daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools
Old July 17th, 2008, 05:00 PM   #121
ROBSON LIMA
BANNED

Likes (Received): 5

Esse teste é legal.... pegue essa foto de Ribeirão Preto, reduzam ela em quarquer programa, Adobe Photoshop, Word ou Power Pont, utilizando o prédio mais alto como referência que é o que está na parte mais alta do lado direito.

Reduzam a foto para que o referido prédio tenha a mesma proporção do prédio mais alto visto na foto de Sorocaba, um que está bem ao centro. É um prédio com 20 andares acima do solo que fica na Av. Moreira Cesar, que é uma avenida na parte alta da região central.

image hosted on flickr

Depois disso me digam o resultado e me digam se o centro de Sorocaba é de uma cidade de 50 mil habitantes.

Last edited by ROBSON LIMA; July 17th, 2008 at 06:11 PM.
ROBSON LIMA no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 17th, 2008, 05:17 PM   #122
adorosorô
BANNED

Likes (Received): 0

Robson e demais foristas de Sorocaba (ou não),

Gostaria de poder acrescentar mais uma coisa sobre o chamado centro "nobre" de Sorocaba. Ou o que fica no entorno imediato ao marco zero da cidade, que é a praça da Catedral. Em 1960, Sorocaba ganhou o seu primeiro (e talvez único) Plano Diretor. Dentre as várias implantações que este previa, uma das principais contemplava diretamente esse centro: a chamada Zona de Galerias. Recurso urbanístico que previa um recuo de 10 metros dos andares térreos das edificações, sendo que 7m estariam cobertos pela laje do primeiro piso, destinados a proteger os transeuntes de qualquer interpérie climática. Não conheço projeto semelhante em qualquer outra cidade. Ainda está em vigor, embora não se tenha uma continuidade efetiva, porque a implantação se dá na medida em que se construa um novo prédio. Essa área engloba a Rua de São Bento, Padre Luís (da Penha até a São Bento), Penha (da Padre Luís até a Barão), Benedito Pires (da Catedral até a Penha), Boulevard Braguinha (da Praça até a Barão) e XV de Novembro (da Barão até a Brigadeiro Tobias). É bom que se registre que Sorocaba tem um conjunto de 4 Prédios (Conjunto Santa Clara, na esquina da São Bento com a Padre Luís) que foi o primeiro conjunto comercial (com galeria de lojas em três pisos) e residencial do interior do Estado de SP. Foi projetado por um importante arquiteto cujo nome me foge à lembrança. Um projeto ousado para a época em que foi inaugurado (1966). Aproveito a oportunidade para conclamar os sorocabanos a lançarem um thread sobre o centro de Sorocaba, mostrando esse importante recurso (Zona de Galerias) e o Conjunto Santa Clara. Depois de lançado, acredito que as opiniões dos forenses (principalmente aqueles que insistem em diminuir a importância das cidades interioranas) vão ser mais abalizadas. Abraços a todos!
adorosorô no está en línea   Reply With Quote
Old July 17th, 2008, 07:03 PM   #123
ROBSON LIMA
BANNED

Só retificando...

Em 2004 no governo do prefeito Renato Amary foi elaborado um novo plano diretor para a cidade, aprimorando desta forma a deficiência deste dos anos 60.

Algumas coisas foram aprimoradas com relação ao antigo. Ficaram proibidos edifícios paralelos sem que haja um espaço suficiente para a luz entre eles, o centro no entorno das perimetrais (Dom Aguirre/Afonso/Eugenio/Moreira/JK) foi expandido além delas, permitindo que fossem construidos prédios altos também nos bairros chamados de centro expandido, como o Campolim por exemplo e o Além Ponte que receberá em um único empreendimento 6 torres de 25 andares, que mudará o skyline da cidade no centro leste.

Foram criadas também várias regiões estritamente residenciais e algumas regiões parcialmente residenciais entre os corredores comerciais.

Sem contar que a vinda da Toyota foi possível graças a mudança do plano diretor que transformou uma Zona Rural de 9 km2 em Zona Industrial, fazendo com que Sorocaba tenha agora uma Zona Industrial de 34 km2 e possivelmente um aeroporto internacional privado.
Old July 17th, 2008, 08:00 PM   #124
ROBSON LIMA
BANNED

Bem observado!!!!

Galeria Santa Clara

Boulevar Benedito Pires (do lado esquerdo os prédios de andares que tem o recuo no andar térreo)

Rua São Bento (ao lado esquerdo os prédios com recuo e do lado direito o Bradesco também com recuo

Old July 17th, 2008, 08:37 PM   #125
Edu Brasilis
Registered User

Edu Brasilis's Avatar

Likes (Received): 135

Olha, na minha opinião, concordo com o que o forumer Raul Neto disse.

O centro de Sorocaba não tem características que transmitem a impressão de grandeza proporcional ao tamanho da cidade. Tem algumas ruas de traçado muito antigo, sem planejamento adequado, datadas da época dos primordios da cidade e isso aliado a alguns tombamentos e diretivas de planos diretores dificulta a alteração do perfil para um que represente melhor a cidade.

Como tem poucos prédios no centro, arrisco dizer que com um direcionamento adequado do planejamento, inclusive com a criação de estacionamentos subterrâneos já sugeridos pela prefeitura e demolição de áreas sem importância histórica e reurbanização dessas áreas (portanto com bastante $$$, que começa a entrar mais agora...) pode ser possível num breve espaço de tempo essa característica mudar para muito melhor, com novos prédios, com novo estilo, construidos de forma mais planejada, o que algumas cidades com centro já consolidado não irão conseguir com custos similares.
Edu Brasilis no está en línea   Reply With Quote
Old July 17th, 2008, 09:02 PM   #126
superkyo
Registered User

superkyo's Avatar

Likes (Received): 184

Quote:
Ficaram proibidos edifícios paralelos sem que haja um espaço suficiente para a luz entre eles
Essa eu naum sabia, DO CARALHO assim naum fica aqueles paredoes de prédios q eu acho até feio, mas bonito fica prédios parcialmente espalhados, sem falar q assim ainda facilida o transito sem concentrar demais........

PLANO DIRETOR essa é uma coisa q eu tenho orgulho dessa cidade, se conseguirem fazer valer tudo q está nele dificilmente a cidade terá um caos de transito, principalmente nas novas areas onde já são previstos as avenidas para compro um anel viario com corredor de onibus, pista local e pista expressa.......o grande desafio fica para as avenidas no ponto de saturação hj como a PERIMETRAL CENTRO.....
Old July 17th, 2008, 09:09 PM   #127
ROBSON LIMA
BANNED

Edu, novamente há um erro de interpretação quanto ao centro da cidade. Vocês entendem o centro como algumas ruas antigas como XV, São Bento, Braguinha e Barão quando na verdade é bem maior do que isso. O Centro de Sorocaba é todo o complexo que está dentro de um anel viário que compreende 2 terminais urbanos inclusive.

Compare o Skyline de Ribeirão Preto com o de Sorocaba, verá que a quantidade de edifícios em Sorocaba é superior, ocorre que estão espalhados e não concentrados.

Volto a dizer... não são 610 mil hab a toa numa área em km2 que é metade da área de Ribeirão Preto.

Neste link eu reproduzi a Escala das duas cidades: Sorocaba e Ribeirão Preto

http://robsonpower.gigafoto.com.br/

Last edited by ROBSON LIMA; July 17th, 2008 at 09:50 PM.
Old July 17th, 2008, 09:27 PM   #128
BrunoFoca
Registered User

BrunoFoca's Avatar

Likes (Received): 95

Quote:
Originally Posted by ROBSON LIMA View Post
Bruno porque você não compara São Paulo de 14 milhões de pessoas e mais de 1000 km2 com Nova York que tem 8 milhões de pessoas e 800 km2?
Relevancia?

Quote:
Ai você verá que uma loja da Sony de lá ou uma loja de perfumes, ou de informática tem dimensões de um Shopping.
Aqui em São Paulo também, nossa que interessante.

Quote:
Ou melhor, enquanto lá a altura media dos prédios do centro de Nova York é de 40 andares em SP é de 15 andares.
Fonte?

Quote:
Sem contar a questão da infra-estrutura, metrô 10 vezes maior que o de SP, aeroporto que não termina em uma avenida.
Termina no oceano.

Quote:
Ou ainda, podemos discutir porque Ribeirão Preto e Sorocaba já tem anel viário dentro da cidade a muitos anos e São Paulo ainda não tem. Temos na capital um triangulo formado pelas marginais Tiete, Pinheiros e Av. dos Estados que sufocam SP com caminhões de carga. Equanto em Sorocaba nenhum caminhão precisa cortar sequer o centro expandido para acessar qualquer cidade da região.
Caminhões não circulam mais em São Paulo.

Quote:
Realmente Sorocaba não funciona no domingo da mesma maneira que SP não tem shoppings que ficam abertos 24 hrs como em Tókio por exemplo.
Tem sim.
BrunoFoca no está en línea   Reply With Quote
Old July 17th, 2008, 09:52 PM   #129
ROBSON LIMA
BANNED

Skyline Sorocaba e Ribeirão - mesma escala

http://robsonpower.gigafoto.com.br/
Old July 17th, 2008, 10:16 PM   #130
ROBSON LIMA
BANNED

Respondendo

Recurso utilizado por SP para evitar caminhões. Proibição durante o dia e não vias alternativas

Nova York - Sony Center

Berlin - Sony Center

Nova York - City Bank

Nova York - Manhattan Mall

Nova York - JC Penney

Nova York - Apple Store

Agora me mostre onde estão essas mega-lojas em SP?

Vou sempre pra lá..... e não vi.
Old July 17th, 2008, 10:25 PM   #131
ROBSON LIMA
BANNED

Metrô de NY x Metrô de SP

Metrô de Nova York

Metrô de São Paulo

É até covardia comparar.
Old July 18th, 2008, 10:09 PM   #132
BrunoFoca
Registered User

BrunoFoca's Avatar

Quer comparar quem é maior que quem?
São Paulo e NY estão no mesmo nivel, ambas são gigantes e ambas tem coisas gigantes que funcionam o dia inteiro.
Ambas são metropoles mundiais, o mundo inteiro conhece São Paulo e Rio de Janeiro, assim como Nova York ou Berlin.
Não comparei São Paulo com Sorocaba porque um dos distritos de São Paulo tem quase a mesma população de Sorocaba inteira um Shopping de São Paulo fatura 20% do PIB de Sorocaba não dá para comparar as duas cidades.
Não tentei diminuir Sorocaba, nem comparar ela com São Paulo, mas achei absurdo dizer que algumas lojas de Sorocaba são do tamanho de Shoppings porque se isso fosse verdade São Paulo estaria cheia de Mini-Shoppings, na região da 25 de Março então onde cada prédio é uma loja estariamos lotados.
Mas se quiser eu coloco uma lista das MegaStores existentes em São Paulo.
Na RM de São Paulo temos 339KM de trilhos, é pouco, mas temos e isso é culpa de quem?

Só para constar o Shopping Leste Aricanduva é maior que todas as lojas citadas.

Last edited by BrunoFoca; July 18th, 2008 at 10:16 PM.
Old July 19th, 2008, 01:26 AM   #133
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

O tópico é de Sorocaba ou um city vs city de SP e NY?
Old July 19th, 2008, 06:22 AM   #134
superkyo
Registered User

superkyo's Avatar

Likes (Received): 184

Tem nego q aparece só pra tumultuar, se fosse admin já deletava todas essas mensagens e dava uma advertencia.......

Oq o BRUNO FOCA veio fazer nesse topico ?? veja oq ele escreve
Quote:
Corpo de metropole, cabeça de cidade de 50.000 habitantes
cutuca
Quote:
Aproveita que vai no Centro, passa no Interplaza Hotel (Do lado do Hotel Cardum) e vê quando esta o preço da diaria da suíte com hidro para uma pessoa (A suíte é para um casal) por favor?
Não to zoando não é que perdi o telefone do hotel.
cutuca[2]
Quote:
O Centro de Sorocaba é otimo, vai lá em um Domingo e veja a imensa quantidade de ausencia de pessoas.
cutuca[3]
Quote:
Não comparei São Paulo com Sorocaba porque um dos distritos de São Paulo tem quase a mesma população de Sorocaba inteira um Shopping de São Paulo fatura 20% do PIB de Sorocaba não dá para comparar as duas cidades.
Podem ser fatos, mas está claro o motivo de de ficar cutucando [4]
Quote:
Não tentei diminuir Sorocaba
Magina, só ficou cutucando pra ver o circo pegar fogo
Old July 19th, 2008, 05:55 PM   #135
BrunoFoca
Registered User

BrunoFoca's Avatar

Quote:
Originally Posted by superkyo View Post
Tem nego q aparece só pra tumultuar, se fosse admin já deletava todas essas mensagens e dava uma advertencia.......

Oq o BRUNO FOCA veio fazer nesse topico ?? veja oq ele escreve
Bom por isso que você nunca vai ser administrador pois tem limitações em interpretação de texto, veja que eu copiei a mensagem de outra pessoa.
O Jose Neto disse que não concordava que Sorocaba tinha cabeça de cidade pequena, e no mesmo momento ele fez alusão a uma grande loja das Casas Bahia e grandes lojas de sapatos como forma de justificar o argumento dele, nisso eu fiz meu comentário baseado no texto em negrito do meu quote.
Afinal se a justificativa dele para São Paulo ter um centro que pode ser considerado grande é esse então a cidade ainda é absurdamente pequena, porque só cidades pequenas consideram uma loja das Casas Bahia como uma grande coisa.
Conhecendo Sorocaba como eu conheço, sei que ela é uma grande cidade, MAS o centro dela é ridiculo em comparação ao tamanho da cidade, fora isso temos o fato de NEM mesmo a prefeitura ficar no Centro o que faz com que o centro dela não seja realmente O centro da cidade, obvio que a prefeitura não tem que necessariamente ficar no centro de uma cidade, mas sendo que os maiores Shoppings e áreas de lazer da cidade não estão no centro, nem a sede administrativa do governo da cidade então o centro de Sorocaba não tem a importancia nem o tamanho que deveria ter para uma cidade desse porte.

Sobre o Cutuca2 eu precisava mesmo dessa informação pois perdi meu celular e não tenho mais o telefone do Hotel e sem o telefone não tenho como ligar lá e não consigo achar o site do Hotel dessa forma como vou conseguir saber o preço? Se o jose neto ia na região ele iria morrer se olhasse o preço para mim?

Sobre o Cutuca3 é um fato, o Centro de Sorocaba no Domingo parece um filme de faroeste.

Sobre o Cutuca4 quem começou a querer comparar São Paulo com Sorocaba não fui eu, de fato nem comecei a comparar São Paulo com Sorocaba, apenas fiz o comentário que se considerar as lojas de sapatos do Centro de Sorocaba como Shoppings temos que comparar todas as grandes lojas do Brás também, bom resumi meu comentário dizendo que não dá para comparar as duas, mesmo porque não dá uma e a maior metropole do Hemisferio a outra é uma grande cidade do interior, vou comparar as duas como?

Mas leia novamente meus comentários depois volte a postar.

Mas senão gostou do meu comentário você é totalmente livre para reportar ele para a moderação e ai se ela achar necessário tomar as medidas cabiveis.

Last edited by BrunoFoca; July 19th, 2008 at 06:08 PM.
Old July 20th, 2008, 12:58 AM   #136
Edu Brasilis
Registered User

Edu Brasilis's Avatar

Likes (Received): 135

Quote:
Originally Posted by BrunoFoca View Post
Corpo de metropole, cabeça de cidade de 50.000 habitantes.
No Bras aqui em São Paulo, qualquer loja parece um mini-shopping.

Aproveita que vai no Centro, passa no Interplaza Hotel (Do lado do Hotel Cardum) e vê quando esta o preço da diaria da suíte com hidro para uma pessoa (A suíte é para um casal) por favor?
Não to zoando não é que perdi o telefone do hotel.
De acordo com o Gugo:

Interplaza Hotel
Rua Coronel Benedito Pires, 81
(15) 32336244
Edu Brasilis no está en línea   Reply With Quote
Old July 20th, 2008, 01:43 AM   #137
BrunoFoca
Registered User

BrunoFoca's Avatar

Quote:
Originally Posted by Edu Brasilis View Post
De acordo com o Gugo:

Interplaza Hotel
Rua Coronel Benedito Pires, 81
(15) 32336244
MUITISSIMO OBRIGADO!
Eu sempre procurava como Interplazza.
Old July 21st, 2008, 01:58 AM   #138
Luiz
Registered User

Luiz's Avatar

Likes (Received): 11

Aos sorocabanos:

Voltei ontem a Sorocaba com um amigo meu depois de 1 ano e meio sem ir lá e a cidade parece que tá cada vez melhor, conheci um monte de lugar lá desde o centrão com toda aquela muvuca até o Campolim a pé e o Shopping Esplanada é excelente tb!!!! As vias estão em excelente estado de conservação destacando as avenidas JK, WL e Antônio Carlos Comitre. Pretendo voltar mais vezes lá e quem sabe marcar um encontro SSC Sorocaba!!!
Luiz no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2008, 03:33 AM   #139
José Neto
Registered User

José Neto's Avatar

Likes (Received): 592

Quote:
Originally Posted by BrunoFoca View Post
Bom por isso que você nunca vai ser administrador pois tem limitações em interpretação de texto, veja que eu copiei a mensagem de outra pessoa.
O Jose Neto disse que não concordava que Sorocaba tinha cabeça de cidade pequena, e no mesmo momento ele fez alusão a uma grande loja das Casas Bahia e grandes lojas de sapatos como forma de justificar o argumento dele, nisso eu fiz meu comentário baseado no texto em negrito do meu quote.
Afinal se a justificativa dele para São Paulo ter um centro que pode ser considerado grande é esse então a cidade ainda é absurdamente pequena, porque só cidades pequenas consideram uma loja das Casas Bahia como uma grande coisa.
Conhecendo Sorocaba como eu conheço, sei que ela é uma grande cidade, MAS o centro dela é ridiculo em comparação ao tamanho da cidade, fora isso temos o fato de NEM mesmo a prefeitura ficar no Centro o que faz com que o centro dela não seja realmente O centro da cidade, obvio que a prefeitura não tem que necessariamente ficar no centro de uma cidade, mas sendo que os maiores Shoppings e áreas de lazer da cidade não estão no centro, nem a sede administrativa do governo da cidade então o centro de Sorocaba não tem a importancia nem o tamanho que deveria ter para uma cidade desse porte.

Sobre o Cutuca2 eu precisava mesmo dessa informação pois perdi meu celular e não tenho mais o telefone do Hotel e sem o telefone não tenho como ligar lá e não consigo achar o site do Hotel dessa forma como vou conseguir saber o preço? Se o jose neto ia na região ele iria morrer se olhasse o preço para mim?

Sobre o Cutuca3 é um fato, o Centro de Sorocaba no Domingo parece um filme de faroeste.

Sobre o Cutuca4 quem começou a querer comparar São Paulo com Sorocaba não fui eu, de fato nem comecei a comparar São Paulo com Sorocaba, apenas fiz o comentário que se considerar as lojas de sapatos do Centro de Sorocaba como Shoppings temos que comparar todas as grandes lojas do Brás também, bom resumi meu comentário dizendo que não dá para comparar as duas, mesmo porque não dá uma e a maior metropole do Hemisferio a outra é uma grande cidade do interior, vou comparar as duas como?

Mas leia novamente meus comentários depois volte a postar.

Mas senão gostou do meu comentário você é totalmente livre para reportar ele para a moderação e ai se ela achar necessário tomar as medidas cabiveis.

Eu não acho que o fato das Casas Bahia estar no centro da cidade seja uma grande coisa. Não foi isso o que eu disse. Eu disse que no centro você encontra uma das maiores lojas da rede do Brasil assim como não é difícil encontrar grandes lojas de diversos setores, seja calçados, seja artigos esportivos ou cama, mesa e banho grandes de verdade, que começam numa rua, terminam n'outra. No centro você encontra lojas de vestuário, salão de cabeleireiro e artigos para decoração residencial para a elite da cidade, no centro você encontra concessionárias enormes de automóveis seminovos, você encontra concessionária de motos novas e seminovas, encontra estacionamentos gigantescos como o Pau Brasil cujos andares são 3 (pra que um grande estacionamento num centro que mais parece de cidade de 50 mil habitantes, não?), você encontra supermercados, além do mercado municipal, teatro, centro cultural, biblioteca, escolas, universidades, clubes de elite ou não, centros empresariais, lojas grandes e tradicionais de venda de peças para automóveis ou pra residência e o m2 mais caro da cidade...

Você não quis fazer essa comparação sem sentido entre Sorocaba e São Paulo, mas deu força a questão. Uma tem mais de 11 milhões de habitantes, outra está chegando aos 600 mil agora, isso todos sabem. Então não tem nada que falar que shopping Sorocaba é menor ou do mesmo tamanho do que um aglomerado de lojas que comercializam ilegalmente produtos eletrônicos e variados, que alguns distritos são maiores que Sorocaba, que o faturamento de tal shopping corresponde a 20% do PIB de Sorocaba. Não faz sentido. Se pra São Paulo grandes magazines e outras lojas no centro não representa grande coisa, aqui representa a área mais valorizada da cidade e eu, sim, considero uma área completa que atende às necessidade do público-alvo.

Resumindo: Centro da cidade de Sorocaba compreende as avenidas Eugênio Salerno, Moreira César, JK, Nogueira Martins entre outras. Quem mora aqui sabe! Eugênio Salerno tem clínicas médicas, restaurantes, bares e lojas diversas, a maior parte, tudo destinado as classes A e B. Moreira César, comércio em geral, JK tem o forte em clínicas médicas bares e restaurantes populares...XV de novembro uma porrada de bancos e outros serviços.
Não tem pq achar que o centro da cidade tem mentalidade de cidade pequena...pq não tem, não há o que discutir.

Eu preciso citar mais alguma coisa?

O fato do centro parecer abandonado aos domingos não quer dizer absolutamente nada. Se o povo aqui tem o costume de ficar em casa e sair somente pra almoçar e não pra fazer compras, não diminui a grandeza da região. Fui pra capital esse fim de semana. Fui no sábado e voltei no domingo....quanta diferença, né? Saí da Rua Augusta, peguei a Paulista, Rebouças e Pinheiros, caí na Castello Branco e cheguei na final da Castelinho em 1h...não peguei nada de trânsito...

Sorocaba fica morta no domingo (região central), São Paulo fica mais calma...cada uma a sua proporção.

Last edited by José Neto; July 21st, 2008 at 04:44 AM.
José Neto no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2008, 03:49 AM   #140
Celsoldc
Registered User

Celsoldc's Avatar

Likes (Received): 107

Creio que o centro de Sorocaba seja adequado para o tamanho da cidade. Uma maior concentração poderá trazer problemas futuros.
Celsoldc no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules