimbra. Qual é a função actual da casa da quinta?
__________________
Edit my Signature
JohnnyMass no está en línea   Reply With Quote
Old November 8th, 2006, 11:33 PM   #7
O Prof Godin
O Prof Godin
 
O Prof Godin's Avatar
 
Join Date: Sep 2006
Location: Coimbra
Posts: 6,771
Likes (Received): 7

A casa principal mantém o carácter de residência privada, hoje pertença do Professor Doutor Castro e Sousa, notável cirurgião de Coimbra.
A casa dos frades, excêntrica em relação à casa principal é a sede da urbanização.
O Prof Godin no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2006, 12:11 PM   #8
mynuster
E.I.!
 
mynuster's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Viseu
Posts: 7,894
Likes (Received): 34

belas fotos
__________________
mynuster no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2006, 12:39 PM   #9
JohnnyMass
Whatever
 
JohnnyMass's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Location: Porto
Posts: 46,244
Likes (Received): 1046

Quote:
Originally Posted by O Prof Godin View Post
A casa principal mantém o carácter de residência privada, hoje pertença do Professor Doutor Castro e Sousa, notável cirurgião de Coimbra.
A casa dos frades, excêntrica em relação à casa principal é a sede da urbanização.
thanks!
__________________
Edit my Signature
JohnnyMass no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2006, 05:05 PM   #10
Fern
...
 
Fern's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Lisbon
Posts: 14,724
Likes (Received): 732

Esta muito boa a urbanizacao. Gostei especialmente destes edificios:
Fern no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2006, 11:29 PM   #11
Marco Bruno
Les cites obscures
 
Marco Bruno's Avatar
 
Join Date: Aug 2003
Location: Lisbon
Posts: 7,361
Likes (Received): 436

Bela documentação das fases de um projecto! Também concordo que deveria ter havido separação entre os edifícios e não banda.
Marco Bruno no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2006, 12:14 AM   #12
Reflex
cenas...
 
Reflex's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Lisboa
Posts: 29,908
Likes (Received): 217

Parabéns pelo thread, altamente bem documentado como nos já vem habituando! e parabéns também pelo projecto!.okay:

Posso dizer 1 grande disparate, mas o alpendre da casa faz-me lembrar 1 pouco o das casas dos grandes senhores da África colonial (em especial das colónias inglesas).
Gosto bastante do projecto, quer da arquitectura dos edificios quer dos espaços circundantes (em especial da ponte pedonal...)

Só 1 curiosidade: os Mascarenhas de Lemos que referiu terem residido e possuido (pelo menos parte da) quinta são seus antepassados?
__________________
"Not knowing it was impossible, he did it."
Reflex no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2006, 04:59 AM   #13
O Prof Godin
O Prof Godin
 
O Prof Godin's Avatar
 
Join Date: Sep 2006
Location: Coimbra
Posts: 6,771
Likes (Received): 7

São. O meu pai viveu lá até aos 20 anos.

Last edited by O Prof Godin; October 10th, 2007 at 10:23 PM.
O Prof Godin no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2006, 06:14 AM   #14
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia
 
Daniel_Portugal's Avatar
 
Join Date: Sep 2005
Location: PORTO Metro Area
Posts: 28,503
Likes (Received): 32

gostei da "aula" senhor professor

a urbanizao ta com mta qualidade
__________________
pila
Daniel_Portugal no está en línea   Reply With Quote
Old January 3rd, 2007, 02:45 AM   #15
daniel322
Registered User
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 20,853
Likes (Received): 321

passei hoje novamente nesta urbanização e está a ficar um local extremamente agradável. é talvez uma das urbanizações (das mais recentes) mais bem conseguidas e que realmente valorizou a cidade

já agora, obrigado prof godin pela infomação histórica. só depois de ler este thread é que olhei "com olhos de ver" para a capelinha e para a tal propriedade murada que era a antiga casa principal da quinta
daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old January 3rd, 2007, 02:49 AM   #16
JohnnyMass
Whatever
 
JohnnyMass's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Location: Porto
Posts: 46,244
Likes (Received): 1046

quero lá ir para a próxima! há sempre que ver em Coimbra, ganda terra!
__________________
Edit my Signature
JohnnyMass no está en línea   Reply With Quote
Old January 3rd, 2007, 02:50 AM   #17
daniel322
Registered User
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 20,853
Likes (Received): 321

Quote:
Originally Posted by JohnnyMass View Post
quero lá ir para a próxima! há sempre que ver em Coimbra, ganda terra!
esivemos lá bem perto.. só que descemos para o rio em vez de descer para a solum
daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old January 3rd, 2007, 02:53 AM   #18
JohnnyMass
Whatever
 
JohnnyMass's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Location: Porto
Posts: 46,244
Likes (Received): 1046

pois eu bem me parecia que tinha andado lá perto!
__________________
Edit my Signature
JohnnyMass no está en línea   Reply With Quote
Old January 3rd, 2007, 02:55 AM   #19
daniel322
Registered User
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 20,853
Likes (Received): 321

foi?
daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old January 4th, 2007, 12:52 AM   #20
JohnnyMass
Whatever
 
JohnnyMass's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Location: Porto
Posts: 46,244
Likes (Received): 1046

não tenhas dúvidas!
__________________
Edit my Signature
JohnnyMass no está en línea   Reply With Quote


Reply

Tags
coimbra

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 10:26 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu