daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old December 11th, 2006, 02:48 AM   #1
legal
Registered User

Likes (Received): 1645

A Anhadava no centro de SP virou boulevard e ninguém viu!

Voces viram que com todo esse barulho da Oscar Freire, a rua Anhadava no centro de SP virou um bulevar com reforma COMPLETA, arvores, urbanismo, fonte, etc?????

Nao da pra copiar do site do www.oglobo.com.br

Mas aqui esta o link

http://oglobo.globo.com/sp/mat/2006/12/09/286974183.asp
https://www.smashwords.com/books/view/291960

www.globaltradeview.com, a forum on International Business, Global Affairs and Travels.

www.lehighinstitute.com - International Business.

Movimento de Desfavelizaçao Mental, Social, Urbana e Politica do Brasil:
http://www.globaltradeview.com/blogs...tica-do-brasil
legal no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 11th, 2006, 02:57 AM   #2
Danzin
Danielz - xdanielz

Likes (Received): 10

Taí!

SÃO PAULO - A Avanhandava é ladeirinha curta do centro de São Paulo, entre Augusta e Nove de Julho, que está no roteiro de boa parte dos turistas em visita à cidade. Ela fervilha noite e dia e nada é mais comum aos paulistanos do que a fila do Famiglia Mancini. E é mesmo da cozinha do restaurante que sai o chamariz para a rua. Sem ele, encravado bem numa curva desde 1980, provavelmente muita gente precisaria de guia para lembrar onde é a Avanhandava.

Enquanto empresas, restaurantes e até bares do centro fecharam as portas nos anos de decadência do centro velho paulistano, a marca Mancini não só preservou seu charme como se expandiu. Do outro lado da curva abriu o Walter Mancini 'cozinha e música', com piano de cauda e colunas de mármore, que se dá ao luxo de escapar aos sábados da culinária italiana e servir feijoada. Na esquina da Augusta, estabeleceu uma pizzaria moderna, a Avanhandava 34, com fachada de aço-carbono preto assinada pelo sobrenome Bratke, da safra da arquitetura paulista moderna.

No próximo sábado, a rua Avanhandava vai mudar de status. Virou 'boulevard'. A inauguração está marcada para 12h. A rua ganhou 18 árvores (ciprestes, paus ferros e ipês amarelos), 82 vasos e um portal em estilo italiano, misturando pedras e fontes de água na entrada. A entrada da rua, que tinha 28 metros de largura, tem agora apenas 6 metros. A rua não foi fechada para os carros, mas agora os pedestres têm prioridade.

O trecho transformado é de 140 metros, entre as ruas Augusta e Martinho Prado. É o pedaço que ficou famoso pelo sobrenome Mancini. O piso foi trocado por ladrilho intertravado, na rua e na calçada, que agora ficou pelo menos 2,5 metros mais larga em cada lado.

E o freqüentador que enfrentava enxurrada para entrar no Famiglia Mancini em dia de chuva foi agraciado com um sistema de drenagem novo. Galerias de águas pluviais e grelhas foram colocadas ao longo da via para escoar a água das chuvas e impedir que a sujeira penetre na tubulação subterrânea.

É a primeira rua seca no Brasil. A água da chuva já não cai mais nas ruas, pelas calhas, mas vai diretamente para a galeria - diz o engenheiro Tadeu Brás, responsável pela obra.

Já não existe mais na Avanhandava diferença no nivelamento de pisos. A calçada e a rua estão agora na mesma altura. De acordo com o engenheiro, o nivelamento de piso faz os motoristas perceberem que não têm prioridade na circulação, como em cidades européias. Com isso, os carros, que rodavam em uma velocidade de 40 quilômetros por hora na rua, agora não passam de 10 quilômetros. Foram instalados quiosques de informação, posto policial na esquina e telefones públicos, inclusive para portadores de necessidades especiais.

O boulevard Avanhandava é o embrião de um projeto de reformulação de várias ruas do centro. Há planos para a construção de uma calçada da fama na Rua Canuto do Val e mudanças também na 13 de Maio - conta o engenheiro.

No mês passado, a rua passou a abrigar a Avanhandarte, feirinha onde 70 expositores de arte, artesanato e antiguidades mostram suas produções todos os dias, das 9h às 19h, sob o Viaduto do Café, espaço também reformado.

As obras da Avanhandava duraram 5 meses, a um custo de R$ 1,5 milhão, parceria dos restaurantes e da Visa Net com a Prefeitura.

Ficou muito bonito!!!
Danzin no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2006, 02:58 AM   #3
nando02
Qui sait?

nando02's Avatar

Likes (Received): 167

gostei!!
nando02 no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2006, 03:03 AM   #4
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Likes (Received): 418

Nossa!

Tenho que ver isso pessoalmente!

As fotos tao um pouco estranhas

Flickr
Twitter YouTube

gutooo no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2006, 06:53 AM   #5
Brez
Registered User

Likes (Received): 6

ah eu passava sempre por lá e n via!!! perfeito!!!
Brez no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2006, 06:57 AM   #6
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 4098

Tinha visto a notícia ontem na Folha, alguns criticaram dizendo que ficou brega! Principalmente esses mastros que aparecem na foto.

Vendo agora as fotos gostei do calçamento vermelho das ruas, mas o amarelo das calçadas, não! Mas, de qualquer forma, só de ser padronizado e fiação aterrada, já entra no rol da mais lindas hehehe
Old December 11th, 2006, 07:01 AM   #7
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Likes (Received): 104

Também tenho que ir lá esses dias! A última vez que andei por lá deve fazer uns 8 meses, hehehe!

E vou transferir pro sub-fórum de Arquitetura!
GRGM no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2006, 08:56 AM   #8
Kauã
BANNED

Likes (Received): 3

A calcada foi reformada mas na primeira foto ja ta toda detonada rssss
Kauã no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2006, 05:32 PM   #9
JoseRodolfo
NON DVCOR DVCO

JoseRodolfo's Avatar

Likes (Received): 81

Quote:
Originally Posted by Kauã View Post
A calcada foi reformada mas na primeira foto ja ta toda detonada rssss
Pois é, deveríamos contratar profissionais japoneses para construir nossas calçadas!!!
JoseRodolfo no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2006, 05:34 PM   #10
JoseRodolfo
NON DVCOR DVCO

JoseRodolfo's Avatar

Putz! Gostei muito! Qulauqre profissional do ramo diria que é brega, claro! Eles só gostam de coisas ultra-modernosas e sei lá o que. Eu gostei muito, da fonte e os pilares com vasos na última foto
Old December 11th, 2006, 05:35 PM   #11
JoseRodolfo
NON DVCOR DVCO

JoseRodolfo's Avatar

Essa reforma com a da rua Oscar Freire contam bastante pra cidade. Agora tenho que ir vistar as duas pra ver como está ao vivo!
Old December 11th, 2006, 09:31 PM   #12
Dott
cives totius mundi

Dott's Avatar

beleza hein !
Dott no está en línea   Reply With Quote
Old December 12th, 2006, 01:15 AM   #13
Kauã
BANNED

Quote:
Originally Posted by JoseRodolfo View Post
Pois é, deveríamos contratar profissionais japoneses para construir nossas calçadas!!!
Deveriam mesmo quem sabe os japoneses possam ensinar a fazer uma calcada nova nova e nao uma calcada nova velha e toda detonada nao eh... afinal eu acho que o preco eh o mesmo nao eh ... essa primeira foto da pra ver claramente como ta muito mal feito veja perto do muro dos dos predios como esta ...veja perto do vaso as emendas mal feitas e ja caindo ... isso sem falar na breguice ...essa fonte prefabricada cafonerrima e baratinha se alguem tropecar ali acho que a fonte desmonta .....os brasilerios precisam aprender uma coisa que se chama qualidade e perfeicao ... sera que vc tb eh contra ter obras bem feitas e bonitas .... sim pq para vir aqui falar essas merdas neh ....agora se vc acha que merece uma porcaria entao paciencia cada povo tem o que merece ...

Obs : eu nao postei aqui mas saiu an folha uma reportagem criticando essa reforma e como o dono do restaurante Familia Mancine se apropriou da rua e faz dela o que bem entende ... tudo para favorecer os seus restaurantes e nao a cidade ou o povo ...

Last edited by Kauã; December 12th, 2006 at 01:49 AM.
Old December 12th, 2006, 01:40 AM   #14
Kauã
BANNED

Para quem quiser ver : essa obra tao elogiada, acidentes, falta de respeito com os deficientes e moradores, arrogancia....

http://www1.folha.uol.com.br/folha/c...5u129193.shtml

Opinião: Rua vira feudo e estacionamento particular

RICARDO FELTRIN
editor-chefe da Folha Online

Há quase um ano a vida dos pacatos moradores da rua Avanhandava virou de ponta-cabeça graças ao projeto de um único empresário, Walter Mancini. Na rua corre o chiste de que seu objetivo é dominar o mundo, começando pela Avanhandava. Durante meses a fio, nós, moradores, fomos acordados pontualmente às 8h com britadeiras. A obra atrasou. Devia ter acabado em setembro. Dezembro está aí e ainda há reparos a fazer, graças à incompetência dos construtores, à má escolha de materiais e ao rebuscado (e horroroso) projeto arquitetônico.

A obra mal acabou e já tem trechos com afundamentos. Óbvio! Deviam saber que tijolinhos delicados não servem de pavimentação numa via que recebe caminhões de várias toneladas --aliás, dos próprios fornecedores dos quatro estabelecimentos comerciais de Mancini.

Durante a reforma ocorreram vários acidentes --alguns graves--, causados pela absoluta falta de sinalização. Uma pobre senhora de 68 anos rompeu os ligamentos do pé ao cair num buraco diante do prédio da Fazenda. Um outro morador sofreu uma queda na outra calçada, em buraco também não sinalizado. Ficou uma semana internado. Quatro carros caíram em enormes valas abertas e mal-ajambradas pelos funcionários da "parceira" prefeitura, causando prejuízo aos proprietários.

Para encerrar, há a feiúra do projeto: enormes vigas de pedra erguidas, o primeiro sinal do mau gosto, que prossegue com fontes estilo rococó. Podia ser pior. Mancini queria fontes luminosas!

Os taxistas foram banidos da rua. Afinal, o empresário precisa de espaço para estacionar e manobrar os carros dos seus clientes. Ah, sim, a rua tinha uma única vaga destinada a deficientes físicos, mas ela desapareceu. Não se queixem, deficientes! Mancini precisa estacionar seus ônibus particulares carregados de turistas!!

Após dez anos, sem nenhum pesar, estou deixando a Avanhandava. Podia até comprar o apartamento que alugo há tanto tempo, mas pensei bem... Deus me livre de viver num feudo dominado por um empresário que acha que moradores de uma rua são um empecilho para seus negócios.

Não serei eu quem vai atrapalhar seu projeto de dominar o mundo.

URBANISMO
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cot...2201200636.htm

Dono de restaurante afirma que transformação da rua em bulevar irá contribuir para a revitalização do centro

Moradores criticam obra da Avanhandava
DA REPORTAGEM LOCAL

A transformação de um quarteirão da rua Avanhandava (centro de São Paulo) em bulevar -com calçadas mais largas, corredor de veículos reduzido e novo projeto paisagístico- coleciona queixas. As reclamações de moradores, taxistas e comerciantes da região giram em torno do fim da Zona Azul e do ponto de táxi localizado no trecho há quase 25 anos, além da possível piora do tráfego.
Iniciada na semana passada, a obra está concentrada, por ora, em uma faixa da calçada direita do quarteirão entre as ruas Martins Fontes e Martinho Prado. Ali, o empresário Walter Mancini tem quatro restaurantes, inaugura um empório daqui a 60 dias e planeja abrir uma galeria de arte.
Segundo o engenheiro José Tadeu Braz, que integra a equipe responsável pela repaginação, o projeto inclui a construção de um portal na esquina com a Martins Fontes. Ao lado da entrada, haverá uma fonte. Além disso, o atual piso em mosaico dará lugar a um pavimento que, afirma Braz, drena melhor a água da chuva.
O novo traçado das calçadas -cuja largura média deve passar do atual 1,5 metro para 2,5 metros- elimina as faixas reservadas ao estacionamento rotativo (Zona Azul) no quarteirão.
A novidade desagrada aos moradores que têm carros e vivem em prédios sem garagem. "Como vou fazer para descarregar as compras? ", pergunta Francisco di Senna.
Para Braz, o ato de estacionar na rua é um "vício". "O governo não tem a obrigação de reservar vaga. Cada um tem que arranjar a sua."
De acordo com ele, a ausência das vagas rotativas será compensada pelos 600 lugares disponíveis nas garagens pagas dos arredores. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) confirmou ter autorizado a extinção da Zona Azul.
O estreitamento da pista de rolagem forçará a mudança do ponto de táxi da Avanhandava para a Martins Fontes. No lugar do ponto, haverá uma baia para três veículos. Quando a demanda for maior, motoristas serão acionados por rádio.
O taxista Manoel Belo da Silva disse que os administradores do ponto não foram procurados para discutir o projeto. "Ninguém viu a planta." Braz garantiu que representantes da classe foram contatados, mas observou que "se for ouvir todo mundo, você não implanta nada."

Envolvimento afetivo
Segundo o empresário Walter Mancini, a obra está sendo financiada por uma operadora de cartões de crédito e pela prefeitura.
Ele diz que seu envolvimento no projeto é afetivo. "O que me move é o desejo de contribuir para a revitalização do centro, que é como uma mãe abandonada em um asilo. Estou dando um vestido legal a ela." Afirma ainda que "a obra é para a cidade, não para mim". (LUCAS NEVES)

Last edited by Kauã; December 12th, 2006 at 01:45 AM.
Old December 12th, 2006, 01:47 AM   #15
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Vergonhosamente eu nem sabia da existência dessa rua... ou melhor, a rua eu sabia que existia, só não sabia de toda essa movimentação nela.
Old December 12th, 2006, 02:00 AM   #16
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Quote:
Originally Posted by JoseRodolfo View Post
Essa reforma com a da rua Oscar Freire contam bastante pra cidade. Agora tenho que ir vistar as duas pra ver como está ao vivo!
Tem a reforma da Teodoro Sampaio tb, que não sei a quantas anda.
Old December 12th, 2006, 06:04 AM   #17
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Likes (Received): 104

Pelo que eu li, concordo com o Braz e acho que os moradores que estão reclamando, estão reclamando porque acabaram sendo prejudicados, mas pelo bem da rua, ou seja, só analisam o que perderam, por isso são contrários... é incrível isso, cada vez mais eu vejo que quando se quer, se pode criticar TUDO! Ou seja, neste caso o que criticam é que aumentaram as calçadas de 1,5 m para 2,5 m... sempre vejo todos reclamando das calçadas ruins e estreitas, aí quando alargam, reclamam também... até de arborizarem a Oscar Freire tem gente reclamando!
GRGM no está en línea   Reply With Quote
Old December 12th, 2006, 07:13 AM   #18
Kauã
BANNED

Quote:
Originally Posted by GRGM View Post
Pelo que eu li, concordo com o Braz e acho que os moradores que estão reclamando, estão reclamando porque acabaram sendo prejudicados, mas pelo bem da rua, ou seja, só analisam o que perderam, por isso são contrários... é incrível isso, cada vez mais eu vejo que quando se quer, se pode criticar TUDO! Ou seja, neste caso o que criticam é que aumentaram as calçadas de 1,5 m para 2,5 m... sempre vejo todos reclamando das calçadas ruins e estreitas, aí quando alargam, reclamam também... até de arborizarem a Oscar Freire tem gente reclamando!
Bem como vc sabe eu sou a favor da reforma das calcadas ...alias meu primeiro thread foi sobre isso .... porem eu tb sou a favor do qualidade, do respeito, da beleza, da seguranca, nesse caso em particular ha algo estranho ai ... primeiro a rua foi reformada para atender as nece$$idades do dono do restaurante e nao para o bem dos moradores que sao maioria e os mais interessados do que vai ser feito em frente de suas casas .... depois seguiu o padrao estetico do restaurante e novamente o projeto da rua foi o dono do restaurante que decidiu ele mesmo sozinho pelo que entendi .... depois nao atendeu aos padroes de seguranca visto os varios acidentes .... retiram uma vaga para deficientes ( lamentavel pois acessibilidade tb eh qualidade e respeito ) e por fim a obra foi mal feita e segundo o jornal ja esta afundando ( e foi inaugurado quando ...? essa semana...? ! ) ou seja ta tudo errado .... calcadas mais largas necessariamente nao sigfica calcadas melhores ou mais bem feitas ou mais bonitas .... uma pena ... tudo poderia ser diferente .... mas pelo que entendi aqui qualquer coisa serve desde que se faca alguma coisa mesmo que esteja errada e mal feita ....
Old December 12th, 2006, 06:17 PM   #19
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Eu não gostei da cor dessas calçadas, muito berrante e vão ficar encardidas logo.
E em parte eu concordo coma reclamação dos moradores, pois muito desses prédios do centro não tem garagem, com a ampliação das calçadas eles não tem mais onde parar os carros. Eu vejo isso no meu prédio, eu tenho garagem, mas a maioria aqui não tem, e o pessoal para na rua, em frente à portaria, pra descarregar ou mesmo para as visitas pararem os carros. Deveriam ter dito como na Oscar freire, onde a rua ainda tem recuos para os carros, e é mais largas nas esquinas.
Old December 13th, 2006, 01:02 PM   #20
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito

Menino de Sampa's Avatar

Likes (Received): 2

Certamente ficou bemmelhor do que antes, mas não senti muita firmeza nisso aí não.
Menino de Sampa no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules