daily menu » news links | rate the banner | guess the satellite | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Portugal em Imagens > Norte

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old November 24th, 2006, 09:57 PM   #1
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Aldeia do Romeu - Alguém conhece

O Prof Godin no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2006, 11:13 PM   #2
|MeL|
ah e tal :D

|MeL|'s Avatar

oh que bonita! não conheco mas n me importava nada de conhecer
|MeL| no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2006, 11:55 PM   #3
Filipe_Teixeira
Registered User

Filipe_Teixeira's Avatar

Nao, nao conheço mas parece ser bem interessante!

Bem-vindo ao forum tuga mel!

Tens mais fotos prof?

Lisboa
Filipe_Teixeira está en línea ahora   Reply With Quote
Old November 25th, 2006, 12:12 AM   #4
Marco Bruno
Les cites obscures

Marco Bruno's Avatar

Não conhecia!
Marco Bruno no está en línea   Reply With Quote
Old November 25th, 2006, 12:14 AM   #5
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

cabe agora aos nossos historiadores, Reflex e Arpels, investigar e contar a história

Já no tempo do fascismo se apreciava a cultura popular. Aliás penso mesmo que era a sua base.
Foram desenvolvidas uma série de acções de divulgação e fomento de tudo o que seria “tuga”. Ficaram famosos os concursos das aldeias mais típicas de Portugal. Penso que ganhou Monsanto. Mas não tenho a certeza pois não são coisas do meu tempo. Havendo muitas outras, creio, que houve vários prémios tipo a aldeia mais minhota do Minho, a mais alentejana do Alentejo, etc., estou a brincar mas existe alguma verdade nesta segunda afirmação.
A aldeia do Romeu, penso, é uma construção, utópica, do que seria uma aldeia feliz (há época) de Trás-os-Montes, construída de raiz para engrandecimento popular.

Lançada a ideia, cabe agora aos nossos historiadores, Reflex e Arpels, investigar e contar a história.
Old November 25th, 2006, 02:55 PM   #6
Herrmando
Registered User

Nessa terra n há um restaurantezito porreiro numa dessas casas de granito?
Herrmando no está en línea   Reply With Quote
Old November 25th, 2006, 06:52 PM   #7
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Exactamente. Foi onde almocei…
Old November 25th, 2006, 07:57 PM   #8
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Quote:
Originally Posted by O Prof Godin View Post
Já no tempo do fascismo se apreciava a cultura popular. Aliás penso mesmo que era a sua base.
Foram desenvolvidas uma série de acções de divulgação e fomento de tudo o que seria “tuga”. Ficaram famosos os concursos das aldeias mais típicas de Portugal. Penso que ganhou Monsanto. Mas não tenho a certeza pois não são coisas do meu tempo. Havendo muitas outras, creio, que houve vários prémios tipo a aldeia mais minhota do Minho, a mais alentejana do Alentejo, etc., estou a brincar mas existe alguma verdade nesta segunda afirmação.
A aldeia do Romeu, penso, é uma construção, utópica, do que seria uma aldeia feliz (há época) de Trás-os-Montes, construída de raiz para engrandecimento popular.

Lançada a ideia, cabe agora aos nossos historiadores, Reflex e Arpels, investigar e contar a história.
não sendo eu um dos "historiadores" de serviço, sei algumas "coisinhas" e por posso já afirmar-te com toda a certeza que foi Monsanto que ganhou o concurso da aldeia mais portuguesa de Portugal, título que ainda hoje usa para se auto-publicitar. A prova como ganhou ainda está lá, um belo galo de prata na torre de lucano!

quanto à aldeia do Romeu, já ouvi falar mas nunca lá estive.
Old November 25th, 2006, 08:55 PM   #9
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

ya o galo esta la em Monsanto para provar o titulo k recebeu, não conheço esta aldeia de Romeu.
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old November 25th, 2006, 09:11 PM   #10
Herrmando
Registered User

Bem me parecia q era familiar Eu tb já almocei aí
Herrmando no está en línea   Reply With Quote
Old November 26th, 2006, 06:09 AM   #11
doria
Alpinista Dória

doria's Avatar

não há mais fotos? com apenas meia dúzia de casas á vista...não consigo formular uma ideia exacta...mas parece prometedor!
doria no está en línea   Reply With Quote
Old November 26th, 2006, 03:53 PM   #12
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Não tenho mais. A casa com a varanda florida é o referido restaurante
Old March 29th, 2009, 11:06 PM   #13
Lampiao2000
You may call me Lamp...

Lampiao2000's Avatar

Fui lá em 2007, almoçei no restaurante de nome "Maria Rita", com uma decoração belissima, e uma comidinha, uiiiii, aquele pãozinho naquele azeite, que maravilha. Tem produção de vinho, para o menino o vinho "Romeu" e para a menina o vinho "Julieta".

Visitei também o "Museu da Curiosidade", com peças muito interessantes, pena que não deixem tirar fotografias.

O desenvolvimento da aldeia e da zona envolvente deveu-se á acção de Clemente Meneres

Tirei algumas fotos do restaurante e da aldeia, mas infelizmente, as fotos estão corruptas e não consigo encontrar nenhum software que as corrijam. Só consegui salvar uma foto do forno.

Para quem vá passear por Trás-os-Montes, e possa dar um saltinho, aconselho vivamente.
Lampiao2000 está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 29th, 2009, 11:08 PM   #14
Lampiao2000
You may call me Lamp...

Lampiao2000's Avatar

Informação sobre Clemente Meneres, e a Aldeia de Romeu

Romeu: no reino dos Menéres
por Sandra Canteiro, Jornal Nordeste

Percurso de família benfeitora é inseparável da história da freguesia

As casas e edifícios pincelados em tons de amarelo parecem pertencer à beleza natural da localidade. Cores que fazem parte da actual história e ajudaram a construir um passado que levou o nome de Jerusalém do Romeu, no concelho de Mirandela, pelo mundo fora.

Atravessada pela antiga linha de comboio, a localidade parece ter saído directamente de um livro de contos, em que os benfeitores ajudam os mais necessitados e apoiam a construção duma aldeia que ficará para sempre ligada ao seu nome.
De passagem pela região, um grande negociante agrícola, Clemente Menéres, apaixonou-se por Romeu e deu início a um enamoramento que perdura há mais de 130 anos, atravessando cinco gerações.
Oriundo da Vila da Feira, Clemente Menéres, negociante de vinhos e cortiças no norte da Europa e Brasil, chega a Romeu para comprar sobreiros (que até à data não tinham muito valor), criando, deste modo, a Quinta do Romeu, à qual se seguiria a Sociedade Clemente Menéres, Lda.
Durante a sua vida, o negociante construiu, ainda, uma escola primária, assegurando os salários dos professores. A sua influência e pressão foram, também, importantes para que o comboio passasse por Romeu, onde chegou em Agosto de 1905.
Após a sua morte, o filho José continua o seu trabalho enquanto benfeitor, fundando a Cooperativa Por Bem (que abastecia os habitantes locais com mercearia) uma Casa do Povo com consultório médico, farmácia e biblioteca, onde também se fez teatro e passaram filmes.
A José Menéres sucede o seu irmão, Manuel, responsável pela melhoria de condições de vida das populações de Vale de Couço, Vila Verdinho e Romeu. O descendente cria uma creche, um jardim-de-infância, recupera a antiga estalagem Maria Rita, onde o seu pai chegou a ficar instalado, transformando-a em restaurante e o Museu de Curiosidades.
Volvido mais de um século desde que o primeiro do clã Menéres passou por Romeu, a população continua a recordar os actos de generosidade e as obras criadas por esta família.

Romeu é conhecida pelo património, antiga estação de caminhos-de-ferro, restaurante Maria Rita e Museu de Curiosidades

O peculiar nome da freguesia de Romeu, que integra as aldeias de Vimieiro e Vale de Couço, deve-se à Ordem do Hospital de São João de Jerusalém, mais tarde conhecida como Ordem de Malta, que ali teria uma dependência na época medieval.
De passagem pela localidade, o Museu de Curiosidades é um ponto de paragem obrigatório. Recheado com objectos antigos recolhidos por elementos da família Menéres, o espaço permite conhecer antigos documentos deste núcleo, bem como carros, aparelhos de música e cinema, roupas, máquinas fotográficas, relógios e máquinas de costura, entre outros.
Os curiosos podem, ainda, visitar o santuário dedicado a Nossa Senhora de Jerusalém (que deu o nome à propriedade dos Menéres), construído a pedido de uma pastora, a quem a Santa apareceu. Trata-se de um belo templo, enriquecido por um lago e paisagens soberbas.
As igrejas da freguesia e cruzeiros também merecem a paragem de qualquer visitante.

http://www.diariodetrasosmontes.com/...dex.php3?id=57
Old March 29th, 2009, 11:20 PM   #15
Miguel_Arq
Sol, precisa-se...

Miguel_Arq's Avatar

Estive lá no último Verão!
Também há lá nas proximidades outra aldeia bem interessante, Vila Verdinho.
Miguel_Arq no está en línea   Reply With Quote
Old March 30th, 2009, 12:29 AM   #16
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Quote:
Originally Posted by Lampiao2000;
Informação sobre Clemente Meneres, e a Aldeia de Romeu

Romeu: no reino dos Menéres
por Sandra Canteiro, Jornal Nordeste

Percurso de família benfeitora é inseparável da história da freguesia

As casas e edifícios pincelados em tons de amarelo parecem pertencer à beleza natural da localidade. Cores que fazem parte da actual história e ajudaram a construir um passado que levou o nome de Jerusalém do Romeu, no concelho de Mirandela, pelo mundo fora.

Atravessada pela antiga linha de comboio, a localidade parece ter saído directamente de um livro de contos, em que os benfeitores ajudam os mais necessitados e apoiam a construção duma aldeia que ficará para sempre ligada ao seu nome.
De passagem pela região, um grande negociante agrícola, Clemente Menéres, apaixonou-se por Romeu e deu início a um enamoramento que perdura há mais de 130 anos, atravessando cinco gerações.
Oriundo da Vila da Feira, Clemente Menéres, negociante de vinhos e cortiças no norte da Europa e Brasil, chega a Romeu para comprar sobreiros (que até à data não tinham muito valor), criando, deste modo, a Quinta do Romeu, à qual se seguiria a Sociedade Clemente Menéres, Lda.
Durante a sua vida, o negociante construiu, ainda, uma escola primária, assegurando os salários dos professores. A sua influência e pressão foram, também, importantes para que o comboio passasse por Romeu, onde chegou em Agosto de 1905.
Após a sua morte, o filho José continua o seu trabalho enquanto benfeitor, fundando a Cooperativa Por Bem (que abastecia os habitantes locais com mercearia) uma Casa do Povo com consultório médico, farmácia e biblioteca, onde também se fez teatro e passaram filmes.
A José Menéres sucede o seu irmão, Manuel, responsável pela melhoria de condições de vida das populações de Vale de Couço, Vila Verdinho e Romeu. O descendente cria uma creche, um jardim-de-infância, recupera a antiga estalagem Maria Rita, onde o seu pai chegou a ficar instalado, transformando-a em restaurante e o Museu de Curiosidades.
Volvido mais de um século desde que o primeiro do clã Menéres passou por Romeu, a população continua a recordar os actos de generosidade e as obras criadas por esta família.

Romeu é conhecida pelo património, antiga estação de caminhos-de-ferro, restaurante Maria Rita e Museu de Curiosidades

O peculiar nome da freguesia de Romeu, que integra as aldeias de Vimieiro e Vale de Couço, deve-se à Ordem do Hospital de São João de Jerusalém, mais tarde conhecida como Ordem de Malta, que ali teria uma dependência na época medieval.
De passagem pela localidade, o Museu de Curiosidades é um ponto de paragem obrigatório. Recheado com objectos antigos recolhidos por elementos da família Menéres, o espaço permite conhecer antigos documentos deste núcleo, bem como carros, aparelhos de música e cinema, roupas, máquinas fotográficas, relógios e máquinas de costura, entre outros.
Os curiosos podem, ainda, visitar o santuário dedicado a Nossa Senhora de Jerusalém (que deu o nome à propriedade dos Menéres), construído a pedido de uma pastora, a quem a Santa apareceu. Trata-se de um belo templo, enriquecido por um lago e paisagens soberbas.
As igrejas da freguesia e cruzeiros também merecem a paragem de qualquer visitante.

http://www.diariodetrasosmontes.com/...dex.php3?id=57
…Maria Rita…claro…obrigado pelas informações…

…não resisto a comparar os tempos…enquanto a família Menéres (como muitas outras) fez uma obra para os necessitados…Mário Soares fez uma fundação para contar a sua própria história…e também não tenho notícia de algum economista/gestor/banqueiro (destes que roubaram milhões…) se tenha lembrado de ajudar…alguém…

É a própria vida que tem de mudar…

Crónicas de Coimbra,…país profundo…
Old March 30th, 2009, 01:06 AM   #17
Lampiao2000
You may call me Lamp...

Lampiao2000's Avatar

Creio que foi no ano passado que deu na tv uma reportagem sobre a Aldeia de Romeu e o Museu das Curiosidades.
Old March 30th, 2009, 09:55 PM   #18
Valeriofarnese
Registered User

Valeriofarnese's Avatar

De facto, a aldeia é o que é graças a Clemente Menéres, cujas fotografias se podem ver no museu. Aliás, o restaurante Maria Rita continua a pertencer à família Menéres. Ainda sou parente de alguns deles, embora não seja dessa família.
Valeriofarnese no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2009, 07:52 PM   #19
Lampiao2000
You may call me Lamp...

Lampiao2000's Avatar

Incrivel... descobri 130 e tal fotos que julgava perdidas para sempre num outro forum que também frequento mas ligado ao futebol, fotos essas de uma viagem que fiz a Trás-os-Montes. Tenho algumas da Aldeia de Romeu, vou postá-las aqui. Bem, até ganhei o dia ao redescobri-las!

Thread das 7 Maravilhas Naturais de Portugal no SCC

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1057449
Old April 24th, 2009, 08:24 PM   #20
Lampiao2000
You may call me Lamp...

Lampiao2000's Avatar

Thread das 7 Maravilhas Naturais de Portugal no SCC

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1057449

Reply

Tags