daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old January 12th, 2007, 03:30 AM   #1
Paulo
PAULOTAKIMOTO

Likes (Received): 0

Parque da Juventude - 41 fotos

PARQUE DA JUVENTUDE

O Parque da Juventude é um complexo cultural, recreativo e esportivo localizado na Zona Norte de São Paulo, no local do antigo Carandiru.
Quando concluído, será composto de três grandes espaços (cada um deles correspondendo a uma das três fases de implantação). O primeiro é de caráter recreativo-esportivo, com quadras poliesportivas, espaços para prática de skate e patins, pistas de cooper, entre outros. O segundo é de caráter recreativo-contemplativo, com trilhas, caminhos ajardinados, passarelas, entre outros elementos que remetem mais à idéia tradicional do "parque". Finalmente, o terceiro é de caráter cultural, onde haverá uma escola técnica, uma faculdade de tecnologia, bibliotecas, teatros, cinemas, etc.
Durante o período de desativação do Carandiru, o Governo do Estado promoveu um concurso público para escolha do projeto arquitetônico para o Centro Cultural e o parque. O grupo vencedor foi o escritório Aflalo e Gasperini, o qual responsabilizou o escritório da arquiteta-paisagista Rosa Grena Kliass com o desenvolvimento da proposta paisagística para todo o local.

Texto retirado do Wikipedia.

-----------------------------------------------------------

Minhas impressões:
Esta foi a 2ª vez que fui ao parque. Gostaria de ter tirado fotos na 1ª, pois foi bem marcante. Pessoalmente achei o parque muito bom. Pra mim, o melhor da cidade, dentre os que conheço. Os espaços são TODOS utilizados. É um lugar bem informal, simples, numa escala nada monumental, muito bem cuidado. O projeto me agradou demias. Tudo muito bem distribuido e dimensionado.
Parte da estrutura existente do antigo presídio foi preservada e (muito bem)incorporada ao parque. Vcs verão que o chão é, em sua maioria, de terra batida ou recoberto por areia. A relação que as pessoas estabelecem com o parque é diferente de todos as outras que já vi em outros parques. Se tornou, pra mim, um dos lugares mais agradáveis da cidade.
Se quiserem perguntar alguma coisa, sintam-se a vontade

1 rua sendo reformada

2 entrada

3 caminho

4 estrutura do presídio preservada e incorporada ao parque

5 idem

6 de novo

7 passeio

8 idem

9

10 chão de terra batida recoberto por areia

11 chão de terra batida

12

13

14 entrada da área esportiva

15 marquise

16 quadras

17 grades que separam o espaço das quadras e do passeio

18 idem

19

20 muro preservado

21

22

23

24

25 muro preservado e incorporado ao parque

26 subindo no muro

27 em cima do muro

28

29 nova estrutura acoplada ao muro

30 ponte que levará a 3ª fase(ler texto) do projeto

31 idem

32

33

34

35

36

37

38 rio fedido
v
39 andamento da 3ª fase

40 idem(2 pavilhões preservados e reformados)

41 mais uma vez

Paulo no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 12th, 2007, 03:44 AM   #2
Bent
Old is new

Bent's Avatar

Likes (Received): 932

Lindas fotos, Paulo! Eu acho que Santana e a cidade com um todo ganharam MUITO com a transformação do famigerado Presídio do Carandiru em um grande e belo parque! Só sinto a falta de um lago, hehe. Por mim, todos os parques deveriam ter um!
O projeto, sendo Afalfo e Gasperini, é maravilhoso, bonito e de qualidade! Quero logo ver os prédios prontos!
Valeu pelo belo trabalho!
Old January 12th, 2007, 04:24 AM   #3
dvgba
Registered User

esses eram os pavilhoes do carandiru?
dvgba no está en línea   Reply With Quote
Old January 12th, 2007, 04:46 AM   #4
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 29

sim, são os dois que não foram implodidos. Acredite se quiser!

Lindas fotos!

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old January 12th, 2007, 05:44 AM   #5
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 4819

Nossa, está muito lindo esse parque! Adorei as áreas com gramados.
Old January 12th, 2007, 05:46 AM   #6
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Excelentes fotos Paulo, alipas vc tem uma capacidade incpivel pra retratar as coisas, parabéns!!

É incível como esse lugar mudou de água suja pra vinho, de um malfadado presídio virpu um belísimo parque e futuramente tb uma faculdade e escola técnica, que mudança!

A região em volta deve ter se valorizado MUITO, pois de uma região depreciada por um gigante presídio que sempre era alvod e fugas e rebeliões agora conta com uma ampla área verde, tão valorizada na cidade, em pouco tempo devem surgir bons lanlamentos pra essa região.

Eu ainda não fui nesse parque, mas pelas suas fotos parece ser muito aconchegante mesmo, os resquícios do velho Carandiru foram bem aporveitados, e os pavilhões que sobraram estão muito bons agora, só acho que ele devia ter mais árvores nesses gramados, num país quente como o nosso sempre é bom ter uma sombra pra descansar
Old January 12th, 2007, 01:25 PM   #7
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Likes (Received): 104

Oi Paulo! Estou com um pouco de pressa agora, então vou dar uma de o moderador chato que entra e simplesmente faz o serviço sujo, hahahaha, mas depois verei o thread e deixarei uma belo comentário, uma porque gosto muito dos seus threads (inclusive você é um dos que podem ser votados por mim como "Forista que faz os melhores threads", sabia Paulo??? Pois é, pois é, pois é!!! Hahahahahaha, né Bruno Bhz??? ), e outra porque quero muito saber mais desse parque, eu nunca fui nele e o José Rodolfo sempre fala muito bem dele!

Maaaaaas vai pro de Arquitetura, tudo bem? Porque além de ser sobre uma coisa específica (um parque, equivalente a se fosse de UM edifício, por exemplo), este thread apresenta o parque não só com fotos, mas também com informações e etc, logo se encaixa mais ao sub-fórum de Arquitetura, tudo bem?
GRGM no está en línea   Reply With Quote
Old January 12th, 2007, 02:08 PM   #8
Kaplan
Registered User

Likes (Received): 24

Uau! Uma história de sucesso! Que lindo que ficou, muito agradável! Preciso ir lá também! Quero andar naquela passarela!
Parabéns Paulo, pelas fotos nível "Revista de Arquitetura".
Kaplan no está en línea   Reply With Quote
Old January 12th, 2007, 06:00 PM   #9
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito

Menino de Sampa's Avatar

Likes (Received): 2

Ficou ótimo o resultado final. Espero que a região só venha a melhorar no futuro.
Menino de Sampa no está en línea   Reply With Quote
Old January 13th, 2007, 10:21 PM   #10
Paulo
PAULOTAKIMOTO

Thiago, valeu pelo comentário e pelo elogio Pessoalmente não senti falta de lago lá não. Acho que valeira a pena ter um se ele pudesse ser utilizado(pedalinho, pesca, etc).

Thgteixeira, valeu pelo comentário e elogio

Bruno, essa área gramada é bem legal mesmo. Muito bem cuidada. E o que acho mais interessante é que as pessoas usam bastante essas áreas. Ao contrário de outros parques, em que a parte gramada é mais pra contemplação.

RRC, valeu pelo comentário e elogio Não conheci a região do Carandiru na época em que ele ainda funcionava, mas imagino como devia ser. De fato essa região deve valorizar muito. Vale a pena conhece-lo, não irá se arrepender.

GRGM, sem problemas Na verdade eu fiquei na dúvida se deveria postar lá ou aqui, mas acabei optando por lá. Muito legal e gratificante saber que vc acha meus threads interessantes

NEGRO, vale a pena conhecer. Não deixe de andar pela passarela. Dá pra ter uma noção de como os guardas que ficavam em cima dos muros se sentiam
E valeu pelo elogio

Menino de Sampa, com certeza só tende a melhorar. Além do parque, tem o centro cultural/educacional que está sendo construido.
Old January 14th, 2007, 05:09 PM   #11
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!

CH's Avatar

Likes (Received): 19

Lindo Parque...deixou de ser um local medonho pra transmitir toda a paz que a região merecia!!!
As trilhas e caminhos são muito lindas.
E nunca eu ia imaginar que os prédios eram antigos pavilhões, estão muito bonitos!!!
Vocês ganharam um ótimo espaço!!!
Old January 15th, 2007, 01:46 AM   #12
Castrogalvao
Koolgreen

Castrogalvao's Avatar

Likes (Received): 3

oh loko!!!!!!!!!!!! muito bom....excelentes fotos Paulo!!!!!!

O parque ta ficando muito bonito msm!!!!!!!! achei o chão de terra muito melhor q o asfalto dos outros parques.....

Duas duvidas:

Esse muro preservado era aquele q os PM ficavam andando com as armas em punho vigiando os presos????

Os pavilhões preservados serão uma facul...tipo Fatec?????

OBS: acho que deveriam tb derrubar aquele avilhão feminino ao lado e incorporar ao parque tb!!!
Castrogalvao no está en línea   Reply With Quote
Old January 15th, 2007, 04:10 AM   #13
Paulo
PAULOTAKIMOTO

CH, valeu pelo comentário Realmente o trabalho feito nos pavilhões ficou muito bom.

Castrogalvao, valeu também pelo comentário e pelo elogio . Realmente esse chão de terra batida foi uma ótima sacada. Deu um ar de intimidade e acolhimento que nenhum outro parque tem. Sobre as dúvidas; sim, o muro preservado é um daqueles em que os policiais ficavam vigiando. Os pavilhões preservados serão uma Fatec e uma escola técnica. Existe também o plano de fazer um centro cultural com cinema, teatro, biblioteca, exosições.
Old January 17th, 2007, 12:46 PM   #14
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Likes (Received): 3

Caraca Paulo, preciso conhecer esse parque, estou tão proximo de santana e nunca tive o interesse de ir ver como ficou, mas depois das suas belas fotos já estou planejando conhecer. Quando liberaram o carandiru pra visitas eu fui ver, o lugar é nojento, o cheiro de lá era horrivel, pena que estava no meu intervalo de aula e não levei a maquina pra tirar fotos. Quem teve o privilégio de conhecer a parte interna do carandiru, não poderia imaginar que tudo se transformaria nesse lindo parque. Parabéns paulo.
Old January 27th, 2007, 02:05 AM   #15
Paulo
PAULOTAKIMOTO

Quote:
Originally Posted by tlag View Post
Caraca Paulo, preciso conhecer esse parque, estou tão proximo de santana e nunca tive o interesse de ir ver como ficou, mas depois das suas belas fotos já estou planejando conhecer. Quando liberaram o carandiru pra visitas eu fui ver, o lugar é nojento, o cheiro de lá era horrivel, pena que estava no meu intervalo de aula e não levei a maquina pra tirar fotos. Quem teve o privilégio de conhecer a parte interna do carandiru, não poderia imaginar que tudo se transformaria nesse lindo parque. Parabéns paulo.

Valeu tlag

Esse parque merce ser visitado. Um ganho pra cidade e, principalmente, pra região.
Old January 29th, 2007, 10:28 PM   #16
muckie
Registered User

muckie's Avatar

Likes (Received): 607

Alckmin mandou muito
muckie no está en línea   Reply With Quote
Old January 29th, 2007, 11:25 PM   #17
akhenathon
Aujourd'hui ici!

akhenathon's Avatar

O parque... que lindo!
No caos da cidade, deparar com esse recanto de paz eh algo maravilhoso, um oasis!

E parabens Paulo, pelas fotos tao bonitas! Deu ate pra "viajar" junto com suas fotos, fizeram bem a alma ver esse verde, essa beleza, essa tranquilidade. Otima transposicao para o mundo virtual deste parque delicioso!!!!
akhenathon no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2007, 12:55 AM   #18
Evandro
Vada a bordo, cazzo!

Evandro's Avatar

Likes (Received): 417

Quote:
Originally Posted by RRC View Post
É incível como esse lugar mudou de água suja pra vinho, de um malfadado presídio virpu um belísimo parque e futuramente tb uma faculdade e escola técnica, que mudança!

A região em volta deve ter se valorizado MUITO, pois de uma região depreciada por um gigante presídio que sempre era alvod e fugas e rebeliões agora conta com uma ampla área verde, tão valorizada na cidade, em pouco tempo devem surgir bons lanlamentos pra essa região.
Acredito que ainda não, RRC... ainda falta acabar com aquele presídio antigo que fica ao lado do Carandiru (qual o nome mesmo?).

Sobre o lugar e as fotos, quanta diferença!!! só pra lembrar, algumas fotos de como que era antes o local:

Meus parabéns pelo thread, Paulo!!!

Campanha Eu digo SIM à motocicleta
Evandro está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 9th, 2007, 12:16 AM   #19
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Quote:
Originally Posted by Paulo View Post
CH, valeu pelo comentário Realmente o trabalho feito nos pavilhões ficou muito bom.

Castrogalvao, valeu também pelo comentário e pelo elogio . Realmente esse chão de terra batida foi uma ótima sacada. Deu um ar de intimidade e acolhimento que nenhum outro parque tem.
Sabe que eu estava vendo umas fotos minhas e só agora percebi que no Parque da Luz as alamedas tb são de terra batida?

]

Old February 9th, 2007, 02:34 AM   #20
Marcio4Ever
Ohh Yeah!

Marcio4Ever's Avatar

Likes (Received): 204

Caracas, esse parque ficou maravilhoso, moderno e charmoso, o que antes era um atormento aso moradores, hoje se tornou lazer.
Marcio4Ever no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules