daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools
Old January 8th, 2007, 06:06 AM   #1
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 29

Fotos de São Bernardo do Campo - SP (Noturnas)

Amigos;

Este é o meu primeiro thread no fórum, e escolhi fotos da cidade onde sou radicado, São Bernardo do Campo, para postar. Sou nascido na Capital, mas vivo aqui há 19 anos, portanto, São-Bernardense de coração.

Alguns dados sobre São Bernardo do Campo:

Data de Fundação: 8 de Abril de 1553
(Sim, São Bernardo do Campo é mais antiga do que a própria Capital, que foi "fundada" em 25 de Janeiro de 1554 e oficializada como vila em 1560 apenas, e foi o desaparecimento do núcleo inicial da cidade que acabou dando origem à Cidade de São Paulo, por isso a divisa do brasão São-Bernardense carrega o lema: "Pavlistarvm Terra Mater", ou "Terra-Mãe dos Paulistas". Foi fundada por João Ramalho, e comemora seu aniversário no dia 20 de Agosto, dia consagrado à São Bernardo de Claraval, o Santo.)

População: 803.906 hab - 2006 (4º do Estado de São Paulo)

Altitude Média: 760m (mais alta: 980m - Pico do Bonilha/Mais baixa: 60m - Rio Passareúva com Rio dos Pilões)

Área: 407,1 Km2 (202 Km2 em área de mananciais/Parque Estadual da Serra do Mar)

PIB: R$ 14.583.186.305,00

PIB per capita: R$ 19.246,35

Densidade Demográfica: 1.979,2 hab./km²

Distância da Capital: 21Km (Marco Zero à Marco Zero)

Agora, vamos ás fotos propriamente ditas:

1 - Vista dos Lagos do Paço Municipal "Presidente Tancredo Neves":

2 - Igreja de Santa Filomena, fica no Largo de mesmo nome, e foi construída pelos Imigrantes Italianos da cidade, em 1881.

3 - Igreja Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem. A Construção é da Década de 40, a Igreja fica na "Praça da Matriz", e esta construção substituiu a construção original, de 1814.

4 - Visão Noturna parcial dos Bairros do Taboão e Paulicéia, avista-se a Fábrica da Mercedes-Benz, e uma porção da Capital, a foto foi tomada à partir do Km 17 da Via Anchieta sentido Santos-São Paulo.

5 - Vista noturna parcial do Centro de São Bernardo do Campo, tomada à partir da Saída 22 da Via Anchieta, nela vemos as Ruas Frei Gaspar e Joaquim Nabuco, que saem da Via Anchieta (que corta a cidade ao meio, e liga São Paulo à Santos) e levam ao Centro.

6 - A Mesma visão sob um ângulo diferente.

Por enquanto, vão só seis fotos da cidade, estou com alguns problemas pra descarregar a câmera, mas logo logo tem mais, prometo umas diurnas da cidade também.

Abraços a todos, espero que apreciem.

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 8th, 2007, 06:12 AM   #2
Dott
cives totius mundi

Dott's Avatar

Likes (Received): 3

Bah !
Lindas fotos !
Parabéns ! Eu moro do lado desta cidade e acho que só estive umas duas vezes em toda minha vida !
Adorei as igrejas !
Fico no aguardo das outras!
Dott no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2007, 06:29 AM   #3
+Jampa
Sou Paraíba e não NEGO!!!

+Jampa's Avatar

Likes (Received): 216

eu nunca fui a Sao Bernardo...deve ser massinha!

boa fotos,parabens1.
Old January 8th, 2007, 06:41 AM   #4
gsouza
Registered User

gsouza's Avatar

Likes (Received): 405

As três primeiras parecem até uma cidade calma do interior!!!
Belas fotos, aguardamos o próximo thread!!!
gsouza no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2007, 06:55 AM   #5
Luiz
Registered User

Luiz's Avatar

Likes (Received): 11

potencia da grande SP, bela cidade.
Luiz está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 8th, 2007, 07:10 AM   #6
TêAgá

TêAgá's Avatar

Bom, o pessoal costuma salientar muito o PIB e a industrialização das cidades retratadas aqui no SSC, eu julguei que pra quem conhece ou ouviu falar de São Bernardo, industrialização e PIB acabam se tornando secundários, a cidade é uma superpotência industrial, um belo mercado de consumo ao lado das co-irmãs da Região do Grande ABC, e o PIB dispensa demais comentários.

Pra quem desconhece completamente a cidade, ela é totalmente conurbada com a Capital Paulista (Região Sudeste), e com as suas vizinhas do Grande ABC.

A Cidade limita-se ao Sul com São Vicente e Cubatão, à Oeste com Diadema e São Paulo, a Leste com Santo André e São Caetano do Sul, e à Norte com São Paulo.

Obrigado pelos comentários pessoal. E me desculpem alguma munhecada de novato.

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
Old January 8th, 2007, 12:51 PM   #7
Insidious
CHECKMATE!

Insidious's Avatar

Likes (Received): 7

Aeeee!

Um forista de SBC! Eu tb moro aqui....

Aqui atrás de casa tem um morro bom pra tira fotos do skyline (e do outro lado da pra ver toda a favela S. Pedro )... um dia eu vou lá
Insidious está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 8th, 2007, 08:05 PM   #8
TêAgá

TêAgá's Avatar

Quote:
Originally Posted by Insidious View Post
Aeeee!

Um forista de SBC! Eu tb moro aqui....

Aqui atrás de casa tem um morro bom pra tira fotos do skyline (e do outro lado da pra ver toda a favela S. Pedro )... um dia eu vou lá
Pô, um colega de Bernô! Show!

Cara, aliás você colocou um problema, o skyline de São Bernardo é muito difícil de ser focalizado, é meio espalhado, não é aquela coisa concentrada. Esse morro que você tá falando é o do Jardim Palermo? do Pico do Bonilha, dá pra se ter uma boa visão, e de alguns pontos da Via Anchieta também, é só combinar!

Old January 8th, 2007, 08:11 PM   #9
TêAgá

TêAgá's Avatar

Mais uma imagem:

7 - Murais do recém-inaugurado Parque Engenheiro Salvador Arena, que fica no Bairro de Rudge Ramos.

Old January 8th, 2007, 11:25 PM   #10
Insidious
CHECKMATE!

Insidious's Avatar

Likes (Received): 7

Quote:
Originally Posted by thgteixeira View Post
Pô, um colega de Bernô! Show!

Cara, aliás você colocou um problema, o skyline de São Bernardo é muito difícil de ser focalizado, é meio espalhado, não é aquela coisa concentrada. Esse morro que você tá falando é o do Jardim Palermo? do Pico do Bonilha, dá pra se ter uma boa visão, e de alguns pontos da Via Anchieta também, é só combinar!
Não é nada mto alto, apenas um morrinho, mas como tem uma praça, a vista fica desobtruída pro centro...
Insidious está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 9th, 2007, 12:36 AM   #11
brandi
E = mc2

brandi's Avatar

Likes (Received): 10

Fotos que tirei e postei no forum em 2005 para relembrar.
Morei em SBC por quase 20 anos e meus dois filhos nasceram lá.
Me considero um São Bernardense também.

Aqui vão algumas fotos que tirei hoje (16/07/2005) em São Bernardo. O céu estava claro e aproveitei para mostrar alguns aspectos da cidade que é muito pouco mostrada neste fórum. Mais tarde postarei as demais.
Estas fotos são da região central da cidade onde estão surgindo muitos prédios residenciais.

brandi no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2007, 02:03 AM   #12
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Likes (Received): 2045

Eu achei SBC bem charmosa pra uma cidade da RM. Pelo visto o poderio econômico do município se reflete nos prédios, que são muito bons, tanto os residenciais como os comerciais. As ruas também são bem agradáveis, arborizadas e calmas.

Eu imaginava um monte de avenidas de 8 faixas, super movimentadas, sem arborização e com indústrias em volta...

Esteriótipos... Nós aqui também consumimos isso...
Old January 9th, 2007, 02:44 AM   #13
brandi
E = mc2

brandi's Avatar

Likes (Received): 10

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
Eu achei SBC bem charmosa pra uma cidade da RM. Pelo visto o poderio econômico do município se reflete nos prédios, que são muito bons, tanto os residenciais como os comerciais. As ruas também são bem agradáveis, arborizadas e calmas.

Eu imaginava um monte de avenidas de 8 faixas, super movimentadas, sem arborização e com indústrias em volta...

Esteriótipos... Nós aqui também consumimos isso...
Também tem.
Só que não no centro.

exemplo

Fábrica da Mercedes Benz (DaimlerChrysler do Brasil) em São Bernardo do Campo, ABC paulista äs margens da Via Anchieta (KM 16). É a Segunda maior fábrica de São Bernardo (a Volkswagen é ainda maior e fica na mesma rodovia, no km 23)

brandi no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2007, 02:58 AM   #14
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Likes (Received): 2045

Eu sei. Mas é que quando a gente tem uma imagem esteriotipada de um lugar, a gente acha que só tem isso...
Old January 9th, 2007, 04:05 AM   #15
Vargas
Registered User

803.906 hab???? WOW...sabia q Sao Bernardo era grande, mas pensava q fosse 'pouco' maior q Uberlandia...

As fotos sao poucas mas sao mto boas, gostei de todas, principalmente da 1 e 4! Manda mais pra gente

As imagens q o brandi postou sao de cair o queixo!!! 'Pela madrugada'.....vai ter industria assim na la ......!!! Tem razao do PIB ser tao alto.

Brasil: >> Serra da Canastra >> Alto Paranaiba >> São Gotardo, Minas >> Goiânia >> Ouro Preto e Mariana
Vargas no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2007, 04:16 AM   #16
TêAgá

TêAgá's Avatar

Quote:
Originally Posted by Bruno-NJ View Post
803.906 hab???? WOW...sabia q Sao Bernardo era grande, mas pensava q fosse 'pouco' maior q Uberlandia...

As fotos sao poucas mas sao mto boas, gostei de todas, principalmente da 1 e 4! Manda mais pra gente

As imagens q o brandi postou sao de cair o queixo!!! 'Pela madrugada'.....vai ter industria assim na la ......!!! Tem razao do PIB ser tao alto.
Bruno, o "boom" de São Bernardo do Campo foi assustador! Em 1960, a cidade tinha cerca de 60.000 Habitantes, e hoje, 2006, conta com estes 803.906, acredito que a cidade até administrou bem essa explosão, mas existem muitos bolsões de pobreza na cidade, principalmente nas regiões fronteiriças com Diadema (Grande Alvarenga) e nos morros que circundam o Centro da Cidade (Montanhão).

Sobre concentração industrial, até hoje, mesmo com a saída de muitas indústrias (e a chegada de outras) a região do ABC ainda detém a maior densidade industrial do Brasil.

Logo mando mais.

Old January 9th, 2007, 07:14 AM   #17
TêAgá

TêAgá's Avatar

Mais algumas São-Bernardenses, agora, finalizando o thread noturno sobre a cidade.

Espero que apreciem!

1 - Trevo do Distrito de Riacho Grande e da SP-148 - Rodovia Caminho do Mar (Estrada Velha de Santos) com uma parte da Represa Billings.

2 - Vista da "Prainha" do Distrito de Riacho Grande, com os seus restaurantes flutuantes e bares vistos da Via Anchieta SP-150 (Km 29).

3 - Parque Engenheiro Salvador Arena, recém-inaugurado, no bairro de Rudge Ramos (o maior bairro da cidade em termos populacionais).

4 - Rua Raposo Tavares, no Rudge Ramos. Uma das belas ruas de São Bernardo, típica dos bairros de classe média da cidade.

5 - Avenida Caminho do Mar, defronte ao Parque Engenheiro Salvador Arena. Esta avenida, juntamente com a Avenida Senador Vergueiro e a Avenida Doutor Rudge Ramos, são as principais artérias do bairro, que o ligam ao Centro, à Via Anchieta e a outros bairros da cidade. A Avenida Caminho do Mar é um trecho da Estrada Velha de Santos, assim como a Senador Vergueiro e a Doutor Rudge Ramos, que também faziam parte deste.

6 - Paço Municipal "Presidente Tancredo Neves", o prédio alto é o prédio da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo. O Conjunto foi inaugurado em 1968.

7 - Avenida Lucas Nogueira Garcez, entrada principal de São Bernardo do Campo (Km 18 da Via Anchieta/SP-150), ela liga o Centro à Via Anchieta.

8 - A Mesma Avenida, e o mesmo ângulo, mas se repararem no placar eletrônico, há um "Bem-Vindo a São Bernardo" =)

9 - Bandeiras no Paço Municipal, destaque para o sagrado Pavilhão Paulista.

10 - Rua Marechal Deodoro, principal rua comercial do Centro de São Bernardo do Campo, esta rua fez parte do traçado original da Estrada Geral de Santos, e São Bernardo cresceu e se desenvolveu à partir desta rua, que era uma estrada de terra nos idos de 1812, quando a vila se transferiu da Fazenda dos Monges Beneditinos (que ficava no Bairro Anchieta) e se fixou neste local. (não é uma rua bonita)

11 - Outra visão da Igreja de Santa Filomena, que como eu já disse aqui, foi erguida pelos imigrantes Italianos de São Bernardo do Campo. São Bernardo e São Caetano aliás sediaram os primeiros núcleos coloniais de origem Italiana no Brasil, isso em 1877.

12 - Rua Rio Branco, uma das ruas laterais à Praça da Matriz, completamente vazia na madrugada do dia 26/12/06.
(à esquerda, o "Twin Towers Center")

13 - Outra visão da "Prainha" do Distrito de Riacho Grande, ás margens da Represa Billings (que tem 70% de sua área dentro do Município de São Bernardo do Campo)

14 - Outra visão do Paço Municipal, notem o tamanho da Praça, que se chama "Samuel Sabatini", homenagem à um antigo e importante comerciante da cidade.

15 - Outra visão da Igreja Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem, o "boa viagem" nasceu exatamente pelo fato de a igreja se localizar as margens da antiga "Estrada Geral de Santos", como a viagem à Santos demorava dias, e oferecia muito perigo, em uma capelinha, com uma imagem de nossa senhora, os viajantes depositavam moedas na "caixinha da boa viagem" e oravam pedindo proteção, a capelinha existe ainda hoje, em frente a esta igreja, e Nossa Senhora da Boa Viagem se tornou padroeira da Capital do Automóvel, ironicamente.

16 - Outro ângulo da Matriz:

Enfim pessoal, este é o fim do meu thread de São Bernardo do Campo, com mais 16 fotos, além das 5 que eu já havia postado. Nenhuma tem photoshop, e todas foram batidas na madrugada do dia 26 de Dezembro de 2006.

Abraços a todos!

Old January 9th, 2007, 03:06 PM   #18
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 2254

Parabéns, belas fotos!
Apesar de São Bernardo ser conurbada com São Paulo, isso não tira o seu brilho, é uma grande e desenvolvida cidade.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old January 10th, 2007, 01:30 AM   #19
TêAgá

TêAgá's Avatar

Quote:
Originally Posted by cerrado View Post
Parabéns, belas fotos!
Apesar de São Bernardo ser conurbada com São Paulo, isso não tira o seu brilho, é uma grande e desenvolvida cidade.
obrigado!

Vamos ver se o pessoal percebe que o restante das fotos está no mesmo thread!

Old January 10th, 2007, 01:52 AM   #20
Urbano Santista
Santista Tricampeão

Urbano Santista's Avatar

Likes (Received): 201

Tuas noturnas são muito boas! Eu conheço São Bernardo mais de passagem, pois costumo ir pra Santo André. O centro parece ser bem organizado e esse edifício da prefeitura é muito imponente ao vivo.
Urbano Santista no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules