|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#21 | |
|
Ubique patria memor
Likes (Received): 0
|
Quote:
Eu acho que tentativas de colonização e ocupação da Amazônia, ja houve muitas. Isso ja começou nos anos 50, e a ditadura foi campeã delas. Percebeu-se, entretanto, que era um modelo de colonização predatorio. Muitas cidades tiveram a sorte de dar certo e serem até exemplos aqui pra nos no SSC - como Rio Branco e Porto Velho, por exemplo, mas são exceções, infelizmente, no meio de tantas colônias que hoje são cidadezinhas miseraveis. Hoje o que se tem que fazer é ter presença do governo federal para preservar o que existe, vigiar o territorio e explorar economicamente certas riquezas em estrita sintonia com a preservação. Assim se garantira a soberania, como vcs dizem. Ocupação humana = destruição, exceto quando se pratica o desenvolvimento sustentavel. Mas a capacidade do Brasil para implantar politicas efetivas nesse sentido ainda é limitada, infelizmente...
|
|
|
|
#22 | |
|
Tôma-te! Eu acho é pouco!
|
Quote:
O Municipio é grande? É!!! Mas cerca de 95% dele é coberto por floresta!!! E como existem municipios com dimensões semelhantes no entorno de ATM. Agora imagina só...desmembrar ATM em vários munícipios...tudo isso iria ajudar ainda mais ao desaparecimento daquela floresta, ou será que seria melhor criar municipios onde não houvesse uma sede, nem pessoas que morem nele. Isso sim seria rídiculo. E boa parte dessa área é coberta por Reservas de Proteção Ambiental de cunho Federal e Estadual (Parece até mentira pra quem não vive e vê de perto, mas aquela região é muito bem assistida hoje em dia) Os conflitos não ocorrem nas brenhas da floresta, ocorrem em locais onde há logística, as margens de rodovias, seja lá em que estados elas se encontram. Boa parte dessa região toda não é habitavel, não tem porque dividir o municipio, isso não é ridículo. Bem, esse é meu ponto de vista, de quem assiste isso de perto.
|
|
|
|
#23 |
|
O Show está Começando!
Likes (Received): 94
|
@BR 364
Vc não estranhou que a Utilar não tem unidades no interior de Rondônia? é pq a sede dela é em Manaus, e não em Porto Velho (na verdade, essas empresas são tão antigas aki que nós pensamos que tem sede aki...)
|
|
|
#24 |
|
O Show está Começando!
|
Nem a GR Eletro é de Rondônia, é de Cuiabá
|
|
|
#25 |
|
Annoying Moderator
|
Deus do céu, doeu as "vista" agora. Pelo menos a cidade não faz feio no idh, e pelo visto, um pouco de royalties dessa hidrelétrica vai fazer muito bem a ela!
|
|
|
#26 |
|
Off-road urbano
Likes (Received): 553
|
É, isso eu já sei... mas quando eu falei das empresas de Rondônia em Rio Branco eu me referia ao Supermercado Gonçalves e ao Restaurante China Norte, por exemplo (essas eu tenho certeza que são de RO porque eu conheço os donos
)... sem falar no leite consumido em toda Amazônia Ocidental que é produzido na região central de RO (na Parmalat em Ouro Preto do Oeste, na Italac em Jaru e na Tradição em Ji-Paraná)...Mas então a Utilar é de Manaus? Essa eu jurava que era de PVH...
|
|
|
|
#27 |
|
Registered User
Likes (Received): 19
|
É bem a cara do Norte: enorme, mal cuidado e ninguém, a não ser quem está lá, gosta.
Quanto ao município ser grande, qual a surpresa, já tivemos muito maiores. O que não faz sentido é sair desmembrando a torto e a direita, só sereve para criar mais cargos políticos e estimular a "grilagem' de terras. Gostaria de saber quando as cidades Norte vão ser bem administradas. "densidade territorial" de onde tiraram essa expressão? Desnsidade em geografia é para populações, cidades, construções, território tem extensão. |
|
|
|
|
|
#28 |
|
O Show está Começando!
|
@BR 364: é pq em outro thread, desses bem antigos, vc tinha mencionado que a GR Eletro era Rondoniense...
|
|
|
#29 |
|
BANNED
|
[QUOTE=Kaique;10752046]É bem a cara do Norte: enorme, mal cuidado e ninguém, a não ser quem está lá, gosta.QUOTE]
Nossa, quanta ignorância... |
|
|
|
|
|
#30 | |
|
Off-road urbano
|
Quote:
Entretanto, como os projetos foram abandonados, a região ficou sem rumo e cada estado, cada cidade, começou a se virar do jeito que dava. Foi a partir daí que começaram realmente os problemas que se ve hoje e claro que entre continuar investindo num projeto iniciado no regime militar ou economizar os recursos públicos para outras finalidades (bem menos públicas), deixando que tudo desse errado pra depois jogar a culpa nos militares (os grandes vilões do Brasil do século XX), obviamente o governo federal preferiu a segunda opção... ![]() Só que pra desespero daqueles que torcem contra a ocupação da Amazônia, nem tudo deu errado. Pra concluir a Transamazônica, os militares não tiveram tempo e assim ela jamais foi concluída (e foi um fracasso simplesmente por isso, porque nunca foi concluída). Entretanto, a Belém-Brasília e a Cuiabá-Rio Branco (BR-364) foram pavimentadas em tempo hábil (o asfalto da BR-364 foi concluído em 1984, último ano dos militares no poder). Ao longo dessas rodovias (OU PRÓXIMAS A ELA) surgiram novas cidades e outras que já existiam saíram do limbo rumo ao progresso. Na Belém-Brasília temos como exemplos Gurupi e Araguaína (TO), Imperatriz (MA), Marabá, Tucuruí, Parauapebas, Paragominas e Redenção (PA), além da própria região de Belém, que também ganhou muito com a rodovia. Na BR-364 temos como exemplos Rondonópolis, Cuiabá, Cáceres e Tangará da Serra (MT), Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Ariquemes e Porto Velho (RO), além de Rio Branco (AC). A maioria dessas cidades não existia ou eram cidadezinhas miseráveis até 30 anos atrás, mas nenhuma delas é uma cidadezinha miserável hoje. A única coisa que falta pra essas cidades, pra que possamos dizer que elas deram certo é investimento em infra-estrutura, aquele que os imigrantes estão esperando a décadas. Mesmo sem a infra-estrutura necessária para o seu desenvolvimento, essas cidades se desenvolveram. As cidadezinhas miseráveis da Amazônia, vc só vai encontrar onde não existem estradas asfaltadas, onde não existe infra-estrutura. A Amazônia pode dar certo, sem ser totalmente devastada. Temos exemplos disso. É só o resto do país não abandonar seus habitantes, quando implementar projetos pra região, terminá-los, não deixá-los inacabados. A densidade demográfica da região é baixíssima, se as áreas já degradadas e habitadas forem bem trabalhadas economicamente, elas se tornarão polos de atração de investimentos e geração de empregos e assim as outras áreas que ainda estão intactas com certeza continuarão intactas. Mas se a região e sua população continuarem abandonadas à própria sorte, cada um vai ter que se virar como pode, e aí sim a Amazônia vai continuar correndo perigo...
|
|
|
|
|
#31 |
|
No meio do Sertão
Likes (Received): 265
|
![]() Brilhante comentário, BR! Em relação à Altamira, realmente é uma típica cidade pequena e isolada do Norte... Mas com certeza, com essa nova hidrelétrica e o asfaltamento da rodovia, essa cidade promete melhorar muito.
|
|
|
|
#32 | |
|
Registered User
|
[QUOTE=Terra Nova;10752836]
Quote:
![]() A exceção das capitais não há uma cidade, nem mais ou menos. O que não quer dizer que não acredite em melhoras e que a realidade não se transforme. Belezas naturais são indiscutíveis, mas os aspectos humanos deixam muito a desejar. |
|
|
|
|
|
|
#33 | |
|
Off-road urbano
|
Quando? Em que cidade?
Quote:
|
|
|
|
|
#34 |
|
Registered User
|
Marabá, Tucuruí, Santarém, Oriximiná.
|
|
|
|
|
|
#35 |
|
Off-road urbano
|
Mas quando vc falou da região Norte, vc falou da região toda ou só dessa região que vc morou? Pra mim particularmente, dessas cidades que vc morou eu acho Santarém uma cidade "mais ou menos", apesar de ser meio isolada e parecer meio estagnada. Mas com certeza vc conhece ela bem melhor do que eu. Eu acho que se vc conhece o interior do Pará, deveria falar do interior do Pará. A região Norte é muito grande e existem muitas regiões diferentes dentro dela, assim como existem grandes diferenças entre o Vale do Ribeira e a região de Campinas (SP), o Sul de Minas e o Vale do Jequitinhonha (MG), a Serra Gaúcha e a metade sul do RS (só pra citar alguns exemplos conhecidos, todos dentro do mesmo estado).
|
|
|
|
#36 | |
|
Registered User
Likes (Received): 36
|
Quote:
Brian: You don't need to follow me, you don't need to follow anybody! You've got to think for your selves! You're all individuals! The Crowd: Yes! We're all individuals! Brian: You're all different! The Crowd: Yes! We're all different! Man in crowd: I'm not... The Crowd: Schhh!!! |
|
|
|
|
|
|
#37 | |
|
Registered User
Likes (Received): 36
|
Quote:
E, como falaram, a criação de mais municípios forçaria uma expansão de infra-estrutura (para a sede destes novos municípios) que traria ocupação humana e devastação florestal.
Brian: You don't need to follow me, you don't need to follow anybody! You've got to think for your selves! You're all individuals! The Crowd: Yes! We're all individuals! Brian: You're all different! The Crowd: Yes! We're all different! Man in crowd: I'm not... The Crowd: Schhh!!! |
|
|
|
|
|
|
#38 |
|
Picture's Lover
Likes (Received): 40
|
Deveriam criar um parque federal, uma reserva, sei lá, pra preservar a mata do município.
A cidade precisa de infra-estrutura mesmo, mas vamos pegar mais leve nos comentários... todos os estados tem seus problemas, e por mais feia que uma determinada cidade possa ser, as pessoas que moram lá precisam ser respeitadas, afinal, elas constroem aquele lugar. Chegar "acelerando" só desestimula os nossos colegas, que se deram ao trabalho de mostrar cidades que quase nunca temos a chance de ver. Abraços a todos, Eduardo
>> Antenas e Torres + de 150 fotos << RN: Natal - Natal II - Bucolismo em Sépia - Ponte Newton Navarro Sampa: Terminal Rodoviário Tietê Campinas: Parque Portugal - Antiga Rodoviária - Panorâmicas Outros: Implosões |
|
|
|
|
|
#39 |
|
Ééééééguuuuaaaa
Likes (Received): 42
|
Tu és rodado, hein pequeno?
Que ano tu moraste em Marabá?
|
|
|
|
#40 |
|
-*-*-*-
Likes (Received): 364
|
Interessante o lugar mas pouco atraente!!
E pensar que o municipio eh maior que muitos paises!!............. |
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|