|
|
| daily menu » news links | rate the banner | guess the satellite | guess the city | one on one |
|
|
#1 |
|
O Prof Godin
|
Aldeia do Romeu - Alguém conhece
|
|
|
|
|
|
#2 |
|
ah e tal :D
|
oh que bonita!
não conheco mas n me importava nada de conhecer
|
|
|
|
|
|
#4 |
|
Les cites obscures
|
Não conhecia!
|
|
|
|
|
|
#5 |
|
O Prof Godin
|
cabe agora aos nossos historiadores, Reflex e Arpels, investigar e contar a história
Já no tempo do fascismo se apreciava a cultura popular. Aliás penso mesmo que era a sua base.
Foram desenvolvidas uma série de acções de divulgação e fomento de tudo o que seria “tuga”. Ficaram famosos os concursos das aldeias mais típicas de Portugal. Penso que ganhou Monsanto. Mas não tenho a certeza pois não são coisas do meu tempo. Havendo muitas outras, creio, que houve vários prémios tipo a aldeia mais minhota do Minho, a mais alentejana do Alentejo, etc., estou a brincar mas existe alguma verdade nesta segunda afirmação. A aldeia do Romeu, penso, é uma construção, utópica, do que seria uma aldeia feliz (há época) de Trás-os-Montes, construída de raiz para engrandecimento popular. Lançada a ideia, cabe agora aos nossos historiadores, Reflex e Arpels, investigar e contar a história. |
|
|
|
|
|
#6 |
|
Registered User
|
Nessa terra n há um restaurantezito porreiro numa dessas casas de granito?
|
|
|
|
|
|
#7 |
|
O Prof Godin
|
Exactamente. Foi onde almocei…
|
|
|
|
|
|
#8 | |
|
Whatever
|
Quote:
e por posso já afirmar-te com toda a certeza que foi Monsanto que ganhou o concurso da aldeia mais portuguesa de Portugal, título que ainda hoje usa para se auto-publicitar. A prova como ganhou ainda está lá, um belo galo de prata na torre de lucano!![]() quanto à aldeia do Romeu, já ouvi falar mas nunca lá estive.
|
|
|
|
#9 |
|
Αλέξανδρος
|
ya o galo esta la em Monsanto para provar o titulo k recebeu, não conheço esta aldeia de Romeu.
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
Registered User
|
Bem me parecia q era familiar
Eu tb já almocei aí
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
Alpinista Dória
|
não há mais fotos? com apenas meia dúzia de casas á vista...não consigo formular uma ideia exacta...mas parece prometedor!
|
|
|
|
|
|
#12 |
|
O Prof Godin
|
Não tenho mais. A casa com a varanda florida é o referido restaurante
|
|
|
|
|
|
#13 |
|
You may call me Lamp...
|
Fui lá em 2007, almoçei no restaurante de nome "Maria Rita", com uma decoração belissima, e uma comidinha, uiiiii, aquele pãozinho naquele azeite, que maravilha. Tem produção de vinho, para o menino o vinho "Romeu" e para a menina o vinho "Julieta".
Visitei também o "Museu da Curiosidade", com peças muito interessantes, pena que não deixem tirar fotografias. O desenvolvimento da aldeia e da zona envolvente deveu-se á acção de Clemente Meneres Tirei algumas fotos do restaurante e da aldeia, mas infelizmente, as fotos estão corruptas e não consigo encontrar nenhum software que as corrijam. Só consegui salvar uma foto do forno. ![]() Para quem vá passear por Trás-os-Montes, e possa dar um saltinho, aconselho vivamente. |
|
|
|
|
|
#14 |
|
You may call me Lamp...
|
Informação sobre Clemente Meneres, e a Aldeia de Romeu
Romeu: no reino dos Menéres por Sandra Canteiro, Jornal Nordeste Percurso de família benfeitora é inseparável da história da freguesia As casas e edifícios pincelados em tons de amarelo parecem pertencer à beleza natural da localidade. Cores que fazem parte da actual história e ajudaram a construir um passado que levou o nome de Jerusalém do Romeu, no concelho de Mirandela, pelo mundo fora. Atravessada pela antiga linha de comboio, a localidade parece ter saído directamente de um livro de contos, em que os benfeitores ajudam os mais necessitados e apoiam a construção duma aldeia que ficará para sempre ligada ao seu nome. De passagem pela região, um grande negociante agrícola, Clemente Menéres, apaixonou-se por Romeu e deu início a um enamoramento que perdura há mais de 130 anos, atravessando cinco gerações. Oriundo da Vila da Feira, Clemente Menéres, negociante de vinhos e cortiças no norte da Europa e Brasil, chega a Romeu para comprar sobreiros (que até à data não tinham muito valor), criando, deste modo, a Quinta do Romeu, à qual se seguiria a Sociedade Clemente Menéres, Lda. Durante a sua vida, o negociante construiu, ainda, uma escola primária, assegurando os salários dos professores. A sua influência e pressão foram, também, importantes para que o comboio passasse por Romeu, onde chegou em Agosto de 1905. Após a sua morte, o filho José continua o seu trabalho enquanto benfeitor, fundando a Cooperativa Por Bem (que abastecia os habitantes locais com mercearia) uma Casa do Povo com consultório médico, farmácia e biblioteca, onde também se fez teatro e passaram filmes. A José Menéres sucede o seu irmão, Manuel, responsável pela melhoria de condições de vida das populações de Vale de Couço, Vila Verdinho e Romeu. O descendente cria uma creche, um jardim-de-infância, recupera a antiga estalagem Maria Rita, onde o seu pai chegou a ficar instalado, transformando-a em restaurante e o Museu de Curiosidades. Volvido mais de um século desde que o primeiro do clã Menéres passou por Romeu, a população continua a recordar os actos de generosidade e as obras criadas por esta família. Romeu é conhecida pelo património, antiga estação de caminhos-de-ferro, restaurante Maria Rita e Museu de Curiosidades O peculiar nome da freguesia de Romeu, que integra as aldeias de Vimieiro e Vale de Couço, deve-se à Ordem do Hospital de São João de Jerusalém, mais tarde conhecida como Ordem de Malta, que ali teria uma dependência na época medieval. De passagem pela localidade, o Museu de Curiosidades é um ponto de paragem obrigatório. Recheado com objectos antigos recolhidos por elementos da família Menéres, o espaço permite conhecer antigos documentos deste núcleo, bem como carros, aparelhos de música e cinema, roupas, máquinas fotográficas, relógios e máquinas de costura, entre outros. Os curiosos podem, ainda, visitar o santuário dedicado a Nossa Senhora de Jerusalém (que deu o nome à propriedade dos Menéres), construído a pedido de uma pastora, a quem a Santa apareceu. Trata-se de um belo templo, enriquecido por um lago e paisagens soberbas. As igrejas da freguesia e cruzeiros também merecem a paragem de qualquer visitante. http://www.diariodetrasosmontes.com/...dex.php3?id=57 |
|
|
|
|
|
#15 |
|
Sol, precisa-se...
|
Estive lá no último Verão!
Também há lá nas proximidades outra aldeia bem interessante, Vila Verdinho. |
|
|
|
|
|
#16 | |
|
O Prof Godin
|
Quote:
…não resisto a comparar os tempos…enquanto a família Menéres (como muitas outras) fez uma obra para os necessitados…Mário Soares fez uma fundação para contar a sua própria história…e também não tenho notícia de algum economista/gestor/banqueiro (destes que roubaram milhões…) se tenha lembrado de ajudar…alguém…
|
|
|
|
#17 |
|
You may call me Lamp...
|
Creio que foi no ano passado que deu na tv uma reportagem sobre a Aldeia de Romeu e o Museu das Curiosidades.
|
|
|
|
|
|
#18 |
|
Registered User
|
De facto, a aldeia é o que é graças a Clemente Menéres, cujas fotografias se podem ver no museu. Aliás, o restaurante Maria Rita continua a pertencer à família Menéres. Ainda sou parente de alguns deles, embora não seja dessa família.
|
|
|
|
|
|
#19 |
|
You may call me Lamp...
|
Incrivel... descobri 130 e tal fotos que julgava perdidas para sempre num outro forum que também frequento mas ligado ao futebol, fotos essas de uma viagem que fiz a Trás-os-Montes. Tenho algumas da Aldeia de Romeu, vou postá-las aqui. Bem, até ganhei o dia ao redescobri-las!
|
|
|
#20 |
|
You may call me Lamp...
|
|
![]() |
| Tags |
| aldeia do romeu, maria rita |
| Thread Tools | |