daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools
Old January 8th, 2007, 04:47 AM   #1
ottavianorj
Registered User

ottavianorj's Avatar

Likes (Received): 2

Mais Zona Norte do RJ - Passeio de carro do Engenho de Dentro ao Nova América!

Mais um Thread. Mais Zona Norte do RJ. Estou vendo que a discussão sobre a ZN está se intensificando e acho isso muito legal.

Hoje fui ao Shopping Nova América, em Del Castilho, peguei a Linha Amarela e cheguei lá em 5 minutos. Pelo caminho fui tirando fotos. Não tirei mais pq não deu mesmo. Espero poder mostrar melhor essa área, principalmente o Engenho de Dentro em outra oportunidade!

O caminho que eu fiz será colocado aqui o mais cronologicamente possível. Existem algumas ruas que eu não sei o nome e/ ou esqueci..hehehehe e alguns lugares q eu tb não sei o nome. Peço ajuda aos foristas daqui q, caso saibam, postem e me ajudem, ok?

Bom depois tem um bônus, umas pouquíssimas fotos que eu encontrei na Net do Méier. É impressionante como não tem nada. Se eu escrevesse Copacabana teriam umas 3 milhões de fotos! ahhahahaa. As fotos podem não estar boas, portanto, prometo que farei um mega thread sobre o Méier! Me cobrem depois!!!!

Espero que gostem!!!!!

PS: Não sei pq algumas fotos ficaram grandes de mais. Qdo hospedei, o fiz para todas com o mesmo tamanho!

Vamos lá!

(01) Primeiro, algumas fotos do meu terraço. Não é um terraçõ que possamos dizer: Ó QUE TERRAÇO, MAS QUEBRA UM GALHO. Esse terraço é equivalente a um 3º andar. Por isso as fotos não estão melhores!

(02) Ainda o terraço! Olha o Engenhão ao fundo!!!!

(03) Mais Engenhão, agora com zoom!

(04) Mais terraço..hahahahaha

(05) Mais terraço? É quase um terraço em 360º. hehehe. Essa antena mata....hahaha

(06) Do terraço dá para ver a Linha Amarela...Mas não é aquela que todo mundo ouve e vê falar, daqui até a Barra é tranquilidade.

(07) Olha o terraço de novo!!!! Esses telhados matam tudo.....

(08) Mais terraço...calma, terminou....

(09) Saindo para o Shopping. Na minha rua, Rua Pernambuco.

(10) Esquina da Rua Pernambuco com Gustavo Riedel. Essas pixações são mto ridículas....destesto pixação! Sei que a galera vai reclamar da fiação..ahhahahaha, mas aqui é ZN né?

(11) Um prédio recém construido, que na minha opinião não acrescenta em nada! Eu não gosto dele. Esse vão é horrível!

(12) Mais da Rua Pernambuco!

(13) Rua Gustavo Riedel, ao fundo o condomínio de 3 prédios. Um bom condomínio para a região. As crianças na área de lazer e a tão "adorada" fiaçãooooo!

(14) Rua Gustavo Riedel, desculpe não pegar bem as casas!

(15) Rua 2 de Fevereiro, uma das principais do bairro!

(16) Mais 2 de Fevereiro só que mais a frente.

(17) Um detalhe de um residencial da região! A maioria é assim!

(18) Entramos na Linha Amarela! Ao fundo o Engenho de Dentro. É claro que esse não é o bairro todo!

(19) Mais um pouquinho do Engenho de Dentro. Também não é só isso..ahahah, ao fundo, os espigões do Méier!

(20) É claro que da Linha Amarela podemos ver o Engenhão!

(21) Mais Engenhão? tá aí ó:

(22) Detalhe de um prédio visto da Linha Amarela. A prefeitura liberou o gabarito dessa área para 18 andares por causa do estádio. Creio que haverá um boom imobiliário nesta região! Tomara q tenha!!!!

(23) Mais detalhes de prédios visto da Linha Amarela. Torres Gêmeas? ahahahahah, fraquin, fraquin! hehehehe

(24) Um pouco da Linha Amarela em si!

(25) Mais Linha Amarela!!!!

(26) Pilares!

(27) Del Castilho. As árvores atrapalham um pouco.

(28) Uma favela as margens da Linha Amarela. É cheio de favela no caminho... . Só qdo passamos do Engenho de Dentro sentido Barra é que acaba!

(29) Mais vista da Linha Amarela!!! Um pouco antes de Pilares!!!

(30) Mais um pouco da vista! Bem feio...hehehehehehe

(31) Mais favelas!! Não sei o nome dessa, são tantas, acho que 795, que não dá para saber todas!

(32) Um tiquinho de nada do Nova América Outlet Shopping. Nem tirei foto legal, ficaram me apressando...ahahahahhaa

(33) A lateral do shopping, essa saiu horrívellllllllll....

(34) Um prédio dos anos 40? Estou certo? Me corrijam por favor!!!! No bairro Encantado!

(35) O primeiro, o melhor, o mais clássico e que ninguém sabe........o verdadeiro rei do bacalhau do Rio de Janeiro.... bairro Encantado!!!

(36) Um casarão de 1925. Pena que a foto não ficou legal, com o carro em movimento...hehehe

(37) Uma ruazinha do Encantado!!

(38) Rua Manoel Vitorino, Engenho de Dentro. Ao fundo a Universidade Gama Filho!

BÔNUS! MÉIER! ACHADAS NA INTERNET!

(39) Uma foto do por do sol no Méier!

(40) Uma foto da Dias da Cruz, com enfoque no "Shopping" e alguns prédios ao fundo!

(41) Duas fotos (horríveis por sinal) em uma só! 1ª vista do espigão e 2ª vista da Dias da Cruz esquina com Ana Barbosa e perto da Praça do Méier!

(42) Mais 2 fotos do Méier. Quase o mesmo local!

(43) Mais Dias da Cruz. Desculpem a repetição, mas das poucas que achei a maioria era dessa rua!

Sponsored Links

Old January 8th, 2007, 01:50 PM   #2
arq.henrique
Registered User

Likes (Received): 0

GRAAAAANDE cara! Tú é meu vizinho! Quer dizer, em escala de internet. Eu moro no Lins, sou arquiteto, suas observações sobre a idade das construções procedem! Parabéns!

Só discordo de você quanto ao boom imobiliário no Engenho de Dentro... Sabe, eu tenho uma casa lá, na Rua Bento Gonçalves, do outro lado da linha férrea, coladinho ao Engenhão. Estou preocupado com a valorização do terreno... ou desvalorização... é muito perto do estádio e tem 300m2, mais ou menos...

Bom, de qualquer forma vai ter sim um Boom imobiliário. Já observou na Av. Suburbana? Vão construir o maior condomínio de edifícios da zona norte. Quase uma vila olímpica ehehehe.

Pois é, mas eu trabalho na Prefeitura do Rio, na secretaria de Patrimônio Cultural e estou muito preocupado com que a dinâmica imobiliária venha trazer muitas demolições de prédios que contam a história do bairro. Do SEU bairro.

Vi que você se interessa... fotografou uma casa de 1925, aquele prédio dos anos 40... Tem muita coisa boa no Engenho de Dentro... Sei que tem muito bagulho sim, isso tem que ser demolido e renovado, casas antigas já muito descaracterizadas, galpôes vazios e etc. Mas temos que prestar atenção ao que vale a pena. Do lado que você mora, principalmente na Adolfo Bergamini e na Amaro Cavalcanti tem muitos sobrados do sec XIX que poderiam ser restaurados enão demolidos. Bom, é esse o aviso, contamos com a ajuda de vocês moradores (eu também conto) para preservar um pouco da história e da arquitetura do bairro sem impedir novos investimentos que o bairro tá precisando!

Atenção para a Igreja Sâo José, ela é tombada! Assim como a Estação do Engenho de Dentro. Essas obras magníficas devem permanecer e serem restauradas. Vamos lutar pela valorização do bairro.

Valew.
arq.henrique no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2007, 01:57 PM   #3
arq.henrique
Registered User

Vou aproveitar e postar aqui umas fotos do méier que eu tenho no PC.

Rua perto da estação, esqueci o nome.

Estação do Méier

Passarela sobre linha férrea

Saída da estação

Viaduto do Méier

Rua Amaro Cavalcanti (vai daía até o Engenho de Dentro)

Vista de helicóptero (o verde é o jardim do Méier)

Vista de helicóptero (início da Dias da Cruz)

Vista de helicóptero (zoom no jardim do Méier)

Vista de helicóptero (descida do viaduto)

Vista de helicóptero (cruzamento da Dias da Cruz e Hemengarda)

Foto antiga da Rua Aquidabã

Foto antiga da Rua Dias da Cruz

É a primeira vez que eu posto imagens, vamos ver se dá certo!
Old January 8th, 2007, 03:00 PM   #4
Compton_
From Siará

Compton_'s Avatar

Likes (Received): 76

Obaa...mais fotos da Z Norte
Continuei achando as ruas muito estreitas..as construções melhoraram um pouco, já nao achei tudo tão velho qto no thread anterior.

Otavianno, como é a relação do povo da Z Norte com a Z Sul? Há algum preconceito tambem do pessoal daí com os "sulistas"? Vcs costumam ir à zona Sul frequentemente, para fazer compras, passear, resolver problemas, etc?
Compton_ no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2007, 03:10 PM   #5
Breno-RJ
BANNED

Ótimas fotos, Otaviano!Estamos fazendo campanha da zona norte!hehehe!
O número de favelas é 613 se não me engano...Ah, só uma correção, a Gama Filho já é Piedade, faço espanhol lá!
Valeu!
Breno-RJ no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2007, 05:15 PM   #6
ottavianorj
Registered User

ottavianorj's Avatar

Obrigado a todos pelos comentários!!!!

arq.henrique, somos quase vizinhos mesmo! Morei anos no Engenho Novo tb, q é mais próximo ainda do Lins! Hahaha

Cara existem muitas construções antigas nesses bairros citados! Realmente é um banho de história! Agora qto ao boom imobiliário no ED, eu estou otimista, e acho q não vai ficar pior do q está não. Embora eu já tenha ouvido o mesmo q vc falou. Acho q se o governo fizer um planejamento decente e agir corretamente poderemos ter algo de positivo. Fico meio preocupado com a favelização, pode ser que tenha um boom de favelas tb...hehehehe

rafael_szo, cara, eu conheço mtas pessoas da Zona Sul e me relaciono tranquilamente com todos! Não vejo, pelo menos aparentemente, qq tipo de ar soberano ou superior. É claro que existem pessoas que tem essas características e que te olham de cima a baixo, mas não é nada mto anormal não. Digo para vc q em mtos lugares da Barra acontece mais isso do que na Zona Sul.

Valeu o comentário Breno, ali na UGF é Piedade mesmo, eu tinha me esquecido...PS: o começo da rua é Engenho de Dentro...ahahahaha!!! Viva a Zona Norte!!!!! hahahahaaha
Old January 8th, 2007, 07:00 PM   #7
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 770

Ótimas fotos! Parabéns!

Ia tirar umas fotos do Engenho de Dentro pois ia passar uns dias na casa de parentes da minha namorada neste bairro depois do Reveillon, mas com essa onda de violência mudei meus planos. Quem sabe no ano que vem.
caco no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2007, 07:16 PM   #8
Andre_RP
Registered User

Andre_RP's Avatar

Likes (Received): 1025

Estou amando esta sequência de threads da zona norte, uma região que merece mas nunca recebeu tanto enfoque no SSC!

Parabéns ottavianorj pelo empenho de sempre nos mostrar o Rio 'esquecido' !

Last edited by Andre_RP; January 8th, 2007 at 08:33 PM.
Andre_RP no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2007, 07:33 PM   #9
ottavianorj
Registered User

ottavianorj's Avatar

cacobianchi e ViajanteRP, obrigado pelos comentários! Sempre tentarei mostrar aqui um pouco da ZN!
Old January 8th, 2007, 08:49 PM   #10
Eduarqui
Eduarqui

Likes (Received): 2912

Além de fazer um arquivo bastante útil e bem sacado da Zona Norte do Rio de Janeiro, o Ottaviano [que é botafoguense : escolheu muito bem o time] criou um ponto de encontro que está atraindo todos os arquitetos cariocas moradores daquela área. Eu moro no Grajaú - somos meio vizinhos então ! Este thread me trouxe boas recordações, pois em 1996 [meu último ano de curso] estagiei no NAPP, a firma de arquitetura e planejamento urbano que fez o PEU-Méier em dez bairros da região; na época, a Linha Amarela estava em construção. Obrigado por disponibilizar todas estas imagens, bem como as que o Henrique enviou.
Uma pergunta ao Henrique : se puder saber, pode nos dizer em que pé ficou o conjunto de edifícios chamados de OFICINAS DO TRAJANO ? Situadas no encontro da Linha Amarela com a Suburbana, elas estavam sob tombamento provisório municipal desde 1996 - quem quiser saber mais, pode ver a entrevista que o NAPP deu ao Jornal do Brasil em 25 de julho daquele ano. Durante minha pesquisa para o NAPP [eu fazia justamente a parte do patrimônio edificado] verifiquei que parte da construção foi uma das alas do Palácio das Indústrias Diversas na exposição de 1889 em Paris. Há no jornal uma foto de seu interior, que é esplêndido, e vale um cuidado especial. Pode nos dizer algo a respeito ?
Eduarqui no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2007, 11:03 PM   #11
ottavianorj
Registered User

ottavianorj's Avatar

Eduarqui, obrigado pelo comentário!!! É botafoguense tb? hahaha, mais um então!!!!! hehehehe
Old January 9th, 2007, 12:17 AM   #12
Luis_RiodeJaneiro
Registered User

Luis_RiodeJaneiro's Avatar

Likes (Received): 27

WOW !!!! o melhor thread do Meier ( e adjacências ) que já vi !!!
Eu sempre quis tb fazer um thread do Meier, da estação. do jardim,da Dias da Cruz, pois já morei por lá, e gosto de matar as saudades !

A foto antiga da Aquidabã q o arq. Henrique acrescentou é de me arrebentar o coração , pois na minha infância eu ficava na casa de uma tia na Rua Fábio da Luz e a Aquidabã , que fica perto, faz parte das minhas recordações ! Obrigadão, arq.Henrique !

As fotos de helicóptero estão demais ! aparece até o Visconde de Cayru, onde estudei !!!
na 1a foto do arq. Henrique, a rua é a Lucídio Lago !

a favela q o otavianno não sabe o nome é a " Comunidade Águia de Ouro " !!
( eu trabalho ali perto , por isso q sei !! )
e, otavianno, as fotos grandes é q ficaram legais !!
obrigadão, otavianno , pelo passeio, se bemq eu passe´por aí qs todo dia !!
Luis_RiodeJaneiro no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2007, 12:20 AM   #13
Felipe_MA
Saint Louis

Felipe_MA's Avatar

o rio de janeiro é realmente uma cidade linda!! não interessa o ponto de vista!!! é sempre bom ver threads do rio!!
belas fotos!!
téh!
Felipe_MA no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2007, 12:39 AM   #14
arq.henrique
Registered User

Quote:
Originally Posted by Luis_RiodeJaneiro View Post
WOW !!!! o melhor thread do Meier ( e adjacências ) que já vi !!!
Eu sempre quis tb fazer um thread do Meier, da estação. do jardim,da Dias da Cruz, pois já morei por lá, e gosto de matar as saudades !

A foto antiga da Aquidabã q o arq. Henrique acrescentou é de me arrebentar o coração , pois na minha infância eu ficava na casa de uma tia na Rua Fábio da Luz e a Aquidabã , que fica perto, faz parte das minhas recordações ! Obrigadão, arq.Henrique !

As fotos de helicóptero estão demais ! aparece até o Visconde de Cayru, onde estudei !!!
na 1a foto do arq. Henrique, a rua é a Lucídio Lago !

a favela q o otavianno não sabe o nome é a " Comunidade Águia de Ouro " !!
( eu trabalho ali perto , por isso q sei !! )
e, otavianno, as fotos grandes é q ficaram legais !!
obrigadão, otavianno , pelo passeio, se bemq eu passe´por aí qs todo dia !!
Oi Luis,

Você disse que estudou no Visconde de Cayru? Bom, não sei se é o mesmo prédio, mas o atual fica no mesmo lugar. Dá uma olhada:

Colégio Visconde de Cayrú, no Méier
Old January 9th, 2007, 12:44 AM   #15
arq.henrique
Registered User

Quote:
Originally Posted by Eduarqui View Post
Uma pergunta ao Henrique : se puder saber, pode nos dizer em que pé ficou o conjunto de edifícios chamados de OFICINAS DO TRAJANO ? Situadas no encontro da Linha Amarela com a Suburbana, elas estavam sob tombamento provisório municipal desde 1996 - quem quiser saber mais, pode ver a entrevista que o NAPP deu ao Jornal do Brasil em 25 de julho daquele ano. Durante minha pesquisa para o NAPP [eu fazia justamente a parte do patrimônio edificado] verifiquei que parte da construção foi uma das alas do Palácio das Indústrias Diversas na exposição de 1889 em Paris. Há no jornal uma foto de seu interior, que é esplêndido, e vale um cuidado especial. Pode nos dizer algo a respeito ?
A pergunta que não quer se calar...

Realmente, você está certo quanto a esses dados históricos sobre as oficinas do Trajano.
Quem passa pela Linha Amarela, bem no trecho onde esta passa sobre a nossa querida av. Suburbana já deve ter reparado numa construção eclética do final do século XIX à esquerda de quem vai para a Barra. Bom, esse é um dos prédios que fazem parte das oficinas do Trajano.

Entretanto, quem passa pela av. Suburbana frequentemente, nesse mesmo trecho proximo à Linha Amarela, ou passou recentemente já deve ter percebido o super empreendimento imobiliário que está surgindo ali.

Pois é, eu tenho contato com um grupo denominado "Grupo de Pesquisas do Subúrbio Carioca" que é formado por historiadores, arqueólogos e arquitetos que se interessam sobre a Zona Norte, eles estão escrevendo um livro sobre a região. Espero que terminem. Esse grupo frequentemente me manda e-mails e a última notícia que tive é que parte das Oficinas do Trajano haviam sido demolidas para a construção daquele Mega empreendimento da av. Suburbana que comentei. Ainda não averiguei se é verdade.

De qualquer forma, preciso tomar conhecimento disso. Prometo que ainda essa semana levanto em que estado está o tombamento das Oficinas do Trajano e, se algo foi realmente demolido e, se foi demolição ilegal (que duvido que tenha sido, eles não teriam sido tão idiotas) eu tomarei as devidas providências. Já tem tempo que venho tentado verificar isso, mas ainda não tive tempo.

Abraços.
Old January 9th, 2007, 01:00 AM   #16
Luis_RiodeJaneiro
Registered User

Luis_RiodeJaneiro's Avatar

Likes (Received): 27

arq.henrique , não é este o prédio do Visconde de Cayru atual que é um prédio mais modernista ! não me lembro se este prédio antigo existe ali por perto !
Vc tem mais fotos antigas do Grande Meier ?? Se vc trabalha na prefeitura e tem condições de arranjar essas preciosidades, coloca elas aqui prá gente !!! Merece até um thread especial só para elas !! Aqui tem muita gente que curte fotos antigas, como eu e o Vinícius , e deve ter outros , que acompanham fotologs sobre Rio Antigo,como o do André Decourt, que é o mais conhecido . Obrigado !!
Luis_RiodeJaneiro no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2007, 02:10 AM   #17
ottavianorj
Registered User

ottavianorj's Avatar

Obrigado Luis e Felipe Romano! Obrigado pelos comentários!

Pô, tinha até esquecido de comentar sobre as fotos q o arq.henrique postou! Preciosidades!!!

Cara, coloca mais fotos aqui! Por favor! Fotos antigas então nem se fala! Faça um thread sobre isso, será mto legal!

As suas fotos estão bem legais!

Ainda vou dissecar o Méier todo, podem ter certeza. E para o Luís: Vou colocar as fotos grandes sim! hahahah, dá próxima vez eu não erro!

valeu!!!!
Old January 9th, 2007, 04:31 AM   #18
Menina_do_Mundo
por mundo sem fronteiras

Menina_do_Mundo's Avatar

A estação de trem do Méier agora está reformada e muito mais bonita! Gostei do thread, mas como o outro que fizeram, não mostra a parte "boa" do bairro. Mas é sempre válido! Valeu, to vendo que há vários "vizinhos" meus novos no fórum"
Old January 9th, 2007, 04:52 AM   #19
ottavianorj
Registered User

ottavianorj's Avatar

Menina_do_Mundo, obrigado pelo comentário e pode ter certeza q eu ainda vou postar aqui várias fotos dos bons e ótimos pedaços do Méier!
Old January 9th, 2007, 06:40 AM   #20
Eduarqui
Eduarqui

Likes (Received): 2912

Obrigado pela informação, arq.Henrique : a importância histórica das Oficinas do Trajano não pode ser deixada no esquecimento. Pelo que levantei em 1996, após o término da Exposição de 1889, o governo francês desmontou o palácio das indústrias diversas por inteiro e vendeu-o por partes. Uma de suas doze alas veio para o Brasil e foi colocada lá na Suburbana, para uma indústria posteriormente comprada pelo Trajano. O NAPP alertou para a singularidade da construção, donde o tombamento municipal que, pelo menos à época, era provisório, mas merecia ser definitivo, claro. O NAPP chegou a contactar a FIRJAN no início de 1997 para angariar apoio na criação de um museu da indústria fluminense para aproveitar melhor aquele espaço, que estava abandonado, mas infelizmente nada foi concretizado. Vamos torcer, não é ?
Apenas um adendo : há muita idiotice no mundo ...
Eduarqui no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules