search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Centro > Imagens

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 30th, 2007, 01:02 AM   #1
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Likes (Received): 23

Estádios de Coimbra

1954 é a data que me ocorre da inauguração do estádio antigo. Não me lembro, claro, porque não era nascido.
Embora já tenha escrito algo sobre o assunto não encontrei as referências (datas exactas e autoria).
O que eu gostava no velho estádio era a sua implantação, à imagem do Estádio Nacional, muito bem inserida na paisagem, mantinha a unidade visual do vale (algo que aprendi com o velho Caldeira Cabral).
Era um equipamento discreto que englobava um conjunto de piscinas (inicialmente ao ar livre completadas no final nos anos 60 com as piscinas cobertas), assim como um pequeno parque da campismo, constituindo no seu todo uma zona verde de lazer e de desporto que Coimbra não têm neste momento.
Também me agradava a grande praça chamada (não sei a partir de quando) Heróis do Ultramar, testemunho vivo e evocativo do esforço de guerra e da contribuição coimbrã, assim como a formalização de um praça rematada por grandes equipamentos e dos seus edifícios monumentais – O Liceu feminino, a Escola Industrial, o Instituto do Magistério Primário (hoje politécnico de Coimbra) e o conjunto desportivo.
A praça servia para grandes acontecimentos, assim como de parque de estacionamento (ar livre) aquando dos encontros desportivos.

O que eu lamento mesmo foi a destruição das piscinas municipais (ar livre), memória colectiva de referência de umas gerações, muito bem localizadas e que não foram substituídas – hoje Coimbra não têm piscinas públicas ao ar livre.

O actual estádio, para alem de não gostar da sua forma assumida de catedral – edifício que se impõe pela sua presença – também não ostenta uma imagem de contemporaneidade (orgulho de ser no presente). Está erradamente localizado (zona residencial com muito transito local e já muito densificada), e poderia ter sido (tal como o antigo foi) um pólo novo de desenvolvimento da cidade.
Cresce a tudo isto a facto de não ter havido concurso público para a elaboração do seu projecto, e ainda ter havido um movimento da sociedade civil (estão sempre a falar na sua ausência) contra a localização do novo estádio. Porque essa foi a politica de quase todas as terras pequenas – já temos um estádio que vamos manter e assim ganhamos um novo equipamento – mas tínhamos um presidente que era um Machado…

Aqui ficam umas fotos da construção do estádio antigo (que o Daniel pode completar) assim como dos espaços envolventes.

O Prof Godin no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old January 30th, 2007, 01:03 AM   #2
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Plantas de Localização

Anos 50/60

Esta primeira planta é do final dos anos 80

Actual

Old January 30th, 2007, 01:05 AM   #3
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Estádio Actual

Old January 30th, 2007, 01:06 AM   #4
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

E da anterior forma

Old January 30th, 2007, 01:33 AM   #5
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Likes (Received): 619

bela colectanea! por acaso não tenho muitas fotos do estadio antigo nem da construção do novo.. (ainda n tinha maquina)
mas tambem muito pouco falta para completar este thread
daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old January 30th, 2007, 01:56 AM   #6
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 6466

Então e o campo de Santa Clara ?

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old January 30th, 2007, 02:05 AM   #7
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
Então e o campo de Santa Clara ?
campo de santa clara?? deves tar a falar do estadio universitario ..
falta esse, falta o campo de sta cruz, campo da arregaça e o estádio municipal em taveiro
Old January 30th, 2007, 02:12 AM   #8
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Quote:
Originally Posted by O Prof Godin View Post
Cresce a tudo isto a facto de não ter havido concurso público para a elaboração do seu projecto, e ainda ter havido um movimento da sociedade civil (estão sempre a falar na sua ausência) contra a localização do novo estádio. Porque essa foi a politica de quase todas as terras pequenas – já temos um estádio que vamos manter e assim ganhamos um novo equipamento – mas tínhamos um presidente que era um Machado…
eu era um dos que na altura estava contra a remodelção deste estadio.. achava que o antigo deveria ficar +- como estava e servir como recinto municipal e construia-se um novo fora da cidade junto a uma saída de via-rapida. tinha muito mais logica e saíria ao quase mesmo preço....
Old January 30th, 2007, 02:23 AM   #9
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Uma pequena contribuição

uma pequena adição às fotos do prof godin, com algumas fotos mais antigas que encontrei na net e as mais recentes da minha autoria..

Antigamente:

Praça Herois do Ultramar

Jogo nos anos 80

O Velhinho estádio

Complexo desportivo municipal

Projecto do Estadio Cidade de Coimbra

Construção/Remodelação

aqui é agora o dolce vita

Visita antes da Inauguração

Inauguração

Oficial - Concerto dos Rolling Stones

Desportiva - Jogo da Académica

Outros Jogos:

Euro 2004:

No dia da final do Euro 2004

Pormenores:

Sala VIP

Camarotes

Tunel de acesso ao relvado

Jogos da Selecção

Old January 30th, 2007, 04:29 AM   #10
Lourenco

Lourenco's Avatar

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by O Prof Godin View Post
O que eu gostava no velho estádio era a sua implantação, à imagem do Estádio Nacional, muito bem inserida na paisagem, mantinha a unidade visual do vale (algo que aprendi com o velho Caldeira Cabral).
Era um equipamento discreto que englobava um conjunto de piscinas (inicialmente ao ar livre completadas no final nos anos 60 com as piscinas cobertas), assim como um pequeno parque da campismo, constituindo no seu todo uma zona verde de lazer e de desporto que Coimbra não têm neste momento.
Também me agradava a grande praça chamada (não sei a partir de quando) Heróis do Ultramar, testemunho vivo e evocativo do esforço de guerra e da contribuição coimbrã, assim como a formalização de um praça rematada por grandes equipamentos e dos seus edifícios monumentais – O Liceu feminino, a Escola Industrial, o Instituto do Magistério Primário (hoje politécnico de Coimbra) e o conjunto desportivo.
A praça servia para grandes acontecimentos, assim como de parque de estacionamento (ar livre) aquando dos encontros desportivos.

O que eu lamento mesmo foi a destruição das piscinas municipais (ar livre), memória colectiva de referência de umas gerações, muito bem localizadas e que não foram substituídas – hoje Coimbra não têm piscinas públicas ao ar livre.

O actual estádio, para alem de não gostar da sua forma assumida de catedral – edifício que se impõe pela sua presença – também não ostenta uma imagem de contemporaneidade (orgulho de ser no presente). Está erradamente localizado (zona residencial com muito transito local e já muito densificada), e poderia ter sido (tal como o antigo foi) um pólo novo de desenvolvimento da cidade.
Apesar de sentir alguma nostalgia ao ver as fotos do antigo estádio, e apesar de concordar que o antigo estádio estava incomparavelmente melhor inserido na paisagem que o actual, não consigo partilhar da opinião do Prof em muitas das questões que foca.

Antes de mais, não consideraria o estádio antigo como uma zona verde de lazer e desporto, já que o único espaço verde que o estádio oferecia e que se perdeu era proporcionado pelo parque de campismo (pequeno e sem condições). Na minha opinião, se existe em Coimbra um espaço digno de ser considerado um espaço verde de lazer e desporto é o Estádio Universitário, mas também esse se encontra mal aproveitado.

Em relação às piscinas públicas ao ar livre, qualquer pessoa pode aceder às piscinas do novo parque de campismo. O preço é que está longe de ser convidativo...
Mas com a construção das novas piscinas ao ar livre no Parque Verde do Mondego, essa lacuna da cidade ficará colmatada.

Sei que existe um sentimento generalizado, por parte da população de Coimbra, de grande saudade relativamente à antiga Praça dos Heróis do Ultramar. Também aqui sou um pouco dissonante da maioria...
Apesar de não ser grande adepto da solução encontrada para a actual praça, também não guardo saudades da anterior. O Prof refere-a como "um testemunho vivo do esforço da guerra, um local onde ocorriam grandes eventos"... A recordação que eu tenho da mesma é um enorme parque de estacionamento em mau estado, atravessado a meio por um pequeno corredor verde pouco cuidado, com lagos sujos e cheios de entulho. O último grande evento que me recordo nessa praça foi a realização da Feira da ACIC, há mais de uma década, antes de esta ser transferida para os pavilhões da Relvinha.

Outro aspecto em que discordo, é na construção de um novo estádio e na manutenção do antigo. Quais seriam as vantagens de ter dois estádios para uma cidade como Coimbra? Qual é a utilização que actualmente está a ser dada ao velhinho 1º de Maio em Braga, ou ao antigo Municipal de Aveiro? Certamente que os custos de manutenção desses velhos equipamentos superam em muito os benefícios que a população extrai dos mesmos. Aliás, o que se assistiu em Aveiro foi que, para além de ficar um estádio perfeitamente desaproveitado em plena cidade, a população virou as costas ao futebol, sendo muito poucas as pessoas que vão ao novo estádio ver o Beira-Mar.

O estádio de Coimbra está numa zona saturada, é certo. Mas a verdade é que muitos dos que vão ao estádio vivem nas redondezas do mesmo. No período em que a Académica jogou em Taveiro, enquanto o novo estádio estava a ser construído, cheguei a demorar meia hora do estádio à via rápida (1 Km). Isto num estádio que tinha capacidade para 7 mil pessoas. Com o estádio no calhabé estou certo que mais de metade das cerca de 7 mil pessoas que vão quinzenalmente e de forma religiosa ver a Académica, está a metade dessa distância de casa a pé! Ou seja, afastar o estádio da cidade só iria afastar as pessoas do estádio. E um estádio sem pessoas (como os de Leiria ou Aveiro) é um cenário muito triste...

Além disso, manter o estádio na Solum, possibilita que se realizem neste numerosos eventos, tal como se têm vindo a realizar. Só no último ano assistimos no complexo EuroStadium a concertos, festas académicas e feiras comerciais (ACIC, automóveis...) que se fossem realizadas fora da zona central da cidade não teriam grandes probabilidades de sucesso. Estando no centro da cidade foi também possível tornar o estádio mais rentável, alugando diversos espaços comerciais do mesmo (não me refiro ao Dolce Vita, mas às lojas existentes mesmo no estádio: bar Tuareg, Jorky Ball, Livraria Almedina, Óptica/Farmácia Estádio, Century21, futuramente um Bowling...)

Com a manutenção do estádio na Solum, Coimbra ganhou ainda um excelente Centro Comercial, um belíssimo pavilhão multi-usos, piscinas com condições para acolher grandes eventos desportivos e um novo parque de campismo de 4*.

Ou seja, entre as duas alternativas que se colocavam, construir um Elefante Branco fora da cidade e manter um estádio velho e sem condições na cidade, ou fazer um estádio moderno numa zona densa da cidade, a segunda parecia-me claramente melhor. Apesar de todos os inconvenientes que reconheço nessa opção. Mas isto é só a minha opinião, claro.
Lourenco no está en línea   Reply With Quote
Old January 30th, 2007, 11:11 AM   #11
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 375

esta ai uma boa ideia para um thread de Coimbra, o estádio universitário
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old January 30th, 2007, 01:50 PM   #12
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Quote:
Originally Posted by Lourenco View Post
Outro aspecto em que discordo, é na construção de um novo estádio e na manutenção do antigo. Quais seriam as vantagens de ter dois estádios para uma cidade como Coimbra? Qual é a utilização que actualmente está a ser dada ao velhinho 1º de Maio em Braga, ou ao antigo Municipal de Aveiro? Certamente que os custos de manutenção desses velhos equipamentos superam em muito os benefícios que a população extrai dos mesmos. Aliás, o que se assistiu em Aveiro foi que, para além de ficar um estádio perfeitamente desaproveitado em plena cidade, a população virou as costas ao futebol, sendo muito poucas as pessoas que vão ao novo estádio ver o Beira-Mar.
Em Aveiro já pouca gente ia ao estádio ver a bola.. Vê lá se em Braga a média de espectadores não aumentou?..
Eu discordo contigo pois a Camara tem neste momento dois estádios. O Cidade de Coimbra e o de Taveiro.
Referes que demoravas muito tempo para ir ver um jogo a Taveiro e que isso ia incentivar a não ir ver o jogo mas lembra-te que isso foi uma localização "à desenrasca" e caso um estadio para o euro fosse feito de raíz a localização seria melhor pensada.
Acho que com um novo estadio de raíz e o antigo municipal ficaria mais barato à camara que a construção de dois novos. Além do mais teria a vantagem de o União de Coimbra poder continuar a usar o municipal em vez de ter de ir jogar para Taveiro pois quem seguia os jogos do União deixou de seguir devido à distancia e o clube está quase "a morrer"...
Old January 30th, 2007, 01:54 PM   #13
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Quote:
Com a manutenção do estádio na Solum, Coimbra ganhou ainda um excelente Centro Comercial, um belíssimo pavilhão multi-usos, piscinas com condições para acolher grandes eventos desportivos e um novo parque de campismo de 4*.
essas contrapartidas a cidade poderia ganhar na mesma e com ainda melhores beneficios caso fosse bem negociado.. neste caso a CMC esteve muito mal pois o Machado deu tudo ao dolce e a camara ficou de mão a abanar e apenas com dividas...
Old January 30th, 2007, 02:18 PM   #14
Pelha
Registered User

Pelha's Avatar

Likes (Received): 120

O que é feito daquele estádio onde a Académica jogou provisoriamente quando o Municipal de Coimbra estava a ser construído, já foi desactivado?

Gostava muito do antigo estádio, cheguei mesmo a entrar no antigo, ainda o joão tomas jogava na académica, o novo ainda nunca entrei, estive para ir ver agora há pouco tempo o Benfica com a Académica, mas infelizmente acabei por não ir!
Pelha no está en línea   Reply With Quote
Old January 30th, 2007, 02:36 PM   #15
Lourenco

Lourenco's Avatar

Quote:
Originally Posted by daniel322 View Post
essas contrapartidas a cidade poderia ganhar na mesma e com ainda melhores beneficios caso fosse bem negociado.. neste caso a CMC esteve muito mal pois o Machado deu tudo ao dolce e a camara ficou de mão a abanar e apenas com dividas...
Isso já são suposições. Será que o grupo Amorim tinha interesse em construir um centro comercial como o Dolce Vita em Taveiro, por exemplo? Digo Taveiro porque não estou a ver outra localização possível para um novo estádio.
A câmara pode ter ficado a perder mas, na minha opinião, os cidadãos ficaram a ganhar.

Pelha, o Estádio Sérgio Conceição continua activo. É utilizado pelos escalões mais jovens da Académica e por outros clubes da região. É um estádio simpático, que teve a particularidade de ser construído em tempo recorde (4 meses, creio). Quando for ao retail park de Taveiro aproveito e vou lá tirar umas fotos.
Old January 30th, 2007, 04:22 PM   #16
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

não são apenas suposições, basta ver os valores monetátios envolvidos no negocio e perceber que a amorim saiu muito a ganhar e a camara muito a perder..
e quem disse que tinha de haver um cc acoplado ao estádio? Eu digo que taveiro foi uma localização para desenrascar mas existem muitos locais onde poderias construir o estádio.. e existem tb muitos locais onde se poderia construir o dolce vita no centro da cidade e acredita que a amorim estaria interessada na mesma
Old January 30th, 2007, 08:18 PM   #17
Lourenco

Lourenco's Avatar

Sim, eu já tinha concordado contigo que em termos monetários a câmara ficou a perder e a amorim ficou a ganhar.

Mas o que me importa aqui é o que eu fiquei a ganhar como cidadão. E se é verdade que com esta localizaçao a Amorim ficou a ganhar um centro comercial e dois blocos de apartamentos, também é verdade que em contrapartida disso mesmo a cidade ganhou um novo parque de campismo, um pavilhão multi-usos e umas piscinas em condições. E se o DV tivesse sido construído noutro local a cidade não teria recebido essas contrapartidas.

Além disso, não ficámos com um estádio a apodrecer numa zona nobre da cidade, sem qualquer utilidade. Não tenho dúvidas que se a opção tomada tivesse sido a de construir um novo estádio fora da cidade, num prazo relativamente curto o antigo estádio seria desactivado e o terreno vendido para especulação imobiliária, densficando ainda mais a zona em termos populacionais.

Certamente que haveria outras opções para além de Taveiro, para a construção de um novo estádio, mas sinceramente não estou a ver mais nenhuma.
Old January 30th, 2007, 08:29 PM   #18
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Quote:
Não tenho dúvidas que se a opção tomada tivesse sido a de construir um novo estádio fora da cidade, num prazo relativamente curto o antigo estádio seria desactivado e o terreno vendido para especulação imobiliária, densficando ainda mais a zona em termos populacionais.
talvez não....

Na minha perspectiva é obvio que a Solum ficou a ganhar com o novo estádio. Ganhou um novo centro comercial, equipamento desportivo e de lazer de qualidade e uma nova imagem, mais moderna.
Mas como desvantagens temos um estádio que é um "mamarracho" para a zona em que está inserido, visto de longe parece que um ovni aterrou no meio dos predios.. Para além do motivo estético temos a parte funcional, mais concretamente o escoamento de trafego. Não são apenas os moradores da Solum que vão ver os jogos e em dia de jogo aquela zona torna-se insopurtavel. A Rua do Brasil então é um inferno..
Principalmente por esse motivo tinha mais logica um estadio fora da cidade.
Quote:
Certamente que haveria outras opções para além de Taveiro, para a construção de um novo estádio, mas sinceramente não estou a ver mais nenhuma.
Bolão, Bencanta, Sta Apolonia, Ademia, ou ate mesmo na Pedrulha..
Old January 30th, 2007, 11:25 PM   #19
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Urbanização do Estádio

Eu entendo muito bem a tua perspectiva. Corresponde ao desejo de contemporaneidade (orgulho de ser no presente), assim como um desejo de urbanidade (cultura urbana, eventos, etc.) que tarda a chegar a Coimbra.

Eu quando falo da cidade, falo da cidade física, urbanismo, e da cidade dos homens, as nossas vivências e as nossas memórias.

Sobre a questão do urbanismo penso que estamos todos de acordo que foi um erro. A Solum deve ter uma população de 12.000 a 20.000 habitantes (uma pequena cidade). Assim seria desejável que esta zona da cidade tivesse o seu parque verde. A transformação que eu desejava era ao retirar o parque de campismo (obsoleto) e com algumas demolições ou remodelação necessárias (o edifício da casa municipal do desporto e mesmo o edifício das piscinas cobertas), a cidade ganhava um parque urbano com condições. Ajardinamento da grande praça, ampliação das piscinas e adaptação do campo de futebol para uma utilização polidesportiva, manutenção das pistas desportivas, etc. Enfim, havia ali espaço para tudo.
O centro comercial deveria ter sido feito na zona sul da Solum, onde está a nascer uma urbanização horrorosa (peço desculpa pela designação que não faz parte do vocabulário de arquitectura), densa e sem qualidade urbana nenhuma.
E é interessante que a Solum, que é a única zona recente (1960) em Coimbra planeada e construída com pés e cabeça só apresente qualidade no que é antigo. Bom planeamento, espaços ajardinados entre edifícios, espaçamento entre edifícios, centro comercial de apoio (onde está o Tamoeiro a farmácia, etc.), é tudo dos anos 60 e 70. A partir daí começam a aparecer os monos, feios e sem ajardinamento, etc.

Para finalizar as questões urbanísticas deve-se referir que o espaço público – praças – não são espaços urbanizáveis. Ao faze-lo está-se a criar um precedente difícil de controlar, sobretudo numa cidade onde já ninguém respeita nada.
Como já referi num outro poste, esta é a terceira grande praça de Coimbra a ser urbanizada. Primeiro foi o Rossio de Santa Clara (hoje Portugal dos Pequenitos), depois foi o Rossio do Seminário antigo (hoje Jardim Escola João de Deus) e agora este.

Existe em Coimbra uma estranha noção de centro. Ninguém quer viver fora do centro centrinho, sobretudo porque durante séculos Coimbra foi uma cidade cercada (pelas cercas dos conventos e quintas agrícolas dos colégios universitários) limitando o seu crescimento. Também porque nunca mais (desde a experiencia da Solum), se fez uma outra extensão da cidade. No tempo do Machado este fechou a cidade a uma área ridícula (formalizada em PDM), excluindo todas as zonas anexas e próximas da cidade de um verdadeiro desenvolvimento.
O que se fez foi loteamentos a retalho, urbanizações lineares (ao longo das antigas, estreitas e condicionadas estradas. Para completar o seu mandato era a favor da incineração de lixos tóxicos e iniciou o processo do estádio…Mas claro está que quando um licenciado em economia se põe a decidir e a pensar a cidade…(sem ofensa Lourenço eu depois esclareço esta opinião porque o problema entre urbanismo e economia, hoje e sempre tem tido resultados fatais…veja-se o caso de Espanha que apostou no urbanismo, e o caso de Portugal que apostou na economia…).

Ainda devo referir que existe uma diferença entre planeamento e ordenamento do território. Precisamente no ordenamento do território é que se nota que Portugal tem falhado, já que este têm uma visão mais ampla, não planeia a cidade, o concelho ou o território, mas fornece indicações sobre a sua organização, equipamentos, etc.

Agora ficam umas perguntas e umas sugestões: onde ficam as novas piscinas ao ar livre no Parque Verde do Mondego e quando serão feitas?

Não conheço as piscinas do novo parque de campismo. Alguém tem fotos?

Onde é o novo pavilhão multi-usos?

Vamos avançar para um thread sobre o Estádio Universitário?

Old January 30th, 2007, 11:27 PM   #20
Lourenco

Lourenco's Avatar

Quote:
Originally Posted by daniel 322
Na minha perspectiva é obvio que a Solum ficou a ganhar com o novo estádio. Ganhou um novo centro comercial, equipamento desportivo e de lazer de qualidade e uma nova imagem, mais moderna.
Mas como desvantagens temos um estádio que é um "mamarracho" para a zona em que está inserido, visto de longe parece que um ovni aterrou no meio dos predios.. Para além do motivo estético temos a parte funcional, mais concretamente o escoamento de trafego. Não são apenas os moradores da Solum que vão ver os jogos e em dia de jogo aquela zona torna-se insopurtavel. A Rua do Brasil então é um inferno..
Principalmente por esse motivo tinha mais logica um estadio fora da cidade.
Sim, eu sei que em termos de trânsito seria mais lógico construir o estádio fora da cidade. Mas sendo esse o principal inconveniente da localização do estádio e considerando que só há jogos quinzenalmente, parece-me que as vantagens da localização actual do estádio são superiores às desvantagens.

Depois, enquanto adepto da Académica, gosto de a ver jogar no "Estádio do Calhabé". Ter de ir para Taveiro ou para a Pedrulha ver os jogos da Briosa não seria a mesma coisa. Tal como não faria sentido o Sporting sair de Alvalade, o Benfica sair da Luz ou o Porto sair da zona das Antas.

Mas isto, é claro, é só a minha opinião enquanto adepto da Académica e cidadão de Coimbra. E o facto de ser partidário de uma opção não significa que não reconheça as vantagens e desvantagens dessa mesma opção.

Reply

Tags
coimbra, estadios, solum

Thread Tools

Posting Rules