search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools Rating: Thread Rating: 3 votes, 2.33 average.
Old December 30th, 2006, 01:52 AM   #1
Jorge
www.preservasp.org.br
 
Join Date: Feb 2006
Location: São Paulo
Posts: 434
Likes (Received): 15

A Vila Normandia em São Paulo

Das jóias arquitetônicas desaparecidas da cidade de São Paulo, uma das menos conhecidas é a Vila Normandia, que ficava na Avenida Ipiranga, sendo um pouco mais conhecido o arquiteto que o projetou, Julio de Abreu Junior, formado na Escola de Belas-Artes de Paris - na época, a mais prestigiosa escola de arquitetura do mundo. Curiosamente, Julio de Abreu Junior também projetou o primeiro prédio de apartamentos modernista da cidade, que ainda hoje está de pé, na Avenida Angélica, 172. É por esse último prédio que Julio de Abreu Junior é lembrado e por vezes exaltado pelos historiadores da arquitetura brasileira, quase todos eles comprometidos com a ideologia modernista. Recentemente, o livro "Avenida São Luís", de José Eduardo de Assis Lefèvre, ajudou a lançar algumas luzes sobre a Vila Normandia e sobre outros prédios, demolidos ou ainda existentes, da área.

A Vila Normandia foi construída pelo Conde Sílvio Álvares Penteado, em uma rua particular que inicialmente se estendia da Rua Epitácio Pessoa até a Rua São Luís, atual Avenida São Luís, entre os terrenos dos atuais edifícios Itália e Copan. Foi inaugurada por volta de 1930, e era composta de dois prédios de apartamentos e de um conjunto de quatro pares de casas geminadas. O programa arquitetônico dos prédios de apartamentos era absolutamente inovador, pois os apartamentos não dispunham de cozinha individual - as refeições eram preparadas e servidas numa cozinha e numa sala comuns. Tal programa, embora freqüente nos flats novaiorquinos do período, demorou até os anos 90 para se disseminar em São Paulo. Outra inovação do projeto era que a rua interna passava por dentro de um dos prédios de apartamentos, através de uma porte-cochère - solução também adotada em outra vila ainda hoje existente na cidade, a Vila Napolitana, que fica na Rua Vitorino Carmilo. Julio de Abreu Junior também teve a preocupação de diferenciar cada fachada das demais, conferindo movimento e diversidade ao conjunto que tinha em comum o estilo normando unificador. Cada detalhe arquitetônico, como luminárias e placas, foi cuidadosamente desenhado de forma a combinar com a atmosfera de cidadezinha medieval da Vila.

A pitoresca Vila parece ter sido particularmente querida e admirada pelos paulistanos e pelos turistas que visitavam a cidade. Prova disso é que aparecia com freqüência em livros de fotografias dos anos 50 sobre a cidade, direcionados principalmente ao mercado estrangeiro, como "Eis São Paulo" de Georg Paulus Waschinski e "São Paulo", de Peter Scheer. Numa das casas da Vila funcionava também um famoso restaurante francês da época, o "La Popotte", que tinha em sua entrada uma tabuleta de identificação de madeira em estilo medieval. Era porém detestada pelos modernistas, sendo que um dos mais radicais deles, Luís Saia, assim definiu a Vila Normandia em seu livro "Morada Paulista": "desesperada tentativa para trazer para São Paulo o pitoresco dos recantos franceses visitados anualmente pelos mais aquinhoados representantes do fastígio financeiro regional". Luís Saia aliás era na época o manda-chuva do Iphan em São Paulo, o único órgão de preservação então existente na cidade, logicamente não havendo dessa entidade nenhum interesse na preservação da Vila, pelo contrário. Some-se a isso o fato de que nos anos 50 e 60 a área em que se localizava a Vila Normandia se tornou talvez a mais valorizada da cidade, com cada centímetro de terreno sendo disputado ferozmente pelas construtoras, preocupadas somente em construir prédios nas Avenidas Ipiranga e São Luís com máximo aproveitamento do terreno. Assim, já no início dos anos 50, as duas casas da Vila junto à Avenida São Luís foram demolidas para a construção do prédio de apartamentos que leva o nome de Conde Sílvio Penteado. Porém, a maior parte do conjunto resistiu até 1960 ou 1961, quando foi demolida para a construção dos edifícios Vila Normanda e Investimento. Esses prédios até que são de boa qualidade em termos arquitetônicos, notando-se que houve uma preocupação em torná-los mais bonitos e interessantes, pois são dotados, por exemplo, de murais do artista plástico Antonio Maluf. O grande problema desses prédios é o preço que a cidade teve que pagar para a sua construção, com o sacrifício de um de seus mais belos e pitorescos conjuntos arquitetônicos.

Somente em meados dos anos 70 é que a cidade finalmente começou a se preocupar com a preservação da arquitetura eclética, que os modernistas ainda insistiam em considerar uma aberração - data dessa época a primeira legislação de proteção a esses bens na cidade, feita não pelo Iphan, mas através da Secretaria Municipal do Planejamento, valendo-se do recurso do zoneamento (as antigas zonas Z8-200). Se a Vila Normanda tivesse resistido mais uns 15 anos, muito provavelmente teria sido preservada até hoje. Hoje em dia, pouca gente discordaria que se a Vila Normandia ainda existisse, seria uma das mais importantes referências arquitetônicas e paisagísticas do Centro de São Paulo. Sua demolição e substituição pelos prédios atuais foi sem dúvida uma das piores trocas para a cidade, uma perda que será sempre lamentada.

A seguir, algumas imagens da Vila:

1 - Desenho das fachadas de 2 casas da Vila, feitos por Julio de Abreu Junior


2 - Implantação da Vila Normandia, antes da abertura da Avenida Ipiranga.


3 - Fachada dos prédios de apartamentos da Vila Normandia. Observem à direita a "porte-cochère".


4 - a rua interna da Vila, olhando em direção à Avenida São Luís


5 - A mesma Rua, olhando na direção oposta.


6 - A Vila, durante a construção do Copan
__________________
Colabore com o patrimônio histórico da cidade e da região metropolitana de São Paulo! Faça uma doação online de qualquer quantia para a Associação Preserva SP:Basta clicar aqui!

Cauê liked this post
Jorge no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old December 30th, 2006, 01:59 AM   #2
gutooo
neonico
 
gutooo's Avatar
 
Join Date: Jan 2005
Location: São Paulo
Posts: 17,721
Likes (Received): 1497



Eu não sabia disso!

Como essas casas eram lindas!
__________________
Guto Magalhães
_______________________

Flickr
Twitter YouTube

gutooo no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2006, 02:50 AM   #3
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito
 
Menino de Sampa's Avatar
 
Join Date: Sep 2003
Location: São Paulo
Posts: 4,355
Likes (Received): 6

Triste!
Menino de Sampa no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2006, 03:16 AM   #4
Bruno BHZ
.
 
Bruno BHZ's Avatar
 
Join Date: Nov 2002
Location: Belo Horizonte (e S.Paulo)
Posts: 15,598
Likes (Received): 23653

Que linda!
Esses modernistas são um perigo
Que pena que durante muito tempo pessoas tão "ideologizadas" (se é que se pode dizer assim) comandavam os órgãos de patrimônio.
__________________
=)
Bruno BHZ no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2006, 04:27 AM   #5
Farrapo
.
 
Join Date: Oct 2003
Location: Porto Alegre
Posts: 8,599
Likes (Received): 876

Nossa, muito lindo!!!

E esse thread vai pro "Arquitetura e Discussões Urbanas"! Não é a primeira vez que tu posta errado um thread, Jorge... De acordo com as regras de utilização dos sub-fóruns, o "Arquitetura e Discussões Urbanas" engloba threads que tratam de temas urbanos, questões sobre cidades, arquitetura ou alguma construção, bem como threads de fotos/vídeos de alguma construção específica (por exemplo, "Museu Nacional de Belas Artes"), ou temáticos como "Igrejas de Salvador" ou "Obras de Ruy Ohtake". Esta divisão abrange essas temas tanto em esfera nacional, quanto internacional.
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2006, 08:47 PM   #6
nando02
Qui sait?
 
nando02's Avatar
 
Join Date: Sep 2006
Posts: 5,523
Likes (Received): 182

Que pena!!!
nando02 no está en línea   Reply With Quote
Old April 23rd, 2014, 01:44 PM   #7
looidi
Registered User
 
looidi's Avatar
 
Join Date: Aug 2010
Location: Sao Paulo
Posts: 21
Likes (Received): 5

Wink Hotel Jaraguá (ex-Estadão) próximo a isso tudo

E pensar que - de uma das ruas internas da Vila Normanda - se podia ver a ex-sede do Estadão (que ali ficou até meados de 1976, quando mudou pra onde está hoje, ou seja, a Celestino Bourrol, no Bairro do Limão), empresa que meu pai fez carreira por mais de 37 anos. Eu já me impressionava quando via, coexistindo na mesma foto, o Copan em construção com a ex-sede do Jornal, que dirá agora, com o link da Vila Normanda? [IMG][/IMG]



__________________
Conheça a região que moro, acessando:

Tatuapé

Mooca

Tatuapé, de-novo

Jardim Anália Franco

POF - http://t.co/adM5KGQtpo
looidi no está en línea   Reply With Quote
Old April 23rd, 2014, 02:04 PM   #8
EceB
Chapecoense
 
EceB's Avatar
 
Join Date: May 2009
Location: Chapecó
Posts: 5,463
Likes (Received): 5126

__________________
Ich brauch Freiheit, ich geh auf Reisen
EceB no está en línea   Reply With Quote
Old April 23rd, 2014, 07:18 PM   #9
looidi
Registered User
 
looidi's Avatar
 
Join Date: Aug 2010
Location: Sao Paulo
Posts: 21
Likes (Received): 5

Unhappy Uma pena a não preservação

Quote:
Originally Posted by EceB View Post
Fique claro que soube há pouco da Vila Normanda.

- Lamentei muito que não tenha sido preservada
__________________
Conheça a região que moro, acessando:

Tatuapé

Mooca

Tatuapé, de-novo

Jardim Anália Franco

POF - http://t.co/adM5KGQtpo
looidi no está en línea   Reply With Quote
Old April 23rd, 2014, 08:47 PM   #10
Gutovsky
Registered User
 
Gutovsky's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: São Paulo
Posts: 9,160
Likes (Received): 5826

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Que linda!
Esses modernistas são um perigo
Que pena que durante muito tempo pessoas tão "ideologizadas" (se é que se pode dizer assim) comandavam os órgãos de patrimônio.
O problema nem foi a arquitetura modernista, mas o pensamento de muitos modernistas, que passaram o trator por cima de tudo que julgavam "desnecessário". Uma pena mesmo que não exista mais nenhum exemplar dessa arquitetura... Só blocão!
__________________
Vinho e Gastronomia - Desfrutar sem complicar é o melhor de tudo!
Gutovsky no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2014, 08:07 AM   #11
TEBC
Registered User
 
TEBC's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: São Paulo
Posts: 23,105
Likes (Received): 5637

um crime o que fizeram com o centro de SP
TEBC no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2014, 09:37 AM   #12
RodrigoBG
Registered User
 
RodrigoBG's Avatar
 
Join Date: Jan 2011
Location: São Paulo
Posts: 1,361
Likes (Received): 733

Prefiro o conjunto Itália-Copan. Falei.
__________________
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||

Last edited by RodrigoBG; April 24th, 2014 at 09:46 AM.
RodrigoBG no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2014, 11:42 AM   #13
HRLR
Registered User
 
HRLR's Avatar
 
Join Date: Aug 2008
Location: São Paulo
Posts: 7,068

Muito fake. Para mim, não faz falta.
HRLR no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2014, 02:39 PM   #14
legal
Registered User
 
legal's Avatar
 
Join Date: Aug 2003
Location: Bethlehem, PA
Posts: 7,309
Likes (Received): 4138

Tambem prefiro o Copan.
__________________
Author of "The Greys' Secret", a novel on aliens.
"Spanish for Smarties." - "Professional English for International Business"
All books above are available on amazon.com & barnesandnoble.com
www.globaltradeview.com, a forum on International Business & Travels.
www.lehighproducts.com
Study English or Intl Business in USA: www.lehighglobal.com
Organic & Specialty Food Monthly Subscription Box: www.dacostassecret.com
legal no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2014, 09:48 PM   #15
Suburbanist
on the road
 
Suburbanist's Avatar
 
Join Date: Dec 2009
Location: the rain capital of Europe
Posts: 27,324
Likes (Received): 20788

Fake. O uso de peças de madeira simulando vigas, sem qualquer função estrutural, é um dos pontos baixos da arquitetura brasileira, incluindo-se boa parte das construções assemelhadas do mesmo gênero que existem no Brasil.

É o mesmo que alguém construir vãos livres e depois assentar pilotis sem função estrutural só para dar uma aparência de ser um prédio de 1950...
__________________
YIMBY - Yes, in my backyard!
Suburbanist no está en línea   Reply With Quote
Old April 29th, 2014, 12:28 AM   #16
Gutovsky
Registered User
 
Gutovsky's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: São Paulo
Posts: 9,160
Likes (Received): 5826

E essa era a única característica inovadora da vila? Não leram o resto do artigo do primeiro post? E se o cara quiser emular uma arquitetura diferente, não pode porque é "fake"? Ele não colocou elementos decorativos depois de pronto, o prédio foi feito para ter essa aparência.
__________________
Vinho e Gastronomia - Desfrutar sem complicar é o melhor de tudo!
Gutovsky no está en línea   Reply With Quote
Old April 29th, 2014, 01:15 AM   #17
Suburbanist
on the road
 
Suburbanist's Avatar
 
Join Date: Dec 2009
Location: the rain capital of Europe
Posts: 27,324
Likes (Received): 20788

Quote:
Originally Posted by Gutovsky View Post
E essa era a única característica inovadora da vila? Não leram o resto do artigo do primeiro post? E se o cara quiser emular uma arquitetura diferente, não pode porque é "fake"? Ele não colocou elementos decorativos depois de pronto, o prédio foi feito para ter essa aparência.
A questão que quero dizer é a seguinte.

Fachwerk é o uso de estruturas de madeira abaixo para fins... estruturais(!). As vigas de madeira ficam expostas, mais ou menos como no brutalismo os elementos estruturais de aço e concreto também o são



Exemplo: as vigas estão efetivamente suportando o peso da estrutura.



Isso é uma tecnica de construção germânica, que obviamente pode ser usada em qualquer lugar sem muito risco sísmico. O que é fake é usar madeira decorativa na fachada, sem que essa tenha função estrutural.
.
__________________
YIMBY - Yes, in my backyard!
Suburbanist no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Related topics on SkyscraperCity


All times are GMT +2. The time now is 08:49 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.11 Beta 4
Copyright ©2000 - 2017, vBulletin Solutions Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2017 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2017 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu