|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#81 |
|
Pacem in Terris
|
Estação Paraíso
Bom, hoje tive que usar o metrô e como estava com tempo aproveitei pra tirar fotos de algumas estações no meu trajeto, são elas : Sumaré, Paraíso e Vila Mariana, com isso a linha verde está toda documentada nesse thread.
Vou começar comas fotos da Estação Paraíso, integração entre linha 1- Azul e 2 - Verde Essa estação tem uma peculariedade, ela como a Sé tem dois níveis de plataformas de embarque, no primeiro fica só a plataforma da linha verde sentido Vila Madalena e no segundo três plataformas, as duas da linha azul e a outra da linha verde,s entido Imigrantes. Plataforma da linha verde sentido Imigrantes: ![]() Idem, reparem que logo atrás da cerca verde fica a linha azul ![]() Plataforma sentido Tucuruvi ![]() idem, e o trem chegando ![]() ![]() Os guardas fazendo a ronda ![]() Plataforma sentido jabaquara ![]() Idem ![]() idem ![]() Plataforma da linha verde sentido Vila Madalena
Conheça SP: Centro - Av. Paulista - Jardins - Av. Faria Lima - Vila Olímpia - Mooca - Cambuci - Liberdade - Vila Mariana - Av. Brasil - Av. Europa - Moema - Aclimação - Paraíso - Vila Nova Conceição - Av. São Luís - Rua Oscar Freire - Radial Leste, e também Santos, Mogi das Cruzes, Marília, Atibaia e São Vicente. Colabore - www.clickarvore.com.br - plante árvores gratuitamente
Last edited by RRC; February 10th, 2007 at 01:44 AM. |
|
|
|
|
|
#82 |
|
Pacem in Terris
|
Vila Mariana
E estação Vila Mariana (linha 1 - Azul) faz parte do primeiro lote de estações construídas, e isso pode ser constatado pelo seu acabamento espartano, sem luxo, prevalencendo a praticidade do concreto aparente.
Entrada principal da estação ![]() Terminal de ônibus integrado ![]() Bilheterias ![]() Hall e escadarias das plataformas ![]() Outra do hall das bilheterias ![]() Catracas ![]() Hall: ![]() Escadaria de acesso ![]() Relógios típicos a 30 anos prestando bons serviços ![]() Plataforma sentido Jabaquara ![]() Plataforma sentido Jabaquara, gosto muito desse acabamento de madeira colorida, as primeiras estações eram todas assim, cada uma de um tom diferente, nessa estação as cores do Brasil
Conheça SP: Centro - Av. Paulista - Jardins - Av. Faria Lima - Vila Olímpia - Mooca - Cambuci - Liberdade - Vila Mariana - Av. Brasil - Av. Europa - Moema - Aclimação - Paraíso - Vila Nova Conceição - Av. São Luís - Rua Oscar Freire - Radial Leste, e também Santos, Mogi das Cruzes, Marília, Atibaia e São Vicente. Colabore - www.clickarvore.com.br - plante árvores gratuitamente
|
|
|
|
|
|
#83 |
|
Pacem in Terris
|
Estação Sumaré
Estação Sumaré, linha 2 - verde, essa linha tem a particularidade de ser construída debaixo de um viaduto, sobre a Av. Sumaré, assim suas laterais ficam abertas e permitem não só a entrada de luz natural como a vista de uma bela paisagem dos bairros de Sumaré e Perdizes.
Vista da Avenida (foto da internet) ![]() Vista Noturna (foto da internet) ![]() Plataforma do sentido Vila Madalena ![]() Idem, vejam as luzes do trem ao fundo ![]() Trem chegando no sentido Imigrantes ![]() ![]() A vista da plataforma para o Sumaré ![]() Subindo as escadarias para o hall ![]() Vista do Mezanino para as plataformas ![]() Trem sentido Imigrantes ![]() Trem chegando sentido Vila Madalena ![]() Vista da Plataforma para Pinheiros ![]() Hall e catracas ![]() Vista do hall ![]() Descendo as escadas ![]() Plataforma sentido Imigrantes ![]() idem ![]() Idem:
Last edited by RRC; February 10th, 2007 at 01:35 AM. |
|
|
|
|
|
#84 |
|
Registered User
Likes (Received): 3
|
Adoro a estação Sumaré. Vlw pelas fotos RRC.
|
|
|
|
|
|
#85 |
|
-
Likes (Received): 43
|
Que metrô!
|
|
|
|
|
|
#86 | |
|
Tôma-te! Eu acho é pouco!
Likes (Received): 0
|
Recebi esta mensagem nesta semana...acredito que deva ser muito importante alguns dados técnicos relativo ao acidente do metrô para ficar um pouco mais claro.
Quote:
|
|
|
|
#87 |
|
Pacem in Terris
|
CH, creio que essa noticia será mais bem aproveitada e comentada se vc abrir um tópico só pra ela, esse thread é mais para fotos e informações históricas referentes as linhas e estações já existentes
|
|
|
|
|
|
#88 |
|
SSC Brasil
Likes (Received): 531
|
Excelente thread. Matou minha curiosidade sobre o metrô de São Paulo. Gostei da maioria das estações, apesar de achar algumas meio sombrias e frias. Adora essa estação Sumaré. Foi uma excelente idéia ela ter sido construída assim. Só faltou fotos melhores da Linha 5. Ela parece ter as estações mais bonitas.
Queria saber se eu posso roubar a idéia? Estou querendo fazer um thread sobre o Metrô do Rio. |
|
|
|
|
|
#89 | |
|
Picture's Lover
Likes (Received): 40
|
Quote:
>> Antenas e Torres + de 150 fotos << RN: Natal - Natal II - Bucolismo em Sépia - Ponte Newton Navarro Sampa: Terminal Rodoviário Tietê Campinas: Parque Portugal - Antiga Rodoviária - Panorâmicas Outros: Implosões |
|
|
|
|
|
|
#90 | |
|
Tôma-te! Eu acho é pouco!
|
Quote:
|
|
|
|
#91 | |||
|
Pacem in Terris
|
Quote:
Valeu Vinícius, realmente as estações mais antigas tem um pouco dessa impressão que vc disse mesmo. Quanto à idéia faço das palavras do eduardo as minhas: Quote:
Quote:
|
|||
|
|
|
|
|
#92 |
|
SSC Brasil
Likes (Received): 531
|
![]() Obrigado. Vou ver se depois do Carnaval eu começo a tirar algumas fotos. |
|
|
|
|
|
#93 |
|
Pacem in Terris
|
Estação Liberdade
Bom, hoje usei novamente o metrô e aproveitei pra tirar fotos da estação Liberdade, e tb mais algumas da Sé e da Luz, que eu colocarei mais tarde na primeira página.
Com vcs Estação Liberdade, linha 1 azul. A particularidade dessa estação é em relação a sua entrada, além dessa que tirei fotos e que fica na Av. Liberdade, em se desce as escadas normalmente até as catracas de acesso. Já a entrada principal fica na Praça da Liberdade, mas ao invés de ser uma entrada no nível da rua, a praça é que tem escadas que levam à entrada da estação, que já dá direto no piso das bilheterias e catracas. È bom pq a estação fica mais arejada, mas é ruim pq acaba estragando a praça. Entrada da Av. Liberdade: ![]() Hall de entrada, (pela praça), ou mezanino ![]() Catracas ![]() Vista do mezanino para as plataformas ![]() Escadaria ![]() Hall e escadarias ![]() Plataforma sentido Tucuruvi ![]() Foto do mopc ![]() ![]() Outro lado das plataformas, sentido Jabaquara
|
|
|
|
|
|
#94 |
|
Pacem in Terris
|
Pessoal, adicionei mais 6 fotos da Estação Sé na primeira página e tb mais algumas fotos da Luz.
Confiram
Last edited by RRC; February 14th, 2007 at 03:18 AM. |
|
|
|
|
|
#95 |
|
Jamesnba
|
Sinceramente, eu acho que ficaria legal um tema mais oriental na estação liberdade.Algumas palavras em japonês,chinês,pinturas, sei lá...
Um bairro temático muito legal, e deveria ter uma melhora na estação. |
|
|
|
|
|
#96 |
|
Sou do eixo, sou do mal!
|
Metrô Linha 5 lilas.
Imagens feita com minha camera digital. Acho que em video da pra sentir melhor as coisas por causa dos sons e do movimento.
|
|
|
#97 |
|
Viagem Interna
Likes (Received): 22
|
Ta faltando falar um pouco da linha 3, então vamos Lá:
Linha 3 - Vermelha: Mais uma vez, na sua história, o METRÔ paulistano é o resultado de uma curiosa sequência de atos de coragem e discussões acirradas distanciando-se do projeto inicial. A Linha 3 - Vermelha, então chamada de Linha Leste, deveria ter apenas 7 Km, ligando a Casa Verde a Vila Maria e deveria ser totalmente subterrânea. O resultado foi outro: 3 vezes mais longa e com uma configuração totalmente diferente, a exemplo do que acontecia em São Francisco, México, Washington e Atlanta, foi projetada para ser construída na superfície, aproveitando o leito da via férrea da antiga Rede Ferroviária Federal. Assim, depois de um amplo debate, foi constituído um convênio pelo qual a Linha 3 - Vermelha teria direito a compartilhar um trecho de 23 Km de via férrea. Estamos em 1972. A Linha "Nova Leste" como passou a denominar-se na época, teria, então, mais de 30 Km entre a Praça da Sé e Guaianazes, paralela aos trilhos da ferrovia. Posteriormente, seria construído o trecho Guaianazes-Calmon Vianna utilizando plenamente o leito ferroviário. O grande ganho desta alteração : um custo equivalente a 1/3 de orçamento original. Em 1974, os problemas técnicos foram resolvidos com uma mudança do traçado original. A grande critica era de que o novo traçado era redundante e beneficiava áreas já servidas pela ferrovia. ![]() Chegada do METRÔ ao bairro do Brás, 1979 Entretanto, a concepção original da Linha 3 - Vermelha, a exemplo do que acontecia na Europa, integrava o transporte da população entre as redes metroviária e ferroviária. Transporte ferroviário expresso dos subúrbios até o METRÔ que se encarregaria do transporte urbano através de estações mais próximas e alta frequência de trens. A Linha 3 - Vermelha dependeria, portanto, da reabilitação e modernização da ferrovia, na qual não se havia investido desde o seu surgimento, no século XIX, com o apogeu das fazendas de café, o que, na verdade não ocorreu. Novamente, os planos são alterados: O METRÔ vai ser construído até Itaquera, vizinho à ferrovia. A deficiência da rede ferroviária fez com que a Linha 3 - Vermelha já nascesse sobrecarregada. Era neste sentido que a cidade de São Paulo cresceria nos próximos anos. Em 1975, já baseado em estudos de simulação das viagens da cidade, o METRÔ pode definir o trecho rumo ao Oeste. A decisão foi mais tranquila, as alternativas eram mais óbvias e a Estação da Barra Funda foi o ponto de encontro do METRÔ com a malha ferroviária (FEPASA e Estrada de Ferro Santos-Jundiaí). A construção da Linha 3 - Vermelha, mais do que as outras, envolveu uma profunda renovação urbana, principalmente nas vizinhanças das estações, com a eliminação de trechos deteriorados da cidade. Isso acarretou, de um lado, nos enormes custos das desapropriações e numa infindável discussão, sobretudo na região do Brás, sobre a descaracterização da cidade. Em 1976, as demolições dessas áreas degradadas, por sua vez, exigiu uma gigantesca operação sanitária de desratização e desintetização. Foi a maior operação realizada na América do Sul até a época, com 222 quarteirões envolvidos. Assim, em 1979, foi entregue ao público o trecho que liga a Praça da Sé ao Brás e em 1988 a linha estava concluída. O processo de urbanização foi de tal maneira importante que o METRÔ acabou constituindo uma espécie de prefeitura da chamada ZML (Zona METRÔ Leste).Canalização de córregos, construção de viadutos, de escolas e áreas de lazer, remanejamento de serviços públicos de esgoto, água, luz e telefone, reurbanização de áreas como o Largo Santa Cecília e a Praça da República, tudo passou a fazer parte do trabalho do METRÔ, na construção da Linha 3- Vermelha, que revitalizava esta área à medida em que ia avançando. ![]() Estação República - Início das Obras Se na construção da Linha 1 - Azul, já havia uma grande preocupação com a nacionalização, a Linha 3 - Vermelha foi muito além. Chegou até a construir um novo trem , especialmente projetado para rodar nos trilhos da nova linha. Nesse sentido, contou com a colaboração do GAPP, Grupo Associado de Pesquisa e Planejamento, escritório de pesquisa e projetos de engenharia, arquitetura e desenho industrial. O meio universitário desempenhou, também, um papel preponderante, através da realização de convênios envolvendo instituições como UNICAMP (Universidade de Campinas), USP ( Universidade de São Paulo), IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e FDTE ( Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia ), os dois últimos ligados à Escola Politécnica. Não só os equipamentos passaram a ser cada vez mais nacionalizados como também importantes ítens de tecnologia de ponta como testes de laboratório, sistemas de controle de falhas passaram a ser feitos no Brasil. Assim, em 1977, eram nacionais 100% das obras civis, 90% dos estudos e projetos, 100% da via permanente e 85% do material rodante. Inovação, reurbanização e nacionalização foram, portanto, os pontos que nortearam a construção da Linha 3 - Vermelha, ligando hoje a Estação Barra Funda a Corínthians -Itaquera e, com seus 22 Km de extensão, 18 estações, transportando 282 milhões de passageiros por ano.
Retornarei quando for possível. Fiquem bem. Last edited by HGP; November 13th, 2007 at 02:16 PM. |
|
|
|
|
|
#98 |
|
Viagem Interna
Likes (Received): 22
|
para quem gosta de história e projetos, monografia interessante....
http://www.usp.br/fau/docentes/deppr...m1/martins.pdf
|
|
|
#99 |
|
Registered User
|
Como esse trem da Linha 5 é barulhento!
Mas é bonito e parece rápido, é isso q importa! |
|
|
|
|
|
#100 |
|
Sou do eixo, sou do mal!
|
Algumas imagens da linha 5 lilas.
Gente, estou morrendo de preguiça, mas vou postar algumas imagens para o bem do SSC.
Matem a curiosidade. 1. Passarela de transferencia da CPTM para a linha 5. ![]() 2. Embarque. ![]() 3. ![]() 4. Destino Capão Redondo. Desculpa o corte na foto, é que bem na hora apareceu um guarda ![]() 5. Estação Estaiada Santo Amaro. ![]() 6. Metrô chegando na estação com destino Capão redondo. ![]() 7. Dentro da composição da linha 5. Olhem esse chão, ele é fosco mas estava tão limpo que quase me refletiu a imagem ( que modestia a parte é linda ). ah reparem tb os painéis de indicação de estação, são eletronicos. Eles piscam conforme a estação que ele está. Nos dois extremos da composição tem tb um painel eletronico que avisa qual o lado vc deve desembarcar e mostra o nome da estação. As portas quando fecham piscam luzes. tudo pensando nos portadores de deficiencia.![]() 8. Saída do tunel para o elevado. (visão da estação largo treze) ![]() 9. Estação terminal Largo treze, solicitamos a todos que desembarque nesta estação. ![]() 10. Abertura e um jardim na estação largo treze. ![]() 11. Estação largo treze. (detalhe) ![]() 12. Estação largo treze (quase) toda espelhada. Desculpe a foto horrivel, nao usei flash e tremi a maquina hora. ![]() 13. saída. ![]() 14. Voltando para o outro lado. Esse é o tunel que dará continuidade ao projeto de expansão. Ai como eu queria saber até em que lugar ele está construido, sei que é pouco mas gostaria de conhecer. ![]() 15. Pegando o trem de volta desci na Estação vila das belezas. Vcs precisam ver as belezuras que eu encontrei por lá ![]() 16. Vista do bairro mais "belezudo" de sampa. ![]() 17. Vista Capão redondo. ![]() 18. Idem. ![]() 19. Zoom. ![]() 20. Voltei para Santo Amaro para embarcar na CPTM. ![]() 21. Trem indo embora da estação. ![]() 22. Embarque CPTM. Ai cansei é o fim da linha, é muita foto, minhas mãos cansam. Quem vai vir fazer massagem depois? ![]() Mas não fiquem triste. Estou montando um mega video que vai arrasar no SSC. Semana que vem tem mais.
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|